Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

O que faz uma fotografia ser boa

• Por favor inicie sessão para responder
97 respostas a este tópico

Votação: O que achas mais importante numa fotografia?

O que achas mais importante numa fotografia?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #81 KellyFotos

KellyFotos

• Membro
  • Registo: 03/04/2013

Publicado 24 Outubro 2013 - 12:21

Lógico que para tirar fotos é necessário algumas técnicas que devemos seguir, mas cada um tem um olhar diferente, o que é perfeito para mim pode não ser para o outro. Isso varia muito de uma pessoa para outra de qual foto realmente é boa.

Anúncios

Partilhar Post #82 Blitz

Blitz

• Membro
  • Registo: 26/04/2006
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil

Publicado 24 Outubro 2013 - 18:22

Não votei, pois, para mim, o que faz uma fotografia ser boa é o nível de impacto que provoca a quem a vê. E isto é muito, mas mesmo muito subjectivo.

Partilhar Post #83 Subtas

Subtas

• Membro
  • Registo: 12/05/2011

Publicado 27 Novembro 2013 - 10:18

Fotografia boa é, obviamente subjectivo, mas para avaliar seria:

1º - Momento;

2º - Luz:

3º - Composição.

Se conseguirmos as três numa só foto: brutal! :D

Partilhar Post #84 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 27 Novembro 2013 - 10:52

Tudo depende de quem interpreta e como o faz

Partilhar Post #85 PhotoCriarT

PhotoCriarT

• Novo Membro
  • Registo: 12/12/2013
    • Local: Porto

Publicado 14 Dezembro 2013 - 01:45

ki6w.jpg
ou então...

4iac.jpg

Partilhar Post #86 PhotoCriarT

PhotoCriarT

• Novo Membro
  • Registo: 12/12/2013
    • Local: Porto

Publicado 14 Dezembro 2013 - 01:47

http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100...
ou então...

http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100...

Para mim é a Luz e a Composição...

Mas cada um faz o seu trabalho. O meu é baseado neste dois pilares. Talvez não gostem...

Partilhar Post #87 Gwydion

Gwydion

• Membro
  • Registo: 20/08/2008
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 18 Dezembro 2013 - 13:54

Para mim é simples... Não há uma só resposta ou uma resposta certa.

Claro que a técnica tem muito que se lhe diga.

Mas no fundo vai depender do gosto de cada um e da forma como se vê determinada fotografia.

Até nas minhas fotos, mais do que amadoras, há fotografias que eu gosto e que a pessoa ao meu lado não gosta tanto, e vice-versa.

No entanto deixo a minha opinião. A fotografia é boa em função do impacto que causa nos outros.

Partilhar Post #88 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 25 Dezembro 2013 - 03:36

Nenhuma das opções, e todas as opções. 

Partilhar Post #89 raphistar

raphistar

• Membro
  • Registo: 12/11/2010
    • Local: Poceirão

Publicado 27 Dezembro 2013 - 21:04

Das opções dadas uma boa composição sem dúvida... é mais fácil "louvar"  uma foto com uma boa composição e má qualidade ( nem sempre se pode ter uma boa máquina e  uma boa objectiva que ajuda em muito), do que ter uma boa qualidade fotográfica e depois a composição ser nota 0. É como o velho ditado "Deus dá nozes a quem não tem dentes" . :)  

Partilhar Post #90 . JP .

. JP .

• Membro
  • Registo: 01/02/2013
    • Local: Maia
    • You shoot me down but i won't fall. I am titanium!

Publicado 06 Janeiro 2014 - 18:25

Não votei, pois, para mim, o que faz uma fotografia ser boa é o nível de impacto que provoca a quem a vê. E isto é muito, mas mesmo muito subjectivo.

x2..

Partilhar Post #91 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 07 Janeiro 2014 - 23:09

muito depende do assunto da  foto vamos por partes por ex no desporto podes fazer montes de compo mas se não tiveres sorte de estar no bom sitio num atletismo,corridas de cavalos,rallye,f1 para apanhar um espalhanço um olhar uma falta para sair do mesmo de sempre  nada vai sair de  bom.

Neste caso como os Ingleses dizem location location location.

Para natureza quantas vezes (horas) esperando para que o animal saia do buraco para apanhar uma expressâo deste,quando se està à espera duma ave e é um esquilo que apanhammos no  bom plano en frente de ti ????

Nos tropicos  tive a sorte de dar com o bom biologista que me mostrou um escorpião mãe portando as crias às costas mais tarde soube que fui um previligiado neste  tipo , outro ,um casal de panteras  furnicando tambem segundo os guias tive montes de sorte, em mergulho uma concha  comendo um chouirço de mar tambem foi inédito.

Talvez em estudio o saber mecher na luz ter as boazonas de modelos bom staff de maquillage e vestidos de Cardin seja uma avantagem mas de resto para mim a foto a 80 % é SORTEEEEEE,SITIOOOO e muita ''Peseta'' para poder estar no bom sitio no bom momento.

Bons clichés

AL

Partilhar Post #92 pedrompires

pedrompires

• Novo Membro
  • Registo: 28/11/2014
    • Local: porto

Publicado 04 Março 2015 - 18:21

nós aqui andamos todos a brincar aos cowboys e a medir lentes e camaras como quem mede pilinhas...sim é verdade que essas coisas ajudam mas um fotografo à séria tira boas fotos com uma caixa de fosforos que transforma numa pinhole

Na minha humilde opinião é o motivo...

Uma imagem forte que tenha interesse penso que se sobrepõe sempre a um cenário idílico muito bem tratado no PS.

Lógico que uma foto equilibrada ajuda sempre mas eu vou pelo conteúdo.

Partilhar Post #93 patricia macambira

patricia macambira

• Membro
  • Registo: 21/05/2015
    • Local: cascais
    • Fotografar para mim é sem duvida alguma saber amar.

Publicado 24 Maio 2015 - 19:49

De acordo com tudo aquilo que dizes... mas na relaçao do "olho do fotografo"... A fotografia aprende-se, estuda-se, ensina-se, pratica-se... mas... se nao se tiver realmente paixao por aquilo que se faz, mais vale nao o fazer. E se nao se tiver os meios necessarios nunca se atinge os objectivos.
Por exemplo... para se ser alpinista tem de se ter bom equipamento e realmente gostar daquilo que se faz, alem de se ter conhecimentos. Assim como na fotografia, se nao se tiver bom material, paixao, etc... o olho do fotografo por si nao faz milagres.

uma das minhas melhore fotografias foi tirada com a minha pior maquina pior lente....

Partilhar Post #94 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 24 Maio 2015 - 20:13

Uma boa foto é aquela que agrada à maioria dos observadores dessa mesma foto.
Se agradar à maioria, é porque é boa! (teoria da relatividade)

Partilhar Post #95 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 25 Maio 2015 - 00:17

Para mim, uma fotografia é boa quando diz o que temos a dizer sem legendas nem mais explicações. O resto é para ficar bonito.

Partilhar Post #96 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 27 Maio 2015 - 13:04

Para mim, uma fotografia é boa quando diz o que temos a dizer sem legendas nem mais explicações. O resto é para ficar bonito.

então e se o autor não quiser dizer nada, apenas levantar questões? ou se quiser apenas ser desconcertante e não dizer nada específico? e se a foto que o outro mostra para ti não diz nada e para mim diz muito? é uma má foto nestas condições?

Partilhar Post #97 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 27 Maio 2015 - 13:10

então e se o autor não quiser dizer nada, apenas levantar questões? ou se quiser apenas ser desconcertante e não dizer nada específico? e se a foto que o outro mostra para ti não diz nada e para mim diz muito? é uma má foto nestas condições?

Se levantar questões é boa também. Se disser algo para alguém mesmo que não diga nada a outros, pode também ser boa.
Se o autor não quiser dizer nada e conseguir uma foto em que diga isso mesmo (difícil) poderá ser genial.

Partilhar Post #98 patricia macambira

patricia macambira

• Membro
  • Registo: 21/05/2015
    • Local: cascais
    • Fotografar para mim é sem duvida alguma saber amar.

Publicado 09 Junho 2015 - 10:51

à partida a composição a luz e o enquadramento fazem logo muita coisa, alias a luz por si só é grande parte não fosse a fotografia toda baseada em capturar a luz. mas acho que o que faz uma boa fotografia é mais inatingível que isso não há formulas para boas fotografias, o que faz uma boa fotografia é o fotografo o olho do mesmo de capturar algo, o toque de olhar-mos para uma foto e fazer-nos sentir algo, de passar sentimentos emoções ou whatever, uma boa fotografia não é uma fotografia cheia de técnica mas sim uma fotografia cheia de sentimento!  uma boa fotografia está para além do que vemos!

:mestre: