Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Posso fotografar?

• Por favor inicie sessão para responder
38 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 12 Novembro 2012 - 15:16

Se não te importares de estar a pagar para fotografares o que os outros querem, tudo bem...

Isso é o que acontece com a maior parte dos entusiastas.  :th_up:
Eu, como entusiasta/amador, tenho consciência de que tudo o que gasto é para me satisfazer enquanto pessoa que gosta de fotografia. É esse o meu único ganho - a satisfação. Tudo o resto é gasto/prejuízo.
Esta actividade (fotografia) não é exclusiva dos profissionais. Qualquer pessoa tem liberdade de fotografar. E qualquer pessoa tem liberdade de se deixar fotografar (mesmo que o fotógrafo não seja profissional). Junta-se a vontade de fotografar com a vontade de ser fotografado e está feito!
Percebo os receios dos profissionais, mas não posso concordar que um amador/enstusiasta seja uma real ameaça ao negócio. Há muitos factores diferenciadores! Os bons profissionais sabem certamente quais são esses factores. E sabem usá-los.
Pessoalmente nunca fotografei nenhum evento onde tipicamente/tradicionalmente um fotógrafo profissional actua (casamento, baptizado, etc...), mas certamente que aceitarei fazê-lo se me pedirem (e eu me sinta capaz).
Seguramente que não me sentirei "culpado" por, eventualmente, estar a estragar o negócio a um profissional.
Não vou deixar de exercer a minha liberdade de fotografar quem se deixa/quer fotografar só porque algum profissional se sente ameaçado.
Claro que, sublinho, sem pedir dinheiro pelo trabalho em si.

Abraço! :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #22 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 12 Novembro 2012 - 20:54

cometeste uma ilegalidade.

Que ilegalidade?

Partilhar Post #23 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 12 Novembro 2012 - 21:11

Que ilegalidade?

rendimentos não declarados e sem pagar os impostos devidos.

Partilhar Post #24 MDPN

MDPN

• Membro

Publicado 12 Novembro 2012 - 21:45

rendimentos não declarados e sem pagar os impostos devidos.

Só estaria a cometer quando tivesse de declarar os ditos rendimentos, além de que o valor seria tão insignificante que não teria de pagar qualquer imposto.

Partilhar Post #25 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Novembro 2012 - 19:01

Só estaria a cometer quando tivesse de declarar os ditos rendimentos, além de que o valor seria tão insignificante que não teria de pagar qualquer imposto.

Não necessariamente, uma vez que para os teres recebido precisarias de ter actividade aberta e de passar documentos contabilísticos para os comprovar e registar.

Mas então em que é que ficamos? Recebeste ou não recebeste mais dinheiro do que aquele que pagaste pela revelação das fotos?  Para estares a falar num "valor insignificante"... :humm:

Partilhar Post #26 MDPN

MDPN

• Membro

Publicado 14 Novembro 2012 - 15:15

Não necessariamente, uma vez que para os teres recebido precisarias de ter actividade aberta e de passar documentos contabilísticos para os comprovar e registar.

Mas então em que é que ficamos? Recebeste ou não recebeste mais dinheiro do que aquele que pagaste pela revelação das fotos?  Para estares a falar num "valor insignificante"... :humm:

Não precisa. O CIRS diferencia quem tem ou tem de ter contabilidade organizada, neste caso estaria vinculado ao regime simples, e como tal nem sequer tinha de fazer retenção na fonte nem nada.

Mas sim, tinha de abrir actividade, de todo modo não seria uma ilegalidade, seria mais uma irregularidade :)

Partilhar Post #27 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 14 Novembro 2012 - 18:14

Em termos teoricos, já não há rendimentos insignificantes...só por teres actividade "aberta" tens de pagar segurança social...e o MINIMO são 120 e qq coisa euros por mês...MESMO QUE GANHES MENOS.

Em termos realistas...depende do que consideras "insignificantes"...geralmente a fiscalização não chateia coisas pequenas, tudo o que seja menos que 25/50EUR é considerado negocio de "amigos"...MAS podem sempre chatear ou duvidar dos valores...

Partilhar Post #28 Contente

Contente

• Novo Membro
  • Registo: 15/03/2012

Publicado 16 Novembro 2012 - 12:36

Em relação a segurança social, caso a pessoa tenha outro trabalho com contracto e que já desconte para a segurança social, poderá solicitar isenção de pagamento, visto que já efectua descontos através de trabalho fixo...

Partilhar Post #29 avf

avf

• Membro

Publicado 16 Novembro 2012 - 21:55

Em relação a segurança social, caso a pessoa tenha outro trabalho com contracto e que já desconte para a segurança social, poderá solicitar isenção de pagamento, visto que já efectua descontos através de trabalho fixo...

Pois...tens razão...esqueci-me dessa possibilidade...

Partilhar Post #30 sena

sena

• Membro
  • Registo: 08/11/2011

Publicado 16 Novembro 2012 - 23:41

Portanto se eu tiver um trabalho em que faço retenção na fonte de IRS e onde desconto para a segurança social (assim como o meu empregador), bastaria abrir actividade (possivelmente com recibos verdes) e passar recibo por serviços prestados, não precisando de pagar segurança social?

Bastaria portanto cobrar o IVA nos serviços prestados e depois posteriormente eventualmente pagar IRS?

Cumprimentos.

Partilhar Post #31 kroko

kroko

• Membro
  • Registo: 20/02/2008

Publicado 17 Novembro 2012 - 16:29

Para os trabalhadores que exerçam, pela primeira vez, actividade por conta própria, os primeiros 12 meses de actividade são isentos. Ou seja, não há obrigatoriedade de efectuar pagamentos para a Segurança Social. Atenção, que esse ano de dispensa não conta para a reforma; será preciso trabalhar depois mais um anito.

Outro pormenor… se encerrares a actividade entretanto, perdes o direito aos meses de isenção que sobrarem.

Findo esse período de isenção, existem duas opções:

a) Se tiveres, para além dos recibos verdes, um trabalho por conta de outrem (a contrato), em que a entidade empregadora faz os descontos para a Segurança Social, não é necessário fazer contribuições extra para a Segurança Social. Podes continuar isento no que respeita ao teu trabalho “por fora”, já que tens quem faça descontos por ti.

B) Se trabalhares unicamente a recibos verdes (sejas um freelancer a sério ou um “falso recibo verde”, pois isso não interessa para a questão), então a má notícia é que os descontos terão que sair do teu bolso.

Informação do site http://www.recibosverdes.org a informação que lá está é datada do ano 2009 por isso é bem possível que haja alterações, mas a ideia que tenho é que nesto caso mantem-se.

Partilhar Post #32 avf

avf

• Membro

Publicado 18 Novembro 2012 - 18:07

Portanto se eu tiver um trabalho em que faço retenção na fonte de IRS e onde desconto para a segurança social (assim como o meu empregador), bastaria abrir actividade (possivelmente com recibos verdes) e passar recibo por serviços prestados, não precisando de pagar segurança social?

Bastaria portanto cobrar o IVA nos serviços prestados e depois posteriormente eventualmente pagar IRS?

Cumprimentos.

Mesmo o IVA, julgo que existe uma isenção...desde que o volume de negocios esteja abaixo de um valor qq...

O IRS é dependente de todos os rendimentos...atenção que por teres atividade aberta (nem que seja um unico dia) muda o prazo de entrega.

Partilhar Post #33 marco.rui

marco.rui

• Novo Membro
  • Registo: 20/11/2012

Publicado 20 Novembro 2012 - 15:52

muito útil. obrigado!

Partilhar Post #34 scabrita

scabrita

• Novo Membro
  • Registo: 12/05/2011

Publicado 24 Novembro 2012 - 18:21

Gostaria de chamar a vossa atenção para uma coisa que se chama acto isolado. Se apenas fizerem uma única prestação de serviços podem usar esta modalidade.

Partilhar Post #35 MDPN

MDPN

• Membro

Publicado 26 Novembro 2012 - 11:40

Já estamos a conjecturar demais, para responder à pergunta " POSSO FOTOGRAFAR?" a resposta é "PODES"

Partilhar Post #36 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010

Publicado 26 Novembro 2012 - 11:59

Já agora e a título de curiosidade, sabes informar-me como se solicita essa isenção? Ou é algo que entra "automaticamente em vigor" devido ao simples facto de já descontares pelo trabalho fixo que exerces?  :humm:

Partilhar Post #37 Contente

Contente

• Novo Membro

Publicado 27 Novembro 2012 - 21:19

Para ter a isenção é necessário preencher um formulário na segurança social e acho que levar um comprovativo a actividade fixa e entregar. Bastante simples e eficaz..

Eu sei porque já o pedi a algum tempo e continuo a usufruir sem qualquer problema..

Partilhar Post #38 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010

Publicado 27 Novembro 2012 - 21:36

Para ter a isenção é necessário preencher um formulário na segurança social e acho que levar um comprovativo a actividade fixa e entregar. Bastante simples e eficaz..

Eu sei porque já o pedi a algum tempo e continuo a usufruir sem qualquer problema..

Portanto um recibo de vencimento deve dar, suponho. Porreiro.

Partilhar Post #39 Contente

Contente

• Novo Membro

Publicado 28 Novembro 2012 - 11:12

Sim,penso que sim, mas qualquer das maneiras eles têm os dados de todos os vencimentos no sistema deles  :th_up: