Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Novembro 2012 - Fotografia de Rua [TERMINADO]

• Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

Votação: Votação

Votação

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #21 f.fernandes

f.fernandes

• Membro
  • Registo: 30/01/2008

Publicado 18 Novembro 2012 - 13:32

parabéns  :)

Anúncios

Partilhar Post #22 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 18 Novembro 2012 - 21:36

Imagem Colocada
04 _J.N_ 2012 por _jn_, no Flickr

Esta foi a minha foto de rua que fiz propositadamente para o desafio. Não me interessa o facto de ter tido 0 (zero) votos, nem eu votei nela porque achei que havia melhor.

O que me leva a escreve sobre isto é, mais uma vez, não perceber o que certas pessoas entendem por fotografia de rua e em que é que ela é diferente.

Mostro a minha foto porque a considero estar de acordo com a minha definição de fotografia de rua. Trata-se de um espontâneo, um acontecimento de rua, em resumo conta uma história. Ali não está nada de novo, toda a gente já fotografou homens estátua, mas o facto de todos estarem atrás dele e com atenções viradas para a moça que coloca a gratificação na caixa, dá à situação a categoria de acontecimento. Retrata a atitude (estranha) das pessoas em relação ao artista de rua.

Um facto que me incomoda nestes desafios (já estive para o ter dito mas aproveito agora) é os participantes irem ao seu stock de fotos buscar uma que se enquadre no tema e pimba. Está feito.

Em alguns casos até são fotos que já circularam neste forum e muita gente sabe a quem pertencem. Penso que dentro do possível se deve manter o anonimato. Eu até achava que se dia apagar o exif mas isso só não resolvia e o regulamento não obriga. O que deve haver é sinceridade tanto por parte de quem participa como de quem vota.

A mim, o que me motiva nestes desafios não é o prémio nem o mérito, se bem que também gosto de ganhar, mas é o facto de ser mesmo um desafio, que tem de ser resolvido dentro de um determinado espaço de tempo.

Partilhar Post #23 void

void

• Membro
  • Registo: 05/12/2011

Publicado 18 Novembro 2012 - 21:48

Epá gostava de dar os parabens à foto 18 que está mesmo muito boa e destaca-se! tal como a 20! para mim as duas melhores!

Partilhar Post #24 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Novembro 2012 - 22:23

O que me leva a escreve sobre isto é, mais uma vez, não perceber o que certas pessoas entendem por fotografia de rua e em que é que ela é diferente.
(…)

Um facto que me incomoda nestes desafios (já estive para o ter dito mas aproveito agora) é os participantes irem ao seu stock de fotos buscar uma que se enquadre no tema e pimba. Está feito.

Em alguns casos até são fotos que já circularam neste forum e muita gente sabe a quem pertencem. Penso que dentro do possível se deve manter o anonimato. Eu até achava que se dia apagar o exif mas isso só não resolvia e o regulamento não obriga. O que deve haver é sinceridade tanto por parte de quem participa como de quem vota..

Nesta permite-me discordar.. acho que se consegues reconhecer que a foto xou y foi tirada pelo não sei quantos, é porque a fotografia vale por si, independentemente de ter o nome lá escrito ou não! Tu abres um livro do Cartier Bresson e percebes logo que as fotos que lá estão têm a marca dele, isso é mau?

Por outro lado, até concordo que as fotos que entram nos desafios deviam ser tiradas a partir da data a que foi anunciado o desafio, mas isso seria qualquer coisa a falar com a moderação.

Em relação à tua foto, não vejo qual a tua necessidade de "justificar" a tua participação nem o fraco numero de votos (eu também só tive 2, nem dou importância a isso). Mas simplesmente acho-a um bocado turística de mais.. vale como registo, mas pouco mais que isso (na minha opinião, claro)

Partilhar Post #25 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 19 Novembro 2012 - 09:37

Mostro a minha foto porque a considero estar de acordo com a minha definição de fotografia de rua. ... ...

Penso que não leste esta parte.

Partilhar Post #26 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 19 Novembro 2012 - 09:49

@_jn_: embora perceba o que queres dizer com isso, o tema está lá e deve ser interpretado por cada um da forma que achar melhor. Como se trata de um "desafio" sujeito a votos, cabe aos "eleitores" decidir se essa interpretação é ou não válida.

"Fotografia de Rua", principalmente neste contexto, não é uma definição. É um tema. Ou um ponto de partida. Há que ser criativo no caminho que se traça a partir daí. Levar os temas demasiado à letra resulta, normalmente, em fotografias muito parecidas. Em ambiente de concurso, isso faz com que se desvalorize o contexto, a história ou o impacto e se vote na que for mais "sharp" ou que tem "melhores cores". Isso é, para mim, desvirtuar a fotografia enquanto arte.

Epá gostava de dar os parabens à foto 18 que está mesmo muito boa e destaca-se! tal como a 20! para mim as duas melhores!

A #18 é a minha, acho eu. Obg ;)

:th_up:

Partilhar Post #27 manuel lemos

manuel lemos

• Membro
  • Registo: 04/02/2012

Publicado 19 Novembro 2012 - 10:19

A fotografia 17 está muito porreira.

Parabéns!

Partilhar Post #28 void

void

• Membro

Publicado 19 Novembro 2012 - 10:43

Penso que não leste esta parte.

Então deste set diz-me lá quais e que não consideras fotografia de rua.

Partilhar Post #29 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 19 Novembro 2012 - 11:59

Então deste set diz-me lá quais e que não consideras fotografia de rua.

Eu tenho o meu conceito de fotografia de rua que já expliquei qual é. Esse conceito não é rígido nem tem que ser igual para todos. Acho é que tem de haver qualquer característica de diferencie a fotografia de rua de fotografia em geral. Por exemplo as fotos 4, 5 e 6 não se enquadram na minha ideia de fotografia de rua.

Não quero com isto dizer que deviam de ser retiradas ou filtradas do desafio. As pessoas que concorrem e que votam é que devem de ter isso em conta.

Partilhar Post #30 void

void

• Membro

Publicado 19 Novembro 2012 - 12:10

A 4 é tanto de rua quanto a que ganhou, é uma foto tirada no metro a estranhos(pelo menos é o que parece) queres mais rua que isso?

quanto as outras duas sim não são de rua, e quanto à tua tambem penso que é mais uma fotografia na rua do que de rua

Partilhar Post #31 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 19 Novembro 2012 - 13:15

Parabéns ao vencedor, Xabita, justo vencedor, diga-se. :th_up:

No entanto, de todo o set, a minha preferida é a 12 do VitorC. :sim:

Destaco ainda a 3,4,9,16 e 17(esta, muito forte).  

Partilhar Post #32 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 19 Novembro 2012 - 14:21

Concurso muito interessante, com as votações a dispersarem pelos diferentes gostos.

Agradeço a quem votou na minha fotografia (#3) que ficou quase quase, mas não é isso que importa. Existiam aqui fotografias muito boas
Parabéns ao vencedor

Partilhar Post #33 Dr.Jones

Dr.Jones

• Membro
  • Registo: 03/05/2008

Publicado 19 Novembro 2012 - 21:14

_jn_ ,

A minha é a 6. Tenho que te dar razão. Não se enquadra em fotografia de rua. Ainda estive para desistir, mas é sempre bom participar...Mas por um lado podia ter dado o lugar a outro participante...

Agora quando for reflexos vá de votarem nela! heheh Estou a brincar. :)

Partilhar Post #34 legendasboy

legendasboy

• Membro
  • Registo: 29/03/2010

Publicado 19 Novembro 2012 - 21:49

A 4 é tanto de rua quanto a que ganhou, é uma foto tirada no metro a estranhos(pelo menos é o que parece) queres mais rua que isso?

quanto as outras duas sim não são de rua, e quanto à tua tambem penso que é mais uma fotografia na rua do que de rua

Sim foi no metro e a estranhos.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Partilhar Post #35 mr_T_A

mr_T_A

• Membro
  • Registo: 11/12/2011
    • Local: Massamá

Publicado 19 Novembro 2012 - 23:19

Só vi os resultados agora!!

Muitos parabéns ao justo vencedor!  :th_up: Acho que o mais importante é que este foi o desafio mais disputado que me lembro. Que venham mais desafios destes e com tão boa participação como este.

Partilhar Post #36 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 20 Novembro 2012 - 01:41

As que me encheram as medidas foram a 9, 13, 15 e 17.  :mestre:

Parabéns, Xabita!  :)

Partilhar Post #37 Hugo Saldanha

Hugo Saldanha

• Membro
  • Registo: 04/09/2011
    • Local: Portalegre

Publicado 20 Novembro 2012 - 11:51

Acho que o mais importante é que este foi o desafio mais disputado que me lembro. Que venham mais desafios destes e com tão boa participação como este.

x2

E para isso também ajudou o facto de o tempo de votações ter sido superior face a outros concursos. Mas pessoas vêem o tópico e mais votos existem.

Fotografia de Rua é bem diferente de Fotografia na Rua, tal como foi dito. Mas esta é uma área em que nem sequer entro em discussão. Só mesmo quem fotografa é que tem a percepção do momento que quis transmitir. E depois disso as interpretações podem ser várias, de acordo com o olhar de cada um.
O olhar… O olhar conta muito. Pode ser ensinado e trabalhado, mas é algo que, também é inato. E isso faz toda a diferença.
Um pequeno exemplo: Já fizemos alguns photowalk aqui em Portalegre. Cenários iguais, mas existem formas completamente diferentes de abordar um assunto. E isso sim, é o pormenor que faz a diferença.

Não estou a julgar ninguém nem a dizer que esta foto se enquadra ou não. Apenas os meus 2 cêntimos…

Os meus parabéns ao vencedor ;)
Foi a minha escolhida. Grande momento, muito bem captado.

Abraço e boas fotos