Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Preocupação em Digital

• Por favor inicie sessão para responder
27 respostas a este tópico

Votação: Que fazes com as fotos que tens guardadas no computador?

Que fazes com as fotos que tens guardadas no computador?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #21 Diana_S

Diana_S

• Membro
  • Registo: 28/12/2009
    • Local: Algarve

Publicado 28 Dezembro 2009 - 04:07

Há mais de um ano que ninguém tem nada a dizer neste assunto? Eu acho uma discussão interessante!

Pessoalmente, guardo tudo o que são fotografias, mesmo quando algumas não têm muita qualidade, pois para mim captaram um momento, algo especial... logo ficam guardadas! Mas são tantas, tantas fotografias que para a função de guardar recorro mesmo aos discos externos! No entanto, inicialmente usava CDs e depois DVDs e... agora tenho alguns que não lêem! :( A minha sorte é que anualmente (e às vezes semestralmente) faço uma selecção das melhores fotografias e imprimo, colocando-as em álbuns! Se não fosse essa impressão regular, teria um período de cerca de um ano em que todas as fotografias estariam perdidas...

Anúncios

Partilhar Post #22 Supervixen

Supervixen

• Membro
  • Registo: 19/11/2008

Publicado 28 Dezembro 2009 - 04:23

Há 3 anos perdi 6 meses de fotografias por causa de um ecrã azul no portátil.
A culpa foi toda minha pois andava com preguiça de fazer back-up para o disco externo. Hoje em dia não facilito e não tenho nada no portátil sem ter um back-up no disco externo. Mas mesmo assim acho pouco fiável. Pretendo comprar outro disco externo só para ter um duplo back-up de todas as fotografias.

Quanto à questão, vou imprimindo as melhores fotografias e estou a pensar em mandar fazer um livro na blurb.com com as minhas melhores fotografias a P&B de 2005 a 2009 para servir de portfolio.

Partilhar Post #23 heckler

heckler

• Membro
  • Registo: 18/05/2010
    • Local: Viseu

Publicado 19 Maio 2010 - 11:15

disco(s) externo(s) e alguns DVD's deve dar para aguentar uns anitos valentes!!! além daquelas vão andando pelo pc... ou seja, todas estão guardadas em, pelo menos 2 sítios distintos... Imprimir, por enquanto muito pouco... é necessário apurar a técnica fotográfica ;)

Partilhar Post #24 Ming@s

Ming@s

• Membro
  • Registo: 06/04/2010
    • Local: Carnaxide - Lx

Publicado 22 Maio 2010 - 12:43

Pois eu aqui em casa uso um disco de 1TB para backup e alguns DVD.

Porque já perdi muitas e muitas fotos com isso dos discos nos PC´s.

Cumps.

Partilhar Post #25 Imagens com emoções

Imagens com emoções

• Membro
  • Registo: 09/07/2008
    • Local: Porto

Publicado 19 Setembro 2010 - 20:27

Infelizmente, com a era digital o pessoal perdeu o hábito de imprimir as fotos.

Eu sou um desses.

Penso muitas vezes em imprimir bastante, não há nada como ver as coisas na mão com o pessoal, mas não tem passado disso mesmo, de pensamento... :(

Vamos ver se vai ser desta, quanto mais não seja, fazer uns álbuns digitais de férias ou acontecimentos mais marcantes

Partilhar Post #26 Vanbru

Vanbru

• Membro
  • Registo: 02/11/2010

Publicado 28 Dezembro 2010 - 20:49

Alguns dos DVD que tenho gravados, com outros conteúdos que não fotografias, deixaram de ser reconhecidos - mesmo no gravador que os gravou - ao fim de alguns meses, e no entanto não estava a usar marcas da farmácia.

A minha estratégia para as fotografias é manter cópias em vários locais. Tenho uma cópia no NAS, outra cópia num disco externo de 3.5, e uma outra num externo de 2.5. Adicionalmente, guardo cópias (das mais antigas, já não faço isso entretanto) em DVD+RW e em DVD+R, de marcas diferentes. Significa isso que algumas das minhas fotos estão em 5 suportes diferentes. As mais recentes apenas em 3 suportes.

Desgraças acontecem, mas DVDs não quero mais, e provavelmente não pifam 3 discos rígidos em simultâneo. Só me falha uma coisa, que é ter os 3 discos muito próximos, o que significa que alguma coisa que comprometa a minha habitação, compromete as fotos. É um problema de comodidade apenas, porque o disco externo de 2.5 pode muito bem ser movido com imensa facilidade para outro local.

Esta preocupação com a salvaguarda de ficheiros digitais é muito relevante, e não sei se toda a gente já acordou para esse problema. Temos hoje documentos com milhares de anos ainda legíveis. É garantido que nenhum DVD durará tanto.

Partilhar Post #27 nupema

nupema

• Novo Membro
  • Registo: 25/07/2011
    • Local: Margem Sul

Publicado 05 Agosto 2011 - 14:53

É preferível ter uma boa solução de backup que imprimir fotos. Na minha opinião hoje em dia, apenas faz sentido imprimir fotos se for para as apreciar impressas...num quadro, album, etc
E existe também o peso ambiental associado à impressão...

Partilhar Post #28 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 05 Agosto 2011 - 15:25

É preferível ter uma boa solução de backup que imprimir fotos. Na minha opinião hoje em dia, apenas faz sentido imprimir fotos se for para as apreciar impressas...num quadro, album, etc
E existe também o peso ambiental associado à impressão...

Se o pessoal está preocupado em perder as fotos talvez faça mais sentido ter uma boa solução de backup que imprimir fotos. Para mim, hoje em dia, apenas faz sentido imprimir fotos se for para as apreciar impressas... num album, num quadro, etc...

Se é para guardar, então a solução é sempre digital sem confiar num único meio de armazenamento.

Parece que alguem anda a copiar os outros  :ph34r:

:D