Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Preocupação em Digital

• Por favor inicie sessão para responder
27 respostas a este tópico

Votação: Que fazes com as fotos que tens guardadas no computador?

Que fazes com as fotos que tens guardadas no computador?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

IT Partilhar Post #1 Scorpion74

Scorpion74

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 18 Setembro 2008 - 22:14

Todos temos fotos de quando eramos crianças, será que não devemos deixar de pensar o porquê de hoje as querermos manter apenas no computador ou no servidor. Será que um dia se as perdermos não nos vamos responsabilizar. :wacko: Tenho fotos dos meus avós com mais de 60 anos de duração. MOMENTO DE REFLEXÃO. :mestre:
Existem cada vez mais soluções inovadoras para que possamos ter acesso ás nossas fotos em papel fotográfico, tal como o album digital online. :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 CITYLAB Apoio

CITYLAB Apoio

• Membro
  • Registo: 19/09/2008
    • Local: Marco de Canaveses / Porto / Lisboa

Publicado 22 Setembro 2008 - 10:19

Este é um dos problemas fulcrais na fotografia hoje em dia.
Não deixem que as vossas memórias fiquem esquecidas no computador.
Imprimam com moderação, mas imprimam. :clap_up:

Partilhar Post #3 ppais

ppais

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Setembro 2008 - 13:46

Se o pessoal está preocupado em perder as fotos talvez faça mais sentido ter uma boa solução de backup que imprimir fotos. Para mim, hoje em dia, apenas faz sentido imprimir fotos se for para as apreciar impressas... num album, num quadro, etc...

Se é para guardar, então a solução é sempre digital sem confiar num único meio de armazenamento.

IT Partilhar Post #4 Scorpion74

Scorpion74

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 22 Setembro 2008 - 13:53

Achas que existem backup´s fiaveis a 100%, ainda não sabemos se a tecnologia que usamos é fiavel ao longo dos anos.
Cd é fiavel por quanto tempo?
Disco é fiavel por quanto tempo?
DVD é fiavel por quanto tempo?
Blue Ray é fiavel por quanto tempo?
Armazenamento Online é fiavel por quanto tempo?

Aínda não existem respostas.

Partilhar Post #5 ze.gaspar

ze.gaspar

• Membro
    • Local: Amadora / Lisboa

Publicado 23 Setembro 2008 - 12:19

Achas que existem backup´s fiaveis a 100%, ainda não sabemos se a tecnologia que usamos é fiavel ao longo dos anos.

Pois também me parece que não existem respostas.

Por mim e por experiencia própria, acho bom, para tudo quanto é mais importante, ter pelo menos duas cópias em sistemas destintos. Se ambas falharem, bom ai, é azar do bom!

Partilhar Post #6 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 23 Setembro 2008 - 12:22

Eu faço as duas coisas...backups em locais fisicamente separados (se usarem um disco externo e um PC e estiverem os dois na mesma mochila podem sofrer um "acidente" simultâneo)...E AINDA...impressões em papel das mais importantes...servem para mostrar, gosto mais de fotos em papel...e servem como "backup".

Partilhar Post #7 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 23 Setembro 2008 - 13:43

Apenas imprimo uma pequena selecção. Quanto a backups, a melhor opção é dois suportes em localizações distintas, como foi dito. No meu caso, PC e iPod.

Partilhar Post #8 ppais

ppais

• Membro

Publicado 23 Setembro 2008 - 14:00

O papel fotográfico também não é fiável a 100%. Deteriora-se, estraga-se, arde, molha-se... Enfim, se fores por aí podemos entrar numa conversa sem conclusão. Pessoalmente, acho mais fácil controlar a conservação de arquivos digitais dada a variedade de soluções de redundância disponível (tudo depende da tua carteira). As empresas hoje em dia confiam mais em arquivos digitais que físicos.

Já agora, não aconselho a backups de longa duração em CDs/DVDs graváveis. Normalmente têm prazos de vida razoavelmente curtos que muita gente parece ignorar.

Partilhar Post #9 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 23 Setembro 2008 - 16:19

Já agora, não aconselho a backups de longa duração em CDs/DVDs graváveis. Normalmente têm prazos de vida razoavelmente curtos que muita gente parece ignorar.

Não queres dizer re-graváveis?... Esses sim, concordo que dão problemas com sucessivas re-gravações. Agora, tenho muitos CDs e DVDs gravados com backups há vários anos (alguns com mais de 6 anos) e nunca tive um único problema que fosse com nenhum deles. Actualmente já não os uso para coisas importantes porque é muito mais prático pôr tudo num disco externo/pen drive/MP3. Mas nunca tive nenhum problema com backups em discos CD-R/DVD-R.

E é claro que uma coisa é usar CDs de 10 cêntimos e outra é usar CDs/DVDs de marca. Para backups, vale a pena comprar discos de qualidade.

Partilhar Post #10 alsicon

alsicon

• Membro
  • Registo: 15/10/2005

Publicado 23 Setembro 2008 - 17:12

Eu imprimo as que gosto mais, normalmente em A4.

Passeios com a familia também imprimo em 10x15, tenho montes de albuns...

Faço as impressões em casa, numa Canon ip4300.

Backups faço num disco rigido externo, em cd só tenho as fotos originais sem pós processamento.

Partilhar Post #11 ppais

ppais

• Membro

Publicado 23 Setembro 2008 - 19:28

Não queres dizer re-graváveis?... Esses sim, concordo que dão problemas com sucessivas re-gravações. Agora, tenho muitos CDs e DVDs gravados com backups há vários anos (alguns com mais de 6 anos) e nunca tive um único problema que fosse com nenhum deles. Actualmente já não os uso para coisas importantes porque é muito mais prático pôr tudo num disco externo/pen drive/MP3. Mas nunca tive nenhum problema com backups em discos CD-R/DVD-R.

E é claro que uma coisa é usar CDs de 10 cêntimos e outra é usar CDs/DVDs de marca. Para backups, vale a pena comprar discos de qualidade.

De acordo que há diferenças entre os CDs de 10 centimos e CDs melhores, mas a verdade é que nenhum deles é uma solução a longo prazo. Há inúmeros estudos sobre a longevidade de CD-R que apontam para valores entre 3 e 6 anos. Há também algumas referências de fabricantes apontando para valores muito mais altos, mas raramente são explicados em que condições chegam a esses valores. Claro que há variabilidade de caso para caso, mas numa solução de backup queremos mais fiabilidade. Pessoalmente não confiaria num CD-R ou DVD-R para armazenamento com segurança por mais que meia dúzia de anos.

Ora aqui ficam algumas referências para os testes de durabilidade:
http://www.cdfreaks....-two-years.html
http://www.computerw...,107607,00.html
http://www.practical...cdrlifespan.htm

Mas reconheço que o tema não é consensual.

Partilhar Post #12 Duque

Duque

• Membro
  • Registo: 08/11/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 21:30

Basicamente não imprimo nada, tenho quase tudo em cd's. Mas ainda tenho uns albuns da altura em que partia analogicas  :P

Partilhar Post #13 bLak

bLak

• Membro
  • Registo: 30/05/2008
    • Local: V.N.Gaia

Publicado 10 Novembro 2008 - 21:40

No meu caso tenho todas as fotos no PC e backup num disco rígido externo de 400gb, que só serve para isso mesmo, backups de tudo e mais alguma coisa. A longo prazo é mais barato e quase de certeza mais seguro que CD ou DVD. Nunca o levei para fora de casa, logo também não corro o risco de sofrer "acidentes", como no caso de iPODs ou portátil. Sinceramente acho que é a melhor solução :th_up:.
Abr

Partilhar Post #14 f.fernandes

f.fernandes

• Membro
  • Registo: 30/01/2008

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 10:20

Mndo imprimir regularmente, seleccionando as que considero melhores de sde a ultima impressão.

Partilhar Post #15 rcatalao

rcatalao

• Membro
  • Registo: 04/05/2008
    • Local: Queluz/Monte Abraão

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 13:02

Não há backup's fiáveis a 100%, mas a probabilidade de falharem todos ao mesmo tempo é, digamos, mínima! ::)

Eu não tenho por hábito imprimir, limito-me a guardá-las (PC e disco externo).

Partilhar Post #16 PSilva.Foto

PSilva.Foto

• Membro
  • Registo: 22/01/2009

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 13:54

Guardo tudo e raramente imprimo. Mas já "perdi" um tempinho e seleccionei umas tantas ao meu gosto e fiz um livro sobre o Rali Dakar que eu acompanho desde 1996. Felizmente o livro esgotou. Aconselho o pessoal a fazer "álbuns" tipo Scrap (fuji) pois é uma forma interessante e diferente de guardar e selecccionar as fotos.

Partilhar Post #17 ppedras

ppedras

• Membro
  • Registo: 18/01/2005
    • Local: Alverca

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 15:13

Imprimo sempre alguma coisa. Depois tenho tudo no PC e um backup num disco externo.  :th_up:

Partilhar Post #18 syncmaster

syncmaster

• Membro
  • Registo: 25/02/2008

Publicado 13 Fevereiro 2009 - 19:52

Aqui http://primalcortex....al-photographs/ está a forma como faço backups. Como o PC do trabalho está sempre a funcionar, vai-me fazendo backups via internet sempre que há fotos novas. Assim tenho dois backups em casa e um no trabalho.

Sempre é mais fácil do que fazer backup do papel...

Partilhar Post #19 ic3b0y_17

ic3b0y_17

• Membro
    • Local: Funchal City

Publicado 13 Fevereiro 2009 - 20:56

eu quero fazer um album com todas as minhas fotos postadas..mas a contagem ja vai nas 1500+++ e fica um pouco grande a conta...

Partilhar Post #20 mundano

mundano

• Novo Membro
    • Local: Lamego

Publicado 13 Fevereiro 2009 - 21:22

Todos temos fotos de quando eramos crianças, será que não devemos deixar de pensar o porquê de hoje as querermos manter apenas no computador ou no servidor. Será que um dia se as perdermos não nos vamos responsabilizar. :wacko: Tenho fotos dos meus avós com mais de 60 anos de duração. MOMENTO DE REFLEXÃO. :mestre:
Existem cada vez mais soluções inovadoras para que possamos ter acesso ás nossas fotos em papel fotográfico, tal como o album digital online. :th_up:

Há tempos passei por essa questão da forma mais violenta... Ou seja... Uma avaria no PC que me deixou os discos inacessíveis.. O disco onde tenho as fotos nem sequer era reconhecido pelo PC. Comecei logo a entrar em panico, pois não tinha backups delas.

Felizmente o erro era de um outro disco, que esse sim morreu mesmo definitivamente, sem aviso e sem recuperação (sem recorrer a serviços especializados), como estavam ligados em série a avaria de um levou a que o outro não fosse reconhecido. Mas felizmente as fotos estavam lá...

Mas tudo isto, apesar de não passar de um susto, fez-me pensar nas coisas, e decidi tomar medidas eficazes...

Falei com um amigo meu que passou por uma situação bem pior: que foi numa questão de uma semana, perdeu o disco externo onde tinha os backups e depois roubaram-lhe o portátil, fazendo com que ele perdesse definitivamente vários anos de fotografia digital. E o que ele me recomendou foi uma conta no SmugMug..

Grosso modo é um serviço que usa servidores da Amazon, fazendo com que cada foto fique efectivamente guardada em mais do que um sitio, normalmente em estados diferentes dos USA, ou Europa, em datacenters que têm um rácio de perdas de dados praticamente negligenciável.

O espaço é ilimitado para JPG's e a privacidade para cada galeria é a escolha do freguês podendo ter desde galerias publicas até galerias completamente privadas.

Tudo isto por 40USD ano...

Eu criei la uma conta, processo todos os RAW's com a máxima qualidade que consigo em JPG e guardo lá tudo em galerias privadas todos os meses. Tenho uma galeria por mês.

Quando precisar das fotos é só lá ir busca-las, e se quiser eles até têm um serviço em que mas mandam para casa em DVD's..

Alguns dirão que 40 USD's é muito dinheiro... Eu acho que a paz de espirito vale bem mais do que isso.

Quanto a imprimir, enfim... Uma fotografia em papel é tão vulnerável como um DVD com fotos. A luz deteriora as cores, há copos que caem onde não deviam.. As pessoas metem lá os dedos todos besuntados de porcaria em cima, etc.. etc... Ao fim de algum tempo existem probabilidades de acontecerem acidentes ou as fotos perderem qualidade.. Aliás, aposto que basta fazerem uma mudança de casa para perderem o rasto a imensos papeis, fotos, CD's e DVD's..

Acho que as impressões em papel são úteis para as fotos que gostamos de mostrar aos amigos, porque estar a ver fotos num ecran ou num papel não tem nada a ver, mas para backup, confio mais em soluções profissionais, testadas e que no fundo são o mesmo tipo de soluções que são usadas para guardar a informação mais critica que as empresas, bancos ou mesmo os Estados precisam de guardar.