Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Diferenças Filtro UV vs Polarizador

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 antoniojusto

antoniojusto

• Membro
  • Registo: 13/05/2010

Publicado 15 Dezembro 2010 - 08:01

Bom dia,

Desculpem a pergunta, mas existe diferenças ou fala-se da mesma coisa quando se diz filtro UV ou polarizador?!! :blink: :blink:

Anúncios

Partilhar Post #2 picareto

picareto

• Membro
  • Registo: 14/08/2007
    • Local: Alcobaça

Publicado 15 Dezembro 2010 - 08:44

Grandes. O Uv pode considerar-se equivalente ao skylight .....o polarizador é outra história completamente diferente ,porque altera a polarização da luz á entrada da objectiva,eliminando reflexos....mas o google é teu amigo....

IT Partilhar Post #3 antoniojusto

antoniojusto

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 09:10

Obrigado.

Só mais uma questão, o filtro UV tb vai ajudar a fotografar em horas de sol intenso, tipo pelas 14:00 horas por exemplo, em determinadas situações, claro!?

Grandes. O Uv pode considerar-se equivalente ao skylight .....o polarizador é outra história completamente diferente ,porque altera a polarização da luz á entrada da objectiva,eliminando reflexos....mas o google é teu amigo....

Partilhar Post #4 cmcfaria

cmcfaria

• Membro
  • Registo: 11/08/2009
    • Local: Vila do Conde

Publicado 15 Dezembro 2010 - 09:33

Obrigado.

Só mais uma questão, o filtro UV tb vai ajudar a fotografar em horas de sol intenso, tipo pelas 14:00 horas por exemplo, em determinadas situações, claro!?

Penso que não, o filtro UV, quase que é mais uma protecção da lente do que outra coisa. Apesar de na teoria eliminar alguns raios UV, não vais notar nada em sol intenso.

Penso que falei correcto, caso contrario podem claro rectificar.

Partilhar Post #5 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 15 Dezembro 2010 - 10:56

Filtro UV - Elimina precisamente a radiação ultra-violeta, eu tenho esse filtro e não noto diferença nenhuma com ou sem ele, para além da protecção que dá á lente.

Filtro protect - O nome diz tudo...mete um proteges a lente de pó, arranhões e outros acidentes.

Filtro Polarizador - Polariza a luz do sol de maneira que não deixa passar luz reflectida e apenas luz directa, o resultado são cores mais vibrantes, a eliminação de brilhos não metálicos, e uma panóplica de efeitos entre os quais o céu gradualmente mais escuro, o que fica lindo dependendo dos gostos.

Filtro ND - Existem filtros ND de vários graus de transparência, quanto maior a graduação mais escuro é o filtro, este tipo de filtro permite-te reduzir a luz que entra na lente no caso de estar um dia muito claro por exemplo, ou fotografares algo que á partida poderá sobre-expor a foto, e dá-te mais controlo sobre os stops que podes baixar.

Filtro ND Graduado - Este filtro é precisamente como o anterior, mas com a diferença de possuir uma gradação no nível de transparência até meio do filtro, desta feita poderás escurecer só o céu ou só o chão, etc...

Filtro Infra-vermelho - Permite fotografar com apenas com longa exposição, mas captando apenas a luz invisível infra-vermelha, este filtro só pode ser utilizado em algumas máquinas que consigam captar esta luz, e o resultado, é especialmente notório em paisagens verdejantes, em que o céu fica negro, e as plantas ficam brancas devido á clorofila que reflecte este tipo de luz.

Estes são os filtros que eu tenho e utilizo de vez em quando, espero que estas definições te tenham ajudado.

Abraço  :th_up:

IT Partilhar Post #6 antoniojusto

antoniojusto

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 11:43

Obg,

Então quer dizer que comprei um UV que dizia na cx que escurecia o ceu, e mais uma panóplia de coisas, e não serve para nada a não ser proteger a lente? ...dassssssssssssss

54 euros para proteger praticamente? vou mas é devolver à fnac  :s

Filtro UV - Elimina precisamente a radiação ultra-violeta, eu tenho esse filtro e não noto diferença nenhuma com ou sem ele, para além da protecção que dá á lente.

Filtro protect - O nome diz tudo...mete um proteges a lente de pó, arranhões e outros acidentes.

Filtro Polarizador - Polariza a luz do sol de maneira que não deixa passar luz reflectida e apenas luz directa, o resultado são cores mais vibrantes, a eliminação de brilhos não metálicos, e uma panóplica de efeitos entre os quais o céu gradualmente mais escuro, o que fica lindo dependendo dos gostos.

Filtro ND - Existem filtros ND de vários graus de transparência, quanto maior a graduação mais escuro é o filtro, este tipo de filtro permite-te reduzir a luz que entra na lente no caso de estar um dia muito claro por exemplo, ou fotografares algo que á partida poderá sobre-expor a foto, e dá-te mais controlo sobre os stops que podes baixar.

Filtro ND Graduado - Este filtro é precisamente como o anterior, mas com a diferença de possuir uma gradação no nível de transparência até meio do filtro, desta feita poderás escurecer só o céu ou só o chão, etc...

Filtro Infra-vermelho - Permite fotografar com apenas com longa exposição, mas captando apenas a luz invisível infra-vermelha, este filtro só pode ser utilizado em algumas máquinas que consigam captar esta luz, e o resultado, é especialmente notório em paisagens verdejantes, em que o céu fica negro, e as plantas ficam brancas devido á clorofila que reflecte este tipo de luz.

Estes são os filtros que eu tenho e utilizo de vez em quando, espero que estas definições te tenham ajudado.

Abraço  :th_up:

Partilhar Post #7 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:02

Obg,

Então quer dizer que comprei um UV que dizia na cx que escurecia o ceu, e mais uma panóplia de coisas, e não serve para nada a não ser proteger a lente? ...dassssssssssssss

54 euros para proteger praticamente? vou mas é devolver à fnac  :s

54 EUROS POR UM FILTRO UV???  :lol:
O meu da Canon custou praí uns 20 e já foi muito...

Partilhar Post #8 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:14

Várias questões:

1. comprar esse tipo de coisas na fnac... enfim, cada um sabe o que fazer ao seu dinheiro
2. para que foste gastar 54€ numa coisa que não sabias para que servia?
3.

54 EUROS POR UM FILTRO UV???
O meu da Canon custou praí uns 20 e já foi muito...

eu até comprei um de 10€, mas nunca o faria para uma objectiva de jeito... porque:
 3.1. ao fim de um mês de utilização cheguei à conclusão que aquilo não serve para nada
 3.2. usar um filro "rasca" numa objectiva boa, é o mesmo que usar uma objectiva má - com a agravante de ser mais caro - perdes recorte, cria flares, e se for mesmo mau ainda és capaz de perder luz. Se for bom, não custa 54€... é mais provável que custe 154€

Partilhar Post #9 videiras

videiras

• Membro
    • Local: braga

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:28

3.2. usar um filro "rasca" numa objectiva boa, é o mesmo que usar uma objectiva má - com a agravante de ser mais caro - perdes recorte, cria flares, e se for mesmo mau ainda és capaz de perder luz

Estou totalmente de acordo  :th_up:

IT Partilhar Post #10 antoniojusto

antoniojusto

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:32

Olá,

Não é não saber para o que se usa, sempre ouvi dizer que convém ter um filtro bom senão não vale a pena usar com uma lente boa com um vidro rasca à frente enfim né, tal como acabas-te por dar razão ao dizeres que usar um "filtro rasca numa objectiva boa..."

Por outro lado, o Filtro é um pro1 digital Hoya que diz:

Absorbs the ultraviolet rays e que supostamente reduz a luz em exagero!

Eu na minha ingenuidade pensei que houvesse alguma semelhança com os polarizadores!

Para concluir, quando comprei sabia que no minimo iria proteger a lente, obviamente!

Várias questões:

1. comprar esse tipo de coisas na fnac... enfim, cada um sabe o que fazer ao seu dinheiro
2. para que foste gastar 54€ numa coisa que não sabias para que servia?
3. eu até comprei um de 10€, mas nunca o faria para uma objectiva de jeito... porque:
  3.1. ao fim de um mês de utilização cheguei à conclusão que aquilo não serve para nada
  3.2. usar um filro "rasca" numa objectiva boa, é o mesmo que usar uma objectiva má - com a agravante de ser mais caro - perdes recorte, cria flares, e se for mesmo mau ainda és capaz de perder luz

IT Partilhar Post #11 antoniojusto

antoniojusto

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:34

Então, para que foi um rol de criticas por ter dado 54 euros por um filtro UV?

Se calhar pode ter sido caro, mas não é com certeza vidro rasca, certo?

Estou totalmente de acordo  :th_up:

Partilhar Post #12 videiras

videiras

• Membro
    • Local: braga

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:35

O filtro e bom mas o preço e puxado por 35€ mandavas vir da fotoboom ou niobo ou por 29€ o pro1 digital Hoya protect.

Partilhar Post #13 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:52

Então, para que foi um rol de criticas por ter dado 54 euros por um filtro UV?

Se calhar pode ter sido caro, mas não é com certeza vidro rasca, certo?

1. não te critiquei por gastares 54€ num filtro UV, longe disso. Acho que a comprar, que seja de jeito
2. ser caro não é o mesmo que ser bom. principalmente a preços fnac - provavelmente é tão bom como o de 20€ do Luis Gaio e como o meu de 10€... mas não sei, nem faço ideia
3. quando falei em "não saber para que se usa", estava precisamente a falar da questão de teres "acreditado" na descrição que te dizia que escurecia o céu.
:th_up:

Partilhar Post #14 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 15 Dezembro 2010 - 12:59

O filtro UV, se for bom, filtra a radiação ultravioleta que não se vê mas sensibiliza a película. Poder-se-ia dizer que ajuda em momentos de sol forte.

Mas o sensores já têm protecção contra os ultravioletas, por isso, usar um filtro uv é redundante.

Penso que é aassim, se houver alguém que saiba explicar isto melhor, ou confirmar, ou não confirmar, também agradeço.

Partilhar Post #15 cmcfaria

cmcfaria

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 14:34

Não sou adepto de usar filtros na objectiva, pelo motivo que os filtros pioram a prestação da objectiva. Salvo os mais caros que podem chegar a quantias absurdas.

Para protecção da objectiva recomendo um pára-sol, em casos extremos tipo fotografar um rally aí uso um filtro UV porque nessas condições a projecção de uma pedra poderá deitar por terra uma boa objectiva. Já o pára-sol na maior parte dos casos protege bem a objectiva, já que evita um contacto directo com uma parede ou poste, sem piorar a qualidade fotográfica.

O que pretendo adquirir é um filtro polarizador. Esse sim faz falta regularmente. Em dias de sol intenso especialmente, e para longas exposições ainda com bastante luz natural.

IT Partilhar Post #16 antoniojusto

antoniojusto

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 15:14

Pois, ora ai está, era mesmo para isso que pretendia, um polarizador para horas de sol intenso. :blush:

Agora não sei se devolvo este ou se o mantenho!
Pelo que vi aqui pelas vossas preciosas opiniões e ajudas, realmente o para-sol já protege alguma coisa...hummmmmmmm

Embora este, depois de o experimentar ele coloca o céu por exemplo mais escuro  :blink: :blink:

Não sou adepto de usar filtros na objectiva, pelo motivo que os filtros pioram a prestação da objectiva. Salvo os mais caros que podem chegar a quantias absurdas.

Para protecção da objectiva recomendo um pára-sol, em casos extremos tipo fotografar um rally aí uso um filtro UV porque nessas condições a projecção de uma pedra poderá deitar por terra uma boa objectiva. Já o pára-sol na maior parte dos casos protege bem a objectiva, já que evita um contacto directo com uma parede ou poste, sem piorar a qualidade fotográfica.

O que pretendo adquirir é um filtro polarizador. Esse sim faz falta regularmente. Em dias de sol intenso especialmente, e para longas exposições ainda com bastante luz natural.

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 15 Dezembro 2010 - 16:14

não querendo ir muito para o offtopic... e um duplo polarizador? uma espécie de nd "à la carte".
Já alguém experimentou?

Partilhar Post #18 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 16:22

não querendo ir muito para o offtopic... e um duplo polarizador? uma espécie de nd "à la carte".
Já alguém experimentou?

há ND de densidade variável, não é preciso "engenhocas" com polarizadores :D

http://www.singh-ray.com/varind.html
(este é só um exemplo muito caro. pus este por ser o primeiro que apareceu no google... há mais barato)

Partilhar Post #19 cmcfaria

cmcfaria

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2010 - 17:11

Acabei mesmo agora de encomendar um filtro ND8 via ebay.
Foi barato, vamos lá ver como se porta. Custou 7.5 euros...

Tive na indecisão entre o ND4 e o ND8, lá acabei por decidir por este ultimo, foi uma decisão á toa, nem sei se fiz bem ou mal para as situações que irei precisar dele. Mas como o preço é baixo, depois logo se vê...

Partilhar Post #20 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 16 Dezembro 2010 - 09:25

3. quando falei em "não saber para que se usa", estava precisamente a falar da questão de teres "acreditado" na descrição que te dizia que escurecia o céu.
:th_up:

Por acaso também já ví numa marca menos conhecida filtros UV em que a descrição fizia que o céu ficava mais escuro, na altura não percebi porquê nem como, mas nunca me fez sentido como é que apenas o céu escurecia, mas também nem quis saber, o intuito na altura era proteger a lente porque era uma bridge, e se a lente fosse á vida, a máquina ia junto com ela, por isso investí num protect :lol:
Hoje em dia posso dizer que tenho os filtros todos, mas confesso que apenas utilizo o polarizador e o ND Graduado...O polarizador sim é sem sombra de dúvidas o mais versátil deles todos, se bem que em algumas lentes em que o segmento frontal roda, pode tornar-se um pouco irritante andar a ajustar a polarização.... ::)