Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Projecto de Estúdio Fotográfico

• Por favor inicie sessão para responder
30 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 16 Novembro 2012 - 21:53

Desculpe-me a rudeza, mas... em quase todas as fotografias a modelo está com uma cara de frete... e o rapaz também não vai melhor. Essa sessão estava a ser divertida, ou uma seca?

A parte de iluminação parece estar bem tratada. Mas, por melhor que seja a técnica, se os modelos não tiverem expressões atraentes ou interessantes, toda a sessão éum desperdício. Um dos talentos que o fotógrafo de estúdio tem que cultivar é justamente o de entusiasmar o modelo a "dar" ou "dar-se" à máquina.

Outra coisa: os pretos e brancos parecem apenas cinzentos e cinzentos. É preciso mais contraste, é preciso mais impacto, é precisa mais sombra e mais mistério!

Cumprimentos e parabéns pelo novo estúdio.

Anúncios

IT Partilhar Post #22 KOMANDANTE

KOMANDANTE

• Membro
  • Registo: 30/09/2009
    • Local: AZEITÃO

Publicado 16 Novembro 2012 - 22:19

Obrigado pelos teus comentários.
Eu só fiz a iluminação e pôs o setup na máquina, o resto fez a Ana.

Partilhar Post #23 eletric0

eletric0

• Membro
  • Registo: 26/11/2011
    • Local: Beja

Publicado 20 Novembro 2012 - 15:32

Achas esses flashes suficientes? é que por um pouco mais arranjavas um Elinchrom 4 to go.

IT Partilhar Post #24 KOMANDANTE

KOMANDANTE

• Membro

Publicado 21 Novembro 2012 - 14:57

Penso que para o espaço diminuto disponivel seja suficiente e agora o investimento já está feito.
Agora há que rentabilizar, para voltar a investir em mais e melhor.

IT Partilhar Post #25 KOMANDANTE

KOMANDANTE

• Membro

Publicado 22 Novembro 2012 - 09:38

Venham de lá mais comentários.

Partilhar Post #26 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 22 Novembro 2012 - 11:14

KOMANDANTE, será que o pretendido era fazer algo dentro do género de uma sessão boudoir?

Se era, a sessão não resultou muito bem na minha opinião porque
1. Como diz o crocodilo, nota-se que os modelos não se sentem perfeitamente à vontade (mas também sei que não é fácil, depende muito da experiência que o fotógrafo tem para lidar com pessoas)
2. O balanço de brancos não está correcto, noto em mais de metade das fotos uma tonalidade azul que me incomoda.
3. Ao contrário do que diz o crocodilo, não considero a iluminação utilizada a ideal, parece-me pouco difusa, muito dura, mas também isso vai muito com o tipo e tamanho dos modificadores e distância a que ficam dos modelos (provavelmente mais outras coisas mas eu não sou um expert na matéria)
4. Nota-se a textura do tapete no chão em algumas fotos, isso é demasiado distractivo.
5. O tratamento de P&B não me parece o melhor, falta algum contraste, estão demasiado cinzentas, à excepção da primeira, parece que simplesmente foi tirada a saturação às fotos.

Uma forma de me ajudar a focar em bons resultados é procurar sempre inspiração online antes de começar o trabalho, em parte não passa de separar o trigo do joio, ver montes (muitas dezenas) de bons exemplos que eu gostasse de fazer e procurar representá-las, ou criar variações desses bons exemplos.
Essa tentativa de representá-las é mesmo comparar a foto que acabei de fazer com a minha fonte de inspiração e se não estiver igual modifico a luz até ficar como idealizei, depois é fazer várias poses, etc.
Para algumas pessoas isso pode parecer falta de originalidade, eu chamo-lhe inspiração :th_up:

IT Partilhar Post #27 KOMANDANTE

KOMANDANTE

• Membro

Publicado 22 Novembro 2012 - 13:37

De maneira nenhuma foi uma Sessão Boudoir Scottx, foi única e exclusivamente uma Sessão Experimental e os Modelos, só de nome.
Quanto ao à vontade e fotogenia, garanto que foi um milagre, apesar do resultado.
Como sabes, não fui eu que fotografei nem fiz a edição, como tal, quanto ao balanço de brancos, dureza da luz, tapete, p&b, contraste, tudo tem a ver com a 1ª utilização do Ligthroom pela Ana, mas todos temos de aprender.
Quanto à Inspiração Online, concordo, pois seja ela qual fôr, é umas das formas de ponto de partida para a nossa visão.
Para finalizar muito agradeço o teu comentário, que foi muito enriquecedor.

IT Partilhar Post #28 KOMANDANTE

KOMANDANTE

• Membro

Publicado 22 Novembro 2012 - 13:39

Partilhar Post #29 Perception

Perception

• Membro
  • Registo: 20/10/2010

Publicado 16 Dezembro 2012 - 15:44

Tenho um comentário, aliás uma questão:

"O Estúdio Fotográfico Sonho Óptico, é um projecto com o objectivo de proporcionar registos fotográficos pessoais de qualidade a baixo custo."

Queres enganar quem com anúncios destes??

Partilhar Post #30 João Nascimento

João Nascimento

• Em Validação
  • Registo: 22/04/2009
    • Local: Algueirão

Publicado 27 Dezembro 2012 - 23:39

Os meus 5cts...

No geral a sessão não acrescenta nada à história.
Poses vulgares e desinteressantes. Falta de definição em algumas, estando o foto deslocado do ponto onde deveria estar (normalmente olhos).

Poses com o cotovelo apontado à câmara, nunca... Cuidado com a iluminação do fundo. Se tens um fundo preto, garante que a luz não "escorre" para lá. Podes conseguir isso jogando com ratios entre a medição do fundo e da modelo. E sim... o fotómetro, ao contrário do que dizem, é importante, seja com flashes premium ou dos chineses.

Valoriza o cenário. Acrescenta objectos. Algo que complemente. Sai das poses "normais". Inova. Não é pecado procurares influências. Usa-as e cria um estilo próprio, nas poses e no estilo.

E no fim... o objectivo é valorizar o/a modelo. Atenção às olheiras. Se não foram tratadas na maquilhagem, que sejam na pós-produção. Atenção a poses que tornam a modelo pequena, sem pescoço ou sem cintura. 

Ah... e não tens de usar todas as fotos da sessão. Escolhe as realmente boas. Quantidade nem sempre corresponde a quantidade.

Partilhar Post #31 danielaportela

danielaportela

• Membro
  • Registo: 07/09/2012
    • Local: Porto

Publicado 28 Dezembro 2012 - 23:00

Olá. Li que não foste tu quem fez a edição, pois muito bem, o meu comentário refere-se quase só à edição: Nas P&B está tudo flat cinzento, sem contrastes. Nas a cores, as cores estão saturadas, às vezes a modelo tem reflexos azuis na cara outras vezes a cara está cor de rosa, a cor das roupas está a arrastar-se para a cor da pele e isto pode ter a ver com a iluminação (não te sei dizer como corrigir isto). Em termos de set Precisas de um assistente ou alguém que te dê uma ajuda para limpar os acessórios (chapéus) e o o chão está cheio de pelo dos acessórios, o fundo está cheio de pintas brancas, não sei o que são mas tem de sair de lá. Tens que pensar sempre que estás a fotografar para uma marca conhecida e coisas assim acho que não passam. A iluminação parece-me bem exceto naquelas em que a modelo está com os braços levantados e a luz incide debaixo do braço esq ficando a face obscurecida. Acho que os dois focos de luz estão demasiado próximos do modelo, ou são demasiado potentes, pois não se sente como natural. Estás a usar softboxes? é que o reflexo nos olhos parecem flashes diretos. Eu não percebo mto de iluminação, mas esta é a minha modesta opinião, já que insististe tanto em que aparecessem críticas, não quero de forma nenhuma que te sintas mal por algum comentário que fiz, pois a minha intensão é só ajudar a melhorar e também aprender. Cumprimentos e continuação de bom trabalho.