Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Rui M. Leal - Ring Portrait

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Taus

Taus

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Gouveia/Cantanhede

Publicado 28 Agosto 2012 - 16:11

Hoje vi uma reportagem nas notícias sobre uma exposição do fotografo Rui M. Leal - Ring Portrait.

ficam aqui mais referências:
http://2.bp.blogspot...PO+A4_email.jpg
http://1.bp.blogspot...ook20x20_LQ.JPG
http://3.bp.blogspot...raitExpo_LQ.JPG
http://www.ruimleal-photography.net/
http://www.flickr.co...57625031614601/
http://www.flickr.co...57625031614601/

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Anúncios

Partilhar Post #2 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 28 Agosto 2012 - 16:37

Por acaso também vi e achei engraçada a ideia :)

Partilhar Post #3 PMGND

PMGND

• Membro
  • Registo: 14/06/2011

Publicado 28 Agosto 2012 - 16:46

Por acaso também vi e achei engraçada a ideia :)

Que não é dele...

Partilhar Post #4 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 28 Agosto 2012 - 16:51

Que não é dele...

Isso aí já não sabia..  ;)

Partilhar Post #5 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 28 Agosto 2012 - 16:58

Que não é dele...

E...?

Partilhar Post #6 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:01

E...?

E nada...

wtf...

Partilhar Post #7 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:11

E ele disse na reportagem que tinha sido uma ideia que ele tinha tido. Até pode ter tido esta ideia mas não foi o primeiro pois já vi algures outros trabalhos assim.

Não deixa no entanto de ter o seu mérito já que ficam bonecos bastante interessantes

Partilhar Post #8 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:19

pois já vi algures outros trabalhos assim.

Também eu... e alguns foram-lhe roubados! :D

Mas obviamente que não deve ter sido o primeiro a pensar nisto. Em fotografia já foi tudo inventado há muito tempo...

Mas se calhar vou deixar de fotografar paisagem. É que a ideia não foi minha. Enfim... ::)

Já agora, a título de curiosidade... a marca "Ring Portrait" está registada e é do Rui Leal.

Partilhar Post #9 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:34

Esse tipo de fotos até se chama "Jarvie Window".

Não tendo sido um tipo de fotos inventadas por Scott Jarvie (ele próprio o diz) é a ele que é dado o crédito de ter popularizado esse tipo de fotografia.

Não estou, nem nunca quis menosprezar a fotografia do Rui Leal.

Mas tenho sérias dúvidas que a ideia é dele como pelos vistos ele afirmou.

Partilhar Post #10 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:37

Mas se calhar vou deixar de fotografar paisagem. É que a ideia não foi minha. Enfim... ::)

Isto é o meu exemplo de argumento inteligente. Posso copiar?

Partilhar Post #11 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 28 Agosto 2012 - 17:39

Isto é o meu exemplo de argumento inteligente. Posso copiar?

podes.

IT Partilhar Post #12 Taus

Taus

• Membro

Publicado 29 Agosto 2012 - 15:37

Independentemente de quem foi a ideia, esta conversa faz sentido porque ele diz na reportagem que quer patentear a ideia.

Não sei se vai mesmo avançar com a patente (e se pode) mas também pode ter dito isso como forma de valorizar e promover a exposição.

Podemos abrir um tópico só para falar das patentes porque há muito para dizer.

De qualquer forma, parece ser uma exposição interessante e é principalmente interessante para os viciados em fotografia  :D

Partilhar Post #13 ruimleal

ruimleal

• Membro
  • Registo: 09/02/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Agosto 2012 - 18:33

Obrigado a todos pelos comentários sobre o trabalho Ring Portrait.

Deixo aqui um reparo em algumas afirmações feitas para que se perceba como nasceu a ideia do Ring Portrait e para que se dissipe qualquer tipo de duvida.

Iniciei este processo em 2010 após ter tomado conhecimento, num jantar/workshop com o meu amigo fotografo Jarvie em Londres, que na altura estava a começar esta ideia, e numa breve troca de ideias lembrei-me de trazer o projecto para Portugal e iniciar uma ideia semelhante embora com outro tratamento digital mas com o mesmo conceito (daí as minha fotos começarem a aparecer na mesma altura das dele). Nunca se colocou a questão de quem seria o "dono" ou o primeiro a fazer tal feito (como se afirma por aqui) não me lembro em tempo algum alguem fazer uma foto de paisagem ou retrato e associa-la a um fotografo especifico como sendo uma ideia deste ou daquele, são fotos.

Quando menciono na entrevista de que a ideia foi minha, de facto e aqui em Portugal fui o pioneiro neste tipo de fotografia sendo q já tenho visto outras pessoas fazerem semelhantes fotos e nunca levantei a questão de que eram as minhas fotos e mais ninguem as poderia fazer, aliás não são minhas são de quem as tira.

No que toca á patente o nome Ring Portrait está registado em meu nome e associado a este tipo de fotografia com este formato. Está registado no IGAC desde 2010 com o n.5440 e pode ser consultado por qualquer um. Desta forma e ao estar registado quer dizer que não pode ser usado este nome para qualquer fim comercial sem o meu consentimento, não quer com isto dizer q sou o detentor da patente deste formato, isso é outra coisa. Este registo só implica o nome Ring Portrait que sim passou a ser uma marca registada minha.

Pode haver outras pessoas a fazer este tipo de fotos e darem-lhe outro nome qualquer que nada tem a ver com o meu registo, só não devem é usar o nome de Ring Portrait uma vez que esse já está registado.

Estarei sempre disponivel para qualquer outro esclarecimento que necessitem sobre este assunto quer seja aqui no meu site, blog ou facebook.

Com os melhores cumprimentos e continuação de bom trabalho para todos,

Rui M Leal

Partilhar Post #14 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 29 Agosto 2012 - 19:20

Olá Rui,

Antes de mais, parabéns pela exposição e pelo teu trabalho. O lightingmods é local habitual de passagem, aliás...

Tendo em conta que fui eu que levantei a questão da "ideia" é apenas porque sempre conheci este tipo de fotos como Jarvie Window, nome herdado do Scott Jarvie. Se nem ele próprio reclama a paternidade da ideia, foi talvez com ele (e por ele) desenvolvida e explorada.

É uma surpresa agradável esse episódio que referes da tua relação com o Jarvie (à lá behind the scenes...).

Não quero nem nunca quis menosprezar o teu trabalho nem contributo na fotografia. Nem o poderia fazer sequer, já que o teu trabalho  está muito acima das bocas que um gajo qualquer (eu) manda num fórum...

:th_up:

Partilhar Post #15 ruimleal

ruimleal

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 29 Agosto 2012 - 19:23

As "bocas" ;) são sempre bemvindas,

só quis elucidar a questão para que não houvesse alguns equivocos ou mal entendidos quanto a esta questão.

GRANDE abraço e sempre a considerar,

Rui M Leal

Partilhar Post #16 Duarte Godinho

Duarte Godinho

• Membro
  • Registo: 09/07/2010

Publicado 29 Agosto 2012 - 20:31

Parabéns Rui, pelo mérito e reconhecimento que conseguiste  :th_up:

IT Partilhar Post #17 Taus

Taus

• Membro

Publicado 29 Agosto 2012 - 20:57

Olá Rui,

Parabéns pela exposição e desejo todo o sucesso para este trabalho. :clap:

O assunto ficou esclarecido e é óptimo ficar a conhecer a história do projecto em primeira mão.

É sempre muito interessante saber de onde vêm as ideias e como nascem os projectos. Espero que a tua participação no fórum sirva de inspiração para todos os membros.

:th_up:

Partilhar Post #18 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 03 Setembro 2012 - 16:23

é engraçado o efeito proporcionado pelo facto de o flash em anel ficar à frente da objectiva e os dedos passarem para o espaço entre o flash e a objectiva. por curiosidade, quantos cms a objectiva fica atrás do flash? era engraçado partilhares uma foto do setup. excelente trabalho.