Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

software - NX Capture vs Adobe Lightroom

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 zmcm

zmcm

• Em Validação
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 28 Janeiro 2008 - 09:52

Alguém me pode informar das vantagens e desvantagens de cada um destes programas? A idéia é ter um bom programa para tratar fotografia, seja intuitivo e rápido.
Creio que o lightroom não será bem um software de tratamento pois a adobe tem o photoshop.

obg
zmcm

Anúncios

Partilhar Post #2 alsicon

alsicon

• Membro
  • Registo: 15/10/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 28 Janeiro 2008 - 18:15

Eu uso o capture NX.
Para mim a única desvantagem é não ter uma forma rápida (como nos photoshops, penso que no lightroom também) de eliminar pontos de sujidade nas fotos. Pode-se usar uma fotografia modelo, limpinha, para edições posteriores, mas penso que não seja muito eficaz, até porque tem de ser uma para cada objectiva.
De resto é um excelente programa, permite trabalhar apartir de ficheiros raw e nas conversões é muito bom ;)

O lightroom é um programa de edição, não tão profissional como o Photoshop, mas ideal para fotógrafos também :)

IT Partilhar Post #3 zmcm

zmcm

• Em Validação

Publicado 28 Janeiro 2008 - 22:29

Obrigado pelas dicas....o Lightroom é bem mais caro que o NX por sinal.

Eu uso o capture NX.
Para mim a única desvantagem é não ter uma forma rápida (como nos photoshops, penso que no lightroom também) de eliminar pontos de sujidade nas fotos. Pode-se usar uma fotografia modelo, limpinha, para edições posteriores, mas penso que não seja muito eficaz, até porque tem de ser uma para cada objectiva.
De resto é um excelente programa, permite trabalhar apartir de ficheiros raw e nas conversões é muito bom ;)

O lightroom é um programa de edição, não tão profissional como o Photoshop, mas ideal para fotógrafos também :)

Partilhar Post #4 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 28 Janeiro 2008 - 23:00

o Nx tem uma grande vantagem em relação a qualquer um: corrige as aberrações cromáticas de forma automática ao abrir o NEF. em nenhum outro software isso é feito de forma tão eficaz. parece que ainda existe algo escondido nos NEF que ninguém o descobriu ainda ;)
só é incrivelmente chato para tatar muitas fotos, não tem workflow. nesse campo, o lightroom é bem melhor. tenho usado ultimamente o capture One Pro mas se o programa não melhora, vou desistir de o usar, faz falta muita coisa, correcção de CA's por ex. no entanto, a nivel de qualidade dos JPG's criados, é do melhor que já vi, e o workflow então ainda é melhor que o lightroom. se pensam usa-lo profissionalmente, esqueçam mesmo pois é bastante caro e não compensa as vantagens que trás.

resumindo, se tens NIkon, Capture NX é o melhor, mas o photoshop continua a ser essencial para tratamentos mais extensos.

Partilhar Post #5 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 31 Janeiro 2008 - 18:11

Se és Nikonista e trabalhas em NEF, usa o Capture NX  para passares as fotos para Tiff 16 bits
Edita a cor em Lightroom pois é melhor do mercado. e termina a edição em Photoshop.

É um processo demoroso mas super eficaz!!! deixa-o para as tuas obras de arte.

Para as fotos de família, usa o Lightroom.

Imagem Colocada

Vais ver que não te arrependes!

Partilhar Post #6 PedroS

PedroS

• Membro
  • Registo: 06/04/2006

Publicado 31 Janeiro 2008 - 18:55

:)

Vais ver com o tempo, que tão o mais importante do que as ferramentas que vais tendo ou experimentando,é o chamado "workflow", ou fluxo de trabalho em português.

Deixo-te o exemplo do meu fluxo de trabalho, que tem como base o NX e o Photoshop.

Cartão de memória
 software de transferência (ou não)
NEF's para trabalho
NEF's para arquivo - CD's, DVD's
 software de gestão do arquivo
NEF's para processo
 Nikon NX
NEF's processados - Arquivo / Impressão final / salvos como JPEG
 salvos como TIFF - arquivo
 Photoshop
TIFF's processados no Photoshop TIFF's arquivados
 TIFF's impressos

:D

Partilhar Post #7 marioguilherme

marioguilherme

• Membro
    • Local: Setubal/Lisboa

Publicado 31 Janeiro 2008 - 19:04

Lightroom. Definitivamente.
Para quem tem de trabalhar rapido, o Captura é chato, lento e, por vezes, complicado.

Partilhar Post #8 bcosta

bcosta

• Novo Membro
    • Local: Braga

Publicado 01 Fevereiro 2008 - 20:42

Eu uso o capture NX.

O lightroom e' software de edicao fotografica especifico para profissionais de fotografia. Porque dizer-se que o Photoshop 'e para fotografos, 'e como dizer que a Europa 'e so' de portugueses. Parece-me obvio que o Photoshop 'e um programa de edicao digital, com tudo que a isso vem associado, e nao SOMENTE para fotografos profissionais. Quer-me parecer que, para o que se relaciona com fotografia (e nao com fotografia adulterada), o Lightroom 'e o programa profissional (como a propria Adobe o anuncia, por oposicao ao Photoshop e ao Adobe Photoshope Elements...). Cumps.

Partilhar Post #9 dulac

dulac

• Novo Membro
    • Local: Porto do Dragão

Publicado 09 Março 2008 - 08:49

Se és Nikonista e trabalhas em NEF, usa o Capture NX  para passares as fotos para Tiff 16 bits
Edita a cor em Lightroom pois é melhor do mercado. e termina a edição em Photoshop.

É um processo demoroso mas super eficaz!!! deixa-o para as tuas obras de arte.

Vais ver que não te arrependes!

Gostaria de precisar que o «motor» para os RAWs do Lightroom é exactamente o mesmo do Photoshop, como poderão verificar por dados oficiais consultando o site da Adobe.

Depois tambem gostaria de referir o lançamento do Viveza um plugin para o Photoshop, da Nik Software, casa que desenvolveu o Capture NX em parceria com a Nikon. Não conheço tão bem assim o NX mas a publicidade do Viveza menciona que traz todas as funcionalidades do NX para o campo do Photoshop.
Tenho-o instalado e o look and feel são os mesmos do NX (que repito usei muito poucas vezes).
http://www.forumfoto...g25380#msg25380

vlbphoto, se assim for acho que o workflow pode ficar um bocado mais simplificado

Partilhar Post #10 alsicon

alsicon

• Membro
  • Registo: 15/10/2005

Publicado 09 Março 2008 - 21:37

O lightroom e' software de edicao fotografica especifico para profissionais de fotografia. Porque dizer-se que o Photoshop 'e para fotografos, 'e como dizer que a Europa 'e so' de portugueses. Parece-me obvio que o Photoshop 'e um programa de edicao digital, com tudo que a isso vem associado, e nao SOMENTE para fotografos profissionais. Quer-me parecer que, para o que se relaciona com fotografia (e nao com fotografia adulterada), o Lightroom 'e o programa profissional (como a propria Adobe o anuncia, por oposicao ao Photoshop e ao Adobe Photoshope Elements...). Cumps.

Esqueçe a palavra profissional que eu usei, não era isso que eu queria dizer, a minha intenção era referir o facto de o Photoshop ser um programa mais completo que o lightroom. Nada mais do que isso, cada um usa o programa que quer, seja profissional ou amador.
Isto de escrever à pressa tem destas coisas, usamos por vezes termos que não são bem apropriados ao que estamos a pensar ;)

Partilhar Post #11 hcristovao

hcristovao

• Membro
  • Registo: 03/07/2011
    • Local: Sintra

Publicado 05 Julho 2011 - 16:31

Esta questão já remonta desde que apareceu o Lightroom...!
O que recomendo para quem usa Nikon é definitivamente o CaptureNX. A Nikon tem a patente dos seus formatos RAW 'NEF', e - na minha opinião, trabalhar RAWs da Nikon noutros softwares é perder potencialidade.

Moral da história: os NEF da Nikon devem ser interpretados por software da Nikon... para extrair toda a potencialidade conforme a Nikon projectou. Inclusive desde a utilização dos  presets Picture Controls, até à optimização do menu de 'Camera Settings' que oferece no CaptureNX as definições do modelo de cada câmara.

Comecei a usar o CaptureNX desde a 1ª versão, e recordo-me que quando apareceu o Lightroom, a leitura dos RAW da Nikon não era totalmente reconhecida pela Adobe: exemplo - ficheiros RAW da D80 no Lightroom perdiam cor, o resultado que o Lt importava não tinha nada a ver com a fotografia original - isto devido à incompatibilidade entre fabricantes, e à patente protegida do formato NEF da Nikon.

Partilhar Post #12 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 26 Março 2012 - 14:20

Alguém já fez o teste com o Lightroom 4? Abraço!

Partilhar Post #13 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 26 Março 2012 - 14:50

Esqueçe a palavra profissional que eu usei, não era isso que eu queria dizer, a minha intenção era referir o facto de o Photoshop ser um programa mais completo que o lightroom.

Nada disso, o Lightroom tem funções diferentes do photoshop, são complementos.

O photoshop é um programa de edição e criação de imagem, o lightroom é um programa desenhado especificamente para workflow de fotografia.

Partilhar Post #14 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
  • Registo: 08/09/2010
    • Local: Seixal
    • coiso e tal

Publicado 26 Março 2012 - 18:07

Já usei a versão beta e pareceu-me que os sliders não são tão "brutos" como os do LR3. São mais suaves, consegue-se por exemplo recuperar com mais facilidade detalhe de zonas de sombra, o Clarity não cria halos com tanta facilidade... mas o que realmente adorei é o facto de se poder ter vários balanços de branco na mesma imagem, sem ter que criar cópias virtuais para juntar depois no photoshop com máscaras.

Nada disso, o Lightroom tem funções diferentes do photoshop, são complementos.

O photoshop é um programa de edição e criação de imagem, o lightroom é um programa desenhado especificamente para workflow de fotografia.

Exactamente.  :sim:

Partilhar Post #15 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 26 Março 2012 - 21:30

Eu já testei o beta, mas como não dava para importar catálogos não me dei ao trabalho de explorar muito.

Tenho ouvido diversas reclamações em relação ao "peso" do programa. Parece que é lento.  :wacko:

Partilhar Post #16 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 26 Março 2012 - 21:47

Eu pelo menos não notei isso. O meu pc tem 4 anos, mesmo quando novo não era topo de gama nenhum, e facilmente daria por quebras na velocidade, quer a mudar de fotos quer durante a edição, especialmente a usar o brush. Pareceu-me nesse aspecto idêntico ao anterior; nem mais rápido nem mais lento.

Partilhar Post #17 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 27 Março 2012 - 14:00

A pergunta era feita em relação ao inicio do tópico!

Ainda não tive tempo de verificar se há alterações de cor entre o Capture NX e o Lt4.

Mas respondo!
No meu pc do tempo da guerra, um Athlon 64 2800+ com 3gb de ram e uma placa de Ati 512 mb, corre melhor que a versão anterior, falo das versões 64bit, dado que corro W7 64 bit. E quando digo corre melhor, lol, digo passou de "lesma a caracol"! O raio do bicho chega a comer-me 2300mb de ram! Irra! E só tenho na biblioteca umas 200 imagens inseridas.

Partilhar Post #18 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 04 Abril 2012 - 17:56

Pessoal, alguém me sabe pq que de repente o meu Lighroom começou a consumir 1.45gb de ram!!!!?

Partilhar Post #19 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 04 Abril 2012 - 19:09

1.45Gb de RAM é pra meninos...  :D

Já viste nas definições? Qual a quantidade de RAM que estás a disponibilizar para o programa?

Partilhar Post #20 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 05 Abril 2012 - 11:13

Porque não 1.45GB?

Isso até é pouco!

Por isso é que eu disse que essa quantidade de RAM (ainda para mais num programa como o LR) é para meninos.  ;)

O meu pc tem 4Gb de RAM. Já ando há não sei quanto tempo para acrescentar e passar para 8...
Mas mesmo com os 4, normalmente tenho pelo menos 2,5Gb atribuídos ao Photoshop ou ao Lightroom para trabalharem. E mesmo assim às vezes fica ali a ler o disco não sei quanto tempo porque não tem nada em memória e tem que andar a gravar e ler informações do disco para tudo e mais alguma coisa, o que aumenta exponencialmente o tempo de trabalho em cada imagem...