Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Problema Canon 5d mkii / 580 EX II

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Mondrulho

Mondrulho

• Membro
  • Registo: 17/05/2009
    • Local: Viana do Castelo / Portimão

Publicado 12 Dezembro 2010 - 00:01

Boa noite, tenho tido um problema com o meu equipamento, por vezes o flash dispara com intensidade a mais. Uso a máquina nos modos M e P e por vezes quando uso na posição portrait acontece de o flash disparar com força de mais e queimar me a fotografia, já me aconteceu de descompensar o flash até -3 e continuava a acontecer. A solução costuma ser tirar as pilhas e voltar a ligar e por vezes passa... Costumo usar o flash em ETTL.
Hoje andei a pesquisar na net para ver se encontrava alguma solução e encontrei este forum de discussão onde dizem que o flash passa automaticamente para TTL...

Há casos de pessoal a queixar-se tambem em outras máquinas...

O forum para verem a discussão: http://forums.dprevi...essage=28760619

Gostava de saber se existe alguém que já se tenha deparado com o problema e como corrigir...

Obrigado.

Anúncios

Partilhar Post #2 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 13 Dezembro 2010 - 11:34

Boa noite, tenho tido um problema com o meu equipamento, por vezes o flash dispara com intensidade a mais. Uso a máquina nos modos M e P e por vezes quando uso na posição portrait acontece de o flash disparar com força de mais e queimar me a fotografia, já me aconteceu de descompensar o flash até -3 e continuava a acontecer. A solução costuma ser tirar as pilhas e voltar a ligar e por vezes passa... Costumo usar o flash em ETTL.
Hoje andei a pesquisar na net para ver se encontrava alguma solução e encontrei este forum de discussão onde dizem que o flash passa automaticamente para TTL...

Há casos de pessoal a queixar-se tambem em outras máquinas...

O forum para verem a discussão: http://forums.dprevi...essage=28760619

Gostava de saber se existe alguém que já se tenha deparado com o problema e como corrigir...

Obrigado.

Boas isso tb me acontece  no mesmo material e por vezes o flash manda luz a mais ao a menos, preciso de estar constatemente a adaptar a potencia do flash a abrir e a fechar o diafragama subir ao baixar a velocidade mexer no iso, uma das soluçoes que tenho é meter o flash em modo manual e escolher a potencia adequada.
Em modo automatico não tem esse problema em modo P penso ser programa.
:humm:

Partilhar Post #3 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 13 Dezembro 2010 - 11:36

Também já me aconteceu... não sei o motivo, e como não uso regularmente, nem me dei ao trabalho de procurar soluções.
A questão de ser folga na sapata é possível, porque se tirar o flash e voltar a montar, a coisa resolve-se (acho eu). Mas que não é prático, não é.
O que me parece que acontece é que a máquina deixa de reconhecer o flash como sendo compativel com ETTL - se fores ao menu de controlo de flash externo, penso que as opções ficam mesmo desactivadas...

Ao que parece, muita gente se queixa do mesmo, mas soluções, nem vê-las :unsure:

IT Partilhar Post #4 Mondrulho

Mondrulho

• Membro
  • Registo: 17/05/2009
    • Local: Viana do Castelo / Portimão

Publicado 13 Dezembro 2010 - 12:39

Pois, a minha maquina é relatiamente nova e o flash tambem por isso não há nenhuma folga na sapata... É muito chato, fotografo casamentos e por vezes o flash passa-se e queima-me as caras das pessoas... Quando estou a fazer sessões com o noivos não há crise porque se tira muitas fotos e vou sempre verificando mas ao fazer os convidados já uma vez estive pra bater com a maquina no chão mas depois tirei as pilhas e a coisa resultou...

Estou a espera que a canon apareça com uma solução... Já alguem experimentou (que fotografe muito) flash's de outras marcas para ver se acontece o mesmo?

Partilhar Post #5 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 13 Dezembro 2010 - 12:54

Pois, a minha maquina é relatiamente nova e o flash tambem por isso não há nenhuma folga na sapata...

Sim... no meu caso também...
Quando falo de folga, poderá ser um qualquer erro no design do flash/sapata, já que parece que o erro é bastante comum com este conjunto

A mim também me aconteceu durante um casamento... sorte que o outro fotógrafo estava a usar uma D3+SB-900! :D

Partilhar Post #6 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 14 Dezembro 2010 - 14:35

Podes meter aqui uns exemplos? Eu tive a controlar e o que me parecia ter queimado, era de facto um erro na balança dos brancos devido a luz do flash com a luz de tungsténio.
Quando abri os raw no DPP, parecia que as caras estavam queimadas, mas apos ter corrigido o balanço dos brancos para k 4200, o problema desapareceu, em certos ambientes é muito dificil ter uma balanca dos brancos certa.
Onde tb ja me aconteceu foi fotografar um individuo de pele escura e outro de pele branca com flash e ai a exposição falhar  :D.

Partilhar Post #7 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Dezembro 2010 - 22:38

É preciso ver que há casos e casos, não digo que isso não possa ser uma avaria, obviamente que pode, eu tenho um amigo que tem precisamente esse conjunto e acontece que o 580EX por alguma razão, se dá mal com a 5dII dele, não erra as exposições por acaso mas falha que se farta!!, o mesmo flash com uma 1DsII e com uma 1DsIII por exemplo funciona na perfeição.
No entanto, na maior parte das vezes os erros de medição/exposição do flash acontecem por erro/azelhiçe nossa,  medição matricial/flash em TTL por vezes é má combinação, e então se usarmos lentes tipo 17-40 ou mesmo 24-70, em muitos caso somos "traidos" pelos fundos, porque a máquina ou vê luz a mais vinda do fundo e "diz" ao flash para disparar fraquinho, ou acontece o contrário em que a escuridão domina e ,"bota lá" full power,  para iluminar tudo em condições. No meio disto lá fica o nosso assunto sub ou sobreexposto

No caso da posição portrait, pode dar-se o caso(em determinadas situações obviamente) de acontecer um erro de exposição por parte do TTL, precisamente porque podes ter eventualmente apanhado um pouco mais de céu e consequentemente mais luz, o que vai entrar para as contas da média de exposição do fotometro.

:th_up:

Partilhar Post #8 ph16

ph16

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 01 Fevereiro 2011 - 19:45

esse problema ja me aconteceu c a 7d encontrei um artigo q explica o q sucede e tudo leva a crer q o defeito esta na sapata do flash q não agarra a maquina com força suficiente
se me voltar a acontecer vai pra canon é triste gastar 500 eur e ficar mal servido...

http://shimworld.wor...ii-hotshoe-fix/