Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Lente e o alcool

• Por favor inicie sessão para responder
18 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joaopaulo

joaopaulo

• Membro
  • Registo: 17/07/2012
    • Local: Braga

Publicado 31 Julho 2012 - 22:04

Boas , será que posso utilizar álcool para limpar a lente, mas propiamente para retirar umas marquitas de gordura que não consigo tirar com um simples pano de limpeza! Agradeço uma resposta, é urgente!!!
OBRIGADO  :happy:

Anúncios

Partilhar Post #2 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 31 Julho 2012 - 22:10

Não sei  :lol: mas vou colar-me a este tópico porque quero ver o que vão dizer.

Partilhar Post #3 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 31 Julho 2012 - 22:21

Depende do álcool, se for por exemplo um gin Bosford não aconselho, já se for um Hendricks...

Não inventes, há líquidos próprios para limpar lentes.

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 31 Julho 2012 - 22:30

Eu meto debaixo da torneira passo por agua e depois passo o pano.

Ahhh, esqueci-me de mencionar que uso filtros  ::)

IT Partilhar Post #5 joaopaulo

joaopaulo

• Membro
  • Registo: 17/07/2012
    • Local: Braga

Publicado 31 Julho 2012 - 22:36

Ainda bem que é só gente engraçada neste forum :)

Partilhar Post #6 El Cavera

El Cavera

• Membro
  • Registo: 29/06/2011
    • Local: Oliveira de Azemeis

Publicado 31 Julho 2012 - 22:49

É assim alcool propriamente dito poderá não ser muito recomendado, visto que a tendencia do alcool é "secar" o material onde "toca".
Normalmente para limpar tanto lentes como eventuais superficies possivelmente sensiveis (ecran pc, psp, telemovel e propria máquina), costumo recorrer a liquidos de limpeza de oculos e depois passo então um pano microfibras. Muitas vezes nas lentes simplesmente bafejo um pouco e passo então o paninho.
É o processo que faço e até hoje nunca tive problemas, e esse tipo de materias arranjas facilmente numa casa da especialidade (oculistas), são baratos e não precisas de receita medica :D

Partilhar Post #7 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 31 Julho 2012 - 23:04

Eu estava a falar a serio no que respeita a agua :D

Quando não sai com o meu "bafo" ( ou tenha comido cebolas nesse dia ), molho um dos panos micro-fibras , molho uma ponta, e vai disto... Depois passo o pano seco ( micro-fibras ). E ainda paso o blower. Até brilha.

O alccol não sei, mas "acho" depende do coating das lentes/filtros. 

Partilhar Post #8 pedrojpr

pedrojpr

• Membro
  • Registo: 02/09/2010
    • Local: Bragança

Publicado 19 Outubro 2012 - 04:18

Há um liquido próprio para limpar lentes à venda em qualquer óptica! Comprem esse liquido, é em spray, borrifem num pano de microfibras e limpem. Nao há melhor.

A limpeza deve ser feita com movimentos circulares e suaves.

E pronto. Tá limpo.

Sem ser esta opção, recomendo apenas o bafo a cebolas do Paulo Pires!!  :D

Partilhar Post #9 jagc

jagc

• Membro
  • Registo: 12/11/2008
    • Local: Margem Sul
    • memoriar.org - Criar, fazer memórias.

Publicado 19 Outubro 2012 - 10:19

Eu limpo com a tshirt.  ;)

Álcool é abrasivo e queima os coatings da lente, logo o seu uso não é aconselhável. Quem quiser usar liquidos e coisinhas lindas para não fazer riscos microscópicos que use, a verdade é que até podes ter o elemento da frente partido que não se nota na foto.  ;)

Partilhar Post #10 Astrolupa

Astrolupa

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Loulé, Algarve

Publicado 19 Outubro 2012 - 11:08

Olá joaopaulo,

Somente álcool não vai dar. O álcool não tem propriedades desengordurantes, e o que vais conseguir fazer usando só álcool é espalhar a gordura ficando uma mancha gordurosa ainda maior. Ao contrário do que foi dito aqui, o álcool não é abrasivo nem "queima" as coatings. A gordura sim, e em particular a oleosidade natural da nossa pele que contém substâncias levemente ácidas que são agressivas para as coatings a médio e longo prazo.
Eu recomendo os produtos de limpeza para lentes, que, apesar de não serem nada de outro mundo em termos de composição, esta já está formulada de maneira óptima e mais que testada.
Eu uso um produto da Hama (era o que havia na altura - Mas existem outros iguais das mais diversas marcas), que, apesar de não ter a composição em lado algum na embalagem, consegui descobrir no próprio site do fabricante que é somente uma combinação de álcool isopropílico (de alto grau de pureza >99.0%) e glicerina. A glicerina é o agente desengordurante e o álcool puro evitará que fiquem manchas resultantes da passagem com o respectivo papel de limpeza ou pano micro-fibras.
O álcool etílico comum, apesar de não danificar nada, tem componentes que poderão deixar uma película visível.

Good luck! ;)

Partilhar Post #11 FDR

FDR

• Membro
  • Registo: 27/06/2013

Publicado 27 Junho 2013 - 12:50

Eu uso o líquido e o pano dos óculos, nunca tive razão de queixa, até brilha!

Partilhar Post #12 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 27 Junho 2013 - 16:20

Sempre limpei com a roupa, camisas, tshirts, o que for.

Nunca tive problemas nem me preocupo muito. O problema são riscos no elemento traseiro, agora no da frente.. Leva um sopro e passo a tshirt e já esta!

Partilhar Post #13 O Mocho

O Mocho

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lx.

Publicado 27 Junho 2013 - 20:57

Os alcoóis podem danificar as borrachas, vendantes e outros componentes poliméricos.

Pior que isso, os vapores podem introduzir-se no interior da lente (principalmente em objectivas não seladas) e, entre outras coisas, condensar sob as lentes, deixando manchas a acumulações de poeiras ou destruíndo as coatings menos resistentes aplicadas nas lentes interiores.

No entanto, a maioria dos líquidos de limpeza próprios para objectivas usa formulações de alcoóis (tipicamente, 70% álcool isopropílico e 30% de água destilada (e pouco ou mesmo nada mais).

E é este o motivo pelo que, numa limpeza de uma objectiva:

- se deve evitar usar qualquer fluído;

- caso se use, este deva ser aplicado num pano ou papel de limpeza e nunca na lente.

Partilhar Post #14 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 27 Junho 2013 - 21:07

Como tantos outros uso liquido de lentes e pano de microfibra. Basicamente fui a um oculista e pedi. liquido foi 2.80 o pano foi oferta.

Partilhar Post #15 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 10 Julho 2013 - 09:59

Sim, spray de lentes do oculista é a melhor receita. Uso-o para tirar salpicos de água salgada seca ou gorduras. De resto, o bafo e um lençol fino ou pano de microfibras são muito eficazes para tirar nódoas e pó.

Partilhar Post #16 The_Vortex

The_Vortex

• Membro
  • Registo: 01/08/2013

Publicado 02 Agosto 2013 - 13:32

eu costumo usar aquelas toalhetas (neste caso compro no jumbo de marca auchan) húmidas próprias para limpar oculos/lentes... até hoje tenho usado nos meus óculos e na limpeza do ecrãn do tlm e desengordura muito bem e sem deixar rastos. se eventualmente ficar algum pelinho é só deixar evaporar o pouco liquido e fica na lento e dar uma sopradela.

PS: com a maquina actual ainda só usei uma única vez e ficou impecável.

Partilhar Post #17 miica

miica

• Membro
  • Registo: 11/07/2013

Publicado 02 Agosto 2013 - 14:13

Eu sou mais um dos que usa líquido para limpar as lentes dos óculos. Costumo usar tb pra limpar o ecrã do PC e do telemóvel.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Partilhar Post #18 sebastião

sebastião

• Membro
  • Registo: 25/08/2008

Publicado 02 Agosto 2013 - 14:47

Eu espero que todo este pessoal que tá aqui a dizer para não usar álcool, mas recomenda usar liquido para limpar óculos, saiba que esse liquido não é mais do que álcool, maioria das vezes a 70%...

Partilhar Post #19 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 02 Agosto 2013 - 15:20

Álcool só se for isopropílico