Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

http://www.portugalmelhordestino.pt/

• Por favor inicie sessão para responder
32 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 20 Julho 2012 - 13:27

Só digo que aqui o colega do forúm roxo vai limpar a "coisa"  :lol: :lol: :lol:

O problema é esse:

Mas sei que através do sistema de votos que tem, mais vale ate nem por lá nada, pois não vou andar a pedir votos pelas redes sociais.

A democratização da fotografia trouxe estes mesmos paradigmas, o que é de todo estranho é haver uma organização como a Associação dos Fotógrafos Profissionais estar de acordo com esta metodologia :wacko:

Anúncios

Partilhar Post #22 vjeta

vjeta

• Membro
  • Registo: 10/02/2009

Publicado 20 Julho 2012 - 14:44

Boas,

Este assunto derivou no meu entender em vertentes que se cruzam mas que podem ser analisadas sepradamente:

1ª - O concurso, eu sou daqueles que acho que realmente o que se pretende é um banco de imagens gratuito donde se possam tirar algumas fotos que eventualmente se destaquem, a preços irrisórios. É realmente uma maneira pouco "ética" de "comprar" um eventualmente bom trabalho.

2º - Uma campanha publicitária, também acho que um trabalho estruturado a sério deve ser encomendado, à semelhança do que acontece na generalidade dos trabalhos que usfruimos no nosso dia a dia e ai à semelhança do ponto anterior partilho a opinião do Dein.

3º - Profissional vs Amador, aqui é que já discordo, o conceito de profissional poderá ter várias definições, mas para mim e de uma forma resumida tem a ver com uma remuneração paga pela realização de um trabalho, poderá ter uma ideia de qualidade implícita mas todos sabemos que isso não é necessariamente verdade ( e nalguns casos nem sequer é frequente), por outro lado diariamente somos invadidos por trabalhos de amadores com qualidade suficiente para fazerem trabalhos dignos de apresentação pública e de profissionais que fazem maus trabalhos, eu sei que esta afirmação é um cliché mas não deixa de ser verdadeira.

Acho que os bons profissionais realmente destacam-se pela qualidade e é pela qualidade que um trabalho deve ser avaliado (e falo em trabalho e não numa foto apenas), mesmo o material sendo um elemento importante (todos o sabemos que o é mais em determinados tipos de fotos e menos noutros), não deve ser factor decisor, pois também há muitos amadores com excelente equipamento, mais uma vez devemos centra-nos na qualidade.

Muito mais há seguramente para dizer mas para já deixo o meu contributo.

David

Partilhar Post #23 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 20 Julho 2012 - 15:37

As palavras profissional e amador têm cada uma delas sentidos e conotações diversas. É comummente aceite que quando se diz que alguém trabalha com profissionalismo o faz de maneira responsável, sistematizada, usando os meios adequados, etc. Por outro lado se um profissional trabalha amadoristicamente é precisamente o inverso. Daí não vem mal ao mundo.

Toda a gente sabe que existem profissionais que o são tão só porque ganham com a fotografia para viver. E que há amadores que fazem gosto de tal maneira na actividade que não ficam a dever nada em termos de qualidade do que apresentam. Nada de novo. É uma discussão antiga que nunca terá fim.

Qualquer amador no sentido etimológico do termo, de aficionado, não gosta de ser tratado com desdém por profissionais, ou aspirantes a sê-lo, mesmo que estes sejam bons, e muito menos quando a sua qualidade tem muito ainda para provar. Mais uma vez, nada de novo.

Agora o que me atrevo a dizer que é um fenómeno novo, pelo menos na sua elevada amplitude, é a avalanche de profissionais wannabe aos quais me recuso a chamar amadores. Porque eles não são aficionados. Os profissionais recusam-se a lhes chamar profissionais, estão no seu direito, na minha modesta opinião. Como amador aficionado também me acho no direito de me recusar a chamar amador a alguém que entra por aí a dentro, ainda nem sabe o que é uma abertura e já quer é que lhe digam como ganhar a vida com a fotografia.

Quando me recuso a lhes chamar amadores, não os estou a empurrar para o outro campo. Não estou a pedir que lhes chamem profissionais. Mas se calhar estão mais perto disso, afinal têm a aspiração nem sequer disfarçada de ganhar a vida com a fotografia, e interesse em aprender, amor pela arte em si, mostram pouco :)

E são esses que enchem os bancos de imagens a custo zero ou próximo e com imagens de qualidade mais que duvidosa. Não são os amadores, os aficionados.

Só os meus dois cêntimos :)

Partilhar Post #24 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 20 Julho 2012 - 15:59

O profissional não necessita de dizer que é profissional, é o e pronto e todo o seu trabalho tem de falar pelo "título" (em termos qualitativos)!

O amador, no sentido etimológico, está na boa... quem tem medo deles são os profissionais mencionados anteriormente, pois estes fazem umas fotos com mais ou menos equipamento e por vezes com melhor qualidade estética, mas fazem por prazer, sem pressões!

Os "profissionais wannabe", que são uma derivação dos amadores (com maiores ou menores conhecimentos) são aqueles que anseiam chegar ao tal estatuto e tudo fazem para concretizar o sonho, nenhum dos anteriores necessita de estar preocupados com estes pois são muito poucos os que vão ter sucesso ou se o tiverem será de todo efémera pois as suas fragilidades rapidamente vêm à superfície!

Partilhar Post #25 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 20 Julho 2012 - 16:55

O que Portugal tem de melhor é mesmo a carolice, ou a inocência de pensar que estas coisas não estão pensadas para serem lucrativas.

Pelo que li, isto é para entrar no Guiness book, ou seja tem de ser à americana, em grande! Ninguém verá todas as fotos do concurso com olhos de ver, pelo que a qualidade será factor pouco relevante.

A começar pelo video inicial já dá para perceber ao que vamos :ph34r:

Off-topic: quem vai ganhar é a das cegonhas, essa espécie única e autóctone cá do burgo  :D

Partilhar Post #26 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 20 Julho 2012 - 17:03

É que nem as fotos estão de acordo com a localização que indicam....ele é Padrão dos Descobrimentos,e Ponte D.Luís...tudo na Beira Litoral. Este tipo de iniciativas pecam a meu ver pela falta de critérios. Acho que não passa de mais uma jogada de marketing para encher os bolsos a alguns.

Partilhar Post #27 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Julho 2012 - 17:46

Voltando à questão "etimológica", o que se observa a partir daquelas fotos nem sequer chega a poder ser considerado amadorismo (na maioria pelo menos). Aquilo é gente que de vez em quando faz uns passeios, nalguns desses passeios faz-se acompanhar de uma a compacta, e que por vezes pensa, "olha que cenário tão giro!", aponta para a frente, e carrega no botão.

"Amador" no sentido de aquele que ama - ou que pelo menos que gosta o suficiente para se interessar por aquilo que está a fazer a ponto de averiguar sobre os princípios básicos. Não me parece que seja a situação.

Mas, como disse, há excepções - e as diferenças de patamar observadas são gritantes.

Partilhar Post #28 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 20 Julho 2012 - 17:48

(...)
"Amador" no sentido de aquele que ama - ou que pelo menos que gosta o suficiente para se interessar por aquilo que está a fazer a ponto de averiguar sobre os princípios básicos. Não me parece que seja a situação.
(...)

Voilà!

Partilhar Post #29 petefotografia

petefotografia

• Membro
  • Registo: 12/07/2010
    • Local: Loulé

Publicado 20 Julho 2012 - 22:12

Estive a ver as fotos, do Algarve, e se não vivesse cá e conhecesse a generalidade dos locais fantásticos que existem, nem por um segundo, ao ver a quase totalidade daquelas fotos, pensava em vir cá  :(.

Partilhar Post #30 rukinhas

rukinhas

• Membro
  • Registo: 01/01/2009
    • Local: Leiria

Publicado 01 Agosto 2012 - 15:05

Amadores vs Profissionais à parte, o autor do tópico colocou apenas o ponto 7.2 do regulamento e eu ainda assim acho piores os pontos 7.3 e 7.4.

7.3. Os participantes autorizam a LFM a publicar as fotografias em qualquer secção do site www.dreambooks.pt, 
na página oficial da marca Dreambooks no Facebook, no maior álbum fotográfico do mundo, que será produzido pela marca, 
ou outro meio à disposição da marca. Toda a informação publicada será feita de acordo com o regulamento da competição 
e preservando o máximo de privacidade possível para os participantes.

7.4. Os participantes autorizam a LFM a efectuar todas as alterações e adaptações que entenda necessárias ou 
convenientes, às imagens premiadas e que integrem o álbum fotográfico.

No Ponto 7.3 :

"preservando o máximo de privacidade possível para os participantes."
O que eu entendo é: Não há atribuição da autoria da imagem para ninguém. Metem cá as fotos a gente usa (e abusa) e nunca podem vir reclamar que querem que a foto tenha o vosso nome associado.

"qualquer secção do site www.dreambooks.pt, na página oficial da marca Dreambooks no Facebook, no maior álbum fotográfico do mundo,"
Além do suposto objectivo do concurso aparecer em último lugar da lista de possíveis usos das imagens, o que para mim demonstra logo o que se espera deste concurso, os promotores querem, e dizem explicitamente, usar as fotos para promoção da marca deles... com objectivos muito diferentes do concurso em causa.

No Ponto 7.4 :
Então mas já não basta eu ceder os meus direitos que ainda têm que ter permissão para mexer e remexer, perdão, adaptar as as imagens conforme lhes convir!!!
E quem me garante, enquanto fotografo, que a imagem final corresponde à minha visão de fotografo quando a criei?

Sou eu que sou paranóico ou isto está um nível acima na escala de abuso deste tipo de concursos?

IT Partilhar Post #31 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 02 Agosto 2012 - 00:49

Uma entrevista na sic sobre esta iniciativa. Achei particularmente interessante não se falar de promoção desta actividade no estrangeiro, que devia ser o maior objectivo...

Um álbum gigante...

Partilhar Post #32 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 24 Agosto 2012 - 13:23

Alguém sabe se esta iniciativa publicitária de uma empresa, disfarçada de outra coisa qualquer está a ter sucesso?

Partilhar Post #33 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 24 Agosto 2012 - 13:31

Deve estar... pelo menos a julgar pela quantidade de "pedinchices de votos" que recebo todos os dias no facebook...