Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

http://www.portugalmelhordestino.pt/

• Por favor inicie sessão para responder
32 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 19 Julho 2012 - 11:26

http://www.portugalmelhordestino.pt/

Mais um concurso fotográfico que pretende mostrar o que portugal tem de melhor.
Neste momento já conta com mais de 500 fotografias a concurso.
Prémio para a melhor? Uma 550d... Sim, nem é uma 650d.. é uma 550d...

Em vez de gastarem centenas de euros com fotos de boa qualidade, gasta-se 1000euros e tá o assunto resolvido. Faz-se o que se espera ser um banco de imagens com mais de 10000 registos....

7.2. As fotografias submetidas, no âmbito deste passatempo, poderão ser utilizadas pela LFM para quaisquer fins, em Portugal ou no estrangeiro, nomeadamente para utilizar na impressão daquele que pretende ser o maior álbum fotográfico do mundo e para fins promocionais.

Anúncios

Partilhar Post #2 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 19 Julho 2012 - 11:31

Ainda bem que dizes essas coisas... para não ser sempre eu com o meu mau-feitio :D

Partilhar Post #3 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 19 Julho 2012 - 11:35

...para não ser sempre eu com o meu mau-feitio :D

:lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #4 zigoto

zigoto

• Membro
  • Registo: 04/01/2012

Publicado 19 Julho 2012 - 11:41

Mais um concurso fotográfico que pretende mostrar o que portugal tem de melhor.

Pelas fotos que lá vejo não irão mostrar grande coisa.

Partilhar Post #5 hdborges

hdborges

• Membro

Publicado 19 Julho 2012 - 11:49

Até me atrevo a dizer que portugal vai ficar muito mal visto  :lol: :lol: :lol:

IT Partilhar Post #6 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 19 Julho 2012 - 12:28

Até me atrevo a dizer que portugal vai ficar muito mal visto  :lol: :lol: :lol:

Essa é mesmo a pior parte....

Portugal quer-se mostrar como um país forte, e vai "às compras" aos amadores... Em vez de pouco e bom, quer muito mas do baratinho.

Duvido que haja muita gente a fazer imagens fabulosas com máquinas inferiores à 550d...

Partilhar Post #7 hdborges

hdborges

• Membro

Publicado 19 Julho 2012 - 12:38

Portugal quer-se mostrar como um país forte, e vai "às compras" aos amadores... Em vez de pouco e bom, quer muito mas do baratinho.

Duvido que haja muita gente a fazer imagens fabulosas com máquinas inferiores à 550d...

Portugal é um país muito estranho, estamos no 8 e rapidamente passamos ao ointenta e vice-versa... Recordo-me do Steven Klein vender seis fotos a Portugal por um milhão de euros para a famigerada campanha do Allgarve, quando eventualmente haveriam alternativas cá no burgo eventualmente mais válidas, e aqui também me atrevo a dizer, de amadores... Mas é velha mentalidade que o trabalho pelos de cá tem de ser baratinho... 

Partilhar Post #8 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 19 Julho 2012 - 12:45

Decidam-se lá sobre a origem do problema. É das instituições que querem (e conseguem) o trabalho feito à borla? É das intituições corrompidas que decidem dar os trabalhos milionários a quem os possa retribuir bem pela cunha? Não me parece haver qualquer contradição de fundo entre uma e a outra das alternativas. Mas façam-me o favor de não meter os amadores convictos à bulha, não culpem os amadores convictos e assumidos como amadores, da falta de qualidade. Se há quem esteja disposto a trabalhar à borla não me parece que sejam os amadores convictos mas alguns aspirantes a profissionais que estão dispostos a vender a mãe se for preciso para passar à frente dos outros. Estarei enganado?

Partilhar Post #9 hdborges

hdborges

• Membro

Publicado 19 Julho 2012 - 13:08

Na minha opinião, a questão coloca-se mais uma vez da intenção de uma entidade estar a reunir um banco de imagens de portugal que se presume ser para promoção do país com o apoio do Governo Português e que em troca dá uns "prémios" cedendo todos o autores os direitos das mesmas...

Os promotores é que tem de saber o que pretendem, ou seja:

1º Querem efectivamente trabalhos de qualidade para a promoção do país ( e na promoção do país é que está o cerne da questão) e então contratam fotográfos profissionais ou amadores de indiscutível qualidade.

2ºQuerem trabalhos de qualidade mas com uma participação generalizada e aberta para posterior selecção, elevam os prize moneys de forma a garantir a participação de profissionais e onde certamente estarão presentes amadores e "amadores", depois a questão das cedências há várias formas de contornar a situação de forma correcta e justa...

Conforme está é que não, ou seja, atirar uns "pozinhos" e ver o que sai na esperança de obter umas fotos com alguma qualidade...

Quanto a questão de amadores aspirantes a profissionais, não estou a ver onde se enquadra esta premissa na discussão... Aliás, um dos patrocinadores do projecto é a Associação dos Fotógrafos Profissionais

Partilhar Post #10 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 19 Julho 2012 - 13:22

(...)
Quanto a questão de amadores aspirantes a profissionais, não estou a ver onde se enquadra esta premissa na discussão... Aliás, um dos patrocinadores do projecto é a Associação dos Fotógrafos Profissionais

Pois eu também não vejo onde é que os amadores se integram nessas guerras, mas pelos vistos há quem veja. Se se dissesse que vai às compras a aspirantes a profissionais mortinhos por dar nas vistas, não sendo assunto que me diga respeito, até acredito que o seja. Dizer que vêm às compras aos amadores e isso baixa a qualidade da imagem do país, pela minha parte não estou disposto a encaixar. Façam as guerrinhas que queiram, trabalhem e aperfeiçoem-se se querem ser profissionais. Não tentem é sobressair à conta de denegrir os outros. Isso é muito feio.

Partilhar Post #11 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 19 Julho 2012 - 18:22

Um bocadinho à margem da discussão, mas dentro do tópico...

E já começaram a aparecer os fastidiosas posts no facebook, de "metam um like na minha foto", relacionados com este concurso.  :mad:

IT Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 19 Julho 2012 - 19:01

Decidam-se lá sobre a origem do problema. É das instituições que querem (e conseguem) o trabalho feito à borla? É das intituições corrompidas que decidem dar os trabalhos milionários a quem os possa retribuir bem pela cunha? Não me parece haver qualquer contradição de fundo entre uma e a outra das alternativas. Mas façam-me o favor de não meter os amadores convictos à bulha, não culpem os amadores convictos e assumidos como amadores, da falta de qualidade. Se há quem esteja disposto a trabalhar à borla não me parece que sejam os amadores convictos mas alguns aspirantes a profissionais que estão dispostos a vender a mãe se for preciso para passar à frente dos outros. Estarei enganado?

al-Farrob, á bocado estava a sair de casa e não desenvolvi muito...

Aqui há 2 questões.

Em primeiro lugar, a questão de criar um banco de imagens de forma quase gratuita. Isso já foi debatido...

A segunda, e onde entram os amadores, é na qualidade do produto final. Quem quer ganhar uma 550d por uma foto está no seu direito de enviar as imagens que quiser. Agora temos de ser realistas e entender que é um prémio que apela mais aos amadores... Isso a mim não me aquece nem me arrefece. Não estou interessado em ganhar tais prémios, por isso nem vou pensar no caso de participar.

Como eu, muitas pessoas que fazem boas fotos vão pensar o mesmo. Isso vai resultar num trabalho final de qualidade duvidosa. Basta passar já pelo site e ver, das 1200 fotos que lá estão, quantas são mais que um snapshot. Outras quantas que lá estão, e que visualmente até são interessantes, são muito genéricas. Tanto podiam ser aqui como em Espanha, França ou no Perú. Eu não vou daqui a frança para ir à praia que é exactamente igual à nossa. Vou pelo que há de diferente.

Volto a dizer... Portugal quer-se mostrar como um país forte, e vai "às compras" aos amadores... Em vez de pouco e bom, quer muito mas do baratinho. Isso coloca em causa a imagem que se passa lá para fora.

Se eu pegasse num album de promoção de Espanha, com o selo da maior instituição do país, e visse que era um aglomerado de fotos mal tiradas, colocava-me algumas questões sobre a seriedade dessa instituição. Sempre ouvi dizer que mais vale poucas e boas....

Partilhar Post #13 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 19 Julho 2012 - 20:10

al-Farrob, á bocado estava a sair de casa e não desenvolvi muito...

Aqui há 2 questões.

Em primeiro lugar, a questão de criar um banco de imagens de forma quase gratuita. Isso já foi debatido...

A segunda, e onde entram os amadores, é na qualidade do produto final. Quem quer ganhar uma 550d por uma foto está no seu direito de enviar as imagens que quiser. Agora temos de ser realistas e entender que é um prémio que apela mais aos amadores... Isso a mim não me aquece nem me arrefece. Não estou interessado em ganhar tais prémios, por isso nem vou pensar no caso de participar.

Como eu, muitas pessoas que fazem boas fotos vão pensar o mesmo. Isso vai resultar num trabalho final de qualidade duvidosa. Basta passar já pelo site e ver, das 1200 fotos que lá estão, quantas são mais que um snapshot. Outras quantas que lá estão, e que visualmente até são interessantes, são muito genéricas. Tanto podiam ser aqui como em Espanha, França ou no Perú. Eu não vou daqui a frança para ir à praia que é exactamente igual à nossa. Vou pelo que há de diferente.

Volto a dizer... Portugal quer-se mostrar como um país forte, e vai "às compras" aos amadores... Em vez de pouco e bom, quer muito mas do baratinho. Isso coloca em causa a imagem que se passa lá para fora.

Se eu pegasse num album de promoção de Espanha, com o selo da maior instituição do país, e visse que era um aglomerado de fotos mal tiradas, colocava-me algumas questões sobre a seriedade dessa instituição. Sempre ouvi dizer que mais vale poucas e boas....

Nada a acrescentar, tinha mesmo entendido bem em todo o alcance da coisa, por isso nada a acrecentar.

Partilhar Post #14 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 19 Julho 2012 - 20:20

Um bocadinho à margem da discussão, mas dentro do tópico...

E já começaram a aparecer os fastidiosas posts no facebook, de "metam um like na minha foto", relacionados com este concurso.  :mad:

O Roxo papa aquilo tudo!  :D

Partilhar Post #15 joao pedro

joao pedro

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: VISEU

Publicado 19 Julho 2012 - 20:44

O Roxo papa aquilo tudo!  :D

não sei se a Dona celina vai deixar... a foto nº 8 cativou-me... :blink:

Partilhar Post #16 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 19 Julho 2012 - 20:53

Discordo, a ameaça principal é a Vera Alves, que não tarda coloca as fotos todas à frente, e com o mesmo número de votos...  :lol:

Partilhar Post #17 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 20 Julho 2012 - 00:31

Vamos todos comprar maquinas acima da 550D, senão nunca vamos tirar boas fotos... :???:
Enfim...  ::)

IT Partilhar Post #18 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Julho 2012 - 08:11

Vamos todos comprar maquinas acima da 550D, senão nunca vamos tirar boas fotos... :???:
Enfim...  ::)

Eu considero uma 350d equivalente a uma 550d. A não ser que deixe de funcionar, estão no mesmo segmento.

Mas se queres por essa teoria à prova, vai ao site. Muitas das fotos têm o exif. Pega nas que achas que realmente representam melhor Portugal, e vai ver que máquina tirou essas fotos. Vais ver que são maioritariamente DSLR. Isso significa que o target que tem conteúdo significativo, já tem uma máquina semelhante à oferecida. Se queres ter mais imagens desse tipo de fotógrafos, é bom que o prémio seja algo que lhes interesse. Pelo mesmo valor, podiam oferecer uma 17-40 ou uma 70-200, que já interessaria a um número maior de fotógrafos.

Partilhar Post #19 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 20 Julho 2012 - 10:43

Ou seja, para ti, quem vai concorrer apenas está interessado em ganhar prémios?
Eu vou la meter umas fotos minhas, e acima de tudo, gostava é de a ver publicada.
Mas sei que através do sistema de votos que tem, mais vale ate nem por lá nada, pois não vou andar a pedir votos pelas redes sociais.
Quanto à discussão dos profissionais e amadores, nem vou dizer nada... Vai sempre dar ao mesmo.  :wacko:

Partilhar Post #20 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 20 Julho 2012 - 11:02

Deve ser por haver ML para a 550d  8)