Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Canon 7d com problemas

• Por favor inicie sessão para responder
35 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 veronicapoison

veronicapoison

• Membro
  • Registo: 15/06/2012
    • Local: Porto

Publicado 17 Julho 2012 - 14:56

Olá a todos,

este caso não se passou comigo, mas com uma amiga muito próxima. Acompanhei tudo isto desde o início, sendo testemunha de tudo o que se passou até agora.

A canon 7d dela, comprada na Suíça por um Tio, funcionava ás mil maravilhas, até que, a 15 dias do fim da garantia, começaram a aparecer uns riscos estranhos nos RAWS,e as fotos apresentavam um ligeiro desfoque.
Mandou-se a câmara para arranjar num agente autorizado Canon, na Rua do Bonjardim no Porto, que foi um idiota, mal educado, e ainda fez de nós burras, a dizer que os riscos eram por ultrapassarmos a capacidade da Câmara, que não via riscos nenhuns, e que nós é que não sabiamos de nada... acabou só por fazer uma actualização de Firmware, e devolveu a câmara a dizer que estava boa. A minha amiga, escreveu no livro de reclamações (em Dezembro, até agora não sabe de nada).
Depois enviou a câmara para a Canon Portugal, e aí já disseram que a objectiva tinha folgas, e a câmara estava a focar atrás (???). Mais uma vez enviaram a Câmara quase na mesma.

Finalmente enviou-se a Câmara para a Canon da Suíça, onde esteve desde Fevereiro até agora, e eles disseram que a Câmara está boa... não tem nada de mal.
Eis que a minha amiga fez uns testes e a Câmara está pior ainda!

Vimos em alguns fóruns estrangeiros que já algumas pessoas se queixaram disso... o porquê não sabemos.
Agora a minha amiga quer entrar em Processo Judicial contra a Canon (o que eu acho que vai ser tempo e dinheiro perdido para constatar o óbvio).

Na primeira vez que reparamos neste problema, várias pessoas, incluindo formadores do nosso curso de fotografia, testaram a câmara, ISO's diferentes, aberturas de diafragma diferentes, condições de luz, velocidade, etc... ficam sempre riscos, e notam-se mais nas zonas mais escuras.

Sabem de alguém a que já tenha acontecido o mesmo? Que acham que poderá ser?
E por favor, opinem sobre a posição da Canon relativamente a isto.

Deixo aqui a imagem de teste

Imagem Colocada

Anúncios

Partilhar Post #2 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 17 Julho 2012 - 15:02

Boas!

A imagem de teste que apresentas não será a melhor para se verificar o que referes, pois não vejo quaisquer riscos e o desfoque é natural no primeiro plano. De resto a imagem está escura e isso faz com que o "ganulado" se note. A menos que se ajustem as definições da máquina para uma foto mais escura...

O melhor será testar em campo aberto durante o dia para se ver melhor.

Com esta "imagem de teste" não dá para se perceber do que realmente se trata.

:th_up:

IT Partilhar Post #3 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 17 Julho 2012 - 15:08

Boas!

A imagem de teste que apresentas não será a melhor para se verificar o que referes, pois não vejo quaisquer riscos e o desfoque é natural no primeiro plano. De resto a imagem está escura e isso faz com que o "ganulado" se note. A menos que se ajustem as definições da máquina para uma foto mais escura...

Como eu referi, os riscos notam-se especialmente em zonas mais escuras.
É óbvio que o desfoque é natural do primeiro plano (eu sei disso, não me substime por favor), mas no plano de fundo, onde deveria estar focado, não está.
Diga-me sinceramente, isto parece-lhe uma foto de uma Canon 7D?
É que a mim parece-me de telemóvel, e uma câmara que custa 1800€, com um problema assim é um bocado chato. A minha 60D tem performances melhores, do que esta câmara, nas mesmas condições de luz e mesmas defenições, e o pior é que só começou a acontecer isso em Dezembro, porque nem sempre foi assim.
Mais tarde ponho aqui o exif da foto.

Deixo aqui um dos links, que fala do mesmo problema http://www.flickr.co...57623496964841/

Partilhar Post #4 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 17 Julho 2012 - 15:23

Boas,

isso parece-me um problema +/- típico nas Canon que é o vertical banding. Se procurares na net sobre isso vais encontrar uma quantidade de tralha relacionada.

No entanto o que acho estranho é o seguinte:
- eu já tive uma 7D e nunca notei o problema de banding, e este que mostras é muito perceptível. Ainda mais estranho é que dizes que só há pouco tempo é que começou a produzir isto. Não sei se isto não poderá ser o sensor a dar o badagaio ou qualquer coisa do género.

- as condições de utilização da máquina não mudaram ? ou seja não foi submetida a condições extremas (frio/quente/água/pó/queda) ? O problema ocorre sempre mesmo em sítios diferentes, podes por exemplo estar perto de algum aparelho que cause interferências. (Sei que isto é bem rebuscado, e estas máquinas estão à partida preparadas para utilização em ambientes extremos, mas é bom compreender se houve alterações na utilização para poder tentar isolar a origem do problema).

Partilhar Post #5 kincas

kincas

• Membro
  • Registo: 30/06/2008
    • Local: Leiria

Publicado 17 Julho 2012 - 15:33

Boas!

X2

Também não vejo os riscos que refere.

Por outro lado não creio que seja de bom tom a resposta que deu a quem pretendeu ajudar.

Cumps.

IT Partilhar Post #6 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 17 Julho 2012 - 15:35

Boas,

isso parece-me um problema +/- típico nas Canon que é o vertical banding. Se procurares na net sobre isso vais encontrar uma quantidade de tralha relacionada.

No entanto o que acho estranho é o seguinte:
- eu já tive uma 7D e nunca notei o problema de banding, e este que mostras é muito perceptível. Ainda mais estranho é que dizes que só há pouco tempo é que começou a produzir isto. Não sei se isto não poderá ser o sensor a dar o badagaio ou qualquer coisa do género.

- as condições de utilização da máquina não mudaram ? ou seja não foi submetida a condições extremas (frio/quente/água/pó/queda) ? O problema ocorre sempre mesmo em sítios diferentes, podes por exemplo estar perto de algum aparelho que cause interferências. (Sei que isto é bem rebuscado, e estas máquinas estão à partida preparadas para utilização em ambientes extremos, mas é bom compreender se houve alterações na utilização para poder tentar isolar a origem do problema).

O problema foi mesmo a comparação entre duas 7d que fizemos na altura, com as mesmas definições, e uma apresentava um ruído "normal" dos ISO's altos, e esta apresentava estes riscos estranhos.

Em relação ás condições a que a câmara teve sujeita, nem pó, nem chuva, nem muito frio nem muito calor. Ela é uma pessoa extremamente cuidadosa com a câmara. A primeira vez que notamos isto, foi no Estúdio, com fotografias com sombras carregadas.

O exif da foto :
ISO 100
1/125
f/3.5

IT Partilhar Post #7 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 17 Julho 2012 - 15:38

X2

Também não vejo os riscos que refere.

Por outro lado não creio que seja de bom tom a resposta que deu a quem pretendeu ajudar.

Cumps.

Se não pareceu de bom tom, não foi intencional, infelizmente nos fóruns onde as coisas são escritas, tudo depende da interpretação que cada um der. Apenas pedi que não me substimasse, ao dizer que o desfoque era normal do primeiro plano. Isso penso que é básico, e qualquer pessoa sabe.
Bem, eu vejo os riscos, estão bem visíveis... e pelos vistos o fvicente também viu. Sugiro que faça download da foto e veja com um bocado de zoom.

Partilhar Post #8 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 17 Julho 2012 - 15:40

Só por curiosidade, testaram fora do estúdio ?

Como disse inicialmente, poderá eventualmente ser algo relacionado com interferências de algum material no estúdio.

Fora isso, parece-me claramente uma avaria no sensor, as linhas que indicas para mim são muito visíveis e mais uma vez, na 7D que tive isto não ocorria.

Partilhar Post #9 digital-jesus

digital-jesus

• Membro
  • Registo: 01/05/2012

Publicado 17 Julho 2012 - 15:45

os riscos que diz, sao brancos e na parte superior dos tubos horizontais, mais pronunciados a começar na esquerda ? se sao eu vejo e bem

IT Partilhar Post #10 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 17 Julho 2012 - 15:45

Só por curiosidade, testaram fora do estúdio ?

Como disse inicialmente, poderá eventualmente ser algo relacionado com interferências de algum material no estúdio.

Fora isso, parece-me claramente uma avaria no sensor, as linhas que indicas para mim são muito visíveis e mais uma vez, na 7D que tive isto não ocorria.

Esta foto de teste foi tirada fora do estúdio, e testamos noutras situações de luz também fora do estúdio. Aparece muito predominante nas zonas escuras das imagens, daí o teste ser feito numa zona com menos luz, e a foto estar subexposta.

Isto para algumas pessoas, é insignificante, já levamos com respostas do género "ah não tirem fotos escuras então..." mas para um equipamento destes, é grave, e para a pessoa que a comprou não serve assim porque ela adora fotos com sombras, low-keys, etc...

IT Partilhar Post #11 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 17 Julho 2012 - 15:46

os riscos que diz, sao brancos e na parte superior dos tubos horizontais, mais pronunciados a começar na esquerda ? se sao eu vejo e bem

Sim, exactamente... na minha opinião estão bem visíveis.

Partilhar Post #12 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 17 Julho 2012 - 16:55

Eu sou da mesma opinião do fvicente: Isso "parece" vertical banding "tipico" da 7D.

Agora coloquei entre aspas "parece" e "tipico" porque, tendo adquirido uma 7D recentemente, e após ter feito umas fotos de paisagem , com a 450D e com a 7D, ambas em ISO 100, reparei que tinha esses "riscos" nas fotos da 7D ( no céu ).

Nos primeiros 5 minutos fiquei "revoltado" como talvez a tua amiga esteja, mas depois passei precisamente 8 horas ( acabei às 5 da manhã LOL ) a investigar o assunto, e descobri que:

- Para a mesma imagem, existem utlizadores a ver o vertical banding , e outros não.
- Varia de monitor para monitor ( vejo no monitor de casa mas não vejo no monitor do trabalho.. )
- Acho que foi no dpreview, numa discussão epica, que um utilizador diz que lhe trocaram até o sensor da maquina.. e o problema persistia. Outro diz que veio pior depois da reparação... Outro diz que veio melhor... "and so on..."
- Alguns houve que defenderam que as fotos "correctamente expostas" não apresentam tal problema.
- Foquei-me na minha maquina e reparei, que a ISO 200 não é tão notorio ( já na 450D obtenho um resultado mais "agradavel" a ISO 200 que a 100 ).
- No meu caso só tem aparecido no céu azul, e em fotos com alguma subexposição.
- Eu uso o Camera RAW da Adobe para processamento do RAW. Se usar a ultima versão do DPP da canon, o "efeito" é menor.

Agora, naquele ponto que realcei a negrito, testei mais tarde uma paisagem do genero, à mesma hora, ISO 100, mas desta vez dei praí 1/2 stop de sobrexposição e adivinha: no vertical banding. :D

Na imagem que apresentas, se olhares para o histograma, podemos ( ou não ) considerar a foto subexposta. Faz a mesma imagem com uma exposição mais uniforme e vê o resultado final.

Por fim, voltando ao meu caso especifico, enquadrei a "vertical banding" na mesma categoria do "po no sensor": Quanto mais "procuramos", mais "encontramos". :D

Prefiro ver a gama dinamica da 7D a brilhar em certas condições, do que preocupar-me com algo que se pode resolver de 10 maneiras.

Mais: Duvido que a Canon resolva isso, porque é um problema muito complicado de comprovar/testar.

NOTA: Quando escrevi estes post o site foi abaixo, e desapareceram posts.

Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 17 Julho 2012 - 17:30

Aparecem e desaparecem mensagens  :blink:

Continuando, que deixei escapar parte da conversa:

Esta foto de teste foi tirada fora do estúdio, e testamos noutras situações de luz também fora do estúdio. Aparece muito predominante nas zonas escuras das imagens, daí o teste ser feito numa zona com menos luz, e a foto estar subexposta.

A mim "aparece-me" nas zonas claras ( céu azul novamente e quase exclusivamente ). Engraçado que há dias estava a passar a pente fino um dos samples da nikon d3200 e tinha banding nas zonas escuras.

Isto para algumas pessoas, é insignificante, já levamos com respostas do género "ah não tirem fotos escuras então..." mas para um equipamento destes, é grave, e para a pessoa que a comprou não serve assim porque ela adora fotos com sombras, low-keys, etc...

Se pesquisares verás que não é assim tão grave. A canon 1D Mark IV com uma 50mm 1.2L faz menos.

Já descarreguei samples da 5D Mark III, Nikon 800,e tendo em conta que são a ISO 100, posso dizer que ruido existe sempre e de diversas formas, e poderiamos considerar "grave", mas basta ver as epicas discussões entre as duas maquinas em diversos foruns... não há consenso :D

Não leves a mal, mas acho que é mais "exigência" do que "avaria".. E se a 60d tem melhor perfomance, porque ela não troca? Mesmo sesnor, mesmos 18 mpx...

Partilhar Post #14 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 17 Julho 2012 - 19:09

Como eu referi, os riscos notam-se especialmente em zonas mais escuras.
É óbvio que o desfoque é natural do primeiro plano (eu sei disso, não me substime por favor), mas no plano de fundo, onde deveria estar focado, não está.
Diga-me sinceramente, isto parece-lhe uma foto de uma Canon 7D?
É que a mim parece-me de telemóvel, e uma câmara que custa 1800€, com um problema assim é um bocado chato. A minha 60D tem performances melhores, do que esta câmara, nas mesmas condições de luz e mesmas defenições, e o pior é que só começou a acontecer isso em Dezembro, porque nem sempre foi assim.
Mais tarde ponho aqui o exif da foto.

Deixo aqui um dos links, que fala do mesmo problema http://www.flickr.co...57623496964841/

Eu não estava a subestimá-la  ::) Apenas quis referir que para uma foto de teste, o melhor seria em campo aberto, à luz do dia para que se possa verificar com mais exactidão o problema. Naturalmente, em zonas com pouca iluminação ou mesmo interiores, a 7D não faz milagres. Depende da objectiva usada, do tipo de abertura, etc, etc, o que pode condicionar a foto. Até podia ter usado o flash para a mesma foto e serviria de confirmação para o problema.
Eu tenho uma 7D e felizmente não tenho esse "problema" e só estava a tentar dar uma sugestão.

Assim, comparando essa foto com outra, se realmente o problema subsiste, então terá que haver uma solução/explicação para isso.
A ideia seria postar algumas fotos em situações/iluminações diferentes para ver se é a mesma coisa.

Uma foto destas, na minha humilde opinião pessoal, não serve para teste. ;)

IT Partilhar Post #15 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 18 Julho 2012 - 10:06

Aparecem e desaparecem mensagens  :blink:

Se pesquisares verás que não é assim tão grave. A canon 1D Mark IV com uma 50mm 1.2L faz menos.

Já descarreguei samples da 5D Mark III, Nikon 800,e tendo em conta que são a ISO 100, posso dizer que ruido existe sempre e de diversas formas, e poderiamos considerar "grave", mas basta ver as epicas discussões entre as duas maquinas em diversos foruns... não há consenso :D

Não leves a mal, mas acho que é mais "exigência" do que "avaria".. E se a 60d tem melhor perfomance, porque ela não troca? Mesmo sesnor, mesmos 18 mpx...

o mal foi mesmo não pesquisar isso antes, para o género de fotografias que a minha amiga faz, é um bocado chato ter essa particularidade. Relembro que somos recém formadas, sem emprego, em início de carreira, é chato dar 1800€ por uma câmara que não está a altura do que se pretende, e eu ter dado menos por uma câmara supostamente inferior, e esta ter performances melhores. É óbvio que a Canon sabe deste "problema", a questão é mesmo, se sabe, porque não o corrige?

IT Partilhar Post #16 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 18 Julho 2012 - 10:09

Eu não estava a subestimá-la  ::) Apenas quis referir que para uma foto de teste, o melhor seria em campo aberto, à luz do dia para que se possa verificar com mais exactidão o problema. Naturalmente, em zonas com pouca iluminação ou mesmo interiores, a 7D não faz milagres. Depende da objectiva usada, do tipo de abertura, etc, etc, o que pode condicionar a foto. Até podia ter usado o flash para a mesma foto e serviria de confirmação para o problema.
Eu tenho uma 7D e felizmente não tenho esse "problema" e só estava a tentar dar uma sugestão.

Assim, comparando essa foto com outra, se realmente o problema subsiste, então terá que haver uma solução/explicação para isso.
A ideia seria postar algumas fotos em situações/iluminações diferentes para ver se é a mesma coisa.

Uma foto destas, na minha humilde opinião pessoal, não serve para teste. ;)

É como eu disse, este problema só aparece em fotos escuras, ou em zonas mais escuras das fotografias, já testamos com high-keys, e com fotografias com luminosidade, com céus etc, e não aparece nas zonas claras, mas sim nas zonas de sombra... daí o teste ser realizado numa zona com menos luz. Mesmo assim, o ISO 100 para mim não justifica aquele tal "vertical banding".

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Julho 2012 - 14:52

E essa foto veio de onde? é um jpeg directo da máquina? é um raw processado? é um crop? é um 100%?

Mete ai um raw em que se note esse problema.

Partilhar Post #18 nam

nam

• Membro
  • Registo: 25/09/2010
    • Local: Cascais

Publicado 18 Julho 2012 - 15:16

Boas,

Eu tenho uma 550D, tem praticamente o mesmo sensor e processador e também reparei nisso recentemente, ou então, ainda não lhe tinha dado importância. Mas também neste momento aquilo parece um armazém de pó e deve ter algum sal à mistura :P
Mas uma coisa é certa, em fotos que não ultrapasse a capacidade ISO ou de Exposição e fotos bem expostas não faz ou é insignificante. Reparo sim é quando abuso no "fill light"! De qualquer forma vou averiguar melhor.
Normalmente tento "expor para a direita" sem queimar as altas luzes, em pp baixo a exposição e as sombras ficam muito melhores, com boa definição!

Se o problema é mesmo grave e a Canon não faz nada é muito mau, mas o certo é que a 7D da tua amiga já foi vista por vários representantes... :humm:

Boa sorte :th_up:

IT Partilhar Post #19 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 18 Julho 2012 - 15:38

E essa foto veio de onde? é um jpeg directo da máquina? é um raw processado? é um crop? é um 100%?

Mete ai um raw em que se note esse problema.

A foto foi tirada em RAW e convertida para .jpeg no Photoshop. É um crop, mas não chega a 100%.
Tenho que pedir á minha amiga para me enviar o RAW e ponho aqui depois.

IT Partilhar Post #20 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 18 Julho 2012 - 15:42

Boas,

Eu tenho uma 550D, tem praticamente o mesmo sensor e processador e também reparei nisso recentemente, ou então, ainda não lhe tinha dado importância. Mas também neste momento aquilo parece um armazém de pó e deve ter algum sal à mistura :P
Mas uma coisa é certa, em fotos que não ultrapasse a capacidade ISO ou de Exposição e fotos bem expostas não faz ou é insignificante. Reparo sim é quando abuso no "fill light"! De qualquer forma vou averiguar melhor.
Normalmente tento "expor para a direita" sem queimar as altas luzes, em pp baixo a exposição e as sombras ficam muito melhores, com boa definição!

Se o problema é mesmo grave e a Canon não faz nada é muito mau, mas o certo é que a 7D da tua amiga já foi vista por vários representantes... :humm:

Boa sorte :th_up:

Com a Canon 60D o processor é o mesmo, e a resolução também, e não acontece isso na minha... e muita gente tem a 7D e não se queixa destes problemas, assim como algumas pessoas dizem que aparece nas partes claras das fotos, e neste caso em específico é nas zonas escuras...
A única explicação que encontro, além da que já me deram aqui, de ser normal o vertical banding, é que isto só acontece com algumas das 7D, ou então muita gente não se apercebe disto (mas acredito mais na 1ª hipótese).