Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

RUA - Fotografia de Rua

• Por favor inicie sessão para responder
8313 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 migtex

migtex

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Cartaxo

Publicado 28 Janeiro 2008 - 08:41

Penso que pode ser aqui que a RUA pode recomeçar! :shock:

Imagem Colocada
Fuji Finepix F11

Anúncios

Partilhar Post #2 Geist

Geist

• Novo Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Sesimbra

Publicado 28 Janeiro 2008 - 09:47

migtex, amigo, as tuas fotos são o maximo. (Já te tinha dito isso LOL)

IT Partilhar Post #3 migtex

migtex

• Membro

Publicado 28 Janeiro 2008 - 10:12

Obrigado Geist!  :blush:

No entanto ainda me faltam alguns milhares de kms para ter "Sorte"!

Partilhar Post #4 Ricard

Ricard

• Membro

Publicado 28 Janeiro 2008 - 11:25

Muito interessante!! É então esta a secção prometida de fotos de rua?! :th_up:

IT Partilhar Post #5 migtex

migtex

• Membro

Publicado 28 Janeiro 2008 - 11:48

Não sei se é prometida.. mas dizia "rua e campo"... como tal... arrisquei e entrei!

Já agora e a talhe de foice a foto de Rua pode ser efectuada com qualquer tipo de equipamento (Filme ou Digital), igualmente também não tem que ser a P&B.
Não pretendo dar lições a ninguém (:shock:) mas tão somente tentar demestificar alguns "conceitos" que, ás vezes nos deixam "emparedados" e nos limitam... penso eu de que...

Imagem Colocada
Fuji Finepix F11

Imagem Colocada
Fuji finepix F11

Partilhar Post #6 Gadreel

Gadreel

• Novo Membro

Publicado 28 Janeiro 2008 - 15:01

Definitivamente, Amsterdão deve dar muitas oportunidades para este tipo de fotografia. Basta aproveitar  :D

Partilhar Post #7 nscampos

nscampos

• Membro
    • Local: Viseu

Publicado 28 Janeiro 2008 - 15:13

Muito boas as fotografias, e excelente o ensinamento que o equipamento é apenas isso: equipamento. A cores ou a P&B, digital ou analógico, é preciso é que o olho que está atrás saiba ver.

Partilhar Post #8 Rodrigo Vargas

Rodrigo Vargas

• Moderador
  • Registo: 26/01/2008
    • Local: Póvoa de Santa Iria

Publicado 28 Janeiro 2008 - 15:21

Realmente Amsterdão é um sítio muito característico, e não é só pelas bicicletas.. :D

Fala-se que pode deixar de ter um lado "vermelho" :humm:

Partilhar Post #9 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 31 Janeiro 2008 - 22:20

Nunca fui a Asterdão, e é das poucas cidades da europa, que tenho pena de nunca ter visitado. Aliás, para ser sincero, nunca fui a quase nenhuma cidade europeia... Além de Lisboa e Porto... :P

De fato, Amsterdão tem uma aura especial!
Das fotos que aqui vejo, gostei da primeira (a de preto e branco) da rua das Senhoritas. Não é fácil fotografar aquilo, tem de ser mesmo assim, na "refunda", mas essa foto, conta a história toda que há para contar. Aqueles vultos que aparecem em primeiro plano, arrastados, dão-lhe toda a graça e compõem muito bem as coisas...
Quanto às outras duas fotos: penso que são perfeitamente dispenáveis. A da senhora na montra, (a cores) ainda vá lá, mas só se não houvesse a outra para comparar: dentro do género, muito melhor!
A da senhora da biciclete... Como diria um professor meu de fotografia... "Nota-se que estiveste em Amsterdão".

Mas não desanimes com a dureza, estive a espreitar um pouco o teu site, e tens lá coisas muito interessantes! Podes e deves, continuar!

Picacuca

http://abllau.blogspot.com/

IT Partilhar Post #10 migtex

migtex

• Membro

Publicado 01 Fevereiro 2008 - 07:40

Nunca fui a Asterdão, e é das poucas cidades da europa, que tenho pena de nunca ter visitado. Aliás, para ser sincero, nunca fui a quase nenhuma cidade europeia... Além de Lisboa e Porto... :P

De fato, Amsterdão tem uma aura especial!
Das fotos que aqui vejo, gostei da primeira (a de preto e branco) da rua das Senhoritas. Não é fácil fotografar aquilo, tem de ser mesmo assim, na "refunda", mas essa foto, conta a história toda que há para contar. Aqueles vultos que aparecem em primeiro plano, arrastados, dão-lhe toda a graça e compõem muito bem as coisas...
Quanto às outras duas fotos: penso que são perfeitamente dispenáveis. A da senhora na montra, (a cores) ainda vá lá, mas só se não houvesse a outra para comparar: dentro do género, muito melhor!
A da senhora da biciclete... Como diria um professor meu de fotografia... "Nota-se que estiveste em Amsterdão".

Mas não desanimes com a dureza, estive a espreitar um pouco o teu site, e tens lá coisas muito interessantes! Podes e deves, continuar!

Picacuca

Então se puderes aproveita, tem de facto como dizes uma aura diferente. Aliás, estou neste momento em Amestertão para uma curta visita de trabalho (24horas, espero voltar hoje mas coma greve no aeroporto de Lisboa e a tempestade que se faz sentir aqui... não sei não..).

Eu infelizmente tenho pouco cultura fotografica, alguns conhecimentos técnicos sim, cultura, não. Eu sei, devia instruir-me, infelizmente o tempo que sobra simplesmente não existe e prefiro fotografar do que aprender a fotografar. É assumido. Mais um que é burro e insiste em ser..  :mad: eu sei, mas a vida tem outras prioridades.
Por outro lado não tenho alma ou veia de Artista... se conseguir ser artesão como já uma vez referi e que tu explicaste muito bem.. :mestre: já fico todo vaidoso. :blush:
Confesso que ainda hoje não entendo o que é Fine Art por exemplo...  :shock: por isso faço Rua por ser mais fácil do que qualquer outro tipo de fotografia, pelo menos dá para fazer... com o que me sobra da vida. Não me queixo dela, é simplesmente assim.
Fotografo porque desde que me lembro que existo que o faço (com pais fotografos...), por isso não tens que preocupar com a dureza (dá nele que ele aguenta  :clap: ). Sincero Obrigado e manda mais sff.
As fotos que coloquei foi tão só porque gosto delas (duh! :blink:) e pelo sentimento em que as efectuei e que hoje, olhando para elas, me fazem sentir um pouco diferente no seu contexto. A  fotografia vale para mim pelo conteudo ou mensagem que me transmite e nem sempre o sentimento do momento se reproduz mais tarde quando se "olha" a foto noutro contexto. Ainda assim acho que gosto de ver "todos" os momentos.
Olho e fotografo.. depois logo vejo.

O facto de teres passado pelo "meu" site já me deixa assim... todo contente, atão não! Vindo de quem vem. Mesmo com dureza como dizes e que não concordo que o seja! :D

PS- Acho que nunca escrevi tanto.. e sem dizer nada de jeito...  enfim, perdoem! :unsure: Não torna a acontecer.

Partilhar Post #11 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 02 Fevereiro 2008 - 14:14

Então se puderes aproveita, tem de facto como dizes uma aura diferente. Aliás, estou neste momento em Amestertão para uma curta visita de trabalho (24horas, espero voltar hoje mas coma greve no aeroporto de Lisboa e a tempestade que se faz sentir aqui... não sei não..).

Eu infelizmente tenho pouco cultura fotografica, alguns conhecimentos técnicos sim, cultura, não. Eu sei, devia instruir-me, infelizmente o tempo que sobra simplesmente não existe e prefiro fotografar do que aprender a fotografar. É assumido. Mais um que é burro e insiste em ser..  :mad: eu sei, mas a vida tem outras prioridades.
Por outro lado não tenho alma ou veia de Artista... se conseguir ser artesão como já uma vez referi e que tu explicaste muito bem.. :mestre: já fico todo vaidoso. :blush:
Confesso que ainda hoje não entendo o que é Fine Art por exemplo...  :shock: por isso faço Rua por ser mais fácil do que qualquer outro tipo de fotografia, pelo menos dá para fazer... com o que me sobra da vida. Não me queixo dela, é simplesmente assim.
Fotografo porque desde que me lembro que existo que o faço (com pais fotografos...), por isso não tens que preocupar com a dureza (dá nele que ele aguenta  :clap: ). Sincero Obrigado e manda mais sff.
As fotos que coloquei foi tão só porque gosto delas (duh! :blink:) e pelo sentimento em que as efectuei e que hoje, olhando para elas, me fazem sentir um pouco diferente no seu contexto. A  fotografia vale para mim pelo conteudo ou mensagem que me transmite e nem sempre o sentimento do momento se reproduz mais tarde quando se "olha" a foto noutro contexto. Ainda assim acho que gosto de ver "todos" os momentos.
Olho e fotografo.. depois logo vejo.

O facto de teres passado pelo "meu" site já me deixa assim... todo contente, atão não! Vindo de quem vem. Mesmo com dureza como dizes e que não concordo que o seja! :D

PS- Acho que nunca escrevi tanto.. e sem dizer nada de jeito...  enfim, perdoem! :unsure: Não torna a acontecer.

Epá, não sei se concordo muito com esta tua prosa... Em primeiro lugar: eu não sou ninguém assim tão especial que possas considerar ser uma honra o facto de ter visto o teu site. Eu ando aqui para isso mesmo, para ver, falar e aprender fotografia. Ver o teu site ou qualquer outro, é absolutamente normal, não é nenhum facto extraordinário.
Mas começas por dizer que tens pouca cultura fotográfica. Eu também não tenho a que gostaria de ter! Se dissesse que tinha, estaria a ser não só convencido, como burro: porque a partir do momento em que me convencesse disso, a minha vontade de aprender cessaria... Porque já sabia tudo...
Também dizes que preferes fotografar que aprender a fotografar: conheces melhor forma de aprender a fotografar que fotografando? Eu não... E por outro lado, se não queres aprender, o que fazes aqui no fórum?
Quanto à alma ou veia artística: ela pode ser mais ou menos assumida, mas que a tens, isso tens! E não é por gostares de fotografar momentos na rua, que és menos artista que outros que fazem trabalhos todos bem produzidos!
Agora, também compreendo, que aquela classe a que se convencionou chamar de "artistas" muitas vezes é povoada de uma "fauna" tão estranha, com tantas "aves raras" que qualquer pessoa que pretenda viver uma vida simples, com os pés no chão, andando com um passo de cada vez, não se queira de forma nenhuma misturar... Mas isso é um problema de identificação social, não daquele sentir especial que leva a que haja pessoas com sensibilidade artística e outras não (embora não sejam de forma nenhuma inferiores nem superiores aos artistas, apenas sentem e conceptualizam o seu real de outras formas igualmente válidas).

Bom, e agora depois de todo este discurso, explico melhor porque gostei tanto da primeira foto (a de preto e branco): essa imagem, a mim, transportou-me para a velha e polémica questão da "mulher objecto". Uma mulher numa montra, (onde seria suposto vermos apenas uma boneca) a mostrar-se, a vender-se, enquanto passam dois homens anónimos, apenas vultos indiferentes àquela condição, conta-nos uma história que vai muito além do engraçado do momento. Porque nos reporta a muitas outras questões que se relacionam com a exploração humana, através do sexo por exemplo...
Quando se consegue comunicar dessa forma com fotografia, isso também pode ser arte.
Mesmo que não se goste de ser artista. (Paciência, tens de aguentar...) :D

Uma ultima observação: ser modesto é bom, no fundo ninguém é de modo nenhum superior a ninguém. Mas convém não nos substimarmos muito, porque se o começamos a fazer, haverá sempre alguém que aproveita esse facto para pisar mais ainda!

Picacuca

Partilhar Post #12 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 05 Fevereiro 2008 - 01:14

Boas.
Estive a ver a tua página e tens ali grandes fotografia se bem que há uma ou outra que a pb (pelo que vi gostas deste tipo de imagem, também eu  :sim:) acaba por perder algo quando a cores era melhor. Ainda assim tens um trabalho muito bom (não vi todas por falta de tempo).

Partilhar Post #13 Gadreel

Gadreel

• Novo Membro

Publicado 06 Fevereiro 2008 - 17:48

Epah, curto bué a primeira. :mestre: Excelente trabalho migtex.  :th_up:
Temos que organizar uma Field Trip / Workshop às ruas de Amesterdão. :cheers:

Não querendo roubar protagonismo, deixo aqui o link para a minha primeira foto de rua:
http://www.forumfoto...hp?topic=1406.0

hehe, eu alinho nisso  :D

IT Partilhar Post #14 migtex

migtex

• Membro

Publicado 16 Fevereiro 2008 - 22:29

Perdoem o longo tempo mas.. não tem dado tempo. :blink:

Obrigado pelos comentários!

Relativamente a um "ajuntamento" em Amesterdão, só posso concordar. Uma viagem baratita numa Esay qualquer e estadia no Botel (um hotel num barco) por 35 €/noite!! Vale bem a pena!

Gadreel; não roubas protagonismo nenhum!

Picacuca: Bem sei que minha prosa não se coaduna com o desejo muito comum de se "ser" artista. Mas é de facto assim que me vejo, não pretendo criar nada.. só olhar... E de facto não me vejo nesse Zoo de "aves raras".Igualmente também não fica mal agradecer a ti e a outros fotografos (ou artistas...) o facto de perderem tempo a olhar o meu "trabalho". :mestre:

Filho de pais fotografos profissionais, desde muito muito cedo me habituei a criticas ( e pais não fazem festinhas quando criticam, especialmente por trabalho que está a ser pago!).
Ainda assim, um sincero obrigado pelo aviso. Não te preocupes aqui ninguém pisa até porque se houver confrontação.. parto para a violencia (verbal ou outra).. eu sei, não é muito educativo... mas se realmente têm a intenção de pisar não se admirem com respostas pouco educadas (que não em publico obviamente).. é no corpo(verbal) que elas doem. :shock:

As fotos de facto tiveram a intenção de mostrar um pouco o "Non-Sense" da situação. Ainda assim no contexto da "profissão", na Holanda sempre é para maior "beneficio"  :humm: das Senhoras e não dos chulos (embora exista uma "máfia" no esquema de aluguer das Luzes Vermelhas segundo percebi).

Fica aqui mais alguma Rua enquanto o rolo de Amesterdão não vai a revelar e organizo tb o resultado de uma saida africana (ás vezes não me apetece ficar mais tempo no teclado.. ou nem lhe consigo chegar).

Ando de volta dos engraxadores.. mas acho que tenho que mudar a aproximação... :(

Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada
Voigtlander Bessa R2, CV 35 1.7 em BW400 para todas

Comentários e outros são bem vindos! Bom FDS! :cheers:

Partilhar Post #15 SergioGuerra

SergioGuerra

• Membro
  • Registo: 03/03/2008
    • Local: Porto

Publicado 06 Novembro 2008 - 21:56

Por vezes faço algumas fotografias ditas de rua:

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Comentários são bem vindos (desde que não sejam sobre grão, já que uso sempre rolos fora de prazo e nem sempre a coisa sai perfeita  :P )

Cumps,

Sérgio

Partilhar Post #16 Semente

Semente

• Membro
  • Registo: 01/10/2008

Publicado 06 Novembro 2008 - 22:13

"já que uso sempre rolos fora de prazo "

:)

Também uso, nalgumas vezes ajuda noutras não:)

Partilhar Post #17 SergioGuerra

SergioGuerra

• Membro
  • Registo: 03/03/2008

Publicado 06 Novembro 2008 - 22:17

Na primeira foto usei um rolo Ilford expirado em 1994  8)

Partilhar Post #18 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 06 Novembro 2008 - 23:40

Há album tempo que não via este tópico activo... Herdou o tema do fórum antigo, mas depois ficou um pouco parado...

Quanto às imagens do Sérgio: já conhecia algumas destas, mas não do seu site, que também já espreitei, e sim de um outro tópico deste fórum, se a memória não me está a atraiçoar. Lembro-me que gostei muito da primeira, e da foto da lambreta.
A dos armazéns Capela também lá estava, também gosto, mas as duas primeiras que mencionei ficaram-me na memória de forma especial. Parece que estou a entrar num qualquer trailing de um filme... A da lambreta então, é Fellini de certeza! A primeira, pode ser de um filme do Manoel de Oliveira... Aquela atitude circunspecta, absorta... Certamente a ver um qualquer espectáculo ou manifestação de rua... No entanto, a fotografia tem destas coisas: ao retirar-nos a possibilidade de sabermos com certeza o que aquele homem estará a ver, podemos imaginar tudo. É essa parte da sua magia, que o Sérgio, pelo que já vi dele, capta com rara qualidade.

Relativamente ao grão... Onde? :D

E relativamente às imagens aqui colocadas pelo Migtex...
Já tenho visto melhores dele. Estas parecem-me um pouco distantes... E não só relativamente a distância física, em relação também aos assuntos. Há, na maioria, pouca felicidade com os momentos. Estas são fotografias um pouco apressadas... Não que isso seja necessáriamente errado, mas penso que se o Migtex se tivesse envolvido um pouco mais nas siutuações que retrata, teria certamente melhores resultados. Aliás, como por exemplo algumas das imagens dele no início deste tópico...

No entanto, e apesar da distância, gosto muito da das Portas de Santo Antão (ou lá perto... A que diz: artigos orientais portugueses). Essa imagem transporta-me a um tempo remoto, para aí anos 20... Não sei porquê, se é pelos engraixadores, ou pelo enquadramento...
Não sabia que o Migtex tinha assim tanta expariência em fotografia. :lol:

Picacuca

IT Partilhar Post #19 migtex

migtex

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2009 - 00:36

Aproveito uns dias por cá pelo burgo para pôr em dia a leitura no forum.

entretanto algumas street... pra recordar.

Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Retorno do 221st Regimento de Cavalaria do Iraque... a festa em honra dos camaradas caídos em combate..e dos vivos que os cantam...

Partilhar Post #20 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008

Publicado 22 Fevereiro 2009 - 01:31

tentar demestificar alguns "conceitos" que, ás vezes nos deixam "emparedados" e nos limitam... penso eu de que...

:cheers:

Ainda não tinha reparado neste tópico, cujo tema me apela particularmente. Boas fotos, pessoal. Gostei particularmente da do Migtex da "senhora da vida" completamente tremida. Está fantástica e parece-me um bom exemplo de uma boa fotografia que prima pela estética apesar das falhas técnicas  :)

Fazemos deste tópico uma mostra de street? Já tenho algumas aqui no fórum, mas ficam aqui mais duas. Foram ambas feitas com a D80 (embora, de uma forma geral, prefira P&B analógico para street, o recorte e o grão são mais agradáveis).

Proibido Estacionar (esta é mais "beach" do que street  :D)
Imagem Colocada

Exchange
Imagem Colocada