Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Técnicas demasiado batidas

• Por favor inicie sessão para responder
128 respostas a este tópico

Votação: Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #41 Momentclicker

Momentclicker

• Membro
  • Registo: 17/12/2010

Publicado 21 Junho 2012 - 15:22

Bem pensando que o titulo do debate é "Tecnicas demasiado batidas", acho que podemos dizer o que achamos mais batido, independentemente se vemos ou n o trabalho dos outros. N é por dizer que tou farto de hdr que tou a desrespeitar o bom trabalho de alguns, porque certamente o trabalho ja mostrado anteriormente pelo samwise é um excelente trabalho.

Acho que ninguem se sente enjoado de ver bons hdrs boas longas exposiçoes,... o pior é que normalmente, a massificação leva a que existam trabalhos "menos bons" que mesmo com o merito que merecem, leva-nos a dizer que a ma execuçao das tecnicas, pode levar a uma falta de qualidade dos mesmos.

Anúncios

Partilhar Post #42 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Junho 2012 - 15:26

Não sei se te referias pelo menos em parte a isto. Seja como for convém clarificar, útil à Fotografia com letra grande. Não é uma visão meramente utilitária das ferramentas em si.

Sim, precisamente, al-Farrob.  :) Estava a responder a uma citação da verónica em que ela também usou a palavra "útil".

Muita gente associa o HDR a coisas destas (*** foto removida ****) devido aos exageros que se começou a ver por aí... deve haver muuuita gente que ao ver as fotos que nos mostraste nesse site, não sabe que são HDR's lol

Certo, mas isso será sempre uma questão de "bons" e de "maus exemplos". Eu votei no HDR por causa desse "pormenor", já que é a técnica onde abundam esmagadormente os "maus exemplos", pelo menos em relação às outras duas hipóteses, na minha opinião.

Também é verdade que eu apresentei um exemplo que ia propositadamente em sentido contrário à tendência, não só na qualidade final das fotos, como na ligação à realidade. O que apresento a seguir, contudo, já aborda uma vertente mais artificiosa, sem que a qualidade se perca... (é o tipo de HDR's que me fazem babar  :lol:) - também para responder ao Momentclicker e apresentar um caso que "desvirtua a realidade" com pompa e circunstância.  ;)

http://www.stuckincu...m/hdr-tutorial/

EDIT: http://www.stuckincu...dr-photography/

Partilhar Post #43 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 21 Junho 2012 - 15:34

Bem pensando que o titulo do debate é "Tecnicas demasiado batidas", acho que podemos dizer o que achamos mais batido, independentemente se vemos ou n o trabalho dos outros. N é por dizer que tou farto de hdr que tou a desrespeitar o bom trabalho de alguns, porque certamente o trabalho ja mostrado anteriormente pelo samwise é um excelente trabalho.

Acho que ninguem se sente enjoado de ver bons hdrs boas longas exposiçoes,... o pior é que normalmente, a massificação leva a que existam trabalhos "menos bons" que mesmo com o merito que merecem, leva-nos a dizer que a ma execuçao das tecnicas, pode levar a uma falta de qualidade dos mesmos.

Mas isso aplica-se a todas, não é só às opções que ali estão ;)
Vai haver sempre fotos "boas" e "más", seja qual for o tipo (ou estilo, ou categoria, ou o que lhe queiram chamar).
Faria sentido se a pergunta fosse: "Que fotos estão mais fartos de ver?" e as opções fossem "Boas" e "Más" :D

Partilhar Post #44 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 21 Junho 2012 - 15:34

Penso que o argumento de "quem não gosta não come" não será o melhor...

Por um lado, não há "vacas sagradas" e um forum serve mesmo para isso, trocar e discutir opiniões, e havendo vontade, qualquer que seja a natureza dessas opiniões, tenho a certeza que aprendemos todos sempre um bocadinho.

Tem é que haver abertura para isso, e às vezes parece que essa "abertura" não existe, a vários níveis, e logo num forum, que pelas suas características intrínsecas, o mais natural é que acontecesse o inverso...  

Partilhar Post #45 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 21 Junho 2012 - 15:55

Estamos cá para discutir as coisas, mas porque é que vai sempre bater ao mesmo tipo de fotos?
Porque não retratos, macro ou ao retrato do animal de estimação lá de casa!!!

Partilhar Post #46 diogon

diogon

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 16:02

Estamos cá para discutir as coisas, mas porque é que vai sempre bater ao mesmo tipo de fotos?
Porque não retratos, macro ou ao retrato do animal de estimação lá de casa!!!

Ó Borges, tens que convir que à excepção das macros, é o que mais aparece por aí... :D, hovesse aí tantas de animais de estimação, e era um "ver se te avias". :lol:

Partilhar Post #47 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 21 Junho 2012 - 16:18

Por acaso já não posso ver retratos (então em estúdio...) nem macros à frente :lol: mas é uma questão de gosto de pessoal.

Partilhar Post #48 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 21 Junho 2012 - 17:52

Acho que se está a confundir "técnicas fotograficas", que de uma forma ou de outra começam a ser tão fáceis de executar que podem cair na "banalidade", com os "registos mais recorrentes aqui no forum". E assim é meio caminho andando para o "molho".. :D

Eu votei outra, na ausência de uma melhor opção, porque considero que sobre qualquer "tema ou técnica" ( Abert.Grandes, HDR, Longas Expo. Macro, etc ) existem muitos registos sim, mas muito poucas boas fotos, e se olharmos desta perspectiva, ainda não há nenhuma tecnica demasiado batida.

Seja pela tecnologia em si ( maquinas  ) , seja pelo software, certas tecnicas estão ao  alcance de qualquer um que gaste algum $$$ e tempo. Alias é esse o caminho que os fabricantes pretendem seguir: "Faça você mesmo o que um professional pode fazer".

Uma boa longa exposição não é só um calhau e a agua parada...
Uma boa macro não é só um insecto "mais perto"...
Um HDR não é só uma imagem que dá para ver a 5 km de distância...

Estou como outro... fotografias boas, boas, mas mesmo boas.. só em Ermesinde ( ou não ) :D

Partilhar Post #49 hdborges

hdborges

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 19:56

O que tenho pena é que vários autores mais "ANTIGOS", na galeria de paisagem, tenham abandonado o forum e outros apenas apareçam esporadicamente, todos sabemos quem são e as tendencias ainda sao copiadas enlmbora nao de forma reconhecida!

Partilhar Post #50 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 21 Junho 2012 - 20:06

O que tenho pena é que vários autores mais "ANTIGOS", na galeria de paisagem, tenham abandonado o forum e outros apenas apareçam esporadicamente, todos sabemos quem são e as tendencias ainda sao copiadas enlmbora nao de forma reconhecida!

Parece que é mal comum dos fóruns. Estou inscrito noutro de fotografia e num de musica e ambos sofrem do mesmo mal. O pessoal mais old school e que até participavam mais e melhor abandonou a "casa".

Partilhar Post #51 hdborges

hdborges

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 21:04

Agora estou à frente de um teclado "pleno" e mais à vontade...
Estamos num forum, e logo, qualquer trabalho que submetemos a apreciação serve para obtermos críticas para se poder evoluir dentro de um determinado estilo de fotografia, sei quem o use apenas como promoção (mas tal é outra história), quando se está a tentar evoluir dentro de um tipo de fotografia é normal apresentar "trabalhos" menos bem conseguidos... Afinal estamos cá para aprender com os erros!!! 

Seguindo a linha de racíocionio joaopsr, gostava de ver mais trabalhos e quem tanto crítica e nada apresenta...

Tenho pena, que o Santa Cruz pouco ou nada apresente neste forum....

Tenho pena, que o Estabas cá venha "volta e meia"

Tenho pena, que o Nana Sousa Dias já cá não coloque nada de novo aqui faz tempo...

E muitos outros que não refiro por lapso ou por falta de conhcimeno e que deveriam estar reconhecidos!!!

O diogon referiu que "não há vacas sagradas" e concordo!!! o que tem de ser criticado, que se critique, mas há um histórico neste forum e alguns aproveitaram-se da ferramenta da crítica para "destilar", ainda me lembro do célebre tópico de "calhaus na hiperfocal no mar de leite" ou qualquer coisa do género!!! 

Partilhar Post #52 diogon

diogon

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 21:41

Saúdo muito sinceramente o Hdborges por vir "dar a cara" pois o tópico inclinou-se para um sentido, em que ele também poderia ser ""visado"".

Como se costuma dizer, só faz falta que cá está, não se sabendo as particulares razões para o "abandono" de alguns, embora, justiça seja feita, deixava o Nãnã, fora disso.

Posso falar por mim, que já cá ando há algum tempo, a razão para isso, é que levo isto, de forma  descontraído, e acima de tudo, despretenciosa, não invalidando, mandar as minhas alfinetadas, ou fazer as minhas "guerras" não necessariamente para guerrear, mas num sentido também pedagógico, não no sentido de ensinar ou doutrinar, mas no sentido de questionar, de reflectir.

Percebo que alguns, pelos mais variados motivos, "partam para outra", não nos compete a nós analizar esses motivos, embora possa intuir alguns...

Para dizer, e reforçar, que tudo deve ser discutido, sem subterfúgios, sem pedestais mais ou menos firmes, sem "assobios para o lado" e nesse aspecto, como disse no princípio, saúdo quem venha "dar a cara" e apresentar a sua perspectiva.

Partilhar Post #53 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 21 Junho 2012 - 23:24

Na minha modesta opinião, o que cansa é ver técnicas mal usadas, sejam elas quais forem.
Neste particular o HDR é rei, pois a malta tende a exagerar e cria imagens que parecem borrões.
O HDR resulta da limitação da gama dinâmica admissível por parte dos filmes ou sensores, e bem utilizado é fantástico para contornar essa limitação. Em comparação com o que conseguimos ver com os nossos olhos, os sensores mesmo os melhores do mercado ainda deixam muito a desejar. Não tenho qualquer duvida que os sensores do futuro terão gama dinamica equivalente ao que entendemos por HDR, o que não quer dizer que a fotografia no futuro se resuma a aguarelas que ferem a vista, ou a fotos sem sombras =D

Partilhar Post #54 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 23:45

Na minha modesta opinião, o que cansa é ver técnicas mal usadas, sejam elas quais forem.

Ora, assim já estamos de acordo! ;)

Partilhar Post #55 Momentclicker

Momentclicker

• Membro
  • Registo: 17/12/2010

Publicado 22 Junho 2012 - 08:03

Relativamente aos posts e publicaçao de trabalhos, n referindo a old school que merece todo o seu credito, e é graças à old school, que os mais novos vao aprendendo, acho que os trabalhos que deverão aqui ser publicados, independentemente se sao pessoas que fotografam a 15 dias ou à 15 anos, deverão ter um minimo de qualidade. N basta tentar "copiar" a foto que foi muito elogiada aqui e publicar à espera que nos tornemos a "ultima bolacha do pacote".

No entanto,tb à muitos que n publicam aqui mais, pela constante "destruição" que alguns membros promovem. à muita gente que anda por aqui para destruir e ser qualquer noçao de bom senso no que diz, que comenta sobre tudo e todos e que apesar de terem flickrs e portfolios com boas fotos depois pensam que podem dizer tudo o que lhes apetece. é logico que alguem que esteja a iniciar, n gosta ouvir "A tua foto n vale nada", mas se calhar prefere que lhe digam "Deverias corrigir no ISO,...". Uma das funções dos mais "velhos" deveria ser ensinar os que querem realmente aprender. E se tal acontece-se, e se houvesse um espirito de maior auto-critica nos nossos proprios trabalhos, n haveriam "tecnicas demasiadamente batidas"

Partilhar Post #56 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 22 Junho 2012 - 08:05

Neste particular o HDR é rei, pois a malta tende a exagerar e cria imagens que parecem borrões.
O HDR resulta da limitação da gama dinâmica admissível por parte dos filmes ou sensores, e bem utilizado é fantástico para contornar essa limitação. Em comparação com o que conseguimos ver com os nossos olhos, os sensores mesmo os melhores do mercado ainda deixam muito a desejar. Não tenho qualquer duvida que os sensores do futuro terão gama dinamica equivalente ao que entendemos por HDR, o que não quer dizer que a fotografia no futuro se resuma a aguarelas que ferem a vista, ou a fotos sem sombras =D

Completamente de acordo.

No entanto também cansa, ou melhor, enjoa, embora a outro nível, ver a mesma técnica usada até à exaustão, mesmo quando bem usada. Mas aí, como já alguém disse, a culpa é de que outros não usem outras, não diversifiquem.

Pode-se corrigir pela positiva, em vez de corrigir pela negativa. É mais agradável, mais útil, melhor. :)

Partilhar Post #57 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 22 Junho 2012 - 08:36

Mas aí, como já alguém disse, a culpa é de que outros não usem outras, não diversifiquem.

Pode-se corrigir pela positiva, em vez de corrigir pela negativa. É mais agradável, mais útil, melhor. :)

Ora... lá está ;)
O "alguém" até fui eu. Disse e repito! :D

:th_up:

Partilhar Post #58 mig13

mig13

• Membro
  • Registo: 09/09/2010
    • Local: reboleira

Publicado 22 Junho 2012 - 09:36

das 3 opções estive indeciso entre a 2ª e a terceira. o hdr é a que menos gosto mesmo quando bem feito não gosto, mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal, a sensação que tenho e que se trata de uma imagem de cartoon yyyyeeeeaaaccchhh. quanto ás longas exposições gosto são agradaveis á vista mas tenho visto tantas que saturaram um pouco por isso escolhi a opção 3 contudo no mundo da fotografia alem forum todas as técnicas estão mais que batidas por isso interpretei a pergunta do topico como se trata-se apenas do forum.
eu por exemplo andava a exprimentar multiplas exposições que é uma tecnica muito batida no mundo da fotografia mas aqui no forum não tenho visto muito desse tipo de fotos, pronto admito tambem não tenho vindo aqui ao forum  :blush: e a maioria das multiplas exposições que tirei ficaram caretas mas sabem uma coisa adorei disparar o gatilho e ouvir o som do espelho e de constatar que com o tempo e apos alguma leitura evolui não tenho nenhum registo digno de louvar de bradar aos ceus mas espero que não levem a  mal colocar aqui no forum de vez em quando uma foto minha mesmo que não alcance o patamar ou os padrões que possivelmente alguns foristas esperam de fotos postadas no forum.

Partilhar Post #59 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 22 Junho 2012 - 11:08

acho que disseste tudo! eu bem que gostava de saber fazer um bom HDR mas as únicas 2 ou 3 vezes que experimentei fazer saiu tamanha borrada que não me atrevi a mostrar a ninguém!

Partilhar Post #60 Tee2

Tee2

• Novo Membro
  • Registo: 15/03/2012
    • Local: Lisboa / Coimbra

Publicado 22 Junho 2012 - 11:15

Eu acho que só votaria em "Fake tilt shift effect" numa foto onde a técnica "HDR" tinha sido exagerada e correspondia, seguramente, a uma pose bem longa e, provavelmente, de alguém a rodar 'palha de aço' a arder... ;) à noite, à beira de água, em cima de um calhau e com um destacado "light trail" de estrelas (equivalente a sobreposição de múltiplas exposições de várias minutos)!  :clap:

Nada me farta, fotograficamente falando, se for parte da aprendizagem. A tentativa de fazer leva a novas descobertas.

Custa-me, cada vez mais, é ver foto-jornalismo focado no sangue de modo a resultar em fotos que, na minha imaginação, jornais tipo "Crimes Reais" matariam para ter na 1ª página - mas é uma questão pessoal.

De resto, 'bater-chapas' é uma paixão que deve morrer comigo!