Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Técnicas demasiado batidas

• Por favor inicie sessão para responder
128 respostas a este tópico

Votação: Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #21 mpexus

mpexus

• Membro
  • Registo: 08/05/2008

Publicado 20 Junho 2012 - 23:52

Hoje em dia (e desde algum tempo) tudo em fotografia está mais que "batido"... cada vez se fotografa mais e cada vez existe mais exposição.

Anúncios

Partilhar Post #22 Momentclicker

Momentclicker

• Membro
  • Registo: 17/12/2010

Publicado 21 Junho 2012 - 08:35

Bem tecnicas demasiadamente batidas...

Acho que todos nós que ja tiramos mais que ftgrafamos a mais que um mês e vemos trabalhos e trabalhos sem fim, achamos que estamos fartos desta ou daquela tecnica, no entanto, todos nós nos maravilhamos a primeira vez que vimos uma longa exposiçao no mar ou numa queda de agua, e gostamos de ver a diferença de um HDR (bem feito). No entanto, quando vamos pos concursos e mostramos algo original, e o juiz escolhe um HDR, muitas vezes n conhecendo a "tecnica" que envolve, sentimos que hoje em dia como um user dizia é desleal. Mas na verdade é um feature ja de algumas maquinas e temos de viver com isso. acho que o prob n estara nos hdr, nas longas exposiçoes,..., o problema esta nas composiçoes das mesmas fotos onde cada vez mais gente so tenta imitar em vez de criar. Porque o verdadeiro ftgrafo cria, n copia apenas :)

Apenas a minha opiniao

Partilhar Post #23 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 21 Junho 2012 - 08:49

Bem, respondendo à pergunta que é "Qual a técnica que mais fartos estão de ver?" integrada num tópico cujo título é "Técnicas demasiado batidas", votei na segunda, "HDR". E votei nesta porque é aquela que abusada produz resultados que menos me agradam, desde que vi retratos em que as pessoas pareciam cadáveres de uma semana então fiquei mesmo vacinado.

Como dizia a minha avó, que era uma pessoa inteligente :) , tudo o que é demais não presta, o que de maneira nenhuma invalida que dentro de uso moderado qualquer das técnicas apontadas tenha o seu campo próprio e útil para a Fotografia.

Li ali acima, e já tenho lido mais vezes, que já tudo foi fotografado, já tudo em Fotografia foi feito. As palavras não são exctamente estas, mas também não me refiro em particular ao que está ali escrito, mas a uma opinião um tanto difusa mas muito generalizada. O que nos pode levar a deduzir que o filão está seco, esgotado. Em relação a isto só chamo a atenção para não confundir estados de alma, passageiros, como sempre, com a realidade :)

Partilhar Post #24 mpexus

mpexus

• Membro
  • Registo: 08/05/2008

Publicado 21 Junho 2012 - 09:22

O que eu escrevi não foi feito de modo depreciativo, longe disso. Foi mais uma maneira de responder ao Tópico dizendo que na realidade quase tudo (ou tudo) já foi feito/fotografado e como é muito facilmente acessível a ser mostrado/visto logo tudo está mais que "batido" nesta altura.

Embora já tudo tenha sido fotografado/mostrado isso em nada implica que não se continue a ficar boquiaberto e agradado com centenas ou milhares de fotografias em que os assuntos sejam os mesmos ou muito similares. Um bom Nú é sempre um Bom Nú, um bom Retrato é sempre um bom Retrato (seja ele a f1.4 ou não).

Partilhar Post #25 veronicapoison

veronicapoison

• Membro
  • Registo: 15/06/2012
    • Local: Porto

Publicado 21 Junho 2012 - 09:43

Esqueceram-se da nova praga que aí anda...

Aquelas fotos quase a estourar, quase contra-luz, mas que não são contra luz  :lol: lol...

HDR já teve mais na moda, pelo menos é o que eu acho.
O diafragma aberto eu gosto, especialmente se estivermos a falar de retratos com câmeras de grande formato  :)

E paisagens, praias, cascatas, com longas exposições... enfim né. Tudo o que é revista de fotografia tem isso na capa...

Partilhar Post #26 Momentclicker

Momentclicker

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 09:48

HDR já teve mais na moda, pelo menos é o que eu acho.

Veronica... Agora que o HDR automatico esta a chegar as compactas e as dSLR's vais ver que o boom das HDR's ainda esta para vir... em quantidade claro! Quando deixar de haver grande trabalho para chegar a uma HDR, e bastar apenas disparar tres fotos e aquilo der automaticamente, vamos passar a uma era, onde as pessoas para n ter nada escuro, vao bater HDR como fotos normais. O default da maquina será para essas pessoas HDR's e depois é ver fotos de familia em versao "Adams Family". Eu gostava que isso n acontece-se mas as maquinas dirigem a fotografia nesse sentido.

Partilhar Post #27 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 09:56

Veronica... Agora que o HDR automatico esta a chegar as compactas e as dSLR's vais ver que o boom das HDR's ainda esta para vir... em quantidade claro! Quando deixar de haver grande trabalho para chegar a uma HDR, e bastar apenas disparar tres fotos e aquilo der automaticamente, vamos passar a uma era, onde as pessoas para n ter nada escuro, vao bater HDR como fotos normais. O default da maquina será para essas pessoas HDR's e depois é ver fotos de familia em versao "Adams Family". Eu gostava que isso n acontece-se mas as maquinas dirigem a fotografia nesse sentido.

Heeeeyyyy já não me lembrava disso :S
Porra, eu já me enchi de HDR's só dos Iphones e Androids e demais tretas, então agora vai ser pior :S

O mal, como disseram aqui é mesmo o exagero, porque em foto de arquitetura por exemplo, e bem equilibrado, o HDR acaba por ser util  :s.

Partilhar Post #28 Momentclicker

Momentclicker

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 10:22

Porra, eu já me enchi de HDR's só dos Iphones e Androids e demais tretas, então agora vai ser pior :S

O mal, como disseram aqui é mesmo o exagero, porque em foto de arquitetura por exemplo, e bem equilibrado, o HDR acaba por ser util  :s.

Pois... Isso dos iphones e androids fez me lembrar uma categoria que ate poderia ser enquadrada, que é o filtro amarelo/envelhecido do Instangram. N tenho nada contra,... mas no outro dia apresentaram me o programa, e eu descobri que havia imensos filtros. Eu ate pensava que so existia o amarelo. Acho que entrava bem nessa categoria de "tecnica batida ate à exaustao"

Concordo com a arquitetura, quando as fotos depois n aparecem demasiadamente saturadas, que é um dos principais erros de quem faz HDR's sem uma grande preocupaçao estetica.

Partilhar Post #29 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 11:54

Pois... Isso dos iphones e androids fez me lembrar uma categoria que ate poderia ser enquadrada, que é o filtro amarelo/envelhecido do Instangram. N tenho nada contra,... mas no outro dia apresentaram me o programa, e eu descobri que havia imensos filtros. Eu ate pensava que so existia o amarelo. Acho que entrava bem nessa categoria de "tecnica batida ate à exaustao"

Concordo com a arquitetura, quando as fotos depois n aparecem demasiadamente saturadas, que é um dos principais erros de quem faz HDR's sem uma grande preocupaçao estetica.

Eu tenho instagram hahahah, só uso para fotos de estar na esplanada, da minha gata em poses cómicas, familia, etc  :???: e sinceramente aquilo tem filtros mais "bonitos" que o amarelo.

Acho que isso dos filtros devia ser outro tópico...

"Tipo de edição que já cansa!"

Falava-se já de :
-bonecas de cera
-filtro amarelo
-filtro lomo com frases profundas por cima
-flares
etc etc

Partilhar Post #30 Momentclicker

Momentclicker

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 12:12

Eu tenho instagram hahahah, só uso para fotos de estar na esplanada, da minha gata em poses cómicas, familia, etc  :???: e sinceramente aquilo tem filtros mais "bonitos" que o amarelo.

Acho que isso dos filtros devia ser outro tópico...

"Tipo de edição que já cansa!"

Falava-se já de :
-bonecas de cera
-filtro amarelo
-filtro lomo com frases profundas por cima
-flares
etc etc

LOL :P A esses juntava... "fotos cliche":

- A cascata (longa exposiçao: Logico)
- Por do sol (com o sol a por no mar, mesmo no meio da foto)
- Praia com o ir e vir das ondas (em longa exposiçao) (embora que eu n me canso de ver essas :P)
etc etc

Partilhar Post #31 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Junho 2012 - 12:46

Bom... tempo para eu defender um pouco a minha dama...  :P

Não é bem de arquitectura, mas fica aqui um exemplo do HDR ao serviço da utilidade:

http://unifiedcolor....ome-serious-hdr

Mas o que queria mesmo dizer era outra coisa: não agrilhoem a técnica a uma questão de funcionalidade/utilidade, ou limitem os "bons exemplos" aos casos "realistas" que encontram. É injusto e redutor, porque é uma área de grande potencial artístico. Não faltam aí pela net fotógrafos que a utilizam com grande sentido de rigor e perfeccionismo, ao mesmo tempo que fogem a qualquer ideia de simulação do real.

Partilhar Post #32 lemor

lemor

• Membro
  • Registo: 10/01/2012

Publicado 21 Junho 2012 - 13:01

Eu votei na 3ª. Apesar de já ter feito e continuar a fazer muito esporádicamente, a cena da agua com um calhau lá dentro já me cansa um bocado apesar da beleza das imagens. Mas há muito boa gente que não passa disso  :ph34r:

É verdade. Já cansa, já enjoa.
Até parece aquela música que é interessante mas de tanto tocarem nos rádios já não a suportamos mais.
Aqui no Fórum há pessoas que não tem a paisagem como toma preferido, mas como tema exclusivo. Enjoa...

Partilhar Post #33 veronicapoison

veronicapoison

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 13:10

Não é bem de arquitectura, mas fica aqui um exemplo do HDR ao serviço da utilidade:

Mas o que queria mesmo dizer era outra coisa: não agrilhoem a técnica a uma questão de funcionalidade/utilidade, ou limitem os "bons exemplos" aos casos "realistas" que encontram. É injusto e redutor, porque é uma área de grande potencial artístico. Não faltam aí pela net fotógrafos que a utilizam com grande sentido de rigor e perfeccionismo, ao mesmo tempo que fogem a qualquer ideia de simulação do real.

Era precisamente de exemplos destes que eu estava a falar  ;) em que o HDR é bem aplicado, funciona, e é excelente. É muito útil em fotografia de interiores, para evitar estouros das janelas, ou subexposições nos candeeiros, etc etc... e fica bonito assim equilibrado.

Muita gente associa o HDR a coisas destas Imagem Colocada devido aos exageros que se começou a ver por aí... deve haver muuuita gente que ao ver as fotos que nos mostraste nesse site, não sabe que são HDR's lol

Partilhar Post #34 Momentclicker

Momentclicker

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 13:10

Boas Samwise :) Gostei bastante das fotografias, mas estas até passariam, aos olhos distraidos por fotos que n tem HDR. Mas na verdade têm. Mas este acho que n é o "HDR" que nos estamos a falar... A tecnica é a mesma, mas os resultados sao outros... Acho que é aos maus HDR's que alguns gostam muito que nos estamos a referir como tecnicas que cada vez mais as pessoas começam a deixar de ver pela saturaçao de apresentar sempre os mesmos resultados.

Partilhar Post #35 Momentclicker

Momentclicker

• Membro

Publicado 21 Junho 2012 - 13:12

é isso mesmo veronica... tal e qual. Isso para mim n é uma fotografia, é uma reproduçao grafica que desvirtua a realidade :)

Partilhar Post #36 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 21 Junho 2012 - 13:21

Bem... eu sou um dos que, não só mas também, anda atrás do "calhau dentro de água" e digo apenas o seguinte, só vê quem quer! Se há alguém enjoado é porque as andam sempre a ver, não?

Há determinado tipo de fotografia que não gosto em particular, logo pouco vejo e assim sendo nem enjoa nem deixa de enjoar...

Até há bem pouco tempo era relativamente "desconhecida" a técnica do lightpainting orbes e Lightpainting com lã de aço (penso que é o nome correcto) agora é só fotos do estilo...

Até há bem pouco tempo, e devido a condicionantes técnicas, só se fazia startrails agora a moda são céus estáticos, não são tão vulgares porque os equipamentos que o permitem com qualidade também não são propriamente acessíveis a todos...  

Neste momento tenho a paisagem como tema exclusivo apenas por circunstâncias de falta de tempo, ou seja, como não tenho tempo para por em prática vários projectos noutro estilo de fotografia e como vivo perto da praia, depois do trabalho e para desanuviar, pego no material e vou para qualquer praia ver um por do sol, ou what ever, fotografo e faço o que gosto que no fundo, lá bem no fundo, é fotografar...

Não me parece que a questão seja pertinente da forma como está colocada, devido há massificação da fotografia é natural que todos os estilos de fotografia e técnicas sejam exploradas até à "exaustão" e certamente serão descobertas novas técnicas que também essas serão massificadas e causadoras de muitos enjôos...

Partilhar Post #37 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 21 Junho 2012 - 13:50

(...)

Não sei se te referias pelo menos em parte a isto. Seja como for convém clarificar, útil à Fotografia com letra grande. Não é uma visão meramente utilitária das ferramentas em sim.

(...)uso moderado qualquer das técnicas apontadas tenha o seu campo próprio e útil para a Fotografia.

(...)

Partilhar Post #38 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 21 Junho 2012 - 13:58

HDR
Super-Longas Exposições. gosto da técnica, mas já enjoa, principalmente nos céus.
Instangram.

Partilhar Post #39 jagc

jagc

• Membro
  • Registo: 12/11/2008
    • Local: Margem Sul
    • memoriar.org - Criar, fazer memórias.

Publicado 21 Junho 2012 - 14:48

O que mais me enjoa na fotografia é o pessoal que usa filme. Aquilo já deu o que tinha dar lol

Deixando as brincadeiras de lado, votei na 3ª opção, a técnica é difícil mas o conteúdo repetitivo é o que me faz ficar um pouco farto de ver sempre o mesmo assunto nas fotografias.  :)

Partilhar Post #40 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 21 Junho 2012 - 15:11

Irónico é que dos que se sentem "enjoados", poucos (ou nenhum) contribui com fotos (sejam elas boas ou más). Se colocarem fotos das que acham boas (não falo de qualidade, mas de conceito), a percentagem das que vos enjoam vai dininuir.

Se estão enjoados, mas não fazem nada (ou quase) para melhorar o "ambiente", porque não vão para um forum de uma qualquer especialidade que vos agrade mais?

"Be the change that you wish to see in the world"

E, como às vezes as minhas palavras tendem a ser mal interpretadas, tenho de dizer que o que escrevo não é ataque a ninguém nem é comentário irónico. Simplesmente não percebo o "drama".
Adoro cozido à portuguesa, mas detesto batatas cozidas... normalmente como o resto e deixo as batatas. É simples.

Respeitem o gosto dos outros, se querem ver os vossos respeitados.

:th_up: