Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Técnicas demasiado batidas

• Por favor inicie sessão para responder
128 respostas a este tópico

Votação: Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Qual a técnica que mais fartos estão de ver?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

IT Partilhar Post #1 Bokeh

Bokeh

• Membro
  • Registo: 17/11/2010

Publicado 20 Junho 2012 - 18:58

Com o recente hype que o bokeh teve no outro canto do mundo no mundo na comunidade do foco manual (que é a que melhor conheço) os preços de algumas objetivas tiveram aumentos significativos derivado do tipo de efeito de desfoque que proporcionam.

Esquecendo o primeiro parágrafo, qual a técnica (se é que se pode chamar isso) que vos aborrece mais de tão batida que está?

http://coolpicturesf...rning-Image.jpg

http://erink.smugmug...520_eD3tC-M.jpg

http://www.photoble....ureTimboDon.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 20 Junho 2012 - 19:05

Queres sangue... :lol:

Dentro da limitação da votação, e entre a 2.ª e a 3.º opção, votei na 3.ª. ::)

Partilhar Post #3 joaomsil

joaomsil

• Membro
  • Registo: 25/12/2011

Publicado 20 Junho 2012 - 19:07

A 3.ª.

O tópico, é sobre o quanto batida está a técnica, e nunca sobre o desvalorizar do trabalho de cada um. Mas penso que de todas é a mais batida em todos os fóruns.

IT Partilhar Post #4 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 20 Junho 2012 - 19:13

Espero que as participações sejam civilizadas, afinal todos temos direito à opinião e ao contraditório mas nesta tópico agradecia que nos ficássemos pela votação e a explicação mais ou menos elaborada do porquê.

Não quero de forma alguma desvalorizar o trabalho de ninguém até porque qualquer uma das opções que possam vir a ser votadas requerem muito trabalho para serem dominadas.

Partilhar Post #5 Drekas

Drekas

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 20 Junho 2012 - 19:14

Não sei se percebi a técnica da primeira, HDR ?
Se sim, é efetivamente a técnica que eu nunca gostei. Além da manipulação abusiva ( que no meu ponto de vista, é " desleal " ) não considero que os resultados sejam bonitos, ou sequer melhores que os originais.

Bokeh e Longas exposições nascem de um trabalho " pensado " e bem executado. É claro que nem tudo o que é Bokeh é lindo, nem tudo o que seja obtido através de longas exposições é maravilhoso. Mas temos neste mesmo fórum resultados brilhantes e que a mim, não me cansa a vista.

Just my 2 cents.

Partilhar Post #6 Topanga

Topanga

• Membro
  • Registo: 24/08/2011

Publicado 20 Junho 2012 - 19:27

Eu votei no HDR porque me parece que é a nova "moda" em fotografia. Parece que a vejo em todo o lado.

Partilhar Post #7 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Junho 2012 - 19:32

Não consigo "justificar" que uma delas seja "mais batida" do que as outras, dada a diversidade e quantidade de cada uma que se encontram em qualquer local de reunião fotográfica.

A que me farta mais, neste momento, é o HDR - apesar de ser uma técnica que exploro com frequência -, talvez porque o convite ao abuso é grande, simples, e está relativamente disseminado como "arte mágica"...

Partilhar Post #8 ps_sal

ps_sal

• Membro
  • Registo: 21/10/2011
    • Local: Castelo Branco

Publicado 20 Junho 2012 - 20:19

Acho que é por fases, quando se compra uma DSLR bate-se primeiro no exemplo da 2ª, depois passa-se a 1ª e por ultimo a 3ª.

Partilhar Post #9 pauloallex24

pauloallex24

• Membro
  • Registo: 19/01/2009
    • Local: Anadia - Aveiro

Publicado 20 Junho 2012 - 20:47

O engraçado é que as pessoas, principalmente quem é novo na matéria, tende sempre a almejar aquilo que exige um investimento em equipamento mais caro…

Por exemplo, quando começaram a aparecer as zooms, estava moda fazer zoom blur!

Houve também uns tempos, que era carregar as máquinas com uma flash enorme, hoje em dia, a moda é NUNCA usar flash e subir o ISO.

No tempo dos 35mm, fotos com lentes muito longas, era a loucura, hoje, é muito mais "exclusivo" uma lente ultra-grande-angular,se for inferior a 18mm/24mm, já não presta  8)

Fazendo um pouco de offtopic, eu gosto mais de ver uma máquina com uma lente pequena do que com uma grande. A minha D60 fica muito mais bonita com a 35mm que com a 18-55 ou a Tamron 60mm. E ainda mais bonito que ela foi uma D60 com uma 50mm antiga, manual, de um amigo meu ^^

Partilhar Post #10 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 20 Junho 2012 - 20:53

Dentro da limitação da votação, e entre a 2.ª e a 3.º opção, votei na 3.ª. ::)

Também senti as mesmas limitações, mas acabei por optar pela segunda, porque a terceira sempre proporciona imagens bonitas para pôr nas casas de banho. :lol:

Picacuca

IT Partilhar Post #11 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 20 Junho 2012 - 20:57

Convém não confundir estética ou tendências de mercado com o tema do tópico.

Antigamente as máquinas traziam todas uma 50mm e por um boa razão, era a distância focal que num sensor full-frame dava a perspetiva mais aproximada daquela que o olho humano capta e é algo que nunca se devia ter perdido pois a grande maioria das pessoas que acaba por se entusiasmar com este mundo arranja mais cedo ou mais tarde uma prime nessa distância focal.

Acontece que os zooms foram ganhando popularidade pois são muito mais práticos que andar com primes para cobrir a gama focal que alguns zooms cobrem. Com o avançar da tecnologia hoje temos zooms com tão boa qualidade de imagem como a maior parte da primes.

A verdade é que muitas pessoas compram uma dSLR pela 18-55mm, para quem está a iniciar parece imponente e tal. Se os corpos de entrada trouxessem a clássica 50mm f/1.8 (com muito mais potencial que o zoom) provavelmente as vendas caíam a pique.

Mas o tema do tópico prende-se com o tipo de fotografia que se faz hoje em dia por quem o bixo mordeu com força suficiente para de facto dedicarem várias horas à prática.

Pessoalmente as profundidades de campo super reduzidas começam a cansar. As objetivas têm muito melhor desempenho mais fechadas que na abertura maior mas confesso que quando bem utilizada é uma técnica com muito potencial, especialmente para retratos.

IT Partilhar Post #12 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 20 Junho 2012 - 21:18

A preto e branco tudo começa a ficar assustador! A verdade é que é a maneira mais fácil de se parecer alguém que percebe de fotografia. Não tenho foto nenhuma que tenha mais impacto que qualquer uma tirada a f/1.4 ou f/1.2. O público em geral não está habituado a ver este efeito e por alguma razão é inerentemente agradável à vista.

Partilhar Post #13 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 20 Junho 2012 - 21:19

Votei outra a pensar nas Macros.

Apesar do profundo respeito por quem têm paciência para esse tipo de fotos.

Partilhar Post #14 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 20 Junho 2012 - 21:54

Votei outra a pensar nas Macros.

Apesar do profundo respeito por quem têm paciência para esse tipo de fotos.

As macros não devem ser consideradas técnica, mas género, tal como retrato ou paisagem. E não passa pela cabeça de ninguém, dizer que o retrato está demasiado batido. Ou passa? :D Agora, se me falam de macros de florzinhas e bichinhos, só porque são bonitinhos e sem mais nada que sustente isso (como, por exemplo, uma noção de inventário), então aí já concordo que enjoa um bocado.

Quanto às imagens "assustadoras" do senhor Giles Clement, não esquecer que são feitas com uma câmara muito especial, uma grande formato de 1850, acoplada a uma Go-Pro de 2012 :lol:

E sem brincadeiras, nem acho as fotos assustadoras, mas agradáveis à vista, embora sem grande assunto, a maioria delas. Mas enfim, nota-se que o senhor é divertido e da Go-Pro, ainda há algumas imagens que têm piada.

No entanto, esse será talvez um bom exemplo de alguém que sabe fotografar mas não sabe muito bem o que fazer com a fotografia. Numa analogia livre e pouco rigorosa, é um pouco como alguém que sabe andar mas não sabe para onde ir... E penso que é isso que acontece com muito boa gente, daí acabarem muitos por ir para onde vão todos os outros. Pelo menos vão para algum lado... :D

Picacuca

Partilhar Post #15 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Junho 2012 - 22:22

Eu votei na 3ª. Apesar de já ter feito e continuar a fazer muito esporádicamente, a cena da agua com um calhau lá dentro já me cansa um bocado apesar da beleza das imagens. Mas há muito boa gente que não passa disso  :ph34r:

Partilhar Post #16 ss marks

ss marks

• Membro
  • Registo: 03/11/2009
    • Local: ALCOCHETE

Publicado 20 Junho 2012 - 22:25

Esta "fartura" por assim dizer vem também do facto de termos acesso a tanta coisa, tanta informação.Se não houvesse a divulgação que existe nos dias de hoje tudo iria parecer diferente, basta que nos lembremos de como encarava-mos as novidades há 20 anos por ex., qualquer coisa que tivesse luzinhas a piscar era uma loucura e fotografias então quantas viamos?

Partilhar Post #17 cayto

cayto

• Membro
  • Registo: 24/03/2012
    • Local: Baguim do Monte/ Valongo

Publicado 20 Junho 2012 - 22:35

Esta "fartura" por assim dizer vem também do facto de termos acesso a tanta coisa, tanta informação.Se não houvesse a divulgação que existe nos dias de hoje tudo iria parecer diferente, basta que nos lembremos de como encarava-mos as novidades há 20 anos por ex., qualquer coisa que tivesse luzinhas a piscar era uma loucura e fotografias então quantas viamos?

Concordo, o facto de estarmos em constante contacto com tudo o que envolve o mundo da fotografia, talvez nos canse um pouco mais rápido desta ou daquela técncia ou deste ou daquele estilo.

A internet obviamente é responsável por isso, pois permito-nos estar 24h a ver fotos de fotografos de todo o mundo, de estar num forum que fala e respira fotografia por assim dizer.

No entanto, ser uma tecnica muito utilizada, e como já referiram, não implica que não haja bons trabalhos  :th_up:

IT Partilhar Post #18 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 20 Junho 2012 - 22:37

Mas isso já é um nível que não é mainstream...

Pois estas são as técnicas que menos fazem sentido neste tópico, de certeza que ninguém está farto delas! Pessoalmente acho-as interessantes mas de certo modo é voltar atrás. Uma espécie de clássico renovado (como em decoração) mas demasiado esotérico para mim.

Partilhar Post #19 PConceptions

PConceptions

• Membro
  • Registo: 08/12/2005

Publicado 20 Junho 2012 - 22:43

Dessas opções escolhi a das longas exposições, porque é a que me cansa mais, apesar de se encontrar trabalhos belissimos pela net fora e no vasto oceano de cores e paisagens repetidas ainda vão aparecendo um ou outro fotografo que conseguem usar esta técnica e terem um estilo muito próprio nas fotos que fazem. Foi técnica que ainda não experimentei, talvez daqui a uns anitos me dê essa pancada, e desate a comprar os respectivos acessórios para me dedicar a essa técnica... Fotos com grandes aberturas e isos quase sempre a 800 ou um pouco mais fiz durante 3 anos quando fotografava espectáculos, agora raramento tenho paciência para fazer esse tipo de fotos... Neste momento a maioria das minhas fotos são feitas com uma máquina de bolso, porque é mais pratico no dia á dia. As reflexs estão a Ibernar lol

Partilhar Post #20 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 20 Junho 2012 - 23:39

Esse nem faz as fotos assustadoras…

http://www.flickr.co...ool-868027@N25/

Estas começam a ficar mais… a receita:

- petzval + grande formato
- coloidal
- olhos claros, de preferência azuis (que ficam brancos)
- modelos estranhos

Mas isso já é um nível que não é mainstream...

Isto já é surrealismo. Que, embora também já muito batido, é sempre bom. Eu que o diga, que nem sou adepto do género nem nada. :D

Pois estas são as técnicas que menos fazem sentido neste tópico, de certeza que ninguém está farto delas! Pessoalmente acho-as interessantes mas de certo modo é voltar atrás. Uma espécie de clássico renovado (como em decoração) mas demasiado esotérico para mim.

pois, aí é que está a inovação! Não concordo com o termo "clássico renovado", talvez lhes chamasse uma fusão com técnicas tradicionais. Um pouco como música étnica, tocada com instrumentos electrificados, só que aqui é ao contrário, são os "instrumentos" que são antigos. E esta estética, se tem já alguma dose de "receita" como diz o Tanegashima, também tem ainda um núcleo muito restrito de apreciadores e praticantes, portanto, não creio que venha nunca a fartar.

E por outro lado, se vamos pensar em "receitas", elas estão em todo o lado. Um artigo muito bom sobre essa questão, foi em tempos escrito por Martin Parr, que identificou uma série de clichés na fotografia de autor, aquele tipo de imagens que valem quase tantos milhões quanto as imagens do Gursky.
Gostaria de vos mostrar esse artigo, mas infelizmente nunca o li (só vi referências a ele, feitas por outros) nem sei se está no site do Martin Parr. E ainda por cima, estou tão ocupado a matar a cabeça com um trabalho escrito sobre a emulsão Lippmman (essa sim, um verdadeiro Vodoo da fotografia, uma emulsão P&B que faz fotografias a cores), que nem tenho estímulo para andar a procurar muito mais coisas pela net. Mas fica aqui a dica, para quem se quiser dedicar a essa pesca.

PS: e pronto, acabou-se o meu intervalo... ::)

Picacuca