Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

"Credencial" para fotografar em Estação da CP

• Por favor inicie sessão para responder
98 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 El_Ninho

El_Ninho

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 19 Agosto 2008 - 16:45

Ok! Então logo já vou mandar outro...  :th_up:

Vens pra "minha terra" tiras fotos, ouve lá????  :lol: :lol:

realmente é uma situação caricata, pra não dizer estupida....
Se tiver um gajo a tentar roubar ou fazer o grafitis da moda, não lhe acontece nada. Agora um simples raapz a tirar umas simples fotos, ja há problema..... :wallbash:

Anúncios

Partilhar Post #42 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
    • Local: Lisboa
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 19 Agosto 2008 - 18:10

Se a necessidade é muita, telefonem! Peçam para falar com a pessoa responsável peçam o nome dela o numero de faz ou o e-mail, assim ficam obrigados a responder porque já estão identificados em caso de reclamação. Mas atenção!!! A resposta da CP vem sempre com a linha que diz, Autorizado para fins não lucrativos, eu próprio já consegui uma destas manhosas declarações.

E por favor, não tentem dar a volta ao segurança, mesmo que ele deixe, pode acabar despedido por justa causa, e pode ser burro para não se lembrar que tem em casa filhos para alimentar.

Se a direcção deixa compactas fotografarem, é da responsabilidade da direcção tais normas. Não cabe ao pobre do elemento estático fazer as dele.

Partilhar Post #43 marques_luis

marques_luis

• Membro
  • Registo: 28/07/2008

Publicado 31 Agosto 2008 - 22:39

Para se obter a credencial da CP basta mandar mail para VPPASSARINHO@mail.cp.pt, com o nome, morada e nº de BI e dizer para que se pretende a credencial.
Essa credencial é posteriormente enviada pelo correio

Para se obter a credencial da Refer, basta enviar mail para pmalmeida@refer.pt, com os mesmos dados e essa credencial será enviada por email.

Convinha que antes de se complicar primeiro nos informassemos.

Partilhar Post #44 marques_luis

marques_luis

• Membro

Publicado 31 Agosto 2008 - 23:16

É verdade, o mail da CP está cheio mas não se esqueçam que estamos em Agosto, não queiram por o homem a trabalhar nas férias  :lol:

IT Partilhar Post #45 flash

flash

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Matosinhos

Publicado 01 Setembro 2008 - 13:29

Para se obter a credencial da CP basta mandar mail para VPPASSARINHO@mail.cp.pt, com o nome, morada e nº de BI e dizer para que se pretende a credencial.
Essa credencial é posteriormente enviada pelo correio

E já agora de quem são esses mails e como é que obtiveste essa informação?

Convinha que antes de se complicar primeiro nos informassemos.

Acho que aqui ninguém complicou nada...

Partilhar Post #46 marques_luis

marques_luis

• Membro

Publicado 01 Setembro 2008 - 23:49

O da CP é do Departamento de Comunicação Estratégica Corporativa. Basta perguntar nas informações.

Partilhar Post #47 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 07 Maio 2009 - 19:58

Já alguém que andava a tentar conseguiu a "dita cuja"?  :P

E para quem já a tem, em que consiste essa credencial? É uma autorização sem validade? Ou é para caso específico, isto é, para uma data definida e um local definida? Ou trata-se de um "free-pass" intemporal que serve de uma ponta à outra do país?

Partilhar Post #48 ahramis

ahramis

• Membro
  • Registo: 28/02/2009

Publicado 07 Maio 2009 - 21:21

Julgava que era só em Luanda que tinha de tomar esses cuidados... mas afinal aqui (ainda) parece pior... A diferença é que lá passaram décadas em guerra, pelo que, de algum modo, se compreende essa "paranóia", agora aqui...

Como já se disse, marimbam-se para as composições a apodrecer, mas para aquilo que até pode enaltecer a imagem da empresa, é o que se vê.

Detesto este discurso, mas isto é realmente um país em que quem detém o poder é, no mínimo, um "pato bravo"... Daí que tenham a capacidade de "voar" entre tantas empresas sem terem de responder a anúncios de semanários...

Enfim...

Partilhar Post #49 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 08 Maio 2009 - 08:28

Já a consegui e foi para um tempo determinado e tinha de andar sempre com ela!

Partilhar Post #50 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 08 Maio 2009 - 14:35

Já a consegui e foi para um tempo determinado e tinha de andar sempre com ela!

Quanto tempo? E era para uma zona específica ou de forma indiscriminada? E qual os direitos que te oferecem sobre a utilização das tuas fotos?

Partilhar Post #51 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 09 Maio 2009 - 08:17

Apenas para trabalhos de estudo e exposição e proibida a venda sem a autorização deles! Frustrante no mínimo.

Partilhar Post #52 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 09 Maio 2009 - 10:49

Apenas para trabalhos de estudo e exposição e proibida a venda sem a autorização deles! Frustrante no mínimo.

Pois, para a venda alguém tem de ganhar os royalties 8)
Com um pouco de sorte ainda exigem 50%  :D

Partilhar Post #53 rmgtrindade

rmgtrindade

• Membro
  • Registo: 06/01/2009
    • Local: Grandola

Publicado 13 Maio 2009 - 19:02

sim realmente é verdade. não tenhas muitas esperanças que te respondam ao pedido. porque eu por varias vezes fui abordado na gare do oriente no vasco da gama e no metro pelos seguranças da mesma forma ,e para não fazer as coisas de forma ilegal dei-me ao trabalho de enviar emails a explicar que pretendia fotografar nesses locais e até hoje nada! resumindo não fiz o que queria naquele dia fiz nos dias seguintes.na gare foi giro porque apanhei o turno naquela semana do mesmo segurança e ele ficou tão fato de mandar embora que depois de uma breve conversa em que eu lhe explicava que por uma pessoa ter um equipamento mais visível que um mero turista, que usa uma maquina compacta e faz tudo o que quer e que dessa forma  não é justo porque a lei é a mesma! quando ele me responde que um turista não monta lá o tripé…ou seja o resultado é o mesmo no final, é apenas uma fotografia. então desta forma ele compreendeu e pediu-me que volta-se passado uns minutos que ele iria fingir que não me via, mas teria de ser rápido e assim foi...no vasco da gama foi mais complicado quando o segurança farto de mim quase me obriga a desligar a maquina. como não o fiz e ainda os fiz andar a trás de mim durante bastante tempo fui expulso do centro, porque aquilo é privado. resumindo num dia em que jogava Portugal fui lá montei o tripé nas calmas e fiz o que queria, sem ser incomodado. aprendi com isto que para se fotografar sem ser incomodado é só esperar por um grande jogo de futebol. em Portugal muitas coisas só funcionam sob forma da ilegalidade.

Essa do jogo de futebol está interessante :D mas é verdade!!!
por acaso nao sabia das credenciais. é sempre bom ficar a saber:)

um abraço;)

Partilhar Post #54 Hardware

Hardware

• Membro
  • Registo: 03/02/2008

Publicado 27 Agosto 2009 - 23:48

No ano passado consegui ter a credencial da CP e da Refer mas este ano, devido a conflitos e problemas com "crianças" a passear nas linhas, eles suspenderam (por tempo indeterminado) a criação de credenciais para fotografar estações/comboios.

Agora, se quiserem arriscar, façam como eu: ou tiram "a socapa" ou antes de irem tirar perguntam ao chefe de estação se pode dar autorização. Se eles forem porreiros eles fecham os olhos (o de Sta. Apolónia por exemplo). Isto porque eles não te podem dar autorização "oficial", só mesmo a CP, mas podem fechar os olhos :P

Partilhar Post #55 Vincent

Vincent

• Novo Membro
  • Registo: 04/04/2008

Publicado 18 Setembro 2009 - 13:57

No ano passado consegui ter a credencial da CP e da Refer mas este ano, devido a conflitos e problemas com "crianças" a passear nas linhas, eles suspenderam (por tempo indeterminado) a criação de credenciais para fotografar estações/comboios.

Agora, se quiserem arriscar, façam como eu: ou tiram "a socapa" ou antes de irem tirar perguntam ao chefe de estação se pode dar autorização. Se eles forem porreiros eles fecham os olhos (o de Sta. Apolónia por exemplo). Isto porque eles não te podem dar autorização "oficial", só mesmo a CP, mas podem fechar os olhos :P

Já que foram buscar novamente este tópico queria só dar uma pequena explicação e ajuda.

NÃO é à CP que se tem de pedir credenciais, mas sim à REFER E.P.E e nomeadamente ao Dep. Comunicação e Imagem. Isto porque é a REFER que é propietária da quase totalidade, existem umas pequenas excepções, da infraestrutura ferroviária nacional (tal como já disse num anterior post neste mesmo tópico).

Mas a administração da REFER decidiu estabelecer uma norma para estes fins e da qual deixo aqui um excerto que será esclarecedor para a maior parte dos casos.

Não carece de autorização prévia:
A recolha de imagens por qualquer cidadão em espaços públicos de livre acesso (estações e
plataformas), para fins particulares.

Carece de autorização prévia: (Obtenção de credencial junto da REFER)
a) Se tiver fins comerciais ou profissionais alheios à REFER;
B) Se for efectuada por órgãos da Comunicação Social;
c) Se for efectuada em áreas de acesso vedado.

Mais,

"Os pedidos de autorização são dirigidos à Comunicação e Imagem e, perante uma
apreciação positiva da parte desta, dão lugar à emissão de uma credencial"

E ainda,

"Excepções:
Em situações excepcionais e devido a imperativos de segurança, os espaços públicos e outros
anteriormente mencionados poderão ter restrições de acesso à recolha de imagens,
competindo ao gestor da infra-estrutura ou aos operadores do serviço de transporte ferroviário
a adopção das medidas adequadas"

No entanto em caso de dúvida contactem a REFER (Dep. Comunicação e Imagem) sempre que vos surgir alguma dúvida e evitam confusões.

Abraços

Partilhar Post #56 MrWolfeye

MrWolfeye

• Membro
  • Registo: 20/03/2008
    • Local: Forte Da Casa

Publicado 09 Outubro 2009 - 20:03

sim realmente é verdade. não tenhas muitas esperanças que te respondam ao pedido. porque eu por varias vezes fui abordado na gare do oriente no vasco da gama e no metro pelos seguranças da mesma forma ,e para não fazer as coisas de forma ilegal dei-me ao trabalho de enviar emails a explicar que pretendia fotografar nesses locais e até hoje nada! resumindo não fiz o que queria naquele dia fiz nos dias seguintes.na gare foi giro porque apanhei o turno naquela semana do mesmo segurança e ele ficou tão fato de mandar embora que depois de uma breve conversa em que eu lhe explicava que por uma pessoa ter um equipamento mais visível que um mero turista, que usa uma maquina compacta e faz tudo o que quer e que dessa forma  não é justo porque a lei é a mesma! quando ele me responde que um turista não monta lá o tripé…ou seja o resultado é o mesmo no final, é apenas uma fotografia. então desta forma ele compreendeu e pediu-me que volta-se passado uns minutos que ele iria fingir que não me via, mas teria de ser rápido e assim foi...no vasco da gama foi mais complicado quando o segurança farto de mim quase me obriga a desligar a maquina. como não o fiz e ainda os fiz andar a trás de mim durante bastante tempo fui expulso do centro, porque aquilo é privado. resumindo num dia em que jogava Portugal fui lá montei o tripé nas calmas e fiz o que queria, sem ser incomodado. aprendi com isto que para se fotografar sem ser incomodado é só esperar por um grande jogo de futebol. em Portugal muitas coisas só funcionam sob forma da ilegalidade.

Já passei por uma situacao identica no pavilhao de portugal na expo em que um seguranca feito "xico_esperto" nos abordou e disse q n podiamos estar ali a fotografar e de novo vem ao baile a conversa do tripe ( começo a julgar que o tripé tem uma legiao de inimigos espalhados por esse portugal fora), mas como ia dizendo tentou expulsar-nos dali pra fora. escusado sera dizer que as fotos foram feitas na mesma, so esperamos q ele saisse dali e voila... mas realmente ha leis que nao lembram a ninguem... é q se eu la for fotografar com uma compacta ja n se passa nada...

Partilhar Post #57 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 10 Outubro 2009 - 01:18

Eles apenas cumprem ordens, por mais estúpidas que sejam, ter comida no final do mês impera!

Partilhar Post #58 wulfric_windows

wulfric_windows

• Membro
  • Registo: 17/03/2009
    • Local: Cascais

Publicado 11 Outubro 2009 - 11:09

Teoricamente, se quisermos realizar fotografia de exterior aos comboios, temos que pedir à CP, Comunicação Estratégica Corporativa, uma credencial para o efeito. Ou assim o era, com as burocracias actuais, segundo me consta, eles só passam a quem é sócio da APAC  :unsure:

Em relação à infraestrutura, isso não tem um ponto certo. Posso perfeitamente ir à estação de Alcântara-Terra e falar com o chefe de estação que quero fotografar para uso pessoal, e ele ser porreiro e dizer "esteja à vontade, informe é os seguranças que falou previamente comigo", ou ir a Santa Apolónia e ser logo abordado por 3 ou 4 "Grupo 8", mal se saque da máquina.

A REFER deixou de emitir credenciais, portanto passa por falar efectivamente com o chefe de estação e explicarmos o que queremos fazer. Há muitos que têm amor à camisola e ficam orgulhosos quando alguém lhes pede para fotografar "um pouco da estação"  :)

Partilhar Post #59 Vincent

Vincent

• Novo Membro
  • Registo: 04/04/2008

Publicado 13 Outubro 2009 - 10:20

Em relação à infraestrutura, isso não tem um ponto certo. Posso perfeitamente ir à estação de Alcântara-Terra e falar com o chefe de estação que quero fotografar para uso pessoal, e ele ser porreiro e dizer "esteja à vontade, informe é os seguranças que falou previamente comigo", ou ir a Santa Apolónia e ser logo abordado por 3 ou 4 "Grupo 8", mal se saque da máquina.

A REFER deixou de emitir credenciais, portanto passa por falar efectivamente com o chefe de estação e explicarmos o que queremos fazer. Há muitos que têm amor à camisola e ficam orgulhosos quando alguém lhes pede para fotografar "um pouco da estação"   :)

Wulfric,

É falso que a REFER tenha deixado de emitir credenciais. Se o fez anteriormente isso já não posso confirmar mas actualmente a situação passa pelo cumprimento duma norma estabelecida recentemente e que foi transmitida a todos os agentes que operam nas estações que sejam propriedade da REFER, inclusivamente aos srs do Grupo8 o que significa que para as situações que referi no mail anterior não é sequer preciso pedir a credencial.

Agora se mesmo assim queres pedir ao chefe da estação, embora não seja necessário, torna-se uma questão de boa educação.

E tal como já disse se tiverem dúvidas contactem o Dep. Comunicação e Imagem da REFER.

Abraço.

Partilhar Post #60 Kestna

Kestna

• Membro
  • Registo: 29/04/2008
    • Local: Murtosa, Aveiro

Publicado 13 Outubro 2009 - 10:28

Não carece de autorização prévia:
A recolha de imagens por qualquer cidadão em espaços públicos de livre acesso (estações e
plataformas), para fins particulares.

"Excepções:
Em situações excepcionais e devido a imperativos de segurança, os espaços públicos e outros
anteriormente mencionados poderão ter restrições de acesso à recolha de imagens,
competindo ao gestor da infra-estrutura ou aos operadores do serviço de transporte ferroviário
a adopção das medidas adequadas"

Não é bem assim, ainda este sábado no encontro em Coimbra aqui do forumfotografia fomos até à estação...Pelo caminho ia a comentar com a Dora este tema de ser necessário certidões p/fotografar, nas ela disse q lá em Coimbra n costumava haver problema.. sorte das sortes, entrei, bati duas ou três fotos num sítio super seguro, e lá veio o senhor segurança chamar-me à atenção "- Boa tarde, para que fins são as fotos?" ao que eu respondi que eram para mim, para fins particulares e ele diz que eu tinha de pedir a tal certidão à refer..  Acho é que é como lhes dá na cabeça e depende da disposição dos seguranças.. :S