Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Risco no vidro (Canon 5D Mk1)

• Por favor inicie sessão para responder
34 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Jeta

Jeta

• Novo Membro
  • Registo: 25/11/2009
    • Local: Braga, Portugal

Publicado 18 Junho 2012 - 19:30

Boas a todos!

Venho aqui pedir ajuda para um certo acidente em que fiquei a arder.

No outro dia, peguei na Canon 5D Mk1 do meu irmão, mais uma Carl Zeiss 50mm 1.4, e lembrei-me que tinha para aqui também uma Carl Zeiss 100mm.

Depois, tirei a 50mm fora, e tentei meter a 100mm. O problema é que por serem lentes antigas, precisam de um adaptador para funcionar, mas eu nem me lembrei disso, e então tentei meter a lente. Experimentei encaixar-la umas duas vezes, mas nada, e depois lembrei-me disso.
Voltei a meter a 50mm. Quando levo a câmera ao olho, deparo-me com algo estranho no visor, que estava a impedir a visão. Tento tirar a lente e não estava a sair, mas depois lá saiu.

Quando saco a lente vejo que estava um vidro qualquer fora. Fiquei logo todo nervoso, ainda por cima sabendo que a câmera não é minha, e quebrei umas das regras mais básicas.

Estupidamente, pego nesse vidro (que vim a saber que era o ecrã de focagem) meto-o lá dentro e coloco de novo a lente, e guardo a máquina, isto tudo ao lado de um palco com uma banda a tocar.

Quando cheguei a casa pousei tudo, tirei a lente e vi o tal ecrã de focagem, que vim a saber que afinal aquilo tem uma espécie de alavanca onde se mete lá isso, e essa mesma alavanca estava aberta. Depois de alguma pesquisa percebi que o problema nem parecia assim tão sério, e que dá para comprar outro ecrã de focagem e trocar facilmente.

No dia a seguir, volto a pegar na câmera e vejo que tem uma certa marca num espelho que fica por cima desse ecrã de focagem. Uma marca de cerca de 2cm, e não encontro nada na net sobre esse espelho, nem sei se tem algum nome.
Estive a analisar aquilo com o meu irmão, e de facto aquilo parece mesmo sujidade, mas achamos que é mesmo riscado, pois deve ter sido de o ecrã de focagem andar solto lá dentro e deve ter riscado aquilo.

Na fotografia não se nota a marca, nota-se sim no visor.

Agora ficam aqui umas perguntas:
- É possível trocar este espelho?
- Como posso saber se é mesmo um risco ou apenas sujidade?
- O que me aconselham a fazer?

Ficam aqui umas fotos:

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Obrigado,
Tiago Cunha

Anúncios

Partilhar Post #2 Bokeh

Bokeh

• Membro
  • Registo: 17/11/2010

Publicado 18 Junho 2012 - 19:35

Nunca fiz nada tão intrusivo mas não estou a ver um espelho riscar dessa forma, parece mais sujidade que outra coisa, experimenta passar com um cotonete, com cuidado, talvez embebido em alcool e depois de expremida o algodao, só pata ter alguma humidade mas facilmente evaporável.

Boa sorte

IT Partilhar Post #3 Jeta

Jeta

• Novo Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 19:42

Nunca fiz nada tão intrusivo mas não estou a ver um espelho riscar dessa forma, parece mais sujidade que outra coisa, experimenta passar com um cotonete, com cuidado, talvez embebido em alcool e depois de expremida o algodao, só pata ter alguma humidade mas facilmente evaporável.

Boa sorte

Já passei um cotonete (seco, sem nada, tinha medo que álcool fosse estragar ou outro líquido).

O problema é que eu feito parvo deixei o ecrã de focagem solto lá dentro, o que pode muito bem ter riscado aquele vidro, mas é que aquilo parece mais sujidade. Mas já passamos várias vezes o cotonete e não sai.

Partilhar Post #4 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 20:21

Eu só acho um formato esquisito para risco porque um risco num espelho é semelhante ao risco num vidro e seria algo "capilar", muito estreito mesmo nada quase esborratado como o que mostras.

Por outro lado também confesso que não consigo justificar a sujidade mas com a pressa e provavelmente falta de luz podes lá ter passado um dos dedos. Porque não levas isso a um profissional autorizado pela marca? Com um bocado de sorte tentam limpar e se não sair limitam-se a indicar preços para substituição da peça.

IT Partilhar Post #5 Jeta

Jeta

• Novo Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 20:29

O mal mesmo é quanto levará um profissional, ainda para mais se for na Canon.

E outro problema é que aquele espelho parece-me que só desmontando a câmera toda...

Partilhar Post #6 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 20:48

Isso é um corpo muito bom, não seria dinheiro desperdiçado e como já referi, se fosse só limpar provavelmente nem te levavam nada e na pior das hipóteses saias de lá com o orçamento para algo mais que limpar.

IT Partilhar Post #7 Jeta

Jeta

• Novo Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 20:56

Achas que não faz mal se tentar passar um cotonete com álcool? Não fará nenhum dano?

E pessoas que me façam isso em Braga ou arredores? Haverá algum?

Partilhar Post #8 ps_sal

ps_sal

• Membro
  • Registo: 21/10/2011
    • Local: Castelo Branco

Publicado 18 Junho 2012 - 20:59

Passa por uma casa de fotografia, mostras a máquina e pedes orçamento pra ver fica-te a quanto e se te interessa ou não o arranjo. Não aconselho-te a mexer (mais),porque às vezes só piora!

Partilhar Post #9 Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

• Membro
  • Registo: 21/07/2008
    • Local: Braga

Publicado 18 Junho 2012 - 22:19

Basicamente tens dois caminhos:

1 - Levas a alguem que perceba e que te dê orçamento para arranjar. visto ser um caso tao particular que nunca mais encontrar solução.

2 - Fica como esta, e entende-te com o teu irmão.

Partilhar Post #10 Angelo

Angelo

• Membro
  • Registo: 14/04/2008

Publicado 19 Junho 2012 - 09:16

Isto é o que dá quando se pega nas coisas dos outros sem permissão.

Ainda pra mais coisas delicadas e de valor como uma 5D.

Partilhar Post #11 PMGND

PMGND

• Membro
  • Registo: 14/06/2011

Publicado 19 Junho 2012 - 09:34

Isto é o que dá quando se pega nas coisas dos outros sem permissão.

Ainda pra mais coisas delicadas e de valor como uma 5D.

Isto "é o que dá" ler as coisas na diagonal...

Partilhar Post #12 Angelo

Angelo

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 10:01

Isto "é o que dá" ler as coisas na diagonal...

Não sei se percebeste mas o lesado fui eu. Eu é que sou o dono da 5D com o risco no espelho, ou seja o irmao do Jeta.

Partilhar Post #13 Bokeh

Bokeh

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 10:06

Ah então esta máquina está nos Classificados. Grande cena.

Boa sorte com o arranjo, pode ser que se safem.

Partilhar Post #14 Angelo

Angelo

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 10:16

Sim esta desde a semana passada. E isto aconteceu este fim de semana. E agora é chato ter la assim.

Partilhar Post #15 galinha84

galinha84

• Membro
  • Registo: 25/08/2009

Publicado 19 Junho 2012 - 10:16

Realmente é preciso ter muita lata e estupidez ao mesmo tempo.
Anormais. A vender "tudo como novo"... Enfim.

Partilhar Post #16 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 10:33

Não sei se percebeste mas o lesado fui eu. Eu é que sou o dono da 5D com o risco no espelho, ou seja o irmao do Jeta.

Pois...devia ter adivinhado...lol

Partilhar Post #17 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 19 Junho 2012 - 10:39

Acho que era de bom senso indicar no tópico da venda que andaram a forçar a maquina com uma lente, que até fez o ecrã de foco "saltar" fora, e que não obstante tal "acidente", ainda andou lá dentro aos saltos... deve estar efectivamente "limpa".

BTW, a 5D tem pentaprisma, e se o risco/sujidade não for no ecrã de foco, é um "pentanovo"...

Existe um DIY para "chegar" ao pentaprisma da 1mkiv ( impróprio para cardiacos ):

http://lightingmods....v-cleaning.html

Partilhar Post #18 PMGND

PMGND

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 11:06

Acho que era de bom senso indicar no tópico da venda que andaram a forçar a maquina com uma lente, que até fez o ecrã de foco "saltar" fora, e que não obstante tal "acidente", ainda andou lá dentro aos saltos... deve estar efectivamente "limpa".

BTW, a 5D tem pentaprisma, e se o risco/sujidade não for no ecrã de foco, é um "pentanovo"...

Existe um DIY para "chegar" ao pentaprisma da 1mkiv ( impróprio para cardiacos ):

http://lightingmods....v-cleaning.html

x2

Partilhar Post #19 Angelo

Angelo

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 12:07

Na altura que o tópico foi criado estava tudo como novo ate este fim de semana ter acontecido isso. Nao sei pra que estao prai com coisas quando sou vendedor e comprador de confianca neste forum e com bom feedback.

Partilhar Post #20 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 19 Junho 2012 - 12:22

Na altura que o tópico foi criado estava tudo como novo ate este fim de semana ter acontecido isso.

Por essa razão é que "encosto" o material que coloco à venda. Não o meto nas mãos da minha filha de 12 anos.

De qualquer forma, por essa "lógica" de ideas, o pessoal mete uma maquina à venda como nova, depois deixa-a cair no chão e parte-a toda, mas isso não importa.. conta é a data do tópico...  ::)

Nao sei pra que estao prai com coisas quando sou vendedor e comprador de confianca neste forum e com bom feedback.

Mais uma razão para chamar à atenção do sucedido no tópico da venda. Neste momento a informação nos classificados está errada e pode enganar um utilizador que não se cruze com ESTE tópico. O que não faltam são histórias do "mandei reparar" e afinal não se reparou... e também eram vendedores de confiança.