Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Como calibrar a nossa DSLR

• Por favor inicie sessão para responder
67 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #61 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro
  • Registo: 23/10/2009

Publicado 18 Junho 2012 - 10:59

1 - Não acho que a cartolina tenha ficado mais branca na primeira foto. Fiz a medição no canto inferior esquerdo (o oposto à incidência da luz, logo o menos afetado por reflexos), e obtive os seguintes valores R G B:
1ª foto: 206, 209, 212
2ª foto: 206, 204, 205
Comprova-se que a que mais se afasta do branco é a primeira foto.

2 - Tens a certeza que o círculo cinza é mesmo cinza? Eu no ajuste do WB uso sempre Branco.

3 - Desde o momento em que ajustate o WB e o clik da segunda foto nada se alterou? É que basta que alguem se tenha aproximado para que o reflexo da côr da sua roupa incida na cartolina branca

Agora é que estou a ver...

Então o branco não é 255R, 255B e 255G? Se assim é o que dizes está ao contrário pois os valores da primeira aproximam-se mais do RGB;255,255,255.

Anúncios

Partilhar Post #62 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Junho 2012 - 13:08

Agora é que estou a ver...

Então o branco não é 255R, 255B e 255G? Se assim é o que dizes está ao contrário pois os valores da primeira aproximam-se mais do RGB;255,255,255.

Mas para ser neutro, e não amarelo ou azul, o que importa é que sejam todos o mais próximos possíveis um do outro... Estamos a falar de wb e não de exposição.. Não confundas uma coisa com a outra....

IT Partilhar Post #63 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 18 Junho 2012 - 14:49

Alto...

Fiz ali trapalhada no quote anterior.

Vou corrigir!

Quote anterior editado.

=============================================================================================

Afinal, para eu ter na foto o fundo branco como é a cartolina, como é que eu tinha que proceder?

Não era usando o cartão cinza ou branco e supostamente ficaria com o WB certo e a cartolina apareceria realmente branca na foto tal como e na realidade?

Partilhar Post #64 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Santo Tirso

Publicado 19 Junho 2012 - 00:49

Alto...

Fiz ali trapalhada no quote anterior.

Vou corrigir!

Quote anterior editado.

=============================================================================================

Afinal, para eu ter na foto o fundo branco como é a cartolina, como é que eu tinha que proceder?

Não era usando o cartão cinza ou branco e supostamente ficaria com o WB certo e a cartolina apareceria realmente branca na foto tal como e na realidade?

Se tivesses usado a cartolina branca no ajuste do WB, garantidamente na foto ela ficaria branca.

Se tivesses usado um "bom" cartão cinza para ajustar o WB, a cartolina também teria ficado branca.

O que tu usaste foi um cinza "Homemade" que provavelmente não é cinza.

IT Partilhar Post #65 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 19 Junho 2012 - 13:29

Ok... Ontem fiz mais duas experiências...

Desta vez a cartolina pareceu-me muito mais real, a nível de cores que a última experiência e gostei mais do branco que obtive com o cartão cinza, ainda que "Homemade" que o AWB...

Logo quando chegar a casa coloco aqui a última experiência onde fotografei uma simples moeda de 5 cent em cima de uma cartolina branca usando o tal cartão cinza "Homemade".

Cheers

Tirei-me só outra dúvida...

Para seleccionar uma tonalidade para servir de WB em post-processing, basta escolher qualquer tonalidade que tenha os valores dos 3 canais o mais próximo possível uns dos outros, certo? Ou não tem nada a ver?

IT Partilhar Post #66 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 22 Junho 2012 - 14:12

Upa!

IT Partilhar Post #67 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 27 Junho 2012 - 11:30

Ok... Ontem fiz mais duas experiências...

Desta vez a cartolina pareceu-me muito mais real, a nível de cores que a última experiência e gostei mais do branco que obtive com o cartão cinza, ainda que "Homemade" que o AWB...

Logo quando chegar a casa coloco aqui a última experiência onde fotografei uma simples moeda de 5 cent em cima de uma cartolina branca usando o tal cartão cinza "Homemade".

Cheers

Tirei-me só outra dúvida...

Para seleccionar uma tonalidade para servir de WB em post-processing, basta escolher qualquer tonalidade que tenha os valores dos 3 canais o mais próximo possível uns dos outros, certo? Ou não tem nada a ver?

Please... Só falta esta... lol

Prometo que não faço mais perguntas!!! xD

Partilhar Post #68 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 27 Junho 2012 - 11:44

se já tiver os 3 valores iguais, já está "calibrado". O que tens de fazer é seleccionar uma zona que "devia ter os 3 valores iguais, mas não tem".