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Foto

Como calibrar a nossa DSLR


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67 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 joaopsr

joaopsr

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Publicado 14 Junho 2012 - 16:17

Estás a misturar demasiado as questões do WB e da exposição e, apesar de poderes usar cartões cinza para as duas coisas, isto começa a ficar uma confusão desgraçada :D

Resumindo:

- Exposição:
O fotómetro da máquina não faz mais do que ajustar a exposição para que o assunto medido fique "cinza 18%". Se fotografares uma parede branca, a máquina pensa que é cinza e sub-expõe, deixando-a mais escura do que é. Se fotografares uma parede preta, a máquina sobre-expõe, deixando-a mais clara do que é. Se fotografares uma parede "cinza 18%", a máquina expõe a parede como ela é. Esta questão parece-me relativamente fácil de perceber, considerando a frame cheia de uma só tonalidade. Para garantir que o que é escuro fica escuro e o que é claro fica claro, só tens de medir com o cartão cinza 18% (enche a frame com ele, ou usa medição spot apanhando só o cartão), bloquear a exposição (o mias fácil é colocares em modo Manual), e usar essa exposição.

-WB:
(em pós-produçao)
Coloca a máquina com um setting qualquer (pode ser auto). Tira uma foto onde apareça o cartão cinza (se houver zonas com temperaturas de cor diferentes, coloca o cartão na zona que queres que fique "correcta"). Ao importares o RAW, corrige o WB, usando o "eyedropper" em cima do cartão cinza. Usa os valores que daí resultam nas restantes imagens.

(Na máquina - varia de máquina para máquina e confesso que nunca usei)
Não sei se tens de usar uma imagem onde o cartão encha a frame, ou se dá para escolher apenas um ponto da imagem onde o cartão apareça. Tens de ver nas opções da máquina.

Para as duas coisas (WB e exposição) tens uma solução (que embora seja cara, pode ser que haja alternativas low-cost no ebay) que é o expodisc...


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IT Partilhar Post #42 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 08:11

Pois eu sei que estou a misturar coisas e que não sei muito bem onde as separar. Mas adiante.

Acho que o que tentas explicar é isto:



No entanto o que é ali explicado, aplica-se naquelas circunstâncias específicas em que temos branco no preto e preto no branco.

Eu gostava de ver era a diferença que um cartão cinza/branco faz em fotos interiores, por exemplo.

Eu ontem usei a tal foto da cartolina branca que ficou acinzentada e tirei algumas fotos à Maria e sinceramente gostei menos das cores que com o AWB. A pele ficou mais saturada e a colcha do sofá que devia ser praticamente branca, ficou a fugir para um beje/branco sujo, ainda que bastante atenuado...

Quanto à pós-produção, a que valores te referes para usar nas seguintes fotos? Valores de abertura, velocidade e ISO?

Depois dizes para usar um cartão na zona que quero que fique "correcta". Mas isto serve apenas para depois recolher os tias valores. Para depois fotografar no mesmo local, retiro o cartão e uso os valores que a máquina seleccionou na foto com o cartão, certo?

Mas mesmo usando o cartão, as fotos podem na mesma ficar sub ou sobre expostas, não é? Apenas estamos a corrigir a tonalidade das cores, certo?

Usando flash, os métodos são os mesmos ou nem por isso?


Partilhar Post #43 joaopsr

joaopsr

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Publicado 15 Junho 2012 - 08:40


Acho que o que tentas explicar é isto:



No entanto o que é ali explicado, aplica-se naquelas circunstâncias específicas em que temos branco no preto e preto no branco.

Não vi o video, mas pelo que ele diz no início, talvez seja melhor veres o episódio anterior.

Eu gostava de ver era a diferença que um cartão cinza/branco faz em fotos interiores, por exemplo.

Em interiores é comum teres fontes de luz com temperaturas diferentes. Nesse caso só vais poder "acertar" parte da imagem.

Eu ontem usei a tal foto da cartolina branca que ficou acinzentada e tirei algumas fotos à Maria e sinceramente gostei menos das cores que com o AWB. A pele ficou mais saturada e a colcha do sofá que devia ser praticamente branca, ficou a fugir para um beje/branco sujo, ainda que bastante atenuado...

Ou estás a fazer alguma coisa mal, ou a colcha é mais diferente de branco do que os teus olhos percebem, ou a fonte de luz que ilumina a cartolina não é igual à que ilumina a colcha. Se fossem as duas coisas da mesma cor, e fossem iluminadas por luzes iguais, teriam de ficar iguais :)

Quanto à pós-produção, a que valores te referes para usar nas seguintes fotos? Valores de abertura, velocidade e ISO?

Não, refiro-me aos valores do WB. Independentemente do WB com que tiraste as fots, podes corrigir todas as imagens de uma vez, aplicando o valor que obtens ao acertar uma delas (a que tinha o tal cartão cinza)

Depois dizes para usar um cartão na zona que quero que fique "correcta". Mas isto serve apenas para depois recolher os tias valores. Para depois fotografar no mesmo local, retiro o cartão e uso os valores que a máquina seleccionou na foto com o cartão, certo?

Como disse acima, ou obtens o valor a priori e colocas logo na máquina e fotografas já com o WB certo, ou fazes como disse antes: fotografas sem te preocupares com o WB, e no Lightroom obtens o valor "correcto" a partir da imagem com o cartão, e aplicas às restantes. Em RAW, alterar o WB em pós-produção não retira qualidade à imagem.

Mas mesmo usando o cartão, as fotos podem na mesma ficar sub ou sobre expostas, não é? Apenas estamos a corrigir a tonalidade das cores, certo?

Mais uma vez, pode servir para as duas coisas.

Usando flash, os métodos são os mesmos ou nem por isso?

Serão mais ou menos os mesmos. Mas tens de ter em atenção como vais "fundir" a luz do flash com a luz ambiente. Por exemplo, se tens luz incandescente numa sala, e queres misturá-la com o flash, tens de "aquecer" a luz do flash com um filtro laranja (CTO).


IT Partilhar Post #44 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 09:29

Não vi o video, mas pelo que ele diz no início, talvez seja melhor veres o episódio anterior.


O vídeo anterior acho que fala dos meterings...

Em interiores é comum teres fontes de luz com temperaturas diferentes. Nesse caso só vais poder "acertar" parte da imagem.
Ou estás a fazer alguma coisa mal, ou a colcha é mais diferente de branco do que os teus olhos percebem, ou a fonte de luz que ilumina a cartolina não é igual à que ilumina a colcha. Se fossem as duas coisas da mesma cor, e fossem iluminadas por luzes iguais, teriam de ficar iguais :)


Pois, as condições eram diferentes.

A foto à cartolina branca foi tirada ao pé da janela da sala ao meio da tarde (17:30H ou 18:00H), portanto havia luz solar.

Quando usei essa foto da cartolina branca para o Custom WB, foi uma foto tirada à Maria sentada no sofá que estava no meio da sala já depois de jantar e com luz dos candeeiros da sala (que têm lâmpadas brancas dos chinocas).

Não, refiro-me aos valores do WB. Independentemente do WB com que tiraste as fots, podes corrigir todas as imagens de uma vez, aplicando o valor que obtens ao acertar uma delas (a que tinha o tal cartão cinza)


Mas afinal que valor é esse? Não estou a perceber... Dá-me um exemplo se for possível!

Serão mais ou menos os mesmos. Mas tens de ter em atenção como vais "fundir" a luz do flash com a luz ambiente. Por exemplo, se tens luz incandescente numa sala, e queres misturá-la com o flash, tens de "aquecer" a luz do flash com um filtro laranja (CTO).


Então não me vou poder preocupar com isso porque não tenho filtros nenhuns...

Obrigado na mesma...


Partilhar Post #45 joaopsr

joaopsr

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Publicado 15 Junho 2012 - 10:06

Mas afinal que valor é esse? Não estou a perceber... Dá-me um exemplo se for possível!

Imagem Colocada
fonte: http://bloghammonpho...hp/2011/12/270/

Então não me vou poder preocupar com isso porque não tenho filtros nenhuns...

estes "filtros" não são mais do que uma espécie de folhas de acetato coloridas, cortadas à medida do flash: EXEMPLO


Partilhar Post #46 Pedro_Silva

Pedro_Silva

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Publicado 15 Junho 2012 - 10:24

Boas,

Estive a dar uma vista de olhos pelo tópico e parece-me que estás a querer aprender várias coisas ao mesmo tempo e o resultado é uma grande confusão.O conselho que te dou é dividir as coisas por partes e avançar para o passo seguinte apenas quando perceberes completamente o anterior,por outras palavras,penso que só deves avançar para a correcta calibração do WB quando perceberes completamente a exposição (até lá,o melhor é colocares o WB em automático ou utilizar uma das pré-definições,por ex. Nublado,luz solar,sombra,etc..)

Deixo-te o link de um eBook (gratuito) que poderá ajudar a entender (ou complicar  :lol:) a exposição: http://leandronunesf...etria-flash.pdf

|Edit|: Isto não é um "bicho de sete cabeças",mas leva o seu tempo a entender,o importante é ler muito (tudo o que há para aprender sobre fotografia está escrito,quer seja em livros,revistas,no manual do teu equipamento,muito importante, e sobretudo na internet) e aplicar o que vais aprendendo na prática...a seu tempo tudo ficará mais claro!





Partilhar Post #47 deim

deim

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Publicado 15 Junho 2012 - 10:46

Eia ca pu** de confusão...

Vamos a isto...

EXPOSIÇÃO:
Para falar de exposição, vamos esquecer as cores. Vamos só pensar a preto e branco. As cores não têm grande influência na exposição de uma foto. Uma foto que esteja escura a cores, fica escura a preto e branco. Uma foto que esteja clara a cores, fica clara a preto e branco. Por isso, as cores ficam de lado para já.

Uma máquina não sabe o que é preto e o que é branco. Se tirares uma fotografia com um iso baixo, tempo de exposição baixo e diafragma fechado, tudo fica preto. Se tiveres iso alto, tempo de exposição longo, e diafragma muito aberto, tudo fica branco.
Como é que a máquina sabe quais são os valores correctos para não ficar tudo preto ou tudo branco? Ela vai olhar para a foto e calcular o tempo de exposição para que os valores fiquem equilibrados. Para ela, equilibrado é um valor de cinzento. O tal cinzento 18%.

Se fotografares uma cartolina branca com um iso baixo, tempo de exposição baixo e diafragma fechado, tudo fica preto.
Se fotografares uma cartolina preta com um  iso alto, tempo de exposição longo, e diafragma muito aberto, tudo fica branco.
Se meteres a máquina em automático, ela não vai entender nem o preto nem o branco. Vai pegar nas duas fotos e fazer com que fiquem cinzentas. Vão ter tempos de exposição,iso e aberturas diferentes, mas o resultado final vai ser o mesmo cinza 18%.

Se tiveres uma rapariga de pele escura, de camisola branca encostada a uma parede branca, a máquina vai ver o branco todo e vai acertar os valores para que esse branco seja cinzento. O que vai acontecer é que a cara dela vai ficar totalmente preta.
Se tiveres uma rapariga muito branquinha, de camisola preta, numa parede preta, a máquina vai ver tanto preto e vai tentar meter esse preto como cinzento. A cara dela vai ficar totalmente branca e sem informação.

Nessas situações a leitura de luz da máquina fica errada. Se tiveres um cartão com esse cinza 18%, dizes à máquina "para esta luz, cinzento é isto...". Assim, em vez de fazer a leitura no preto ou no branco, e dar um resultado errado, ela faz a leitura no sítio certo. O que é branco, fica branco e o que é preto fica preto.

Em 99% das situações mais comuns, a máquina consegue fazer uma boa leitura. As vezes também depende do sítio para onde apontas a máquina para fazer a leitura. Por exemplo, se a máquina tiver spot metering, ela faz a medição da luz apenas na zona central. Assim podes fazer com que ela só faça a análise do Cinza18% numa parte específica. Se fizesses isso a apontar para os rostos, ela ignorava o branco ou preto à volta e fazia a medição correcta.

Procura no manual da tua máquina os modos de medição de luz. Total/parcial/pontual

Espero que isto esteja +- entendido... :S


BALANÇO DE BRANCOS

Cada luz tem uma "temperatura". Ao início do dia a luz parece mais "fria", mais azul... Ao longo do dia a luz fica mais "branca". Ao final do dia fica uma luz mais "quente", mais laranja. Quando chegas a casa, ligas o candeeiro ao pé do sofá e fica tudo ainda mais laranja.

De manhã, para que a máquina faça com que o branco não fique ligeiramente azul, ela corrige essa luz com um pouco de laranja extra. Ao fim da tarde, ela retira esse laranja e dá um pouco de azul para que os brancos fiquem outra vez brancos a sério.

Para compreender como é que a máquina faz isso, é preciso compreender a questão de que cada uma das 3 cores tem os tais 255 tons de cinzento. Se tiveres um objecto cinzento, como já viste antes, todo os canais vão ter exactamente o mesmo número. O cinzento 18% vai ser algo como 127R.127G.127B. Assim, se fizeres o balanço de brancos nesse cartão, a máquina vai acertar os valores dos 3 canais para que fiquem todos com o mesmo número.
No branco aconteceria a mesma coisa. Ele iria entender que os 3 canais teriam de ter o mesmo valor. O problema é que podes ter uma luz que os valores fossem 240r.240g.300b. Como a máquina não consegue ler o 300, porque passa dos 255, ela iria assumir que era 255. Isso depois enganava a máquina. Daí fazer-se a medição também no outro cartão.... Já que o compramos para medir a luz, aproveitamos e calibramos também os brancos ;)

Agora a calibração dos brancos tem de ser feita sempre que a luz muda. Se estas com luz do sol e depois passas para luz artificial, não podes usar os mesmos valores. A temperatura da luz alterou-se.
Depois há situações mais simples e mais complexas. No interior de uma casa, podes ter lâmpadas com temperaturas diferentes. Uma dar uma luz mais azul, outra dar uma luz mais amarela. Nesse caso, o cartão cinzento ajuda-te Colocas no ponto que queres que seja correcto, e defines como sendo cinzento. Assim, vai ter em conta as várias luzes em questão. Se for muito à frente, pode apanhar mais com uma luz do que com outra e dar um resultado errado.

Se fotografares em raw, o balanço de brancos pode ser feito depois. Na altura podes ter um balanço de brancos automático, tiras a foto ao cartão, e em casa dizes no photoshop ou lightroom que aquilo é cinzento. Ele corrige a foto toda. Podes pegar nesse valor e mudar em todas as fotos da mesma sessão, se tiverem a mesma luz. Sempre que mudas a luz, se fores extremamente exigente, fazes outra foto com o cartão cinzento.

De um modo simples e geral é isto.

São duas coisas totalmente independentes uma da outra.





Partilhar Post #48 Pedro_Silva

Pedro_Silva

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Publicado 15 Junho 2012 - 10:52

Eia ca pu** de confusão...

:lol: :lol: :lol: :lol:



São duas coisas totalmente independentes uma da outra.




Correto se fotografares em Raw...incorreto se for em JPEG,neste caso um WB incorreto pode influenciar a exposição :th_up:


IT Partilhar Post #49 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 11:01

Antes até de ler as respostas dadas até agora, quero agradecer principalmente ao deim e ao joaopsr que têm tido uma paciência de santo para me responderem.

Outros colocariam aqui links e mais links e mandavam-me ler.

Obrigado aos dois especialmente e aos outros em geral!

Agora vou ler as respostas!  :blush:


Partilhar Post #50 Lopesfc

Lopesfc

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Publicado 15 Junho 2012 - 11:09

Excelente tópico. Explicações muito boas. Parabéns


IT Partilhar Post #51 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 11:15

Ok, acho que já percebi mais qualquer coisa.

Quando chegar a casa hoje já vou fazer mais algumas experiências a ver se coincidem com o que eu acho que percebi do que explicaram aqui!

Cheers


PS: Obrigado pelo ebook


Partilhar Post #52 joaopsr

joaopsr

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Publicado 15 Junho 2012 - 11:29

Já agora, fica com este exemplo relativo à exposição.

Imagina que o que mostro são três fotografias de um cartão que é preto no cimo, cinza 18% no meio e branco em baixo.

Imagem Colocada
Foi feito no paint, give me a break, OK?!!?!? :D

A imagem da esquerda será o resultado se medires no cinza;
A do meio será o resultado caso faças a medição no preto;
A da direita será o resultado da medição no branco.

Parece-me mais simples de perceber assim :th_up:


IT Partilhar Post #53 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 12:30

Vou tentar isso e ver os resultados a ver se consigo ficar vencido e convencido sobre o assunto.


IT Partilhar Post #54 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 20:58

Bem, já estive a fazer algumas experiências e consigo ver algumas diferenças mas nem consigo decidir quais ficam melhor comparando o Custom WB e o AWB.

Ainda vou tentar tirar mais umas fotos e depois coloco aqui os exemplos...

Cheers


IT Partilhar Post #55 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 15 Junho 2012 - 22:30

Bem, fiz então uma experiência e eis os resultados.

Antes de mais vou explicar em que condições fiz a experiência.

Acendi a luz da sala e meti em cima da mesa da sala uma cartolina branca, e um círculo cinza a 18%. Escolhi o spot metering, ISO800, Av mode, no flash e foquei num ponto que desenhei no círculo cinza e preenchi toda a frame com o círculo cinzento.

Depois (Canon) usei esta imagem para o Custom WB nas definições da máquina.

De seguida, tirei o círculo cinzento e no local dele coloquei um boneco da minha filhota e tirei duas fotos. Uma com o Custom WB usando a foto do círculo cinza e outra usando o AWB.

Foto com o AWB
Imagem Colocada

Foto com o Custom WB
Imagem Colocada


Quanto a mim, a nível de cores do boneco, gosto mais da foto com o Custom WB mas a nível da cor da cartolina que tinha como fundo, ficou mais branca a foto com AWB que a foto com o Custom WB...

Qual a razão de a cartolina ter ficado mais branca no AWB que no Custom WB?????


Partilhar Post #56 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

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Publicado 16 Junho 2012 - 12:23

Qual a razão de a cartolina ter ficado mais branca no AWB que no Custom WB?????


1 - Não acho que a cartolina tenha ficado mais branca na primeira foto. Fiz a medição no canto inferior esquerdo (o oposto à incidência da luz, logo o menos afetado por reflexos), e obtive os seguintes valores R G B:
1ª foto: 206, 209, 212
2ª foto: 206, 204, 205
Comprova-se que a que mais se afasta do branco é a primeira foto.

2 - Tens a certeza que o círculo cinza é mesmo cinza? Eu no ajuste do WB uso sempre Branco.

3 - Desde o momento em que ajustate o WB e o clik da segunda foto nada se alterou? É que basta que alguem se tenha aproximado para que o reflexo da côr da sua roupa incida na cartolina branca


IT Partilhar Post #57 PsySc0rpi0n

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Publicado 16 Junho 2012 - 22:07

1 - Não acho que a cartolina tenha ficado mais branca na primeira foto. Fiz a medição no canto inferior esquerdo (o oposto à incidência da luz, logo o menos afetado por reflexos), e obtive os seguintes valores R G B:
1ª foto: 206, 209, 212
2ª foto: 206, 204, 205
Comprova-se que a que mais se afasta do branco é a primeira foto.


Mas pelo menos aqui no meu monitor a segunda foto tem o fundo mais amarelado e daí eu dizer que a primeira me parece mais próxima do branco que a segunda.

2 - Tens a certeza que o círculo cinza é mesmo cinza? Eu no ajuste do WB uso sempre Branco.


Sim, foi um círculo que fiz no PS com valores de 127 nos 3 canais e o histograma está mais ou menos a meio com ligeiro desvio para a direita. Portanto acho que posso dizer que sim que é mesmo cinza 18%.

3 - Desde o momento em que ajustate o WB e o clik da segunda foto nada se alterou? É que basta que alguem se tenha aproximado para que o reflexo da côr da sua roupa incida na cartolina branca


Não, nada se alterou. A Maria estava sentada no sofá. A única alteração foi a impossibilidade de tirar a segunda foto 100% na mesma posição que a primeira pois não tenho tripé e a experiência foi mesmo hand held...


IT Partilhar Post #58 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 16 Junho 2012 - 22:25

Ah e um à parte...

Tenho que dizer ao joaopsr e ao deim que acho que já entendi o "dizer à máquina que isto é que é branco/cinza" quando tiramos a foto ao cartão branco/cinza.

Nem sei se hei-de tentar explicar a partir de que momento eu percebi o funcionamento desses cartões.

Mas eu vou tentar em poucas palavras e já sei que vão dizer "mas eu já te tinha dito isso um monte de vezes", mas eu não tinha percebido.

Ao contrário de dizer porque é que não percebia, vou tentar dizer o que percebi mas por palavras minhas, ou seja, as palavras que eu usaria se fosse eu a tentar explicar a alguém que estivesse no meu estado.

Então o cartão branco ou cinzento vai dizer à máquina que, naquelas condições, as cores que ela está a ver é o que ela deve entender como branco/cinza, independentemente das cores que a máquina está a ver. E entenda-se que por "o que a máquina está a ver" é o resultado dessa foto. Ou seja, exemplificando:

Se ao colocarmos um cartão branco em frente da máquina e tirarmos uma foto e o resultado for uma branco amarelado, ou um branco azulado ou um branco acastanhado, ou um branco alaranjado ou um cinzento rosado ou seja que côr fôr, essas cores devem ser o que a máquina deve considerar o branco/cinza puro naquelas condições de luz...

A partir daí, todas as tonalidades da nossa foto que sejam parecidas com a tonalidade do resultado da foto do cartão branco/cinza, ficarão brancas. E todas as outras tonalidades, sem serem as brancas, se equilibrarão segundo o padrão que nós "obrigámos" a máquina a considerar como branco.

Digam-me se esta explicação daria para fazer um autêntico n00b entender o equilíbrio de brancos com os cartões brancos/cinzas????!!!!


Partilhar Post #59 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

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Publicado 17 Junho 2012 - 11:55

IMPORTANTE - Se queres ver as cores como elas são, o motitor tem de estar calibrado (Preferencialmete um monitor com painel IPS).

Segundo ponto importante - Não se consegue fazer um cartão cinza em casa (mesmo numa impressora calibrada). Nesta experiência podias ter usado a cartolina branca no ajuste do WB.


IT Partilhar Post #60 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 17 Junho 2012 - 14:32

IMPORTANTE - Se queres ver as cores como elas são, o motitor tem de estar calibrado (Preferencialmete um monitor com painel IPS).

Segundo ponto importante - Não se consegue fazer um cartão cinza em casa (mesmo numa impressora calibrada). Nesta experiência podias ter usado a cartolina branca no ajuste do WB.


Ok ok... Mas não quero ir a esse nível de detalhe da impressora e etc.

Já o monitor concordo mais que se tenha que calibrar e etc. Mas neste momento estou num portátil, por isso o monitor pode mesmo ser um handicap...