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Como calibrar a nossa DSLR


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67 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 04 Junho 2012 - 07:17

Se preenche toda a extensão, é porque tens desde pixeis totalmente brancos até totalmente pretos. tens uma grande variedade.

Se o monte está no meio, é porque a grande maioria deles se encontra nos cinzentos médios.

Vamos chamar ao branco 255 e ao preto 0, porque está na origem e tudo.....Há 256 tons de cinzento numa imagem.

http://farm2.staticflickr.com/1271/11318...
london by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr
O histograma desta foto está todo para a esquerda, porque a grande maioria dos pixeis são pretos ou perto disso. Depois tem uma zona cinzenta clara, que faz um pequeno "monte" do lado direito do histograma.

http://farm3.staticflickr.com/2608/37460...
break the glass by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr

Esta é o oposto. Muita informação no lado direito do histograma e um pequeno "monte" do lado esquerdo que representa os cabelos, colar, camisola preta.


http://farm1.staticflickr.com/23/3516271...
incêndio by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr

Aqui não há um contraste significativo. A foto tem zonas escuras, sem tocar no preto, e zonas claras, sem tocar no branco. O histograma estica-se de forma +- igual ao longo de todos os tons.

Os 3 histogramas são totalmente opostos, mas todos correctos... Ou seja, pelo histograma sozinho não sabes se está bem exposta ou nao... Sabes que a maioria da foto é branca ou preta ou que é equilibrada, mas isso não significa nada sem a foto.

Na máquina é útil compreender o histograma. Repara na segunda foto. Eu, pelo histograma, consigo saber se aquela foto ainda tem textura na pele ou não. Se o histograma estiver totalmente encostado à zona dos brancos, sei que a pele queimou e vou ter uma barrinha super alta e fina no 255. Se o histograma não estiver colado à ponta, é porque ainda há textura. Nesse caso, em vez de uma barra fina, vou ter informação desde o 245 até ao 255 ou assim. Deste modo consigo ver na máquina se o ficheiro me é útil ou não.

O mesmo se passa para o cabelo. Se tiver uma barra fina encostada ao ponto 0, o cabelo não vai ter informação na zona escura. Se tiver um monte a começar no 0 e a acabar no 10 ou 15, sei que ainda há informação.

O lcd da máquina ao sol engana. Não dá para julgar tão bem a exposição de uma foto. Ao ver o histograma dá para ter uma ideia melhor de como se distribuem os cinzentos pela imagem.

Faz mais sentido?


Sim, totalmente...

Em fotos com poucas cores, como é o caso destas três, dá para entender a explicação que deste.

No entanto, por exemplo no photoshop, acho que os histogramas são coloridos, tal como no Raw Therapy ou DxO Pro. Isto tem alguma coisa a ver com as cores primárias que compõem a foto ou é simplesmente para tornar um histograma mais fancy???

Dizes que uma imagem é constituída por 256 tons de cinza. Mesmo as imagens com todas as cores, diz-se tecnicamente que têm 256 tons de cinza, ou é nestes 3 casos, que são B&W que isso se aplica?


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Partilhar Post #22 deim

deim

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Publicado 04 Junho 2012 - 10:17

Uma foto é composta pela junção de 3 cores. Vermelho, verde e azul.

Cada "canal" vai ter 256 tons. Basicamente, cada canal é um preto e branco. Se fores ao photoshop e fores à barra do channels, consegues ver como é composto cada canal.


IT Partilhar Post #23 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 04 Junho 2012 - 12:47

Uma foto é composta pela junção de 3 cores. Vermelho, verde e azul.

Cada "canal" vai ter 256 tons. Basicamente, cada canal é um preto e branco. Se fores ao photoshop e fores à barra do channels, consegues ver como é composto cada canal.


Só não percebi a parte de "cada canal é um preto e branco". Aqui no work não tenho o photoshop...


Edited;

Acedi ao PC lá de casa e abri o photoshop e estive a mirar os "channels" cá ao fundo do lado direito.

Quer dizer, cada channel é sempre constituído por tons cinzas???? E depois a conjugação dos tons de cada canal é que dá as cores finais?


Partilhar Post #24 al-Farrob

al-Farrob

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Publicado 04 Junho 2012 - 12:56

Só não percebi a parte de "cada canal é um preto e branco". Aqui no work não tenho o photoshop...



Quer dizer que cada canal tem um valor numérico apenas. Só por si não vale mais que isso.

No momento de fotografar existe um filtro em frente do sensor que filtra a luz vermelha, verde ou azul em separado e faz o sensor gravar o sinal para cada um dos canais. Para o sensor é indiferente. A separação de cor faz-se a nível do filtro.

Em última análise todos os sensores, excepto os FOVEN, mas isso é outra guerra, são a p&b, ou mais exactamente a escalas de cinza.

A separação da cor faz-se pelo filtro.

(...)
Quer dizer, cada channel é sempre constituído por tons cinzas???? E depois a conjugação dos tons de cada canal é que dá as cores finais?



Sim. Separados no momento da aquisição de dados. Voltados a misturar quando se processam, se vêm, se imprimem, etc.


PS: Nos sensores baseados no esquema BAYER, quase todos, são usados quatro pixeis para produzir um. Um para o vermelho, dois para o verde e um para o azul. É essa a razão de que pode valer a pena produzir sensores a escala de cinza. Porque isso pode significar melhor aproveitamento dos recursos. Sem filtros BAYER, com melhor aproveitamento do espaço de sensibilização do sensor.

Foi o que fez a LEICA:
http://www.forumfoto...?topic=118901.0


IT Partilhar Post #25 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 04 Junho 2012 - 13:14

No photoshop, os histogramas têm informação a vermelho, azul escuro, azul claro, verde e cinzento, amarelo e rosa...

Porque é que aparecem todas estas cores no histograma, afinal?


Partilhar Post #26 al-Farrob

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Publicado 04 Junho 2012 - 13:21

No photoshop, os histogramas têm informação a vermelho, azul escuro, azul claro, verde e cinzento, amarelo e rosa...

Porque é que aparecem todas estas cores no histograma, afinal?



Não conheço o Photoshop, não te posso responder em concreto. Mas com certeza porque estás a escolher alguma opção do histograma que está a decompor a informação existente noutras componentes que não o RGB.

RGB é o esquema usado para adquirir os dados pela esmagadora maioria das máquinas digitais, mas existem outros. Desde logo por exemplo para imprimir. Repara que imprimir é diferente de mostrar no ecrã. Para imprimir estás a usar um fundo branco, logo ausência de tinta significará branco, no ecrã, ausência de sinal significará negro. Isto apenas para te dizer que existem mais esquemas de combinar cores que o simples RGB.


IT Partilhar Post #27 PsySc0rpi0n

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Publicado 04 Junho 2012 - 14:12

No Photoshop aparecem 4 canais... RGB, Red, Green, Blue! O primeiro deve ser a junção dos outros três. Mas no histograma aparecem várias variáveis com as cores que mencionei atrás!


Partilhar Post #28 joaopsr

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Publicado 04 Junho 2012 - 14:27

No Photoshop aparecem 4 canais... RGB, Red, Green, Blue! O primeiro deve ser a junção dos outros três. Mas no histograma aparecem várias variáveis com as cores que mencionei atrás!

Por exemplo, o "rosa" (magenta) é a sobreposição do azul com o vermelho. O "Azul claro" (ciano) é a sobreposição do verde com o azul. etc.


IT Partilhar Post #29 PsySc0rpi0n

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Publicado 05 Junho 2012 - 10:19

Estava aqui a ler um artigo e apareceu-me outra dúvida.

Qualquer que seja um valor que eu escolha para os 3 canais que seja igual, vou obter sempre um cinzento, certo? (Excepto 255R,255G,255B e 0R,0G,0B)

Por exemplo 90R 90G 90B, ou 156R 156G 156B, dá sempre cinzentos, certo? Desde que os valores dos 3 canais sejam iguais, temos sempre cinzento!??


Edit;

No PP isso não acontece. Cada valor que escolhemos, desde que iguais, obtemos sempre uma cor diferente de cinzento!!!


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Publicado 05 Junho 2012 - 13:00

Estava aqui a ler um artigo e apareceu-me outra dúvida.

Qualquer que seja um valor que eu escolha para os 3 canais que seja igual, vou obter sempre um cinzento, certo? (Excepto 255R,255G,255B e 0R,0G,0B)

Por exemplo 90R 90G 90B, ou 156R 156G 156B, dá sempre cinzentos, certo? Desde que os valores dos 3 canais sejam iguais, temos sempre cinzento!??


Edit;

No PP isso não acontece. Cada valor que escolhemos, desde que iguais, obtemos sempre uma cor diferente de cinzento!!!


Sim, se o valor for igual, tens cinzento. No photoshop podes escolher uma cor pelos 3 valores em rgb. Se os 3 forem iguais, vais sempre ter cinzento. Mais claro ou mais escuro, mas cinzento


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Publicado 05 Junho 2012 - 13:06

Pois, mas eu quando vou ali aos dois quadraditos que nos permitem escolher as cores do back e foreground, isso não acontece quando coloco valores iguais no R, G e B...

Porquê?


E isto também é uma contradição no que toca à sobreposição das 3 cores primárias... Apesar de entender o que tens explicado, não acho que tenha lógica a combinação de tons de 3 cores, dar sempre cinza quando a sobreposição das mesmas 3 cores é suposto dar todas as outras cores que conhecemos...


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Publicado 05 Junho 2012 - 14:20

Pois, mas eu quando vou ali aos dois quadraditos que nos permitem escolher as cores do back e foreground, isso não acontece quando coloco valores iguais no R, G e B...

Porquê?


E isto também é uma contradição no que toca à sobreposição das 3 cores primárias... Apesar de entender o que tens explicado, não acho que tenha lógica a combinação de tons de 3 cores, dar sempre cinza quando a sobreposição das mesmas 3 cores é suposto dar todas as outras cores que conhecemos...


Dá sempre cinzento.
Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Não é nenhuma contradição, porque tens de ter as 3 cores em igual quantidade. Basta teres 115,115,114 e já não tens cinzento.
Eu não sou muito de matemáticas, mas se não estou muito enganado, tens 256 combinações que vão dár cinzento... e tens algo como 256x256x256 cores possíveis.


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f.fernandes

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Publicado 05 Junho 2012 - 14:26


Pelo contrário, tem toda a lógica  a combinação de todas as cores 256,256,256 ou FF,FF,FF é  o valor para a cor Branca e a ausência de todas as cores  0,0,0 é  combinação da cor Preta.
As cores «neutras» intermédias são todos os tons de cinza usando valores iguais para cada uma das cores no sistema RGB.
F.


Pois, mas eu quando vou ali aos dois quadraditos que nos permitem escolher as cores do back e foreground, isso não acontece quando coloco valores iguais no R, G e B...

Porquê?


E isto também é uma contradição no que toca à sobreposição das 3 cores primárias... Apesar de entender o que tens explicado, não acho que tenha lógica a combinação de tons de 3 cores, dar sempre cinza quando a sobreposição das mesmas 3 cores é suposto dar todas as outras cores que conhecemos...




IT Partilhar Post #34 PsySc0rpi0n

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Publicado 05 Junho 2012 - 19:28

Ok. Já percebi porque é que eu estava a ver outras cores... lol.

Estava ligado ao PC de casa através do TeamViewer e as cores, claro, ficam para aí a 8 bit.

Aqui em casa está, claro, como vocês dizem.

Sabem-me dizer se existe forma de reproduzir, no Photoshop, o efeito de aumentar numa cor para ver como se comporta a sobreposição das 3 cores primárias?

Por exemplo, eu fiz 3 círculos em 3 layers diferentes, e preenchi cada círculo com cada uma das 3 cores primárias. Depois sobrepus parte dos 3 círculos e alterei as 3 layers para "screen". Desta forma, tenho os 3 círculos interceptados 2 a 2 e interceptados entre os 3.

Imagem Colocada

A minha pergunta agora é se não é possível, de alguma forma, por exemplo, diminuir o vermelho e ver como as cores nas intersecções se comportam e fazer o mesmo com as outras cores e observar o comportamento!!!???


IT Partilhar Post #35 PsySc0rpi0n

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Publicado 14 Junho 2012 - 13:03

Bem, como ninguém tem respondido aqui, vou desistir desta parte em concreto e tentar avançar.

Preciso de saber alguns pormenores quando se usa um cartão branco/cinza para ajudar a máquina a equilibrar os brancos.

1 - Método de utilização

A minha dúvida aqui é se o método a utilizar é tirar uma foto a um papel branco, preenchendo todo a frame com o papel branco, sem interessar se está bem exposto ou não e se está focado ou não e depois usar esta imagem para o Custom WB (Canon) ou se é colocar uma folha de papel branco ao pé daquilo que queremos fotografar como mostra este vídeo?



2 - O cartão usado, segundo já explicaram aqui, se for branco, apenas permite corrigir o WB, o cinza permite corrigir o WB e também a exposição!
Como/porquê é que corrige a exposição?

3 - Ao tirar a foto ao cartão quando se preenche a frame toda com o cartão, a máquina não consegue focar, pois não tem ponto nenhum para focar. Então tira-se a foto mesmo sem estar focada ou como se faz?

4 - já tentei fotografar uma cartolina branca preenchendo toda a frame, colocando um dedo no meio da cartolina, usando AF e depois de focado, mudei para MF e tirei a foto.
O resultado foi uma foto mais acinzentada que branca... Está correcto na mesma? Posso usar essa foto com o Custom WB???

Cheers


Partilhar Post #36 joaopsr

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Publicado 14 Junho 2012 - 13:15

1 - Método de utilização

A minha dúvida aqui é se o método a utilizar é tirar uma foto a um papel branco, preenchendo todo a frame com o papel branco, sem interessar se está bem exposto ou não e se está focado ou não e depois usar esta imagem para o Custom WB (Canon) ou se é colocar uma folha de papel branco ao pé daquilo que queremos fotografar como mostra este vídeo?

Tanto faz. desde que faças o "sample" no tal papel.

2 - O cartão usado, segundo já explicaram aqui, se for branco, apenas permite corrigir o WB, o cinza permite corrigir o WB e também a exposição!
Como/porquê é que corrige a exposição?

Em primeiro lugar, tens de perceber que não existe nada que se possa chamar de "exposição" correcta. Em segundo lugar, convém perceberes como funciona o fotómetro da máquina, que é muito simples: transforma o que medires em cinza 18% (para se perceber melhor, considera medição "spot"). Ou seja, se fotografares (usando apenas o fotómetro da máquina) duas pessoas - uma da guiné e outra da suécia - vais ter a mesma tonalidade de pele nas duas. Para isso é que usas o cinza 18%: para dizer à máquina que aquele é que é o valor de referência da exposição. E assim já vais ter a pessoa da guiné com pele escura, e a da suécia com pele clara.

3 - Ao tirar a foto ao cartão quando se preenche a frame toda com o cartão, a máquina não consegue focar, pois não tem ponto nenhum para focar. Então tira-se a foto mesmo sem estar focada ou como se faz?

pode estar desfocada. Mas muitos cartões cinza têm uma pequena "mira" para focar.

4 - já tentei fotografar uma cartolina branca preenchendo toda a frame, colocando um dedo no meio da cartolina, usando AF e depois de focado, mudei para MF e tirei a foto.
O resultado foi uma foto mais acinzentada que branca... Está correcto na mesma? Posso usar essa foto com o Custom WB???

Podes usar essa, ficou mais cinza que branca por causa do que respondi no ponto 2.

AH, e atenção ao usar BRANCO em vez de cinza para calibrar o WB, porque o branco pode estar "estoirado" (mesmo que seja só um dos canais RGB) e isso vai impossibilitar uma correcção certa das cores.

:th_up:


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Publicado 14 Junho 2012 - 13:53


1 - Método de utilização

A minha dúvida aqui é se o método a utilizar é tirar uma foto a um papel branco, preenchendo todo a frame com o papel branco, sem interessar se está bem exposto ou não e se está focado ou não e depois usar esta imagem para o Custom WB (Canon) ou se é colocar uma folha de papel branco ao pé daquilo que queremos fotografar como mostra este vídeo?


Depende.... Para encheres a frame toda, se não deslocares a máquina, deslocas o papel... se deslocas o papel, não vais ter a mesma luz que tens no local pretendido... Se não tens a mesma luz que no local pretendido, o WB vai sair errado...





IT Partilhar Post #38 PsySc0rpi0n

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Publicado 14 Junho 2012 - 15:11

Tanto faz. desde que faças o "sample" no tal papel.


Desculpa-me mas não percebi o que queres dizer com "fazer o sample no papel".

No vídeo que mostrei ele deve estar a preencher a frame toda com o cartão cinzento, não?

Mas como o deim diz a seguir, ao mexer a máquina ou o papel/cartolina, estou, ainda que talvez pouco, a alterar as condições de luz... Então como obter um equilíbrio de brancos verdadeiramente correcto?

Em primeiro lugar, tens de perceber que não existe nada que se possa chamar de "exposição" correcta.



Entendo isso na perspectiva da creatividade do fotógrafo.
Mas quando usamos os modos semi-automáticos, a máquina selecciona o shutter speed/aperture de modo a que os EV's fiquem no zero (supostamente é a exposição correcta), certo?

Em segundo lugar, convém perceberes como funciona o fotómetro da máquina, que é muito simples: transforma o que medires em cinza 18% (para se perceber melhor, considera medição "spot"). Ou seja, se fotografares (usando apenas o fotómetro da máquina) duas pessoas - uma da guiné e outra da suécia - vais ter a mesma tonalidade de pele nas duas. Para isso é que usas o cinza 18%: para dizer à máquina que aquele é que é o valor de referência da exposição. E assim já vais ter a pessoa da guiné com pele escura, e a da suécia com pele clara.


Isto aqui é que me custa a entender. Usando apenas o fotómetro da máquina significa exactamente o quê? É uma máquina hipotética sem AWB e sem qualquer outra possobilidade de correcção de brancos? Ou é uma máquina normal com os mecanismos normais de WB mas sem recurso ao cartão branco/cinzento?

E o exemplo que dás é tirar uma foto a cada uma dessas pessoas em separado ou tirar uma foto com as duas pessoas lado a lado?

E então como devo fazer para, ao fotografar a cartolina branca, ficar com uma foto branca?

pode estar desfocada. Mas muitos cartões cinza têm uma pequena "mira" para focar.
Podes usar essa, ficou mais cinza que branca por causa do que respondi no ponto 2.


Então, supostamente, se usar compensação de EV's, irei conseguir uma foto branca ou muito mais lá próximo do branco que a que consegui sem qualquer compensação de EV's?

AH, e atenção ao usar BRANCO em vez de cinza para calibrar o WB, porque o branco pode estar "estoirado" (mesmo que seja só um dos canais RGB) e isso vai impossibilitar uma correcção certa das cores.
:th_up:


Ok. Acho que o histograma da foto que tirei que ficou mais cinzenta era apenas um monte mais ou menos a meio do gráfico. Não deve ter ficado nenhum dos canais "estoirados", penso eu de que...


Depende.... Para encheres a frame toda, se não deslocares a máquina, deslocas o papel... se deslocas o papel, não vais ter a mesma luz que tens no local pretendido... Se não tens a mesma luz que no local pretendido, o WB vai sair errado...


Então qual sugeres que seja o método mais adequado para efectuar este procedimento de calibração do WB?


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joaopsr

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Publicado 14 Junho 2012 - 15:24

Desculpa-me mas não percebi o que queres dizer com "fazer o sample no papel".

Estava a falar de acertar em pós-produção, onde é seleccionado um ponto da imagem como referência. Para corrigir na máquina, já depende dos modelos e tens de ver como é no caso da tua.


Mas quando usamos os modos semi-automáticos, a máquina selecciona o shutter speed/aperture de modo a que os EV's fiquem no zero (supostamente é a exposição correcta), certo?

Sim, mas a máquina considera "correcto" o cinza 18%. Usando o "ponteiro" no meio, tanto uma cartolina branca como uma cartolina preta vão ficar na mesma tonalidade: cinza 18% (se fotografadas em separado, claro)

E o exemplo que dás é tirar uma foto a cada uma dessas pessoas em separado ou tirar uma foto com as duas pessoas lado a lado?

resposta em cima, relativamente às cartolinas preta/branca.

E então como devo fazer para, ao fotografar a cartolina branca, ficar com uma foto branca?

Ou fazes compensação de exposição "a olho", ou medes antes com o cartão cinza 18% e depois usas essa exposição.

De qualquer forma, o que te sugiro, é que vás tentando. De certeza que vais chegar mais depressa a uma conclusão dessa forma do que com a ajuda que te possamos dar com casos hipotéticos.
Fotografando em RAW, tens todo o controlo (relativo ao WB) disponível em pós-produção.


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Publicado 14 Junho 2012 - 15:58

Estava a falar de acertar em pós-produção, onde é seleccionado um ponto da imagem como referência. Para corrigir na máquina, já depende dos modelos e tens de ver como é no caso da tua.


Mas o ponto a seleccionar numa foto para servir de referência para o WB tem que ser algum ponto específico? Tem que ser um ponto branco? Cinza? Ou o que temos que tem em consideração para escolhermos um ponto da foto de forma a sabermos que vai ficar com um equilíbrio de brancos correcto?

Sim, mas a máquina considera "correcto" o cinza 18%.


Esta afirmação faz-me tremenda confusão pois acho que ainda não entendi a relação entre os cartões e entre o funcionamento do sensor (forma como capta a luz) e entre o processo de transformação do que a máquina vê para o que a máquina nos mostra depois da foto tirada.

Ou algo me está a falhar que está a tornar isto tudo muito confuso para mim.

Usando o "ponteiro" no meio, tanto uma cartolina branca como uma cartolina preta vão ficar na mesma tonalidade: cinza 18% (se fotografadas em separado, claro)
resposta em cima, relativamente às cartolinas preta/branca.



A sério? Não se vai distinguir qual das cartolinas é a branca e qual é a preta?

Então com se corrige essa situação?

Eu já vi um vídeo em que o fotógrafo tira duas fotos. Uma a um pano preto e outra a um pano branco e ambas ficam, acho que, pretas! Mas não entendi porquê!  :shock:

Ou fazes compensação de exposição "a olho", ou medes antes com o cartão cinza 18% e depois usas essa exposição.


Quando dizes isto, significa que coloco um cartão cinza no local onde quero tirar a foto. Tiro a foto, independentemente do que exista à volta do cartão cinza. E depois coloco no lugar do cartão, o que eu quero realmente fotografar e uso os valores que a máquina "recolheu" (abertura e velocidade) quando tirei a foto com o cartão cinza?

De qualquer forma, o que te sugiro, é que vás tentando. De certeza que vais chegar mais depressa a uma conclusão dessa forma do que com a ajuda que te possamos dar com casos hipotéticos.
Fotografando em RAW, tens todo o controlo (relativo ao WB) disponível em pós-produção.


Pois, já sei que em RAW tenho muito mais controlo. Só não sei é fazer com que a foto que tirei em RAW à cartolina branca, fique branca em vez de cinzenta como ficou. Quero dizer, não sei em que parâmetros hei-de mexer para que a foto fique branca.