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Foto

Como calibrar a nossa DSLR


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67 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 28 Maio 2012 - 21:06

Alguém me explica como calibrar uma DSLR?

Já vi quem faça com cartões brancos, cartões cinzas a 18%, etc. Mas ainda não consegui ver em que condições se faz essa calibração.

Segundo me parece, o processo é tirar uma foto que cubra toda a frame a um cartão cinza a 18% e depois usar essa imagem no WB personalizado.

Mas como se faz isto passo a passo? Em que condições de luz? Fazemos em modo totalmente manual ou em Av, Tv, P ou completamente automático? Usamos AF ou MF?

Obrigado


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Partilhar Post #2 hugo j. reis

hugo j. reis

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Publicado 28 Maio 2012 - 22:38

Qual a máquina que tens? Em relação à focagem, desde que a máquina dispare não precisa de estar focada para fazer isso.

E não é "calibrar a DSLR", é "acertar o balanço de brancos".  ;)


IT Partilhar Post #3 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 29 Maio 2012 - 06:58

Não sei porque é que a minha assinatura não está a aparecer nos posts!

É uma Canon Rebel Xsi aka 450D.


Edited;

Agora já apareceu a assinatura!


Partilhar Post #4 joaopsr

joaopsr

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Publicado 29 Maio 2012 - 08:52

Não sei porque é que a minha assinatura não está a aparecer nos posts!

Porque na primeira mensagem de cada tópico aparece publicidade no lugar da assinatura. Nas seguintes já aparece tudo OK.

A "calibração" que queres fazer, parece-me que seja acertar o white balance. Tens várias hipóteses, sendo que a mais barata é o tal cartão cinza. É possivel que alguns modelos não tenham forma de fazer o "acerto" na própria máquina com base numa imagem, mas se não tiver, e caso uses RAW, podes usar a imagem com o cartão para replicar para as outras.

Tens também o "expodisc", que é bastante eficiente (não só para o WB), mas é bastante mais caro que os cartões cinza.


Partilhar Post #5 al-Farrob

al-Farrob

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Publicado 29 Maio 2012 - 09:42

Parece-me relevante esclarecer um ponto.

Não confundir o balanço de brancos com qualquer tipo de calibração da máquina. Calibração da máquina pressupõe algo que se faz uma vez para continuar. O balanço de brancos serve para a luz naquele local e momento certo e nada mais que isso.


Partilhar Post #6 joaopsr

joaopsr

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Publicado 29 Maio 2012 - 09:52

Parece-me relevante esclarecer um ponto.

Não confundir o balanço de brancos com qualquer tipo de calibração da máquina. Calibração da máquina pressupõe algo que se faz uma vez para continuar. O balanço de brancos serve para a luz naquele local e momento certo e nada mais que isso.

Sim, de facto.
Nem referi tal coisa, por ser mais ou menos óbvio :D


Partilhar Post #7 al-Farrob

al-Farrob

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Publicado 29 Maio 2012 - 09:53

Sim, de facto.
Nem referi tal coisa, por ser mais ou menos óbvio :D


Óbvio para nós, mas tendo em conta o tipo de dúvidas do op  ;)


IT Partilhar Post #8 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 29 Maio 2012 - 22:19

Ok. Já vi que fui infeliz com o termo calibrar...

Vamos tirar o calibrar daqui de uma vez por todas.

Falemos em acertar os "brancos".

Já entendi que isto serve para corrigir exposições sobre determinadas condições de luz e para reajustar a temperatura das cores caso não estejamos satisfeitos com o que estamos a ver.

Mas em que situações é que um cartão cinza a 18% pode ser útil? Em cenas com pouco contraste?

Já sei que se usar RAW não é necessário o uso do cartão cinzento porque podemos corrigir a exposição e temperatura das cores em PS ou semelhante.


Partilhar Post #9 joaopsr

joaopsr

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Publicado 30 Maio 2012 - 07:58

O cartão dá jeio SEMPRE. Não tem nada a ver com o contraste. O cartão tem como objectivo ser uma referência para cor "neutra".

Mesmo em RAW, claro.

É que com o cartão, basta usar o "eyedropper" para acertar tudo direitinho.


Partilhar Post #10 deim

deim

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Publicado 30 Maio 2012 - 09:24

Ok. Já vi que fui infeliz com o termo calibrar...

Vamos tirar o calibrar daqui de uma vez por todas.

Falemos em acertar os "brancos".

Já entendi que isto serve para corrigir exposições sobre determinadas condições de luz e para reajustar a temperatura das cores caso não estejamos satisfeitos com o que estamos a ver.

Mas em que situações é que um cartão cinza a 18% pode ser útil? Em cenas com pouco contraste?

Já sei que se usar RAW não é necessário o uso do cartão cinzento porque podemos corrigir a exposição e temperatura das cores em PS ou semelhante.


dá jeito sempre que necessitas de manter as cores o mais fiéis possíveis. Se estivermos a falar de um catálogo de roupa, dá jeito que o vestido azul não seja verde. Em estúdio, quando a luz não mexe, fazes um teste antes de iniciar a sessão, e serve de referência.
http://light-test.com/

Sendo cinza 18, pode servir também para calibrar exposição. Se fizeres a medição de luz no branco, vai ficar tudo escuro. Se fizeres no preto, vai ficar tudo claro.. No cinza faz-te a média.


Partilhar Post #11 joaopsr

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Publicado 30 Maio 2012 - 10:39

Se estivermos a falar de um catálogo de roupa

Nestes casos até é preferível calibrar não só com o cinza, mas sim todo o perfil de cores (como está no exemplo do link que deixaste)


IT Partilhar Post #12 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 01 Junho 2012 - 15:13

Nestes casos até é preferível calibrar não só com o cinza, mas sim todo o perfil de cores (como está no exemplo do link que deixaste)


Então vamos aqui tentar dividir as coisas para ver se eu entendo isto direito.

O cartão cinzento a 18% serve como referência de cor, para que a máquina, devido à luz ambiente (mais azulada, mais avermelhada, cenários muito claros ou muito escuros -> cão branco numa paisagem de neve ou uma modelo vestida de preto num cenário com cores escuras), não se enganar nas cores que deve apresentar e pode também servir para corrigir uma exposição em relação à mesma exposição mas com o AWB definido na máquina. Tudo isto caso se esteja a fotografar com luz artificial, em jpeg e sempre numa determinada condição de luz. Se se mudar qualquer factor na luz, um novo equilíbrio terá que ser definido na máquina com o mesmo cartão cinzento a 18%.

Um cartão branco serve para o mesmo que o cinza à excepção da correcção de exposição, certo?

Está correcto o que eu escrevi ou nem por isso? Se estiver mal, expliquem-me de novo na mesma base do que eu escrevi a ver se isto faz sentido para mim ou não, se faz favor... :P


IT Partilhar Post #13 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 01 Junho 2012 - 18:29

Nestes casos até é preferível calibrar não só com o cinza, mas sim todo o perfil de cores (como está no exemplo do link que deixaste)


Não percebi bem para que serve esse link! É para fazer upload de fotos com os cartões cinza e restantes?


Partilhar Post #14 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

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Publicado 01 Junho 2012 - 23:34

Estes são os meus procedimentos:


Quanto ao balanço de brancos:

O ajuste automático de brancos nas DSLR por norma funciona bem. Por defeito uso esse modo.

Quando acho que os tons não estão certos, uso um dos outros modos específicos para cada tipo de luz (céu nublado, Sombra do sol, lampadas incandescentes, lampadas florescentes).

Quando quero reproduzir fielmente as tonalidades da luz existente uso o modo luz do sol.

Nunca uso o ajuste automatico quando faço uma série de fotos do mesmo motivo, para garantir consistência entre todas elas.

Uso o cartão branco para fazer o acerto de brancos quando é importante reproduzir fielmente as cores dos objetos, exemplo: fotografia de produto.


Quanto à exposição:

O cartão cinza uso apenas para ajustar a exposição quando faço uma série de fotos de coisas identicas em condições de luz tambem identicas, com a máquina em modo manual (abertura, velocidade, e sensibilidade ISO)

Nos restantes casos quando é necessário faço uma compensação de exposição cerca de um stop - stop e meio, de seguida faço uma foto de teste e consulto o histograma e se for necessário reajusto a compensação de exposição.


IT Partilhar Post #15 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

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Publicado 03 Junho 2012 - 11:18

Estes são os meus procedimentos:


Quanto ao balanço de brancos:

O ajuste automático de brancos nas DSLR por norma funciona bem. Por defeito uso esse modo.

Quando acho que os tons não estão certos, uso um dos outros modos específicos para cada tipo de luz (céu nublado, Sombra do sol, lampadas incandescentes, lampadas florescentes).


Uma questão sobre estes modos. Eles servem para simular esses ambientes ou para fotografar em ambientes com essas características?

Quando quero reproduzir fielmente as tonalidades da luz existente uso o modo luz do sol.


Qualquer que seja a luz ambiente que tenhas, quando queres reproduzir fielmente as cores, usas sempre esse modo?

Nunca uso o ajuste automatico quando faço uma série de fotos do mesmo motivo, para garantir consistência entre todas elas.


Então mas se o AWB funciona bem na maioria dos casos e se não tens variação de nenhum factor que altere a tua luz ambiente, supostamente o WB funcionará bem. Porque dizes que nesta situação nunca usas o AWB?

Quanto à exposição:

O cartão cinza uso apenas para ajustar a exposição quando faço uma série de fotos de coisas identicas em condições de luz tambem identicas, com a máquina em modo manual (abertura, velocidade, e sensibilidade ISO)

Nos restantes casos quando é necessário faço uma compensação de exposição cerca de um stop - stop e meio, de seguida faço uma foto de teste e consulto o histograma e se for necessário reajusto a compensação de exposição.


Isso dos histogramas é outra que ainda não percebi como analisar e interpretar! :|


Partilhar Post #16 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

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Publicado 03 Junho 2012 - 12:46

Uma questão sobre estes modos. Eles servem para simular esses ambientes ou para fotografar em ambientes com essas características?

A segunda

Qualquer que seja a luz ambiente que tenhas, quando queres reproduzir fielmente as cores, usas sempre esse modo?

Quando a luz tem uma côr dominante e eu quero mantê-la, sim. Por exemplo naqueles fins de tarde em que a luz está espetacularmente dourada, usando o AWB essa tonalidade fica muito atenuada.

Então mas se o AWB funciona bem na maioria dos casos e se não tens variação de nenhum factor que altere a tua luz ambiente, supostamente o WB funcionará bem. Porque dizes que nesta situação nunca usas o AWB?

Os fundos sendo diferentes interferem no AWB, qualquer fundo que não seja branco reflete luz com uma côr dominante, logo o mesmo motivo principal ficará com tonalidades diferentes.

Histogramas:
http://www.cambridge...histograms1.htm




IT Partilhar Post #17 PsySc0rpi0n

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Publicado 03 Junho 2012 - 14:23

Eu já li isso mas para mim que não tenho qualquer noção, não consigo entender...

Então aproveito e coloco aqui algumas questões:

1 - O 1º gráfico indica as zonas de sombras, meios-tons e alta luz. Mas estas zonas são nos eixos ou no gráfico (informação da fotografia) em si? Ou seja, uma foto bem exposta e com as cores correctas (WB bem equilibrado) gera um gráfico com a maior parte da informação na zona dos meios tons ou como é?

2 - Um gráfico que tem a maior parte da informação do lado esquerdo, significa o quê? Que está muito escura (sub-exposta) ou que até está bem balanceada mas as sobras são muito escuras ou nenhuma delas?

3 - A mesma pergunta para o lado direito do gráfico. Quando maior parte da informação está do lado direito significa que as zonas claras da foto estão demasiado claras embora o resto da foto esteja bem balanceada ou que a foto ficou super exposta na generalidade?

4 - Estes gráficos (histogramas) são de vários tipos e podem mostrar diferentes tipos de informação ou é apenas um tipo de gráfico que apenas mostra um tipo de informação????

5 - Não consigo entender, nos gráficos do Cambridge in Color, os conceitos de alta luz cortada e fotos super expostas.

6 - Os histogramas onde se analisa as tonalidades, os altos e baixos contrastes, as low keys e as high keys, são sempre os mesmos histogramas? Ou são diferentes?


Partilhar Post #18 deim

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Publicado 03 Junho 2012 - 17:09

o histograma é muito fácil de entender.

Abre o photoshop.. Faz um quadrado de 500px e pinta de branco..
O teu histograma vai ter apenas uma barra do lado direito. Isso significa que todos os pixeis são brancos.

Pinta o quadrado todo de preto.
Agora tens uma barra do lado esquerdo.

Divide o quadrado ao meio e pinta de cinzento escuro de um lado e cinzento claro do outro. Vais ver duas barras diferentes.

O que o histograma te mostra é a quantidade de pixeis em cada tom.

Se tiveres uma imagem do focinho de um gato branco, o teu histograma vai estar a tender para a direita, com uns toques na esquerda que representam os olhos pretos do gato.

Se tiveres uma imagem de um espaço escuro com um rasgo de luz, o histograma vai tender para a esquerda com uns apontamentos à direita.


IT Partilhar Post #19 PsySc0rpi0n

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Publicado 03 Junho 2012 - 20:19

o histograma é muito fácil de entender.

Abre o photoshop.. Faz um quadrado de 500px e pinta de branco..
O teu histograma vai ter apenas uma barra do lado direito. Isso significa que todos os pixeis são brancos.

Pinta o quadrado todo de preto.
Agora tens uma barra do lado esquerdo.

Divide o quadrado ao meio e pinta de cinzento escuro de um lado e cinzento claro do outro. Vais ver duas barras diferentes.

O que significa uma "montanha" mais alta/baixa ou larga/estreita?
O que o histograma te mostra é a quantidade de pixeis em cada tom.

Se tiveres uma imagem do focinho de um gato branco, o teu histograma vai estar a tender para a direita, com uns toques na esquerda que representam os olhos pretos do gato.

Se tiveres uma imagem de um espaço escuro com um rasgo de luz, o histograma vai tender para a esquerda com uns apontamentos à direita.


Pois, assim até parece fácil...

Mas numa foto normal, tudo isso muda de figura.

Através de um histograma, que informação se pode tirar?

Por exemplo, o que significa um histograma que tem os seus picos a meia altura mas preenche toda a extensão do gráfico?

Ou o que significa um histograma que tem uma grande "montanha" mais do lado direito e nada ou praticamente nada dos lados? E o que significa um histograma que tem um "montanha" mais do lado esquerdo e nada ou quase nada no restante gráfico?

Num histograma dá para ver se a foto é clara ou escura?


Partilhar Post #20 deim

deim

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Publicado 03 Junho 2012 - 23:44

Se preenche toda a extensão, é porque tens desde pixeis totalmente brancos até totalmente pretos. tens uma grande variedade.

Se o monte está no meio, é porque a grande maioria deles se encontra nos cinzentos médios.

Vamos chamar ao branco 255 e ao preto 0, porque está na origem e tudo.....Há 256 tons de cinzento numa imagem.

Imagem Colocada
london by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr
O histograma desta foto está todo para a esquerda, porque a grande maioria dos pixeis são pretos ou perto disso. Depois tem uma zona cinzenta clara, que faz um pequeno "monte" do lado direito do histograma.

Imagem Colocada
break the glass by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr

Esta é o oposto. Muita informação no lado direito do histograma e um pequeno "monte" do lado esquerdo que representa os cabelos, colar, camisola preta.


Imagem Colocada
incêndio by deim - www.pedro-antunes.com, on Flickr

Aqui não há um contraste significativo. A foto tem zonas escuras, sem tocar no preto, e zonas claras, sem tocar no branco. O histograma estica-se de forma +- igual ao longo de todos os tons.

Os 3 histogramas são totalmente opostos, mas todos correctos... Ou seja, pelo histograma sozinho não sabes se está bem exposta ou nao... Sabes que a maioria da foto é branca ou preta ou que é equilibrada, mas isso não significa nada sem a foto.

Na máquina é útil compreender o histograma. Repara na segunda foto. Eu, pelo histograma, consigo saber se aquela foto ainda tem textura na pele ou não. Se o histograma estiver totalmente encostado à zona dos brancos, sei que a pele queimou e vou ter uma barrinha super alta e fina no 255. Se o histograma não estiver colado à ponta, é porque ainda há textura. Nesse caso, em vez de uma barra fina, vou ter informação desde o 245 até ao 255 ou assim. Deste modo consigo ver na máquina se o ficheiro me é útil ou não.

O mesmo se passa para o cabelo. Se tiver uma barra fina encostada ao ponto 0, o cabelo não vai ter informação na zona escura. Se tiver um monte a começar no 0 e a acabar no 10 ou 15, sei que ainda há informação.

O lcd da máquina ao sol engana. Não dá para julgar tão bem a exposição de uma foto. Ao ver o histograma dá para ter uma ideia melhor de como se distribuem os cinzentos pela imagem.

Faz mais sentido?