Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Problema com ERR 99

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 eskilo29

eskilo29

• Novo Membro
  • Registo: 17/05/2012
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Maio 2012 - 17:37

Boa tarde a todos,

Espero não estar a cometer nenhum erro em colocar aqui o tópico, mas sinceramente não sei se o hei-de colocar aqui ou na secção das objectivas...

Ora bem, há coisa de 1 semana deparei-me com um erro na minha 400D. Para mim tudo isto era novo, ja utilizo Canon SLR´s desde 2004/5 e nunca me tinha acontecido nada igual. Existem momentos em que me dá o erro 99 e fico com o corpo bloqueado. A lente em questão é uma Canon 17-85.

Ora andei a pesquisar e o erro é muito generalista e pode ser.... DE TUDO!!!!....uuaauu, mas que belo erro, parece que caminhamos para pior... Fui seguingo alguns parametros ao que parecem básicos nestas situações, Começei por limpar os contatos da lente com uma borracha, eee...nada!! retirei bateria e cartão durante 1h, eee...nada!!! formatei o cartão na maquina e nada!!!!
Contudo, começei por eliminar as hipoteses, o corpo sem a objectiva funciona lindamente e faz disparos continuos sem qq problemas, entretanto quando insiro a objectiva, o corpo dá erro entre a focagem 17 e 24mm. Ora parece que já temos qq coisa, acho....

Mais uma pesquisa e descobri que muitas pessoas se queixam do mesmo problema em muitas lentes Canon e Sigma. O problema parece ser do cabo flexivel do diafragma. Não sou leigo no assunto e existem alguns DIY´s sobre isto, em como efetuar a reparação sem levar a um técnico especializado, mas... tenho algum receio de o fazer.

Já alguem padeceu deste problema??

Como o reseolveu??

Acham que será este realmente o problema??

.... nos tempos que correm, não me estava nada a apetecer gastar um pequeno balúrdio para o arranjo da lente!!! Esta já nã está coberta pela garantia, foi comprada em 2007.

Gostaria que me ajudassem se possivel.

muito obrigado a todos e GREAT SHOOTS!!  :D

Anúncios

Partilhar Post #2 Astrolupa

Astrolupa

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Loulé, Algarve

Publicado 24 Maio 2012 - 09:07

Olá!

Primeiro tens que te decidir numa coisa: Queres tentar a reparação tu mesmo ou levas a um técnico? Se te decidires pela segunda opção, caso resolvido, mas pagarás de acordo... Se optares pela primeira opção, parabéns pela opção! É sempre a minha favorita! :D

Sim, o problema é muito provável que seja esse mesmo - a falha da fita condutora flexivel que controla a abertura. A fita em si é fácil de obter. Procura no eBay ou numa das várias lojas nacionais por uma.

Não posso ajudar muito mais porque ainda não desmontei uma dessas, mas eu digo: vai em frente! e sempre muita atenção no processo de desmontagem! Tudo o que lá está tem um propósito e funcionalidade! :)

IT Partilhar Post #3 eskilo29

eskilo29

• Novo Membro

Publicado 24 Maio 2012 - 16:06

Olá!

Primeiro tens que te decidir numa coisa: Queres tentar a reparação tu mesmo ou levas a um técnico? Se te decidires pela segunda opção, caso resolvido, mas pagarás de acordo... Se optares pela primeira opção, parabéns pela opção! É sempre a minha favorita! :D

Sim, o problema é muito provável que seja esse mesmo - a falha da fita condutora flexivel que controla a abertura. A fita em si é fácil de obter. Procura no eBay ou numa das várias lojas nacionais por uma.

Não posso ajudar muito mais porque ainda não desmontei uma dessas, mas eu digo: vai em frente! e sempre muita atenção no processo de desmontagem! Tudo o que lá está tem um propósito e funcionalidade! :)

Boas caro Astrolupa,

Sim tenho preferência por ser a fazê-lo, existem tópicos em explicar como faze-lo, até pq imagino que deve ficar bem caro no representante.

Já mandei vir a fita do Ebay!  :)  espero que chegue a tempo de a arranjar antes de ir de férias, senão CAPUTT....tou feito.

Ontem estive a mecher novamente na maquina e entretanto reparei numa questão,... o erro só custuma aparecer quando por ex estou a apontar a objectiva para baixo, na diagonal em declive ou entao em posição vertical do corpo. Se apontar para cima raramente dá o erro...

Mais alguma ajuda sobre isto?

obg e cmpts

Partilhar Post #4 Astrolupa

Astrolupa

• Membro

Publicado 25 Maio 2012 - 10:41

Boas!

Quando essa fita fica danificada, geralmente não parte. Os condutores flexíveis é que criam micro fracturas que impede o contacto correctamente. Dependendo da posição do zoom, da objectiva, etc, este poderá, ou não, fazer contacto ocasional, o que poderá explicar o funcionamento aparentemente correcto em alguma posições. O melhor é mesmo substituí-la.

Se precisares de algo, apita. Depois diz como a situação se desenvolveu / resolveu.

Boa sorte!  :)

IT Partilhar Post #5 eskilo29

eskilo29

• Novo Membro

Publicado 27 Maio 2012 - 10:40

Boas!

Quando essa fita fica danificada, geralmente não parte. Os condutores flexíveis é que criam micro fracturas que impede o contacto correctamente. Dependendo da posição do zoom, da objectiva, etc, este poderá, ou não, fazer contacto ocasional, o que poderá explicar o funcionamento aparentemente correcto em alguma posições. O melhor é mesmo substituí-la.

Se precisares de algo, apita. Depois diz como a situação se desenvolveu / resolveu.

Boa sorte!  :)

Mto boa info caro Astrolupa...

Só pode ser isso, faz-me lembrar um telemovel que tive que era do tipo SLIDE, e com o tempo teve que levar uma flex cable por essa mesma razão.

Ok, agradeço, se necessitar de algo eu dps digo alguma coisa por PM ( naõ sei se existe um min de posts para poder enviar PM's).

Mas já mudaste alguma??, tenho um tópico na secção de limpeza das lentes e 2 users pediram total atenção a desoldadura e soldadura da nova flex...realmente ainda não tinha pensado nisso...  Terei que estudar mto bem o assunto para não cometer um único erro, se não tou F.....!!!!

Fte abc

Partilhar Post #6 Astrolupa

Astrolupa

• Membro

Publicado 28 Maio 2012 - 14:16

Olá!

Já troquei, mas em telemóveis. Em objectivas ainda não, se bem que o principio é similar. Estive a ver essa fita e poderás ter que usar um ferro de soldar sim. Não é bicho de 7 cabeças, mas convém que tenhas alguma prática no uso dele. As ligações parecem-me ter dimensões generosas, pelo que penso que não terás problemas SE o ponto anterior não for um problema. :)

Partilhar Post #7 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro
  • Registo: 14/07/2010
    • Local: Montemor-o-Velho / Covilhã

Publicado 28 Maio 2012 - 14:43

Esquilo,

Já tive o mesmo problema há uns tempos, também com a 17-85. Era mesmo da flex, no meu caso vi uns tutoriais no youtube e conclui de imediato que aquilo n era para mim. Levei à Tecniphoto na Guarda, uma semana e 85eur depois a lente vinha nova. Como é uma lente que uso bastante valeu-me bem a pena. É o Sr. Fernando, fiquei com o feedback bastante positivo dele. O site é: www.tecniphoto.com.

IT Partilhar Post #8 eskilo29

eskilo29

• Novo Membro

Publicado 29 Maio 2012 - 18:01

neste momento já começo a equacionar melhor se farei a reparação ou não... quase ningem me mostra confiança em fazê-lo!!...  :(

IT Partilhar Post #9 eskilo29

eskilo29

• Novo Membro

Publicado 29 Maio 2012 - 20:24

neste momento já começo a equacionar melhor se farei a reparação ou não... quase ningem me mostra confiança em fazê-lo!!...   :(

Ora bem, após 1h30 de videos no youtube a visualizar em como fazê-l, já me decidi... Vou efetuar a reparação, não me parece nada dificil, o que é necessário é paciência e sangue frio...

quando chegar a fita e proceder a reparação, virei dizer como correu.

Este foi o melhor link, inclui real time, perfeito para visualizar no tablet.

Wish me LUCK!!!....  ;) ;) ;)

Abçs para tds

Partilhar Post #10 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro
  • Registo: 14/07/2010
    • Local: Montemor-o-Velho / Covilhã

Publicado 29 Maio 2012 - 22:16

Isso na minha mão não ia mesmo correr bem. Mas que a força esteja contigo :)

Partilhar Post #11 Astrolupa

Astrolupa

• Membro

Publicado 30 Maio 2012 - 17:14

Força com isso! Há-de correr bem! :th_up:

Partilhar Post #12 civismo

civismo

• Novo Membro
  • Registo: 14/04/2014
    • Local: Santarem

Publicado 26 Maio 2014 - 13:49

Boas!

Tenho uma canon EOS 1000D com o problema do erro 99

Acontece quando acabo de disparar uma foto e vai gravar para o cartão SD

Retirando  a bateria e voltando a colocar , consegue fazer bastantes fotos até voltar a dar o erro - isto se nao desligar a maquina entratanto.

Ja li um pouco na net sobre o assunto mas é tudo muito vago.

ALguem conhece bem este erro ?

Obrigado

G0027598_tcm14-588983.jpg

Partilhar Post #13 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 23 Junho 2014 - 23:41

Essa lente da canon é bastante comum a fita do diafragma danificar-se. A solução passa pela substituição da mesma assim por uma com protecçao antireflexo assim como reinforçar a dobra onde se danifica de maneira a que o problema se repita tão depresssa. Conseguiu resolver o seu problema?