Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sujidade - Lentes, espelho, viewfinder, sensor

• Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro
  • Registo: 23/10/2009

Publicado 22 Maio 2012 - 22:26

Boas...

Alguém me sabe apontar artigos que ajudem a detectar passo a passo onde pode estar a sujidade que se vê, no meu caso, através do viewfinder?

Tipo, que expliquem passo a passo os métodos possíveis para detectar se a sujidade vem de um lado ou de outro?

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 Acruz

Acruz

• Membro
  • Registo: 25/03/2012
    • Local: Expo e Santarém

Publicado 22 Maio 2012 - 22:57

Boas...
Alguém me sabe apontar artigos que ajudem a detectar passo a passo onde pode estar a sujidade que se vê, no meu caso, através do viewfinder?
Tipo, que expliquem passo a passo os métodos possíveis para detectar se a sujidade vem de um lado ou de outro?
Obrigado

Aqui: Verificar camaras DSLR com sensor sujo

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2012 - 00:54

ahahah, se for uma SLR "normal", essa é fácil....

Numa SLR "normal", se estas a olhar pelo visor, o sensor está tapado... Quando olhas pelo viewfinder, nunca estás a olhar pelo sensor... Logo, tudo o que estás a ver, não é do sensor...

No link anterior está explicado como ver se o sensor está sujo. ;)

IT Partilhar Post #4 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 23 Maio 2012 - 08:27

Já tinha visto esse link ontem e experimentei isso...

Mas como já foi à noite não havia céu para o fazer e as paredes lá de casa não são 100% lisas e uma folha A4 não dá para fazer o que o diz nesse site... Tipo, não dá para deslocar a máquina em modo Bulb com uma folha A4 ou então eu não percebi essa parte...

O que acontece é que tirei duas fotos de maneira diferente que passo a explicar e a deixar as duas fotos.

Primeiro:
Coloquei a máquina em manual, f/32 (Canon 70mm-300mm IS USM) e defini uma exposição relativamente longa.

Coloquei uma tampa de uma pen colada na parede com fita-cola, foquei a tampa e tirei a foto.

A outra foto foi:

Primeiro: coloquei a máquina em manual, em MF, em Bulb e a f/32. Rodei o anel de foco todo para um dos lados e virado para a parede tirei a foto e desloquei a máquina da esquerda para a direita enquanto carregava no shutter.

Ambas as fotos apresentam vários pontos negros nos mesmos locais.

Será mesmo do sensor?

As fotos seguintes foram alteradas no PS de forma a tentar salientar os tais pontos negros. Como não sou expert nem em fotografia nem em PS, não sei se foi a melhor maneira de as evidenciar, mas o que interessa é que dão para vislumbrar!

Imagens removidas
Imagens removidas

Partilhar Post #5 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2012 - 08:51

Aponta para o ceu, mete a exposição com +2EV, fecha a lente ao máximo, poe a lente na distância mínima de focagem. Tira a foto

Depois não precisas de photoshop nenhum. Se tiver esses pontos visíveis, limpa... Se não, não vale a pena andares a aumentar contraste para os tentar ver. Se não os consegues ver normalmente, nao vale a pena andar à procura deles... 

Limpar o sensor é fácil, mas arriscado de qualquer maneira... É daquelas operações que só se faz quando é mesmo necessário...

IT Partilhar Post #6 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 23 Maio 2012 - 10:16

Os pontos vêem-se mesmo sem alterar os levels.

O que eu fiz foi praticamente o que disseste. Apenas não mexi no EV porque tinha a máquina em M e não dá para mexer no EV.

Partilhar Post #7 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 23 Maio 2012 - 10:53

Eu devo ser possivelmente o "gajo" mais anti-pó-no-sensor neste planeta e dou a seguinte sugestão:

- Não andar com testes e meios testes a procurar sujidades, porque vamos sempre encontrar sujidades, e vamos dar em doidos, e acabar por partir algo.

É tirar fotos, edita-las "normalmente" em PP, e só ligar às sujidades que apareçam nessa condições. Digo isto, porque na maoiria dos casos, é em fotos com céu ou fundos/2ºplanos claros, com grande contraste, que as ditas aparecem.

A minha estava limpa, e há uns meses fiz os tais testes maravilha, e vi um spot a f/22. Ora tenho a artic butterfly e vai disto... o problema é que estava ao telefone e trungas... 2 bisgas no sensor. Ou seja, para limpar um spot que só se via acima de f/16 e em céu, chapei com duas bolas que se veem a f/11, com céu. :D

O que eu fiz? Nem ligueimais. Facto é, que tenho tirado N fotos, e raramemente dou com elas... então porque ir fazer testes para as encontrar? Porque estar a forçar contrastes e exposições? :D

Acho que agora só limpo o sesnor quando:

- Tirar uma foto e o pó for tanto que saia um nuvem de pó da maquina :D.
- O spot seja visivel em grandes aberturas e tape o motivo.

IT Partilhar Post #8 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 23 Maio 2012 - 15:19

Eu também nunca efectuei limpeza nenhuma nem teste nenhum desde 2009 que a tenho.

Mesmo sem mexer no levels do PS notam-se aqueles dots embora muito mais suavizados... De qualquer maneira hoje vou mandar umas sopradelas com um soprador que me vão emprestar e ver se melhora alguma coisa.

Depois logo vejo se farei mais alguma coisa ou não.

CoisaX, se calhar não és tão perfeccionista quanto eu. lol. É também uma questão de manutenção e não mania de ter o sensor 100% limpo e sem um pintelho de pó...

Partilhar Post #9 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2012 - 17:52

No meu caso, fiz 1000 fotos de um evento em exteriores... Como nao tive tempo de limpar o sensor antes da prova, tudo o que tinha maior profundidade de campo acabou com pó... Em sítios com muita informação, nao se nota. Em fotos de céu, é para esquecer.

Se estivermos a falar de fazer 6 ou 7 fotos finais, limpa-se facilmente.... Se estivermos a falar de várias, nao...
Até porque nao pode ser corrigido de forma automática. Numa foto tem 3 pontos no céu, na foto seguinte tem 1 no céu que se nota, mas 2 em árvores que nao se nota. Se aplicar correcção igual em todos, a textura da árvore falha completamente..

Eu limpo os meus sensores com Vswab da visible dust e fica a 100%.

IT Partilhar Post #10 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 23 Maio 2012 - 20:13

Bem, emprestaram-me hoje um soprador da Canon e como recomendado, retirei a tampa da máquina, subi o espelho (pelo menu, claro), virei a máquina para baixo e bufei lá para dentro umas quantas vezes. Depois, baixei o espelho e bufei para o espelho e para o vidro do viewfinder e por fim coloquei a 70-300 na máquina, seleccionei MF, meti 1 segundo no Shutter Speed, a abertura mais pequena que a lente dá na focal mais baixa, ou seja f/32, rodei o anel de foco para a direita e tirei uma foto movendo a máquina ligeira mente da esquerda para a direita durante o segundo do shutter speed. Depois rodei o anel de foco para a esquerda e repeti a foto.

Fiz depois o mesmo com a 17-70 mas na focal maior e na mesma na abertura mínima possível, ou seja f/22. Ou seja fiquei com 4 fotos.

Estas são as da 70-300
Imagem Colocada
Imagem Colocada

E estas as da 17-70
Imagem Colocada
Imagem Colocada

No canto superior esquerdo nota-se uma marca...

Será significativa?
Como acham que estou a nível de sensor?

Partilhar Post #11 Ramiro

Ramiro

• Membro
  • Registo: 07/06/2011

Publicado 23 Maio 2012 - 20:47

Eu acho que estás super bem  :D
Quem te dera a ti que isso estivesse sempre assim.
Se não notares pontos pretos nas fotos, não faças teste para ver se o sensor esta sujo ou não. É da maneira de que se tiver sujo não ficas "doido" e sem umas horas de sono :P
Depois de algum tempo vais-te habituando ao facto de teres umas pintinhas no despolido e no sensor  :D

IT Partilhar Post #12 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 23 Maio 2012 - 21:17

E sujidade nas lentes, como posso ver? Existe algum método específico?

Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 23 Maio 2012 - 21:36

Eu era perfeccionista até ter partido um apoio do espelho, riscado 3 ecras de focagem, e ter ido à canon limpar 3 vezes.. em 3 meses. :D

Não percebi esse testes, mas a foto está branca, isso é batota :D

Tipo, quanto maior for a focal, menor à abertura, e maior contraste, mais se nota:

Por isso, mete a 300mm, no infinito ( em MF ), f/22 e dispara com 1 ou 2 stops de subexposição.

De qualquer forma, mexi numa imagem ao calhas e depois noutra... até nem está má, excepto onde indico:

Imagem Colocada

Cheira-me que é uma "fibra", um "pelo"... mas deve sair bem com o blower.

Partilhar Post #14 Ramiro

Ramiro

• Membro
  • Registo: 07/06/2011

Publicado 23 Maio 2012 - 22:01

Sei que havia um teste com uma lanterna.
Consistia em abrires o diafragma ao máximo e fazer passar luz pela lente. Verificas na outra "ponta" da lente se ves alguma sujidade..
Não encontro o site em que vi isso ha algum tempo..

EDIT: encontrei agora mesmo. Aqui vai http://www.kenrockwe...hlight-test.htm

EDIT2:

Eu era perfeccionista até ter partido um apoio do espelho, riscado 3 ecras de focagem, e ter ido à canon limpar 3 vezes.. em 3 meses. :D
...

Por acaso a minha nikon agradecia um ecra de focagem novo.. más experiencias anteriores  
Alguem sabe alguma loja Pt que vende? para nikon d3100

Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2012 - 22:17

PsySc0rpi0n, faz a limpeza sempre ao contrário. Se primeiro limpas o sensor, e depois limpas o espelho, o pó do espelho pode ir para o sensor de novo.

Se limpares o espelho primeiro, o pó vai para o sensor.. e depois limpas o sensor...

Partilhar Post #16 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 23 Maio 2012 - 22:25

EDIT2: Por acaso a minha nikon agradecia um ecra de focagem novo.. más experiencias anteriores  ::)
Pode dizer onde arranjou os seus?

Na Photostation ( CPS Canon ).

IT Partilhar Post #17 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 24 Maio 2012 - 08:44

Não percebi esse testes, mas a foto está branca, isso é batota :D

Tipo, quanto maior for a focal, menor à abertura, e maior contraste, mais se nota:

Por isso, mete a 300mm, no infinito ( em MF ), f/22 e dispara com 1 ou 2 stops de subexposição.

De qualquer forma, mexi numa imagem ao calhas e depois noutra... até nem está má, excepto onde indico:

http://img525.imageshack.us/img525/419/t...

Cheira-me que é uma "fibra", um "pelo"... mas deve sair bem com o blower.

As fotos não estão brancas... Mas quase... Eram 19:30 e ainda havia muita luz e mesmo com a abertura mais pequena, ISO100, é natural que as fotos tenham ficado claras.

Não percebeste os testes porquê? Pelo menos é como tenho visto a verificarem a sujidade pela net...

Apontar para uma superfície homogénea, desfocar por completo, abertura mínima, shutter speed considerável e deslocar a máquina durante o tempo de disparo.

Mas logo já tiro mais umas fotos focadas e desfocadas, isto é se conseguir que a lente foque uma superfície homogénea...

Cheers

IT Partilhar Post #18 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 24 Maio 2012 - 08:44

PsySc0rpi0n, faz a limpeza sempre ao contrário. Se primeiro limpas o sensor, e depois limpas o espelho, o pó do espelho pode ir para o sensor de novo.

Se limpares o espelho primeiro, o pó vai para o sensor.. e depois limpas o sensor...

Ok, bem visto. Logo faço isso e volto a testar...

Thanks

Partilhar Post #19 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 24 Maio 2012 - 08:52

As fotos não estão brancas... Mas quase... Eram 19:30 e ainda havia muita luz e mesmo com a abertura mais pequena, ISO100, é natural que as fotos tenham ficado claras.

Não percebeste os testes porquê? Pelo menos é como tenho visto a verificarem a sujidade pela net...

Apontar para uma superfície homogénea, desfocar por completo, abertura mínima, shutter speed considerável e deslocar a máquina durante o tempo de disparo.

Mas logo já tiro mais umas fotos focadas e desfocadas, isto é se conseguir que a lente foque uma superfície homogénea...

Cheers

Porque tipo, falas que "rodastes" a maquina durante a exposição? É que tipo, eu nos meus pannings, com céu, a f/16, está sempre limpo. Se tirar a foto estatica aparecem uns 8 spots.

Faz como eu te digo, basta uma foto: 300mm, em MF, focada no infinito e um céu tipo fim do dia ou amanhacer, e tira a foto "subexposta".

IT Partilhar Post #20 PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n

• Membro

Publicado 24 Maio 2012 - 09:00

Porque tipo, falas que "rodastes" a maquina durante a exposição? É que tipo, eu nos meus pannings, com céu, a f/16, está sempre limpo. Se tirar a foto estatica aparecem uns 8 spots.

Faz como eu te digo, basta uma foto: 300mm, em MF, focada no infinito e um céu tipo fim do dia ou amanhacer, e tira a foto "subexposta".

Eu segui estes dois tutos
http://blog.geraldog.../#axzz1vgEkRAJa

http://joseloureirop...-verificar.html

Neste último fala em deslocar a máquina...

Mas tu quando falas em focar no infinito não é o mesmo que rodar o anel de focagem por completo para um dos lados (onde estiver o sinal de infinito)??? Se sim, provavelmente a foto ficará desfocada... Digo eu! Ou então não estou a entender!

Mas logo hei-de tentar como tu dizes...