Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Problemas com a focagem da Canon 40D

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lester

lester

• Membro
  • Registo: 30/01/2008

Publicado 22 Abril 2012 - 17:58

Boas,
Tenho uma canon 40d e acontece que ao fotografar a imagem parece estar focada mas quando passo para computador ou ao ver no display a imagem não esta focada, não percebo o que se passa. Uso a lente do kit 18-55 com estabilizador e a canon 28-80 sem estabilizador.
Acontece tambem que no display os brancos mais fortes começam a piscar a preto.
Alguem me pode ajudar?

Anúncios

Partilhar Post #2 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 22 Abril 2012 - 18:14

Os brancos mais fortes começam a piscar para te avisar que a imagem está sobreexposta nessas zonas que estão a piscar.
Em relação ao foco, a unica coisa que me ocorre (sem ser a avaria do sistema de focagem da lente) é que regulaste mal as dioptrias do visor e estás a fazer focagem manual.
Se estás a fazer foco automático, então não faz sentido, e a menos que a 40D tenha compensação de focagem como já ouvi falar da 1D, então maquina deve estar maluca, já que acontece em ambas as lentes, certo?

IT Partilhar Post #3 lester

lester

• Membro

Publicado 23 Abril 2012 - 23:48

Alguem que me ajude.

Partilhar Post #4 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 23 Abril 2012 - 23:55

Eu respondi. Convinha que desses o teu feedback perante a minha resposta.

IT Partilhar Post #5 lester

lester

• Membro

Publicado 24 Abril 2012 - 19:43

sim acontece em ambas.

Partilhar Post #6 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 26 Abril 2012 - 10:35

Estas a fazer foco automático ou manual?

IT Partilhar Post #7 lester

lester

• Membro

Publicado 26 Abril 2012 - 13:27

Boas,
Estou a fazer focus auto. Ja limpei as lentes e nada. A lente 18-55 tem estab. imagem, a sensação com que fico depois de passar as fotos para o pc e fazer algum zoom, é de que stao desfocadas. Tenho uma SLR da pentax, antiga e as fotos saiem mais nitidas. Outra situação é a seguinte, como é que consigo colocar os nove pontos de focagem a funcionarem ao mesmo tempo, ou seja, a abragerem toda a area dos nove pontos focada?
Obrigado.

Partilhar Post #8 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 26 Abril 2012 - 13:33

Nao consegues focar todos os pontos se estiverem a distâncias diferentes.. Apenas é possivel focar a uma distancia. Se queres aumentar o "intervalo" da distancia de focagem tens que utilizar uma abertura mais pequena, ou seja, um valor de "F" maior.

Em relação ao teu problema, só me ocorre que estejas a fotografar em situações de luminosidade reduzida, com prioridade à abertura, em que a máquina sacrifica as velocidades e portanto a velocidade escolhida por ela pode ser inferior ao recomendado...

Partilhar Post #9 Igor Antunes

Igor Antunes

• Novo Membro
  • Registo: 30/08/2012

Publicado 30 Agosto 2012 - 00:20

minha camera esta embaçando o tempo todo as vezes n da tempo nem de tirar a foto, tenho q limpar a lente novamente.

alguem aqui no forum ja passou por isso ou ja ouviou falar num caso desses?

Partilhar Post #10 Vitor SF

Vitor SF

• Membro
  • Registo: 31/01/2011
    • Local: Oeiras

Publicado 30 Agosto 2012 - 00:38

Parece que o seugnimod está a falar para as paredes... lol.

Se achas que está mesmo mal, é só fazer uma coisa. Oficina de fotografia com ela. Ou assistência da Canon.

Senão...já tiveste bons conselhos. O mais provável é também teres o modo de foco incorrecto. Existe uma opção para escolheres "One Shot", "AI Focus" e "AI Servo". Tens que escolher consoante o objecto que tentas tirar. Mostra um exemplo desse desfoque que falas.

Partilhar Post #11 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 30 Agosto 2012 - 00:41

Isso acontece se a maquina sofrer diferenças de temperatura ambiente bruscas. Por exemplo ir de carro, ao quentinho e depois sair para tirar fotos na neve.

O que se pode fazer é trazer a camera num ambiente mais parecido ao exterior ou entao mudar lenta e gradualmente a temperatura da maquina

Partilhar Post #12 Pedro Guerreiro

Pedro Guerreiro

• Novo Membro
  • Registo: 27/08/2007
    • Local: Seixal

Publicado 04 Setembro 2012 - 23:06

O seugnimod (domingues) :th_up:

Já deu umas boas dicas, mas tenta, só para saber se está avariada ou não:

1- Coloca a maquina em AUTO (rectangulo verde na roda de selecção)
2- Escolhe um ambiente escuro, mas de dia, por exemplo o interior de uma casa, mas com as janelas abertas e de dia, pois assim irá activar o flash, mas numa velocidade não demasiado baixa que leve a que foto a ficar tremida
3- Carrega no botão de disparo até meio, para que a maquina foque adequadamente e deves ouvir um beep (caso esteja activado), ou aparece uma luz vermelha fixa (no visor) a indicar que o objecto a fotografar está focado.
4- tira varias imagens e vê no PC

Caso nada disto funcione, poderá estar avariada.

Partilhar Post #13 pedrojpr

pedrojpr

• Membro
  • Registo: 02/09/2010
    • Local: Bragança

Publicado 10 Outubro 2012 - 02:16

Boas,
Estou a fazer focus auto. Ja limpei as lentes e nada. A lente 18-55 tem estab. imagem, a sensação com que fico depois de passar as fotos para o pc e fazer algum zoom, é de que stao desfocadas. Tenho uma SLR da pentax, antiga e as fotos saiem mais nitidas. Outra situação é a seguinte, como é que consigo colocar os nove pontos de focagem a funcionarem ao mesmo tempo, ou seja, a abragerem toda a area dos nove pontos focada?
Obrigado.

Eu posso estar a correr o risco de ser injusto…mas parece-me que o problema é mais seu que da maquina. Isto porque pela duvida que coloca, não me parece que esteja a usar correctamente a máquina, ou que tenha muitas luzes sobre pontos de focagem e/ou foco.

Posto isto, vamos tentar resolver o problema.

problema 1 - As fotos saem baças? Ou sem definição

problema 2 - as fotos estão tremidas? Ou não estão nítidas?

Convinha mostrar aqui uma foto dessas com o exif.

Mas assim atirando à sorte eu faria esta pergunta…tem conhecimentos sobre velocidade do obturador e sobre como isso influencia a qualidade/nitidez da imagem?

Pois pelo que me parece é  está a utilizar velocidades muito baixas no obturador e depois basta um ligeiríssimo tremelique da mão para a foto nao ficar bem focada. E isso nao é problema da máquina e como diz, nao se consegue ver logo no ecran da maquina, só se vê no pc e com zoom.

Posto isto e como referiu que tem as luzes brancas a piscar, creio mesmo que há uma sobrexposição das fotos derivadas de uma baixa velocidade do obturador.

Experimente colocar tudo no auto ou no modo P
DEpois e numa zona muito bem iluminada tirar uma foto sem zoom e outra com o zoom ao máximo.

Caso queira completar o teste, coloque a maquina apoiada num tripé, desligue o IS e em modo P tire novamente uma foto com zoom e outra sem zoom. DEpois coloque aqui as fotos que a malta ajuda! ;)

Abraço