Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Foto da minha Autoria Publicada sem a minha autorização...

• Por favor inicie sessão para responder
42 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 paulojrosa

paulojrosa

• Novo Membro
  • Registo: 19/04/2012

Publicado 19 Abril 2012 - 12:45

Boas tardes,Gostaria de ajuda,se possível. Publicaram uma foto da minha autoria num Jornal e em flyers sem a Minha autorização. Passo a explicar: Uma Amiga Minha (estagiaria num jornal) pediu-me fotos do metro do porto pois o jornal estava a precisar(eu disse que vendia no caso do jornal estar interessado). Eu enviei-lhe as fotos para ver se o jornal estava interessado. Qual o meu espanto depois ver a foto publicada no jornal e flyers (o meu nome também) sem me terem dito nada. Visto que não dei autorização para publicar acho que foi um abuso da parte deles o terem feito.A pergunta é a seguinte,posso processar o jornal em causa?

Anúncios

Partilhar Post #2 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 19 Abril 2012 - 13:01

Podes. Mas sabes que isso tem custos e sabes o tempo que a Justiça funciona em Portugal?

Eu primeiramente entrava em contacto com eles, reclamava e pedia directamente um valor justo pela foto.

Partilhar Post #3 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 19 Abril 2012 - 13:13

Também já estive na mesma situação, nao vale a pena "perder anos de vida" com isso.. Ainda por cima se for um jornal pouco conceituado.

Aproveita e apaga o outro tópico porque não precisas de 2

Partilhar Post #4 RogerioGoncalves

RogerioGoncalves

• Membro
  • Registo: 13/12/2011
    • Local: Sintra

Publicado 19 Abril 2012 - 14:53

Boas
è assim de uma forma ou de outra nos fotografos amadores ou profissionais já passamos por situações semelhantes...
1. Não explicas bem se o Jornal pos as fotografias com o teu nome como autor das mesmas ou não.
2. Se o fez, não vejo muito por onde possas pegar...
3. Se não o fez podes escrever para o Director do Jornal por e-mail e pedindo explicações acompanhando o mesmo por uma carta registada com aviso de recepção dizendo que se no prazo de 15 dias não obteres qualquer resposta iras tomar os procedimentos que achares que são mais convenientes.
4. Se passarem os 15 dias e não obtiveres resposta.
4.1. Podes pedir ajuda a um advogado teu conhecido
4.2. Podes denunciar a situação num organismo que proteje os Direitos de Autor.
4.3. Podes denunciar a situação na Provedoria de Justiça
4.4. Podes denunciar no Ministério Publico.
4.5. Podes denunciar a situação num Jornal regional...
Deves manter sempre contigo os ficheiros originais e os mesmos deverão ter o teu nome assim como o nº de serie da camara e teres comprovativo de compra da mesma, porque deves sempre esperar qualquer atitude do outro lado e se não tiveres provas estas numa embrulhada..

Conselhos nunca madar ficheiros originais (RAW) para ninguem, fotografar em RAW e mandar apenas os JPG com marca de agua e em baixa resolução...
att.
Rogéerio Gonçalves

Partilhar Post #5 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 19 Abril 2012 - 15:08

1. Não explicas bem se o Jornal pos as fotografias com o teu nome como autor das mesmas ou não.

Completamente irrelevante. tenha o nome ou não, a foto é ROUBADA. Até podiam escrever o nome, a morada e dizer que ele era um tipo porreiro. Continuava a ser ROUBADA.

Deves manter sempre contigo os ficheiros originais e os mesmos deverão ter o teu nome assim como o nº de serie da camara e teres comprovativo de compra da mesma

Queres então dizer que se eu fizer uma fotografia com uma máquina emprestada, ou com uma máquina que comprei em segunda mão, ou mesmo com uma máquina que achei na rua, deixo de ter direitos sobre a imagem??

Quanto ao resto, de acordo.

Partilhar Post #6 RogerioGoncalves

RogerioGoncalves

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 15:31

Boa tarde
Eu percebo a revolta, mas o amigo deve ter sempre provas consigo.
Se tirar uma máquina compacta e se a máquina não registar o seu nome nos ficheiros fonte como pode você provar que essa fotografia é sua ???
Mesmo a maquina sendo sua podem sempre alegar que voce emprestou a máquina para tirar a fotografia...

Partilhar Post #7 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 16:10

Boa tarde
Eu percebo a revolta, mas o amigo deve ter sempre provas consigo.
Se tirar uma máquina compacta e se a máquina não registar o seu nome nos ficheiros fonte como pode você provar que essa fotografia é sua ???
Mesmo a maquina sendo sua podem sempre alegar que voce emprestou a máquina para tirar a fotografia...

Basta ter os originais.
Daí que nunca de deve disponibilizar ficheiros RAW, nem jpg na resolução original

Partilhar Post #8 RogerioGoncalves

RogerioGoncalves

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 16:24

Boa tarde
Claro que não se deve disponibilizar ficheiros fonte sei que muitas vezes o fazemos de boa fé e com a melhor das itenções mas infelizmente as coisas não fuincionam assim...

IT Partilhar Post #9 paulojrosa

paulojrosa

• Novo Membro
  • Registo: 19/04/2012

Publicado 19 Abril 2012 - 20:24

Muito Obrigado  :)
Tenho a Foto original,tenho a Maquina e Factura da mesma. Vou tentar contactar o director desse mesmo jornal.
Abraço e Obrigado...

Partilhar Post #10 RogerioGoncalves

RogerioGoncalves

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 20:35

Boa noite
De nada apenas dei alguma da minha experiencia em situações que ja passei não no mundo da fotografia mas mais a nivel pessoal de qualquer das formas antes de falares com o Director do Jonal dá uma olhada no que a lei diz a respeito dos direitos de autor...assim vais mais bem preparado para alguma rasteira ou pergunta que te queiram fazer...
Boa sorte

Partilhar Post #11 louro

louro

• Membro
  • Registo: 20/02/2008
    • Local: lisboa

Publicado 20 Abril 2012 - 12:26

Vejam aqui um caso que o fotografo não se ficou e ganhou!!
Nunca se deve deixar estes abusos acontecerem e ficar pelo nome!  :)
Obvio que em Portugal a justiça é lenta, mas falando com eles, ameaçando recorrer á dita! Por norma ninguem quer e as coisas resolvem-se. Agora a maior parte das vezes as pessoas não fazem nada( até ficam contentes) ai eles abusam! Ainda por cima muitas vezes nem se descobre...e as fotos estão ai pela net!

http://gakuranman.co...ithout-payment/

Partilhar Post #12 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 20 Abril 2012 - 12:35

...

Isto foi tudo o que percebi... Desconcentraste-me com esse avatar... :D

Partilhar Post #13 louro

louro

• Membro
  • Registo: 20/02/2008
    • Local: lisboa

Publicado 20 Abril 2012 - 12:38

O avatar é pra ver se chega o sol e o calor....  8)

Partilhar Post #14 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 20 Abril 2012 - 12:51

Eu não percebo se o verão já passou ou se está para vir...  :???:
Um avatar desses ao vivo é que era...  :D

Partilhar Post #15 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro
  • Registo: 07/12/2009

Publicado 20 Abril 2012 - 22:49

Grande coincidência do caraças! Há uns 20 minutos, estava a ler um panfleto que está a ser distribuído nas caixas de correio da minha zona, para angariar fundos para uma Instituição Religiosa e Social sem Fins Lucrativos, e pareceu-me reconhecer a foto que lá vem.

Trouxe o panfleto para perto do PC, por curiosidade, estive a ver pormenores (formato das nuvens, carros estacionados em plano de fundo, pequenos objectos móveis, etc...), e é mesmo um crop de uma foto minha de 2007, alojada no Flickr!

Mas tendo em conta a Instituição e a finalidade a que se destina, penso que tenho motivos para estar feliz e orgulhoso, e não estou propriamente chateado!

Editado por Bruno E. Santos, 12 Agosto 2014 - 19:47 .

Partilhar Post #16 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 21 Abril 2012 - 01:44

Feliz e orgulhoso por ser roubado por uma instituição religiosa? Que belo exemplo dão..

Partilhar Post #17 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 21 Abril 2012 - 01:47

Ahah, é a crise meu caro!

Partilhar Post #18 pingus

pingus

• Membro
  • Registo: 01/04/2008

Publicado 21 Abril 2012 - 10:30

Dá uma olhadela aqui:

Questões legais da fotografia: os direitos de autor
http://mvm-iso100.bl...ografia-os.html

Abraço!

Partilhar Post #19 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2009
    • Local: Lagoa
    • Feedback http://www.forumfotografia.net/topic/10593-diogo-rodrigues/

Publicado 21 Abril 2012 - 11:29

A questão que mais me chateia é que por vezes basta perguntar. Não quer dizer que queiramos dinheiro sempre ( dá jeito).

No caso da instituição religiosa eu processava-a ( ou algo do género) pelo simples facto de fazer crop e não ter dado o trabalho de meter o meu nome. Pode ser sem fins lucrativos mas tu nem tens lucro nem és reconhecido. Dupla mente mau.

Sé há coisa que faço é meter o meu nome em todas as fotos. Se alguém as usar sem o meu nome é motivo para ficar chateado. :-P

Partilhar Post #20 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Abril 2012 - 09:16

Feliz e orgulhoso por ser roubado por uma instituição religiosa?

Basicamente é a definição de fazer parte de qualquer religião...