Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografar concertos (a partir do público) e proibições de certas câmaras

• Por favor inicie sessão para responder
129 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro
  • Registo: 14/07/2010
    • Local: Montemor-o-Velho / Covilhã

Publicado 07 Março 2012 - 15:10

Com boa luz é mais fácil, mas é como referi, nesse extremo o foto jornalismo tb é um trabalho fácil. E uma coisa é trabalhares com a luz feita por ti, outra é feita por um técnico em que n sabes mto bem o que vai iluminar a seguir.
Na minha óptica, necessito sempre de um tempo a perceber como funciona a luz de palco, quando a há, e depois é que disparo.

Anúncios

Partilhar Post #22 RuiSanches

RuiSanches

• Membro
  • Registo: 08/11/2008

Publicado 07 Março 2012 - 15:22

Por essa ordem de ideias quase tudo (na fotografia) é facil.
Fotografar paisagens, concertos, pessoas, animais, etc. É tudo facil.

Partilhar Post #23 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro
  • Registo: 06/09/2010
    • Local: Braga, PT

Publicado 07 Março 2012 - 15:43

Só quando comecei a fotografar concertos é que me apercebi de como é difícil. Então se tiveres "pulgas" no palco, ardeu!

Como já referi, uma vez tive luz tão "merdosa" que, mesmo a ISO1600 e f/2, tinha velocidades na ordem de 1/10, 1/15!

Partilhar Post #24 catiarodrigues

catiarodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2008
    • Local: Lisboa / Peniche

Publicado 07 Março 2012 - 17:08

Isso quer dizer que todos fotografam com grandes maquinas e grandes lentes?

Desculpem, mas eu ando a fotografar concertos com a minha 350D com ISO a 800 (mesmo assim para mim já tem demasiado ruído) e uma 50mm 1.8, há concertos fáceis e há concertos difíceis.

Há concertos cheios de luz branca, concertos em que só existe luzes vermelhas, concertos onde só existem luzes verdes...

Fotografar nesses habientes é totalmente diferente, é preciso saber se situar em frente do palco, tens de saber para onde estão a apontar os focos, esperar pelo momento certo para tirar a foto, não é simplesmente chegar lá e carregar no botão...

Se fossemos por aí todas as minhas fotos teriam a mesma qualidade e não a têm..tenho o meu site desde 2007 ou 2008 e se virem as primeiras fotos que andei a tirar em concertos estão bastante diferentes das de agora.

A camera é a mesma, mas mostra evolução do fotógrafo.

O facto de termos alguém a tratar da iluminação por nós jamais quer dizer que tenhas uma boa luz para trabalhar...

E nem estou a falar de salas mal iluminadas, estou me só a referir a concertos no coliseu, pavilhão atlantico, festivais... tudo com boa luz porque se forem então ver as fotos de concertos de Hardcore que costumo fotografar estão bem piores do que qualquer uma tirada num desses locais..

Partilhar Post #25 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 17:39

Num Pavilhão Atlântico tens N + 1 luzes. Mas não estão posicionadas para "o retrato". E piscam, e mexem-se, e mudam de cor...

Quanto ao ruído, não subo acima dos ISO800 na 1000D nem acima dos ISO1600 na 50D.
E só uso primes: 50 1.8 e 28 2.8.

Um dia destes ainda vou experimentar por flashes em tripés e com gel de cor e dispará-los remotamente...

Eu acho que a fotografia de espectáculos (música, teatro, ballet, etc.) é uma das disciplinas mais difíceis!

Partilhar Post #26 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 18:15

Então qual é que é mais fácil que isso?

Olha... tirares fotos à p... à gaita! :D

Imagem Colocada

LOL

Se fosse assim fácil, espalhavam-se 4 1D-X com lentes 50s 1.2 e 85s 1.2 no palco e disparava-se tudo por radio-frequência, em RAW. :-)
E o "pitógrafo" ia mamar uns canecos para o bar do Coliseu! :-P

Ora pensa. Luzes vermelhas. Ficas com a foto toda vermelha. Pode ficar giro, ok. "Pode"! Mas o mais certo é ficar uma m*rda.

A não ser que tu sejas daqueles que põe a máquina em disparo-metralhadora, tipo 10fps. Bem... se tirares 1000 fotos (demoras 2min a fazer isso a 10fps), alguma há-de sair porreira.
Vejo que te contentas com taxas de sucesso de 1% ou menos! :)

(That's up to you!)

Partilhar Post #27 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 18:17

Experimenta tirar uns dias para fotografares uns concertos. Depois mostra o que conseguiste.

Partilhar Post #28 TrouperXI

TrouperXI

• Membro
  • Registo: 24/04/2009
    • Local: Hellgarve

Publicado 07 Março 2012 - 20:12

Bem... se fosse só apontar e disparar para obter boas fotos, de certeza que não existiriam fotos como esta:

Imagem Colocada

Partilhar Post #29 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:12

Nao querendo entrar em discussao, mas acha que essas fotos que tirou estao boas?
Eu nao. Desfocadas e maus enquadramentos. Eu vi essas fotos mas nem as queria ''puxar'' para nao dar a desculpa do rolo, da lente ou mesmo da máquina. Já agora, chama a isso um concerto PEQUENO? ahhaha

Partilhar Post #30 TrouperXI

TrouperXI

• Membro
  • Registo: 24/04/2009
    • Local: Hellgarve

Publicado 07 Março 2012 - 22:26

Essa é a tua obra prima, TrouperXI?  :D Está péssima, está termida, sem defenição, e o mais estúpido de tudo, num ambiente de fraquíssima luz, tem os caneeiros queimados! O WB também está mal… LOL

Inde gozar outro!   :lol: OK?

Não é minha, just random shit no google. Mas se fosse simples toda a gente o fazia bem feito.

Mas plos vistos não é assim tão fácil.

Partilhar Post #31 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 07 Março 2012 - 22:27

Sinceramente até gostei de algumas das fotos que tiraste e digo-te mais, algumas (1,3,5,7 e 10) não ganhavam rigorosamente nada se tivesses focado "bem" e congelado o momento, antes pelo contrario...

para veres que fotografia de concerto, para mim, não tem, necessariamente, nada a ver com foco perfeito, imagem congeladas, nitidez brutal e ruído reduzido. E neste caso, apanhar elementos diversos do palco, como microfones, colunas etc em nada prejudicou as fotos.Tens alguns enquadramentos que eu pessoalmente gosto, outros nem tanto.

Só um apontamento, isto para mim não é um concerto pequeno, quanto muito médio.

ps: grande banda!

Partilhar Post #32 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:30

E eu disse que estão boas?

Desfocadas? Experimenta focar manualmente uma lente 50mm f/1.4 de curso curto (AF), sem confirmação de foco, numa no meio do público uns contra os outros… enfim… e sim, estão desfocadas por minha causa, as que vejo, feitas com digital, estão desfocadas por causa da máquina.

Mas pelo que vejo, tipo aquela vermelha, só me faz rir!  E o tipo ainda resmunga...

É óbvio, que como amador sem interesse pela área, não vou sequer competir com quem vai lá de propósito para fotografar, enfim…

Nao disse que estavam boas, mas se é tao facil fotografar concertos pensei que ja tinha boas fotos na área.

Sim, desfocadas. Eu tambem ja fotografei no meio do publico e tenho melhores que essas. Mas antes que pergunte, foi com digital, o que é uma grande diferença. Mas o material tambem nao era la muito bom, 400d + vivita 100-300 5.6-6.3.

Partilhar Post #33 diogo

diogo

• Membro
  • Registo: 07/03/2012
    • Local: Portimão

Publicado 07 Março 2012 - 22:32

eu acho que algumas estão, acho que a fotografia não se trata apenas do banal focadinho enquadradinho mas sim de uma forma de arte e de expressão. Tanegashima gosto bastante da primeira!  ;)

Partilhar Post #34 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:34

Qual é porcaria da ciência que ainda não encontrei?

1. Estar lá
2. Ter uma câmera
3. Apontar, enquadrar, focar (AF de preferência)
4. Disparar
5. Entregar as fotos!

Qual é a parte dificil? É comprar uma câmera com o que te pagam, the END!

Tens uma camara?
Sabes apontar, enquadrar e focar?
Sabes ''disparar''?
Sabes entregar as fotos?
Tens tempo?

Se é assim tao facil, acho que era uma boa maneira de teres (caso precises, claro) material topo de gama. Depois de pago, sao sempre uns ''trocos'' extra.
Porque pela tua ordem de ideias, tudo é facil. Ainda bem que nao é assim para todos.

Partilhar Post #35 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:42

Se tens isso tudo e sabes faze-lo, só faltam as boas fotos. Boa sorte e depois mostra.

Partilhar Post #36 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:44

Eu pensava que FotoJornalismo era Fotografia.  :shock:

Partilhar Post #37 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:45

Dá-me um free pass, eu mostro-te…  :lol:

Nao seja por isso, ha por ai muitos concertos à borla.
É só entrares e tirares boas fotos.

Partilhar Post #38 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:48

É como um "cantor" de playback e um cantor verdadeiro, ambos têm de estar em palco, ambos têm de lidar com o público/clientes, um tem de cantar, o outro, vai de arrasto com outrem! LOL! Qual é a diferença, ambos abrem a boca!?

Não... quando muito, nesse cenário, essa será a semelhança, nunca a diferença.

LOL

Não tenho culpa da tua câmera não ter color matrix metering

Não me podia estar mais nas tintas! Até podia ser uma full-manual das antigas sem fotómetro. Uso tudo manual! :D

Não sei porque dizes isso...

Se releres tudo o que acabaste de escrever... vais ver que não serei só eu que estou a pensar isso neste momento! ;)

E, já agora, dessas fotos que mostraste... tiveste sorte na primeira. O resto revela-te como fotógrafo.
(Fotos desfocadas, impenetráveis com o "fumo", músicos "amputados", fotos completamente desenquadradas e mal compostas, falta de contraste/cor/dinâmica...)

(O resto já foi dito por outros anteriormente. :) )

Muito sinceramente, acho que estás a precisar de tomar uma boa chávena de humildade.

Dá uma olhada a estas: https://picasaweb.go...enTunes20111105

EOS 50D + 28mm 2.8 @ ISO1600
EOS 1000D + 50mm 1.8 @ ISO800
(Está tudo nos EXIFs.)

Sala de cinema "convertida" (ainda com o ecrã branco altamente reflector atrás - f*dia tudo com contraluzes).
Dois robôs (espero que saibas o que são) a disparar em modo completamente aleatório, um holofote (daqueles foleiros de trolha) de um lado do palco e um candeeiro de secretária (com uma lâmpada incandescênte de 40W) do outro lado do palco. Uma tira de LEDs azuis que algum inteligente se lembrou de por no chão, a meio do palco, a apontar, maioritariamente para o... chão!!!

A iluminação era tão merdosa que vi-me obrigado, por vezes, a usar o flash built in (dois stops abaixo) para "congelar" alguns movimentos.

(Lá se foi o "argumento" de termos gajos a preparar-nos a luz.)

Este vocalista parecia um saltão. Um baterista também está tudo menos parado.

Bem... pelo menos não estão desfocadas! ;)

P.S.: Ah!!! A minha 28mm tem o AF avariado e tenho de focar manual com ela. Puff... :P Lá se foram TODOS os teus argumentos! ;) E isto foi TUDO em JPEG. NEM UMA tirada em RAW. NEM UMA!!!

Partilhar Post #39 RuiSanches

RuiSanches

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 22:59

OK

@Crazy_Guitar, desculpa dizer-te mas não vejo absolutamente NENHUMA que seja boa.

Estão todas demasiado soft, e nem por isso estão claras.

Apenas na do baterista, há uma ligeira noção de movimento.

Então aquela que se vê o público, estão todos com olhar enfadonho, ok, pode ser a realidade, mas não é isso que vai vender blitz's :P

Quanto ás condições, ok, são muito más, mas e daí?

:mestre: ahahah

Partilhar Post #40 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 07 Março 2012 - 23:03

Esta não tem movimento. Nem esta. E esta muito menos. :P
E avalias o sharpness por fotos reduzidas e uploadadas para a internet? :) Não me parece que eu tenha interesse em colocar lá ficheiros com 7MB. :P

Eu acho, sinceramente, que tu agora estás a querer vencer a tua. :D
Mas pronto... os teimosos também dão cor à vida! :P

RuiSanches: belas fotos no teu Flickr! ;)