Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marcas de água: sim ou não?

• Por favor inicie sessão para responder
71 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
  • Registo: 08/09/2010
    • Local: Seixal
    • coiso e tal

Publicado 02 Março 2012 - 18:28

Daí eu ter dito que és tu que escolhes o melhor tamanho para a imagem ter uma resolução que permita a sua correcta visualização em qualquer monitor.
Se por exemplo, como aqui no forum, uma imagem com 800px do lado maior for perfeitamente aceitável em termos de tamanho, usa esse tamanho no geral. Normalmente não é preciso mais para passar a mensagem e mesmo assim mostrar bastante detalhe.

Anúncios

Partilhar Post #42 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 15 Março 2012 - 17:43

Para escrever isto de uma forma mais séria e não me incendiarem logo (como o fizeram no passado) o melhor é não colocar marca de àgua e redimensionar a foto. Pronto.

Partilhar Post #43 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 15 Março 2012 - 18:59

Para escrever isto de uma forma mais séria e não me incendiarem logo (como o fizeram no passado) o melhor é não colocar marca de àgua e redimensionar a foto. Pronto.

Sê bem vindo, novamente  :th_up:

Partilhar Post #44 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 15 Março 2012 - 19:33

Oh borges. Depois de levar na cabeça e de ter dado de frente com muita cabeça dura, o interesse de discutir sériamente as questões foi morrendo. Tenho andado ocupado, até demasiado ocupado, mas as recentes aquisições de vidro deram-me pica para voltar.

Vamos lá a ver se desta vez não me pegam fogo como se eu fosse uma bruxa às mãos dos inquisidores.

Mas vou continuar a dizer. Marcas de àgua! Não!!!

Partilhar Post #45 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 15 Março 2012 - 19:34

Não porquê?

Partilhar Post #46 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 15 Março 2012 - 19:37

Vamos lá a ver se desta vez não me pegam fogo como se eu fosse uma bruxa às mãos dos inquisidores.

Quando se anda com material inflamável nos bolsos... :)

Bem vindo. :th_up:

Partilhar Post #47 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 15 Março 2012 - 19:46

É. Falar de marcas de água a fotografos da internet é como dizer que cada vez que colocam o selo estão a estragar o pouco que conseguiram fazer.. Fui logo posto no lado dos apóstolos traidores.

Mas desta vez trago um discurso mais simples. Mas sem marcas de água. Ehehehhe

Partilhar Post #48 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 15 Março 2012 - 19:51

Já estás a tirar material inflamável da algibeira  :lol:  :lol:... olha que acaba mal novamente!

Partilhar Post #49 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 15 Março 2012 - 19:57

É. Falar de marcas de água a fotografos da internet é como dizer que cada vez que colocam o selo estão a estragar o pouco que conseguiram fazer..

Trololol

Partilhar Post #50 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 15 Março 2012 - 20:19

Não sou um trol  nem o quero ser. Falo apenas do que fui condenado no passado.

E sim. Sem marcas de água!

Deveria ser a minha assinatura!

ehhehehe

Partilhar Post #51 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 30 Setembro 2012 - 20:56

Estava a ver documentação legal por causa de uns assuntos e reparei com este texto no Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos:

Artigo 167.º
(Indicações obrigatórias)
1 – Os exemplares de obra fotográfica devem conter as seguintes indicações:
Nome do fotógrafo.
Em fotografia de obras de artes plásticas, o nome do autor da obra fotografada.
2 – Só pode ser reprimida como abusiva a reprodução irregular das fotografias em que figurem as indicações referidas, não podendo o autor, na falta destas indicações, exigir as retribuições previstas no presente Código, salvo se o fotógrafo provar má-fé de quem fez a reprodução.

Entretanto estava a dar uma volta também pelas "internets" e por plataformas de partilha de imagens (pinterest/tumblr/...). Ora, com estas plataformas, é fácil perder o rasto à origem de uma foto. São partilhadas por dezenas de pessoas, passando de uma rede para a outra... Se o nome do autor não estiver no exif (save for web e sites que retiram automaticamente essa informação) nem estiver como marca de água, será que o autor tem direito a pedir retribuições pelo uso dessas imagens de forma não legal?

Partilhar Post #52 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro
  • Registo: 06/09/2010
    • Local: Braga, PT

Publicado 01 Outubro 2012 - 11:57

Estava a ver documentação legal por causa de uns assuntos e reparei com este texto no Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos:

Entretanto estava a dar uma volta também pelas "internets" e por plataformas de partilha de imagens (pinterest/tumblr/...). Ora, com estas plataformas, é fácil perder o rasto à origem de uma foto. São partilhadas por dezenas de pessoas, passando de uma rede para a outra... Se o nome do autor não estiver no exif (save for web e sites que retiram automaticamente essa informação) nem estiver como marca de água, será que o autor tem direito a pedir retribuições pelo uso dessas imagens de forma não legal?

Por essas e por outras é que as minhas levam com o "carimbo".
Fica feio? Fica. Mas não é as letras que eu quero mostrar. É a foto. E quem não percebe isso...

Partilhar Post #53 El Cavera

El Cavera

• Membro
  • Registo: 29/06/2011
    • Local: Oliveira de Azemeis

Publicado 14 Outubro 2012 - 14:19

Eu coloco marca de água nas minhas fotos sempre que elas vão para sitios onde "qualquer um as pode ir buscar".
No meu site não coloco porque quem lá for sabe bem quem as tirou, e para as "roubar" tem de fazer um print screen, que de si já tira qualidade à imagem e não poderá alegar que o fez e não sabia de quem era.
Sempre que coloco no facebook, imageshack, foruns e etc, leva sempre com a marquinha (que veio a evoluir e a ficar mais discreta :D).
Aí não poderao alegar desconhecimento do autor das mesmas (de há uns tempos para cá comecei a optar por colocar o meu site).
Já me aconteceu ter fotografado um concerto, meter as fotos no face, e vieram os meninos da banda adolescente de abertura e simplesmente fizeram "download" das fotos (funcionalidade que acho que não devia haver) e colaram na página deles.
Fiquei a saber porque alguem viu a minha marca de água e me falou das fotos que viu na página deles.
Entrei em contacto com eles ao que pediram desculpa, colocando o devido crédito de quem fotografou (obviamente que não ía entrar em guerra porque é uma pequena banda que practicamente faz os concertos de graça).

Acho é que a marca de água deve lá estar apenas para mostrar quem tirou a foto, e não deve fazer parte da composição, ou chamar mais à atenção que o próprio motivo de foco da fotografia :th_up:

Partilhar Post #54 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 14 Outubro 2012 - 18:35

Eu coloco marca de água nas minhas fotos sempre que elas vão para sitios onde "qualquer um as pode ir buscar".
No meu site não coloco porque quem lá for sabe bem quem as tirou, e para as "roubar" tem de fazer um print screen, que de si já tira qualidade à imagem e não poderá alegar que o fez e não sabia de quem era.
Sempre que coloco no facebook, imageshack, foruns e etc, leva sempre com a marquinha (que veio a evoluir e a ficar mais discreta :D).
Aí não poderao alegar desconhecimento do autor das mesmas (de há uns tempos para cá comecei a optar por colocar o meu site).
Já me aconteceu ter fotografado um concerto, meter as fotos no face, e vieram os meninos da banda adolescente de abertura e simplesmente fizeram "download" das fotos (funcionalidade que acho que não devia haver) e colaram na página deles.
Fiquei a saber porque alguem viu a minha marca de água e me falou das fotos que viu na página deles.
Entrei em contacto com eles ao que pediram desculpa, colocando o devido crédito de quem fotografou (obviamente que não ía entrar em guerra porque é uma pequena banda que practicamente faz os concertos de graça).

Acho é que a marca de água deve lá estar apenas para mostrar quem tirou a foto, e não deve fazer parte da composição, ou chamar mais à atenção que o próprio motivo de foco da fotografia :th_up:

concordo. ainda utilizo a marca de água unicamente por este motivo. se faço uma foto mais catita, ou seja, que cai melhor no gosto de algumas pessoas, pelo menos que leve a minha marca de água. Ainda hoje aconteceu uma pessoa partilhar no facebook uma foto feita por mim - sem marca de água - e sem ter mencionado o meu nome junto da foto! tratando-se de pessoa amiga, para a próxima leva com a marca de água. se quiser sem marca de água também pode ter, basta pedir - mas aí leva também o sermão de que tem que colocar o meu nome junto!

Partilhar Post #55 santoscarlos

santoscarlos

• Membro
  • Registo: 06/09/2009

Publicado 15 Outubro 2012 - 08:40

A marca não resolve nada se alguem, quiser roubar a foto! Alem disso tambem ninguem vai longe com uma foto web de 750kb( essa é a melhor defesa)! :)

Partilhar Post #56 hbertini

hbertini

• Membro

Publicado 15 Outubro 2012 - 09:51

A marca não resolve nada se alguem, quiser roubar a foto! Alem disso tambem ninguem vai longe com uma foto web de 750kb( essa é a melhor defesa)! :)

claro que é possível roubar e tirar as marcas de água. a marca de água destina-se apenas aos casos de preguicite aguda por parte de quem só se dá ao trabalho de copiar a imagem de um sítio para o outro. é claro que quando alguém remove uma marca de água, nem que seja com um recorte, já está a fazê-lo conscientemente e isso ganha outro valor e dimensão.
é como a vergonha, que não é apenas roubar. é roubar e ser apanhado pela polícia, como diz o povo...

Partilhar Post #57 El Cavera

El Cavera

• Membro
  • Registo: 29/06/2011
    • Local: Oliveira de Azemeis

Publicado 15 Outubro 2012 - 14:39

é claro que quando alguém remove uma marca de água, nem que seja com um recorte, já está a fazê-lo conscientemente e isso ganha outro valor e dimensão.

x2 :th_up:

Partilhar Post #58 Garcia.J

Garcia.J

• Membro
  • Registo: 08/05/2009

Publicado 15 Outubro 2012 - 15:07

Uma das coisas que eu assimilei na palestra que a APAF deu numa das Fnac há uns tempos atras, sobre o tema dos direitos de autor, foi que apenas o autor tem o direito de publicar a sua obra a um público. Chama-se a isto, "fruir da obra". Isto quer dizer basicamente que qualquer utilização não autorizada das fotos, está a incorrer em ilegalidade ou no minimo em "terreno muito duvidoso". Mesmo o bocado de legislação que o deim transcreveu diz uma coisa muito importante que ele se esqueceu de sublinhar:
2 – Só pode ser reprimida como abusiva a reprodução irregular das fotografias em que figurem as indicações referidas, não podendo o autor, na falta destas indicações, exigir as retribuições previstas no presente Código, salvo se o fotógrafo provar má-fé de quem fez a reprodução.
Ora, se sacar uma foto de outro e publicá-la como sendo sua, com marca de agua ou nao...se isso não é "má fé" eu vou ali e já venho...

Partilhar Post #59 hbertini

hbertini

• Membro

Publicado 15 Outubro 2012 - 15:59

Uma das coisas que eu assimilei na palestra que a APAF deu numa das Fnac há uns tempos atras, sobre o tema dos direitos de autor, foi que apenas o autor tem o direito de publicar a sua obra a um público. Chama-se a isto, "fruir da obra". Isto quer dizer basicamente que qualquer utilização não autorizada das fotos, está a incorrer em ilegalidade ou no minimo em "terreno muito duvidoso". Mesmo o bocado de legislação que o deim transcreveu diz uma coisa muito importante que ele se esqueceu de sublinhar:
Ora, se sacar uma foto de outro e publicá-la como sendo sua, com marca de agua ou nao...se isso não é "má fé" eu vou ali e já venho...

concordo!

até já vi (dentro da minha própria família...  :wacko:) alguém publicar uma foto sem mencionar a autoria e deixando "toda a gente" no respectiv facebook pensar que era essa mesma pessoa retratada - no caso, a surfar! Avisei a pessoa que conheço bem aquela foto e mais não fiz, só mesmo por não haver dolo comercial naquele acto, mas fiquei a saber o que qualquer pessoa pode ser capaz de fazer nestas coisas e é precisamente para isto que existem as leis! :(

Partilhar Post #60 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 15 Outubro 2012 - 18:08

Agora há a questão da má fé... E como provar que foi por má fé e não apenas por desconhecimento.

Há muitos designers que acham que se uma imagem está no google, eles a podem usar. Se têm acesso a ela, então é porque é deles e pronto. Isso é má fé ou desconhecimento?
Se a foto não estiver assinada, será que se pode alegar má fé?