Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marcas de água: sim ou não?

• Por favor inicie sessão para responder
71 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 20:32

Mesmo as grandes agências de fotografia, (por exemplo a Magnum), utilizam a marca de água nas suas  fotografias!

Acho que o tamanho da marca de água não determina a qualidade de uma fotografia! Numa analise mais séria também não desvirtualiza, se houver boa vontade de olhar para lá dessa marca!
Isto se formos da opinião que cada um é livre de publicar as suas imagens na internet da forma que achar mais conveniente, com ou sem marca de água, grande ou pequena!

Já agora,com as "ferramentas" existentes consegue se apagar qualquer marca de água!

Anúncios

IT Partilhar Post #22 katiuska3k

katiuska3k

• Membro
  • Registo: 16/06/2011

Publicado 29 Fevereiro 2012 - 15:59

bem, a minha intenção não era começarem com esses desacatos, era apenas falarmos do que achamos e porquê. Eu acho que uma foto com uma assinatura é apenas uma maneira de divulgarmos o nosso nome.

Partilhar Post #23 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
  • Registo: 08/09/2010
    • Local: Seixal
    • coiso e tal

Publicado 29 Fevereiro 2012 - 16:22

Não podes dizer que não avisei logo na 1ª resposta ao tópico...  :D

IT Partilhar Post #24 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 29 Fevereiro 2012 - 16:44

hugo reis, pois....  :P infelizmente é como dizes, estes assuntos tornam-se sempre "discussões"

Partilhar Post #25 kroko

kroko

• Membro
  • Registo: 20/02/2008

Publicado 29 Fevereiro 2012 - 18:41

Pelo que li cheguei a conclusão que é uma opinião bastante pessoal.

Mas na minha humilde opinião a melhor maneira de veres se deves ou não colocar marca de água é fazeres uma relação de custos/desvantagens de ter a marca e os proveitos/vantagens de teres marca de água.
Se as Vantagens < Desvantagens = não metas
se as vantagens > Desvantagens = coloca

Faz a tua apreciação se deves ou não colocar a marca de água e segue a tua opinião. Ao colocares ou não colocares a marca de água não quer dizer que faças isso para todas as fotos pode haver exceções a regra, em caso de dúvida volta a fazer uma análize das vantagens / desvantagens para essas exceções.

Partilhar Post #26 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Fevereiro 2012 - 19:50

a mim insistem para pôr a minha marca d'agua nas fotos e redimensiona-las para a web para eles mesmos a publicarem em redes sociais ou outras para divulgar o meu trabalho

IT Partilhar Post #27 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 01:44

masteramu, isso de redimensionar é mesmo preciso?? É outra das coisas que ouço muitas pessoas fazerem, mas não entendo o propósito

Partilhar Post #28 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 01 Março 2012 - 10:00

mas não entendo o propósito

1. ficheiros mais "leves" para fazer upload
2. controlas tu o "resize" e as condições em que é feito (porque mesmo que publiques em tamanho original, ela é redimensionada para caber no monitor e/ou para não ficar a ocupar tanto espaço)
3. (ok... esta vai abrir a polémica outra vez) Se ta "roubarem", não a podem usar para grande coisa, porque uma foto com (por exemplo) 750pix não dá para usar em grande coisa, a não ser na web.

Partilhar Post #29 masteramu

masteramu

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 10:05

masteramu, isso de redimensionar é mesmo preciso?? É outra das coisas que ouço muitas pessoas fazerem, mas não entendo o propósito

exacto

e para a malta que leva as fotos e não pesca nada de redimensionamentos poder ter as fotos mais pequenas e tornam-se mais fáceis de transferir/partilhar para email, telemóveis, posts, foruns, ect..

Partilhar Post #30 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro
  • Registo: 06/09/2010
    • Local: Braga, PT

Publicado 01 Março 2012 - 10:31

Olha... eu uso assim:
Imagem Colocada

O Picasa põe isso automaticamente quando faz upload da foto.
Não a acho particularmente bonita, mas também não distrai muito a atenção. É simples e faz o que é pretendido.
Como é um processo automático, não tenho trabalho nenhum com isso. Pelo que, portanto, é o que fica. E ficará.

Partilhar Post #31 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 01 Março 2012 - 10:38

Em fundo preto, as letras brancas e em bold saltam à vista e acabam por ser o centro das atenções na foto. Uma opacidade de 20% e continuava perfeitamente legível sem chamar a atenção nem distrair da imagem.

Quanto ao redimensionamento, além do que já foi referido (facilidade de upload, de visualização e o impedir que sejam usadas em mais do que simplesmente na web), acrescento ainda o facto de, ao disponibilizares apenas versões reduzidas da foto original, estás a manter contigo a prova da autoria da foto, ou seja, o ficheiro de tamanho original, que não pode ser replicado a partir de uma versão reduzida. Caso haja qualquer questão legal, o tamanho original (mesmo que seja num formato não-RAW serve de prova de quem foi o autor da foto.

Partilhar Post #32 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 12:08

Em fundo preto, as letras brancas e em bol saltam à vista e acabam por ser o centro das atenções na foto. Uma opacidade de 20% e continuava perfeitamente legível sem chamar a atenção nem distrair da imagem.

Quanto ao redimensionamento, além do que já foi referido (facilidade de upload, de visualização e o impedir que sejam usadas em mais do que simplesmente na web), acrescento ainda o facto de, ao disponibilizares apenas versões reduzidas da foto original, estás a manter contigo a prova da autoria da foto, ou seja, o ficheiro de tamanho original, que não pode ser replicado a partir de uma versão reduzida. Caso haja qualquer questão legal, o tamanho original (mesmo que seja num formato não-RAW serve de prova de quem foi o autor da foto.

As minhas?
Tens razão.

Mas é como te digo: o Picasa faz isso automaticamente quando faz o upload das fotos para a galeria online.
Podem ser feias, mas não perdi 1seg nelas. :) Sinceramente, é o que me interessa. (Não perder tempo.)

Partilhar Post #33 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 01 Março 2012 - 12:39

wow, isso é etranho, então não queres saber se um elemento que colocas nas tuas imagens é feio, desde que não percas tempo?
A pensar assim não interessa enquadrar ou algo do género, isso só faz perder tempo, mais vale disparar de dentro da mochila e fazer upload =D

Partilhar Post #34 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 14:06

Oh... deixa de ser assim. :D
Tu percebeste. :)

IT Partilhar Post #35 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 19:33

Concordo que uma opacidade de 20% era melhor, via-se na mesma e não distraía tanto  ;)

Já percebi o porquê de redimensionar, mas como não percebo nada disso, não me posso pronunciar  :wacko:  da ultima vez que tentei redimensionar, acabei com uma cabeça que parecia um melão lol

Partilhar Post #36 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 01 Março 2012 - 20:56

Tens que fazer um redimensionamento por igual, ou seja, tens que reduzir na mesma proporção os dois eixos. A quase totalidade (se não mesmo a totalidade) dos softwares que existem permitem optar por este tipo de redimensionamento, em que inseres um valor para um dos lados, a altura ou a largura (normalmente em pixels), e ele automaticamente coloca o valor no outro eixo para que sejam ambos alterados na mesma proporção.

IT Partilhar Post #37 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 22:16

Mas quanto redimensiono?? É que não percebo mesmo  nada disso!

Partilhar Post #38 masteramu

masteramu

• Membro

Publicado 01 Março 2012 - 22:44

Imagem Colocada

Partilhar Post #39 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 01 Março 2012 - 23:12

Mas quanto redimensiono?? É que não percebo mesmo  nada disso!

Se for aqui para o fórum, têm que ficar com o lado maior com um tamanho máximo de 800px.
Para outros sites, varia. Mas se há tamanho máximo, está sempre bem indicado.

Quando não há tamanho máximo, és tu que escolhes o tamanho da imagem que queres mostrar, neste caso o tamanho máximo, tendo em conta o factor visualização (tentar que a foto seja visível na totalidade em qualquer monitor "normal" para qualquer pessoa que aceda ao site, sem ser preciso fazer scroll, por exemplo), o factor qualidade (seres tu própria a fazer o redimensionamento da foto, evitando assim que a mesma perca qualidade por deixares ao software do site que faça o ajuste para as dimensões padrão do referido site), e também pelo factor segurança, em que com imagens de tamanho "reduzido", ou seja, sem serem full size ou sequer perto disso, salvaguardas as hipóteses de serem usadas sem o teu consentimento em algo mais do que simplesmente blogs e afins.

IT Partilhar Post #40 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 02 Março 2012 - 18:26

Mas tenho visto algumas imagens redimensionadas e quando clico nao se percebe sequer o que está na imagem :S não queria que as minhas ficassem assim