Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marcas de água: sim ou não?

• Por favor inicie sessão para responder
71 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 katiuska3k

katiuska3k

• Membro
  • Registo: 16/06/2011

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 01:42

Este é um assunto que se repete de vez em quando na minha mente: usar marca de água ou estar quieta??

Vocês usam?? Porquê? Como conseguir uma marca de água que não "distraia" na foto?

Pesquisei sobre isto aqui no forúm, mas os únicos tópicos que falam sobre isso têm um misto de confusão e "agressão" que nem li o resto, só a primeira página.

Anúncios

Partilhar Post #2 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
  • Registo: 08/09/2010
    • Local: Seixal
    • coiso e tal

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 08:38

Então já sabes onde este vai dar...  :D

Para não distrair da foto, e se quiseres colocar uma nas fotos, o ideal é teres a marca de água/assinatura de tamanho reduzido e com pouca opacidade, ou seja, com transparência, reduzindo a opacidade até ela ser legível mas "passar despercebida".

Como marca de água propriamente dita, e se o objectivo for o de não interferir na leitura da foto, se o objectivo é evitar a sua eliminação, não é um método viável, dado que com facilidade se eliminam sem deixar rasto, a não ser que se compare com o original.
Se é para proteger e de maneira que dê muito trabalho a retirar sem assassinar a foto, então tem que interferir bastante na imagem.

Se é uma assinatura apenas para se saber a autoria, divulgar o teu nome, e/ou com o teu site e/ou o teu e-mail, então é como expliquei acima o método mais indicado/convencionado para a aplicar.

Para questões legais, se tiveres o RAW, ou se tiveres o JPEG de tamanho original, se colocares na net apenas versões reduzidas da imagem, tens sempre maneira de provar a autoria da foto.

Resumidamente é isto.

Partilhar Post #3 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 12:02

Olá, boas

Esse assunto já tem passado por aqui mais vezes, como reconheces, e nem sempre as discussões foram as melhores, especialmente nos dois tópicos que têm as palavras "marca(s) de água(s)" no início do título, mas há pelo menos mais dois tópicos sobre o assunto, com bastantes intervenientes, e que talvez te possam fornecer as respostas que procuras, sem necessidade de se voltar a insistir no assunto, embora, e como é óbvio, isso seja algo que só dependa da vontade dos membros do fórum, para o fazer ou não:

http://www.forumfoto...p?topic=65389.0

http://www.forumfoto...p?topic=86348.0

Boas  :photo: :photo:

IT Partilhar Post #4 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 14:27

Hugo, obrigada pelo teu comentário. As marcas de água para proteger e serem dificeis de retirar são aquelas que normalmente ficam em cima da foto toda, e isso (para mim lol) é considerado exagero, não marca de água :)
Acho que uma assinatura bonita, num canto sem interesse da imagem, com uma letra bonita e um pouco opaca fica muito bem nas fotos, nem que seja só para divulgar. Mas há tanta controvérsia sobre isto!

agomes, obrigada por teres posto aqui os tópicos, esses não vi  :blink:

Partilhar Post #5 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 14:55

Desde que comecei a fotografar "mais a sério" sempre usei uma marca de água nas imagens que coloco na internet, normalmente no canto inferior direito. O que tenho reparado é que quanto mais tempo passa, mais reduzida e com menos opacidade fica a minha marca de água. Neste momento tenho duas marcas de água configuradas no lightroom, ambas com o mesmo tamanho e fonte, apenas variando a cor, uma é preta e outra é branca, e uso conforme a cor de fundo do sitio onde ela vai ficar.

IT Partilhar Post #6 katiuska3k

katiuska3k

• Membro

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 17:39

Hugo, usas sempre o mesmo tipo de fonte de letra? Eu estava a pensar fazer uma, talvez com o meu primeiro e último nome, é preciso mais alguma coisa?

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 18:08

No início não usava, achava inestético, mas desde que comecei a ver fotos minhas usadas em sites sem sequer me pedirem permissão, coloco sempre e acho que todos deviam colocar. Pelo menos obriga a cortar parte da foto.

Partilhar Post #8 AndréGoncalves

AndréGoncalves

• Novo Membro
  • Registo: 31/12/2011
    • Local: Braga

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 18:54

Não é da minha autoria mas aqui vai:

http://joseloureirop...-fazer-uma.html

Abraço

Partilhar Post #9 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 27 Fevereiro 2012 - 19:24

Hugo, usas sempre o mesmo tipo de fonte de letra? Eu estava a pensar fazer uma, talvez com o meu primeiro e último nome, é preciso mais alguma coisa?

Não sou o Hugo certo, mas vou responder.  :D
És livre de fazer a assinatura/marca de água que bem entenderes e como bem entenderes. Podes usar semrpe a mesma fonte, podes ter 2 fontes misturadas ou mais, é à tua vontade.
Tens de ter é presente que em comentários às fotos e mesmo sem comentários, se estiver muito vincada na imagem, vai dificultar a leitura da mesma e vai haver muita gente a comentar isso. A assinatura deve passar, idealmente, despercebida na foto, de maneira a que praticamente se a ache se se procurar por ela.

Tal como com o hugogamelas, a minha assinatura nas imagens tem ao longo do tempo diminuído de tamanho e opacidade, e neste momento só a coloco devido a já ter visto em vários sites imagens minhas sem qualquer crédito ou link à origem, talm como referido também pelo _jn_.

Partilhar Post #10 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 13:46

se és um grande artista colocas em letras grandes e opacas "SouUmGandaCromo Photography"

se tens medo que te roubem a foto colocas várias marcas dágua com o teu nome pela foto toda

se tens mesmo muito medo que te roubem a foto simplesmente não a colocas online

na minha opinião, que vale o que vale, assinar por cima da foto é pura parolice... as fotos assinam-se na parte de trás.

mas já agora, pq razão queres usar uma marca de água?

Partilhar Post #11 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 14:33

É por causa de comentários mal medidos como esses que depois as coisas descambam...  ::)

Já se sabe que nem toda a gente gostea de ver, que nem toda a gente usa, cada um tem a sua opinião sobre o assunto.

Já agora, tentei colocar qualquer coisa na parte de trás das fotos e não consegui, o monitor não deixa ver a traseira do documento. Como faço então se quiser colocar algo no documento, com o meu nome e o e-mail de contacto, que seja visível seja para que efeitos for?

Partilhar Post #12 santoscarlos

santoscarlos

• Membro
  • Registo: 06/09/2009

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:27

Descambar ou não descambar eis a questão..... Mas só mesmo amador é que tem medo que o roubem, escreve em cima da foto ou mete a tal marca! Como diz o Pc Siqueira... é fotografo da Internet! :)

Já viram os fotografos a sério, preocuparem-se com isso e escreverem em cima das fotos: MARIO TESTINO.COM, Patrick Demarchelier.Phothografy, Peter Lindbergh-FOTOGRAFO. Ou os Portugueses Carlos Ramos.Fotografia, PEDRO FERREIRA.FINEART, Miguel Angelo.Fashion etc :) Porque será?
Na minha opinião tambem acho descabido assinaturas....´

Partilhar Post #13 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:36

Já agora, tentei colocar qualquer coisa na parte de trás das fotos e não consegui, o monitor não deixa ver a traseira do documento. Como faço então se quiser colocar algo no documento, com o meu nome e o e-mail de contacto, que seja visível seja para que efeitos for?

mas quando colocas uma foto online, num forum, galeria ou seja lá onde for, atiras a foto para lá sem mais nada escrito ou sem estares identificado? se assim for compreendo o teu problema, mas eu quando coloco algo online, ou estou identificado num texto, rodapé, como user, ou é simplesmente numa galeria minha (flick, 500px...), é mesmo preciso reforçar tudo isso escrevendo por cima da foto?

Partilhar Post #14 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:40

é mesmo preciso reforçar tudo isso escrevendo por cima da foto?

Não, não é. Mas pode-se?

Partilhar Post #15 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:46

Já viram os fotografos a sério, preocuparem-se com isso e escreverem em cima das fotos

Não sou fotografo nem muito menos o quero ser a sério por isso não tenho que seguir as ideias dos srs da fotografia  :mestre:.

Sou alguém que respeita o trabalho dos outros e exijo que respeitem também o meu.

Coloco o meu "nome" e o meu contacto para que tenha a delicadeza de me pedir para usarem o meu trabalho.

Partilhar Post #16 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:54

Não, não é. Mas pode-se?

cada um faz o que quer às suas fotos.

mas acho engraçado dizeram que colocam marcas de àgua pq já as viram "roubadas", mas no entanto dizem tb que deve ser uma marca-de-água pequena, semi-transparente, que não interfira e esteja num sítio quase imperceptível... o que remete ao que disse:

se tens medo que te roubem a foto colocas várias marcas d'água com o teu nome pela foto toda

se tens mesmo muito medo que te roubem a foto simplesmente não a colocas online

Partilhar Post #17 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 15:58

Descambar ou não descambar eis a questão..... Mas só mesmo amador é que tem medo que o roubem, escreve em cima da foto ou mete a tal marca! Como diz o Pc Siqueira... é fotografo da Internet! :)

Já viram os fotografos a sério, preocuparem-se com isso e escreverem em cima das fotos: MARIO TESTINO.COM, Patrick Demarchelier.Phothografy, Peter Lindbergh-FOTOGRAFO. Ou os Portugueses Carlos Ramos.Fotografia, PEDRO FERREIRA.FINEART, Miguel Angelo.Fashion etc :) Porque será?
Na minha opinião tambem acho descabido assinaturas....´

os fotografos "a sério" estão-se bem a c***r para isso por uma única razão: quando uma foto deles surge online já foram PAGOS pelo seu trabalho!...
Ou achas que esses colocam fotografias online antes do editorial/revista/whatever sair para o mercado?

Partilhar Post #18 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 16:22

cada um faz o que quer às suas fotos.

Esta frase chega como resposta. Obrigado.

Partilhar Post #19 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 16:48

Aí há tempos li que quanto mais medíocre é o fotógrafo, maior é a assinatura...

Partilhar Post #20 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
    • coiso e tal

Publicado 28 Fevereiro 2012 - 16:55

Não é uma questão Freudiana.

Basicamente é o "ter ou não ter". Pessoalmente não vejo qual o grande problema em alguém colocar na imagem (único local onde esta pode ser legível online), tirada por si (e independentemente da qualidade da foto ou de ser ou não um fotógrafo famoso ou medíocre) o seu nome e/ou contacto.
Não me incomoda nada, desde que não interfira com a leitura da foto, ou seja, não atraia o olhar para a assinatura/marca de água/whatever.