Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Que ferramenta vos fez avançar mais ?

• Por favor inicie sessão para responder
100 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 15:32

Olá Pessoal,

por pura curiosidade e sempre com o desejo de aprender mais, gostaria de saber qual a aquisição que consideram que contribuiu mais para o avanço da vossa fotografia.

Para manter a coisa interessante propunha que ignorassemos talvez duas das mais óbvias opções (máquinas fotográficas e lentes) para que sobressaiam elementos ás vezes não tão óbvios (ex: formação, parceria com outro fotógrafo para partilha de informação, aquisição de material, etc).

Agradecia ainda que partilhassem com o maior detalhe possível de que forma essa aquisição se reflectiu nos vossos resultados.

No meu caso em particular julgo que foi simplesmente o tripé. Este permitiu-me desenvolver com melhores resultados a fotografia de paisagem que muito me agrada, obrigando a abrandar para pensar nos enquadramentos, pois com a câmara "solta" tudo está mais facilmente à distância de um click :)

Fico a aguardar pelas vossas opiniões  :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 15:57

Olá Pessoal,

por pura curiosidade e sempre com o desejo de aprender mais, gostaria de saber qual a aquisição que consideram que contribuiu mais para o avanço da vossa fotografia.

Para manter a coisa interessante propunha que ignorassemos talvez duas das mais óbvias opções (máquinas fotográficas e lentes) para que sobressaiam elementos ás vezes não tão óbvios (ex: formação, parceria com outro fotógrafo para partilha de informação, aquisição de material, etc).

Agradecia ainda que partilhassem com o maior detalhe possível de que forma essa aquisição se reflectiu nos vossos resultados.

No meu caso em particular julgo que foi simplesmente o tripé. Este permitiu-me desenvolver com melhores resultados a fotografia de paisagem que muito me agrada, obrigando a abrandar para pensar nos enquadramentos, pois com a câmara "solta" tudo está mais facilmente à distância de um click :)

Fico a aguardar pelas vossas opiniões  :th_up:

Hmmm, diria que foram os óculos ;) Embora as botas também tenham ajudado muito  :D

Partilhar Post #3 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 16:14

A internet.. pelo facto de ser mais fácil divulgar o nosso trabalho, obter inspiração no trabalho dos outros, bem ter contacto com novos fotógrafos, mesmo estando do outro lado do mundo

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 16:27

Não são só "aquisições". Pela ordem do "que mais contribuiu para":

a)- Micro Stock + Colaborações/Trabalhos ( renumerados e não renumerados ):
B)- Encontros com outros fotografos.
c)- Foruns ( não exclusivamente o FF ).
d)- Livros ( Mesmo os "básicos" ).
e)- Manual da Máquina.

a) Pela necessidade e responsabilidade  de agradar ao "cliente". Todos os pontos abaixo são de muita importância, mas uma coisa é o que sabemos fazer, outra coisa é agradar o publico/cliente.

B) Troca de ideias/equipamentos. Considero muito mais "aberto" que uma troca de ideas de "forum".

c)- Pelas ideias/erros/gostos de uma comunidade. Pela quantidade de informação disponivel.

d)- Como recurso e "apresentação".

e)- Acreditem ou não, aprendi o básico com o manual. Todos o deveriam ler com batante atenção e com a maquina a mão.

EDIT: Não quer isto dizer que tenha atingido o santo graal da fotografia.. aliás, pelo contrário volta e meia descubro "longos caminhos". :D

Partilhar Post #5 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 17:13

- Internet, no que toca a conhecimentos (fórum nomeadamente) e também para divulgação de trabalhos;
- Troca de ideias;
- Análise dos erros pessoais e dos outros.

Partilhar Post #6 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 18:22

no meu caso.. 300€ num kitt de flashes, sombrinhas, filtros de cor, etc..

o melhor investimento que fiz ate hoje para aprender a trabalhar a luz, que o meu prazer é fotografia de estúdio, até com uma compacta e este kitt se tira fotos que julgava impossiveis a uns bons tempos atrás

Partilhar Post #7 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 07 Fevereiro 2012 - 22:30

Revelar fotos a p&b com o meu pai na casa de banho com luz vermelha quando tinha 10 anos  :)

Partilhar Post #8 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 07:37

Estou a pensar em fazer esse investimento. Mas talvez com luz contínua, para fotografar still life!

Não fugindo á questão!

Até agora:

1. Uma prime que possa usar muito: 35mm 1.8G DX
2. Livro:
http://www.cdpa.co.uk/Photo/Graphics/Pho...
3. ??? Hmmm

Grande livro  :th_up:

IT Partilhar Post #9 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 09:57

Estou a gostar de ver malta ... vamos ver se mais alguém se chega à frente  8)

Partilhar Post #10 CarlosRodrigues1368133373

CarlosRodrigues1368133373

• Membro
  • Registo: 28/01/2007
    • Local: Portela da Azóia

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 13:16

O que me fez mesmo avançar foi o facto de estar sempre a fotografar, ser muito critico com o meu trabalho, aceitar as criticas negativas e melhorar no click a seguir.

Depois as formações que fiz, e a partilha de conhecimentos mesmo nos Workshop em que sou o formador!

Partilhar Post #11 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 13:56

A internet, uns livros e uma curiosidade sem limites.

Partilhar Post #12 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 14:08

Muita curiosidade, ver muiiiiiiitas fotos e tentar desconstruir as técnicas usadas!

Partilhar Post #13 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 16:22

De modo geral, o debate sobre fotografia na rede me fez avançar.

Poderia citar:

compreender o sistema de zonas;
usar o formato RAW;
a fotografia digital em si, pela quantidade de experimentações possíveis.

Partilhar Post #14 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 16:35

No início foi este curso:

Agora são os olhos dos outros e a conversa depois do olhar.

Partilhar Post #15 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 16:37

Os olhos  :th_up:

Partilhar Post #16 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 16:55

No meu caso, foi um conjunto de diversos factores: formação, aquisição de uma câmara compacta (que trago sempre comigo e me leva a fotografar sempre, a toda a hora) photoshop, visitas a exposições, frequência deste fórum, e as mais diversas experiências da vida.

De todas estas que mencionei não posso dizer qual a mais importante, penso que será mesmo o conjunto de todas, que faz a diferença. Mas já que é para escolher uma; escolho duas: formação e photosohp, ou de forma mais lata, o sistema digital no seu conjunto, porque me permitiu experimentar mais, sem medo de pagar caro (em dinheiro mesmo) os meus erros.

PS: que me perdoem os fãs do analógico (eu também sou), mas não se pode negar ao sistema digital, a vantagem que ele tem, em nos dar mais liberdade para fotografar. Fotografar simplesmente, seja o que for. Não que não pudéssemos fazer isso também com analógico, mas tínhamos era que ser mais ricos. :D

Picacuca

Partilhar Post #17 pedrojpr

pedrojpr

• Membro
  • Registo: 02/09/2010
    • Local: Bragança

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 17:23

Creio que o que nos faz avançar é sempre a perspectiva de querer sempre melhorar os nossos desempenhos, conhecimentos, resultados, etc. Nesse prisma entendo como avançar o ultrapassar uma fase dando mais qualidade ao trabalho. Existem fases que se ultrapassam em dias, outras em meses, umas com mais dificuldades, outras com menos. Umas ultrapassam-se "apenas" com a pratica, outras com estudo + pratica. Umas são mais intuitivas, outras requerem exausta pesquisa. Curioso é mesmo o facto que nós "sentimos" essa mudança, esse diferencial de qualidade. Pelo menos eu sinto e é tão curioso quando vou ver fotos por anos e vejo lá implícitas as melhorias fruto desse desenvolvimento. Por vezes olho para as fotos antigas e aquelas que eu há 6/7 anos atrás catalogava na pasta "as minhas melhores" olho para elas hoje e com ternura penso....."aiii bida...num percebia nadica do assunto.

Em suma creio que o que a mim me motiva mais, ou o maior factor de motivação é esse impulso que sinto em querer sempre mais. Quando tiro uma duvida de uma técnica, pose ou enquadramento, salto logo à procura de outra coisa.

Mas o que me levou sem duvida alguma a melhorar as minhas fotos, foi a total compreensão do triângulo ISO, abertura,velocidade. Isso fez com que as minhas fotos melhorassem significativamente e me abrisse as portas do mundo da fotografia. Consegui-o com muitas horas de pesquisa, visualização de vídeos e muitos artigos e livros.

Abraço

Partilhar Post #18 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 17:36

Boas!

Para mim, posso falar em 2 "fontes" particulares que contribuíram muito para a minha evolução:

- Strobist
- iStockphoto

Depois mais genericamente:

- internet
- outros fotógrafos
- livros
- foruns (especialmente o do iStockphoto)

Partilhar Post #19 petefotografia

petefotografia

• Membro
  • Registo: 12/07/2010
    • Local: Loulé

Publicado 08 Fevereiro 2012 - 21:35

Como comecei a levar a fotografia mais a sério na era digital, digo que foi o tempo que passei do digital para o analógico. O médio formato dá-nos uma perspectiva diferente da fotografia e aliando isso ao facto de ser sempre a gastar €, tem que se pensar muito bem antes de disparar para mais uma chapa.

Acho que o que me falta para passar para um patamar superior é a parte da edição (não gosto e pouco percebo).

Partilhar Post #20 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 09 Fevereiro 2012 - 21:48

Voltei a ler e a pergunta era sobre aquisições que entendi ser de coisas concretas. Mas, como as opiniões evoluíram para outros níveis, vou também me pronunciar.

Ultimamente o que mais me tem feito evoluir é o nível elevado de exigência que é colocado sobre o meu trabalho. É uma grande honra sentir essa expectativa.

Isso não faz mudar a maneira como encaro a fotografia, o tipo de fotografia que faço, etc. e não apenas por ser teimoso, mas também porque de certa maneira é isso que esperam de mim :)