Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A lente Canon 18-55mm ... Porque não?

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 nscampos

nscampos

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Viseu

Publicado 02 Julho 2008 - 11:43

Mas eu não disse que não há lentes melhores que outras. Não é por acaso que fiz questão de comprar uma Nikkor 28mm AIS tendo uma Sigma 28mm que é mesmo muito boa. AIS que, por acaso, coloco ao pé de qualquer lente que queiram, independentemente da marca.

Mas daí a dizer que é o recorte e o detalhe que valem tudo vai uma grande diferença. São importantes mas estão muito longe de ser tudo.

E quer-me parecer que, na maioria das vezes em que falamos de lentes, o que enche o ego (disse o kiak) prende-se mais com a etiqueta da lente e os comentários e análises sobre o seu desempenho do que com o desempenho da mesma nas mãos do seu utilizador.
Peço desde logo desculpas, mas como não vi o meu ego aumentado pela compra da mencionada AIS, creio que a asserção do kiak não será canonicamente válida.

Anúncios

Partilhar Post #62 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 03 Julho 2008 - 01:17

Mas daí a dizer que é o recorte e o detalhe que valem tudo vai uma grande diferença. São importantes mas estão muito longe de ser tudo.

o que enche o ego (disse o kiak) prende-se mais com a etiqueta da lente e os comentários e análises sobre o seu desempenho do que com o desempenho da mesma nas mãos do seu utilizador.

o que enche o ego não é eu ter uma lente, é ter uma imagem que nos motiva visualmente e se por acaso a foto tiver recorte ou nitidez a mais é facil basta retirar, ou pior é quando lhe falta  ;)

por pior que seja o desempenho nas minhas mãos, não deixo no saco um bom vidro e uso plastico  :happy: , salvo se andar por zonas tipo praia e assim, então aí o bom material fica em casa  :D 

Partilhar Post #63 njsfer84

njsfer84

• Membro
  • Registo: 07/04/2008

Publicado 31 Outubro 2008 - 22:31

Boas, sinceramente vai para aí muita asneira neste fórum.
O kiak anda aí a clamar falta de nitidez na 18-55, como se a foto saisse desfocada.
Hummm, cheira-me a tendencia. Experimenta pegar na tua 17-50 2.8 e na 18-55, tira a mesma foto nas duas a f8, com a mesma maquina. Depois mostra aqui no fórum a diferença que tanto falas para vermos se é assim tão grande. É claro que a 18-55 a 3.5 de abertura é um bocado soft, mas a tamron é igualmente soft a 2.8. Digo isto porque já usei as duas, e é claro que a tamron é melhor lente, mas as diferenças notam-se principalmente na abertura maxima (2.8 constante para a tammy e 3.5 - 5.6 na 18-55) e na qualidade de construcção (tamanho, peso e PREÇO). Isto para explicar que são lentes de campeonatos ( e carteiras) diferentes, logo não podem ser comparadas directamente. Mas não é na qualidade de imagem que a tamron mais se notabiliza.
Acho mal, estarem a dar uma ideia errada de uma lente que é tão boa quanto aquilo que custa.

ps: ja que andas numa de comparaçoes de lentes de preços diferentes, compara entao a tua a uma 24-70L ou a uma 16-35L II e diz-me kk coisa.
Como vês, a tua é mt "soft" a beira dessas.

Partilhar Post #64 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 31 Outubro 2008 - 23:20

Bem primeiro Sr Kiak sff segundo eu nao ando a dizer nada que as fotos na 18 55 saem desfocadas finalmente a tamron 17 50 2.8 é melhor que a 18 55 do kit da canon 350d  :sim:

tanto tempo depois mas fica a resposta eu uso a 18 55 na 350 d e a 18 55 IS na 40D, nao fui eu que comparei lentes, mas o dinheiro que dei pela 18 55 IS mais alguma coisa a tamron 17 50 2.8 e uma mais valia  ;) se as comparar-mos a 50 mm F13 a diferença no tempo de disparo é menor na tamron e a qualidade é maior, ponto assente já que tive uma na D50 , depois tem o flare na 18 55 é horrivel qualquer coisa flare  :shock:

mas como gosto tanto da 18 55 até estou a procura de uma ou duas pra comprar  :D

http://www.forumfoto...p?topic=22748.0

Partilhar Post #65 goncalocard

goncalocard

• Membro
  • Registo: 27/08/2010

Publicado 06 Janeiro 2011 - 12:53

Boas. Comprei à uns meses o kit Canon eos 1000D + 18-55 . É assim eu tenho pouca experiência em fotografia mas tudo o que aprendi foi com esta objectiva, mesmo sem estabilizador .. Pessoalmente acho que é optima para aprender, quando comecei a fotografar com ela, tinha noção que não era grande coisa mas gostava dos resultados e gostava da evolução que fazia com ela, para aprendizagem é talvez do melhor.

Partilhar Post #66 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 06 Janeiro 2011 - 13:09

Boas. Comprei à uns meses o kit Canon eos 1000D + 18-55 . É assim eu tenho pouca experiência em fotografia mas tudo o que aprendi foi com esta objectiva, mesmo sem estabilizador .. Pessoalmente acho que é optima para aprender, quando comecei a fotografar com ela, tinha noção que não era grande coisa mas gostava dos resultados e gostava da evolução que fazia com ela, para aprendizagem é talvez do melhor.

Eh Pa...ja nao via este topico há uns anos...

Apesar de concordar que para aprender e muito uso geral as lentes dos kits são melhores do que muita gente diz...julgo que a lente ideal para aprender é uma 50/1,8...barata, muito capaz e principalmente focal fixa. Obriga a pensar muito mais a fotografia...e o facto de não ter zoom liberta o cérebro para pensar mais no resto das variáveis...experimentem.

E um aparte...quando digo mal da 18-55 é EM COMPARAÇÃO com as lentes EQUIVALENTES...ainda hoje a minha lente do kit (uma Sony 18-70) é a mais usada...nunca consegui justificar a mim mesmo os 400EUR que custaria substitui-la...

Partilhar Post #67 jagc

jagc

• Membro
  • Registo: 12/11/2008
    • Local: Margem Sul
    • memoriar.org - Criar, fazer memórias.

Publicado 06 Janeiro 2011 - 14:49

A lente 18-70 devia de ser banida! Aliás já foi... trocada pela nova 18-55mm que não sei como se comporta, assim que a troquei jurei que nunca mais a colocava na maquina. Eu não consigo fazer boas fotos com aquilo, pura e simplesmente é péssima em todos os aspectos. Mas lá está, as lentes kits servem para quem compra uma reflex poder ter alguma coisa para usar.  8)

Partilhar Post #68 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 07 Janeiro 2011 - 01:25

a 18-55is da canon é boa...

Partilhar Post #69 avf

avf

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2011 - 15:10

A lente 18-70 devia de ser banida! Aliás já foi... trocada pela nova 18-55mm que não sei como se comporta, assim que a troquei jurei que nunca mais a colocava na maquina. Eu não consigo fazer boas fotos com aquilo, pura e simplesmente é péssima em todos os aspectos. Mas lá está, as lentes kits servem para quem compra uma reflex poder ter alguma coisa para usar.  8)

Sem querer alargar o off-topic...para mim não tem nada de péssima...e a opinião global da comunidade Sony é geralmente positiva...tendo em conta o preço. Há um ou outro utilizador que serão mais exigente e/ou terão tido azar com a que lhes saiu "na rifa"...e que terão opinião parecida com a tua.

Não é a lente mais nítida do mercado...e a 18mm tem distorção obvia...MAS consigo usa-la na abertura maxima (obviamente é melhor se baixar 1 ou 2 stops) e em inteirores é muito eficiente...particularmente com flash (é a unica lente minha que tem ADI e nota-se a diferença na precisão da exposição). Então a partir dos 20/24mm e a f5,6 é uma lente bastante razoavel.

Quanto a robustez, focagem e flare...não tenho nada a reclamar.

Relembro que se arranjam a 50EUR usadas em estado "novo"...preço/qualidade é bastate eficiente.

Partilhar Post #70 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 09 Janeiro 2011 - 02:39

Eu escolheria a Canon EF 35mm f/2, embora neste momento a única lente que tenho seja a 50mm f/1.4, mas preferia algo mais wide um pouco, isto em APS-C claro.

Partilhar Post #71 Sombrero

Sombrero

• Membro
  • Registo: 20/02/2010

Publicado 09 Janeiro 2011 - 11:55

Apesar de concordar que para aprender e muito uso geral as lentes dos kits são melhores do que muita gente diz...julgo que a lente ideal para aprender é uma 50/1,8...barata, muito capaz e principalmente focal fixa. Obriga a pensar muito mais a fotografia...e o facto de não ter zoom liberta o cérebro para pensar mais no resto das variáveis...experimentem.

Uma objectiva de 50mm é ideal para aprender, mas só em máquinas full frame, penso eu de que. E não me parece que a malta ande a aprender a tirar fotos com uma full frame.

Num sensor APS-C que, convenhamos, é o que a maior parte do pessoal usa (e os principiantes, principalmente), o ideal para uma distância focal fixa será algures entre os 28 e os 35mm. Ou seja, mesmo no meio do alcance de uma lente de kit.

Já em relação à 50/1.8, especificamente, acho-a obrigatória por todas as razões que enumeraste. Mas nunca como primeira e única escolha... em APS-C.

Partilhar Post #72 antunes

antunes

• Membro
  • Registo: 15/12/2010

Publicado 10 Janeiro 2011 - 01:57

Interessante este teste sobre as objectivas 50mm! Parece que é a optica do futuro, aguenta-se aos mp(formula antiga e simples).

http://www.fotodigit...-100-euros.html
Artigo completo sobre as objectivas 50mm do mercado
http://dxomark.com/i...s-for-my-camera

Partilhar Post #73 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro
  • Registo: 07/12/2009

Publicado 10 Janeiro 2011 - 10:25

Estou na mesma situação do criador deste tópico! Aqui há uns 6 meses atrás, adquiri uma Canon 450d, que trazia esta lente de kit.

Pela minha experiência pessoal, de fotógrafo amador pouco exigente, esta lente vai servindo bem para quase tudo! Só fiquei um pouco desiludido nas "fotos de MACRO"!

Partilhar Post #74 avf

avf

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2011 - 10:28

Já em relação à 50/1.8, especificamente, acho-a obrigatória por todas as razões que enumeraste. Mas nunca como primeira e única escolha... em APS-C.

Eu nunca quis dizer UNICA escolha...a lente do kit (ou uma melhor com as mesmas distancias) é imprescindivel..

MAS foi desde que comprei a 50/1,7 que aprendi mais depressa...por mais idiota que possa ser...só o facto de não poder pensar no zoom "libertava" tempo cerebral para pensar noutras coisas (aberturas e velocidades)...e ter de pensar bem o enquadramento (e DOF) permitiu aprender coisas diferentes. E ajuda obter depois bons resultados...

Partilhar Post #75 antunes

antunes

• Membro
  • Registo: 15/12/2010

Publicado 10 Janeiro 2011 - 10:54

Lá por se "aguentar" nos MP's, não quer dizer que seja a lente que vou por na máxima 90% do tempo...

Eu só achei interessante este artigo sobre a qualidade destas lentes,principalmente as 1.8! Quando alguns zooms custam fortunas e lidam mal com os ultimos sensores. E estas lentes e outras do tipo(28,35mm etc)estão aí para as curvas.