Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A lente Canon 18-55mm ... Porque não?

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 24 Maio 2008 - 23:45

(...)
ou também vão dizer que aqui não ha maquinas capazes de produzir nas condições ideais melhores fotos que o kit da 350d/400d?

Olá, boas

Que o sujeito é controverso já é sabido, mas que há muito de verdade nessa afirmação talvez seja difícil negar, basta pensar qque o formato 6x6 cm em filme foi durante muito tempo visto de forma depreciativa, apelidado de "pequeno formato" (tal como o 6x9 cm) e dito que não tinha qualidade, por parte dos artistas que, ao tempo, usava máquinas de grande formato e chapa fotográfica.

E, isso continua válido nos dias de hoje com o digital e as aperfeiçoadas máquinas "full frame" da Canon e da Nikon, que fazem fotos espantosas mas não ganharam ainda a batalha contra os backs digitais de formato médio, por exemplo.
Basta dar uma olhadela aqui: http://www.luminous-...3d-review.shtml

E, mesmo assim, ainda há quem diga que não substitui o formato 4 x 5 ", embora haja também quem diga o contrário e afirme que estas são batidas por mosaicos de DSLR com sensores de factor 1.5 ou 1.6...mas isso já é outra estória....

Quanto à tua pergunta, creio que isso nunca esteve em causa e nada impede de se tirarem fotos melhores do que as dos conjuntos que indicas, mesmo com cãmaras sem lente - basta ver os fotógrafos consagrados que vendem por muito bom preço obras conseguidas através de cãmaras "pine hole".

O único problema foi teres dito que isso era possível no geral, e isso já é muito mais difícil de acontecer.

Boas fotos  :photo: :photo:

Anúncios

Partilhar Post #22 PConceptions

PConceptions

• Membro
  • Registo: 08/12/2005

Publicado 25 Maio 2008 - 01:25

Não percebo pq estão sempre a bater no ceguinho, neste caso da ceguinha 18-55... é uma lente fraca de certo, mas o certo é que farto me de ver fotos impressas em revistas e outros meios tiradas com essa lente... tem obviamente as suas limitacoes mas é preciso apreender a contorna-las...

Partilhar Post #23 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro
  • Registo: 08/11/2006

Publicado 25 Maio 2008 - 02:22

ou também vão dizer que aqui não ha maquinas capazes de produzir nas condições ideais melhores fotos que o kit da 350d/400d?

Não trocava nenhuma delas por uma 350d com lente de kit. Tu trocavas a tua?
Acreditas que uma destas é melhor que a 450d com a 18-55?
Para mim estas maquinas alem do grande problema do tamanho do sensor, tem outro problema: o do zoom. Perdem-se muitas oportunidades enquanto se espera que a lente encolha ou estique.
Deopis os ficheiros saídos de uma DSLR são muito mais trabalháveis que uma bridge.
Quando falas em condições ideiais, não podemos esquecer que nem sempre temos condições ideias, e a DSLR ganha outra vez.
Pessoalmente, ao preço a que se encontram hoje as DSLR, acho que não compensa uma bridge.
Eu tive uma, mas vendia-a depois de 1 mês e meio de a ter porque vi logo o que tava a perder com uma DSLR.

Continuo a achar que mesmo para queira aprender a fotografar vale mais uma SLR usada que uma bridge. (Pelo menos foi o que eu fiz e não me arrependo)

IT Partilhar Post #24 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: Albarraque/Sintra

Publicado 25 Maio 2008 - 10:23

Concordo plenamente :) Jamais trocaria uma dSLR (350D + kit) por qualquer uma dessas bridges. E desafio a quem diz que consegue a fazer uma foto exactamente igual com uma bridge e uma dSLR, em full auto para não haver crises e postar aqui para ver afinal, qual é qual!

Partilhar Post #25 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 25 Maio 2008 - 10:42

Ora bem, em relação a essa lente só tenho a dizer que não é tão mau como a pintam.
Eu que até uso lentes de gamas bem acima, quando a necessidade aperta lá uso a 18-55. E porquê? Porque como aínda não tenho uma ultra-grande-angular, esta vai dando para os gastos; e usada correctamente ( aberturas certas ), tenho conseguido bons resultados.

Claro que se cair...é bem capaz de se partir.
Claro que se for usada com as aberturas máximas ou mínimas, é muito soft.
Mas digam lá se nunca deram um sharpzito às fotos em PP?
Não tem IS? - numa lente com estas gamas focais, não vejo muita necessidade disso.
É pouco luminosa? Sim, mas para ser mais luminosa, entra-se noutro campeonato

Partilhar Post #26 John

John

• Membro
  • Registo: 28/11/2006
    • Local: Queluz

Publicado 25 Maio 2008 - 13:27

É evidente que não trocava a 450d, apenas foi para responder a algumas questões colocadas a cima e que há ai maquinas muito engraçadas.
Mas agora também te digo, pelo menos para mim apesar do guito ser pouco é me impossivel não pensar em comprar vidro melhor, nem que seja apenas "pensar".  Ter a antiga 28-55 e dizer que é uma lente para tudo e fazer 90% das fotos com ela... não é para mim.

Partilhar Post #27 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 25 Maio 2008 - 13:44

Mas agora também te digo, pelo menos para mim apesar do guito ser pouco é me impossivel não pensar em comprar vidro melhor, nem que seja apenas "pensar".  Ter a antiga 28-55 e dizer que é uma lente para tudo e fazer 90% das fotos com ela... não é para mim.

Eu tambem "penso" muito :P E só não tenho lentes melhores porque não posso. O que eu defendo é que não se deve deixar de fazer fotografias por não ter outras lentes..

Partilhar Post #28 PConceptions

PConceptions

• Membro
  • Registo: 08/12/2005

Publicado 25 Maio 2008 - 14:18

Eu tambem "penso" muito :P E só não tenho lentes melhores porque não posso. O que eu defendo é que não se deve deixar de fazer fotografias por não ter outras lentes..

Concordo plenamente!
Se é verdade que agora uso 99% das vezes a Canon 24-70 quando comprei a minha primeira reflex usei a 18-55 durante 1 ano a fazer fotografias de espectaculos obviamente quando a luz era pouca era lixado fotografar com esta lente mas com o tempo a pessoa apreende a contornar as limitaçoes do equipamento e arranja sempre maneira de improvisar soluçoes para a conseguir usar ...

Partilhar Post #29 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 25 Maio 2008 - 15:20

Concordo plenamente!
Se é verdade que agora uso 99% das vezes a Canon 24-70...

Ora aí está uma lente em que eu penso muito :D

IT Partilhar Post #30 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: Albarraque/Sintra

Publicado 25 Maio 2008 - 15:32

O que eu queria levantar com isto tudo é : o que faz a fotgrafia é a máquina e o fotógrafo. E a lente do kit, como a chamam é uma excelente lente para fazer fotografia! Há melhor, muito melhor, mas ninguém se deve sentir inferior por utilizar esta lente, e sobretudo, há que aprender a trabalhar com ela! Quem tira boas fotografias com esta lente, quando utiliza uma muitooooooo melhor, "é canja" :P

Partilhar Post #31 joaomorgado

joaomorgado

• Membro
  • Registo: 06/02/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Maio 2008 - 19:45

E depois de tanta discussão, se alguém quiser uma 18-55 de Kit é só apitar por PM...  :lol:

Partilhar Post #32 John

John

• Membro
  • Registo: 28/11/2006
    • Local: Queluz

Publicado 25 Maio 2008 - 20:06

Aproveita agora que ela ta bem vista  :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #33 PVMil

PVMil

• Membro
  • Registo: 22/02/2008

Publicado 26 Maio 2008 - 13:23

Mais uma achega à qualidade da lente em questão.

Uso-a na 10D e só tenho a dizer bem!

Sim na 10D! Modificando o encaixe da lente.

A quem interessar, foi este o tutorial que segui para a modificação:
http://metku.net/ind...s/efs/index_eng

Entre o gastar mais algum dinheiro numa grande angular EF e modificar uma EF-S barata, optei pela segunda hipótese, embora correndo o risco de algo correr mal, compensou o pinguinho de suor frio aquando da primeira foto a 18mm. Não estou nada arrependido, tanto pelas prestações da objectiva como pela relação qualidade / preço desta!

Partilhar Post #34 joaomorgado

joaomorgado

• Membro
  • Registo: 06/02/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 26 Maio 2008 - 18:52

Aproveita agora que ela ta bem vista  :lol: :lol: :lol:

Já vendi! Deve ter sido a boa onda de comentários!  :mestre: :mestre:

Partilhar Post #35 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 26 Maio 2008 - 23:00

Pois é meus caros colegas. A bela 18-55 do kit. Há que dizer que na minha primeira 400D (sim, porque a que tenho é a 2a) comecei a fotografar com a 50mm 1.8 (de momento vou na terceira) e só quando comprei esta 2a 400D é que tive a lente de kit.

Ora aqui deixo um dos trabalhos que mais gozo me deu:

http://www.forumfoto...hp?topic=5884.0

Lente de kit e candeeiro de secretária. Grandes recursos certo? hehe.

E aqui o meu trabalho final de Fotografia para o curso:

http://www.forumfoto...hp?topic=9373.0

Na altura de ambos os trabalhos estava sem a 50mm 1.8 (o que também não me ia ajudar muito tendo em conta o espaço que tinha e a necessidade de usar distancias focais curtas.

É verdade que sinto falta de alguma definição, mas não me posso queixar muito para a objectiva que é.
Gosto imenso de a usar e é daquelas que nunca hei de vender.

Partilhar Post #36 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 26 Maio 2008 - 23:57

Pois é meus caros colegas. A bela 18-55 do kit. Há que dizer que na minha primeira 400D (sim, porque a que tenho é a 2a) comecei a fotografar com a 50mm 1.8 (de momento vou na terceira) e só quando comprei esta 2a 400D é que tive a lente de kit.

Ora aqui deixo um dos trabalhos que mais gozo me deu:

http://www.forumfoto...hp?topic=5884.0

Lente de kit e candeeiro de secretária. Grandes recursos certo? hehe.

E aqui o meu trabalho final de Fotografia para o curso:

http://www.forumfoto...hp?topic=9373.0

Na altura de ambos os trabalhos estava sem a 50mm 1.8 (o que também não me ia ajudar muito tendo em conta o espaço que tinha e a necessidade de usar distancias focais curtas.

É verdade que sinto falta de alguma definição, mas não me posso queixar muito para a objectiva que é.
Gosto imenso de a usar e é daquelas que nunca hei de vender.

Agora que dizes que usaste a lente do kit, já não gosto tanto das fotos :lol: :lol:

Partilhar Post #37 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 27 Maio 2008 - 13:39

Hahah :P pensei é que ias gostar mais da lente  :D

Partilhar Post #38 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 27 Maio 2008 - 13:42

Hahah :P pensei é que ias gostar mais da lente  :D

Por acaso não tenho essa. Tenho a sigma que acaba por ser a mesma coisa.
Eu gostar gosto..É a unica que tenho :D

Partilhar Post #39 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 27 Maio 2008 - 14:20

1ª- http://img139.images...98768946ck7.jpg

2ª- http://img100.images...52307513it5.jpg

Uma foi tirada com a 17-40 e a outra com a 18 55mm
Qual tirou qual??

Edit: As fotos, foram tiradas com diferença de 1mm na distancia focal, são crops a 100 %(do centro) do frame a f/8 com ajustes, Auto Levels,Auto-contrast, Auto-colors e Unsharp mask 100%

Partilhar Post #40 dmk1

dmk1

• Membro
  • Registo: 15/10/2007

Publicado 27 Maio 2008 - 16:23

Essa comparação não tem muito valor... A 1ª foto parece ter mais detalhe, mas o facto da 2ª estar sub-exposta não ajuda nada. Além disso, não sabemos que focal foi usada, ISO, abertura e exposição, nem se o que estamos a ver é um crop ou não. Também temos de saber como é que a focagem foi feita e quantos fotografias foram tiradas (o ideal será tirar 3 ou 4 e escolher a melhor para eliminar erros de focagem). Finalmente, isso são jpgs directos da máquina ou RAW processado?