Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A lente Canon 18-55mm ... Porque não?

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: Albarraque/Sintra

Publicado 22 Maio 2008 - 14:45

Ora boa tarde antes de mais. Eu tenho uma Canon e a lente que mais utilizo é a 18-55 que veio com ela. Até tenho acesso a outras lentes, melhores, mais caras, etc. Mas 90% das fotografias que fiz com ela foi mesmo com esta lente. Estou satisfeito com ela porque é barata, se a estragar não me faz muita diferenças pois compro outra igual. Em exteriores não tem grandes limitações, em interiores não é muito luminosa, mas safa!

No forum já li em diversos tópicos que é uma lente muito fraquina, que tem que se comprar melhor para fazer boas fotos. Eu acho que é provavelmente a melhor lente para aprender a fotografar! Alguém que me explique porque é que é assim tão má?

Pelo preço dela acho que não há melhor. Estarei enganado? Se eu fotografar uma imagem a 18mm e com esta lente e fotografar a mesma imagem com uma 17-85 da Canon também a 18mm, na rua, com condições boas, etc. Uma pessoa normal vai conseguir dizer qual é a melhor imagem?

Note-se que eu tenho as duas lentes e sei a resposta à pergunta, mas quero ver opiniões. E para quem compra agora a primeira SLR julgo que é a melhor lente do mundo, porque as poucas limitações que tem ajudam muito a aprender!

Anúncios

Partilhar Post #2 ppais

ppais

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Maio 2008 - 15:33

Não sei se há alguém que diga que é preciso lentes melhores para fazer boas fotos. Boas fotos fazem-se com qualquer lente e com qualquer câmera, desde que o fotógrafo seja suficientemente talentoso.

Agora não há dúvida nenhuma que a 18-55 não é nenhum exemplo em nenhuma característica a não ser no preço. Já a nova 18-55 IS dizem ser bem melhor.

Em resposta à tua comparação com a 17-85 as vantagens principais não são na qualidade de imagem embora a 17-85 seja na minha opinião razoavelmente superior nesse aspecto tambem. Mas as vantagens são:
- Mais 30mm de zoom o que é uma diferença significativa em especial para retratos.
- Focagem ultrasónica com FTM que está a anos luz do que consegues na 18-55
- Estabilizador que não é de desprezar em situações de pouca luz

A 18-55 é com certeza uma lente inicial decente mas é uma lente que não está ao nível das máquinas em que vem montada e torna-se o principal factor de limitação para boas fotos (além do fotógrafo claro!)

Partilhar Post #3 cer3al

cer3al

• Membro
  • Registo: 17/02/2008
    • Local: Almada

Publicado 22 Maio 2008 - 17:03

Digo-te te Já que é uma muito boa lente... =)

Partilhar Post #4 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 22 Maio 2008 - 17:12

Eu nao tenho essa lente...mas na minha lente do "kit" não é nos 18mm que noto mais as limitações, mas a 50mm ou 70mm já se nota a falta de abertura...

Partilhar Post #5 RavenMaster

RavenMaster

• Membro
  • Registo: 02/04/2008

Publicado 22 Maio 2008 - 19:50

Como coloquei no post que abri ainda há pouco, testei uma 28-80mm e vou devolve-la porque sinceramente acho que não vou dar muito uso que compense o preço em relação à 18-55mm do kit.
Até agora só em uma ou duas vezes é que notei falta de uma 200/300mm mas ainda agora comecei nisto e uma zoom está na lista de próximas compras :)

Partilhar Post #6 John

John

• Membro
  • Registo: 28/11/2006
    • Local: Queluz

Publicado 22 Maio 2008 - 22:25

Essa lente já foi largamente debatida nestes ultimos anos (bem mais que dois anos) se queres aprofundar o motivo de tão fortes criticas, porque não um "Search" tens la muitas opinioes.

aqui fica um exemplo:
http://photo.net/equ...fs18-55/review/

IT Partilhar Post #7 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 23 Maio 2008 - 09:07

Eles lá dizem que é uma boa relação qualidade preço.

Partilhar Post #8 John

John

• Membro

Publicado 23 Maio 2008 - 12:22

Sim, mas por exemplo campara o preço dessa 18-55 cim o preço desta e diz qual tu escolhias...

http://www.digitalwo.../products_id/26

IT Partilhar Post #9 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 23 Maio 2008 - 12:25

Vamos supor que eu não tenho lentes. E tenho 90€ para gastar numa lente. Escolhia a 18-55! É muito mais versátil do que a 50mm!

Partilhar Post #10 cer3al

cer3al

• Membro

Publicado 23 Maio 2008 - 13:10

Sim, mas por exemplo campara o preço dessa 18-55 cim o preço desta e diz qual tu escolhias...

http://www.digitalwo.../products_id/26

18 - 55... dá para brincar mt mais, já que é zoom

Partilhar Post #11 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro
  • Registo: 08/11/2006

Publicado 23 Maio 2008 - 17:09

Antes ter uma grande angular barata e menos boa do que deixar de fotografar por não ter uma lente de 500€

Apesar de não ter essa , mas sim a sigma que há-de ser equivalente.. E já me suspreendeu algumas vezes. É preciso é apanhar as manhas, que até as mais caras têm.

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2008 - 19:19

epah a 18-50 é uma boa lente por 90€, mas as bicicletas do jumbo também são boas bicicletas por 40€...
Agora se alargarmos um pouco mais o orçamento ou as necessidades se calhar não é bem a mesma coisa.

ha pessoas que podem nao notar a diferença, há pessoas que a maioria das fotos fica a ganhar com outra lente.
depende do tipo de fotografia de cada um.

ex: alguem que queira usar flash. entre ter uma 50mm 5.6 ou 2.8 há muita diferença.

Partilhar Post #13 cer3al

cer3al

• Membro

Publicado 24 Maio 2008 - 01:40

epah a 18-50 é uma boa lente por 90€, mas as bicicletas do jumbo também são boas bicicletas por 40€...
Agora se alargarmos um pouco mais o orçamento ou as necessidades se calhar não é bem a mesma coisa.

ha pessoas que podem nao notar a diferença, há pessoas que a maioria das fotos fica a ganhar com outra lente.
depende do tipo de fotografia de cada um.

ex: alguem que queira usar flash. entre ter uma 50mm 5.6 ou 2.8 há muita diferença.

Se reparares... até uma bicicleta de 3000€, se não pedalares anda o mesmo do que uma de 40€

:P

Partilhar Post #14 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 24 Maio 2008 - 10:43

Se reparares... até uma bicicleta de 3000€, se não pedalares anda o mesmo do que uma de 40€

É bem verdade :D

Fizeste-me lembrar de um gajo que eu conheço que comprou uma Scott de 2500€, mas depois quando o convidava para andar, ou tava frio demais e ele não tinha equipamento, ou tava de chuva e ele não queria estragar a bicicleta com a lama, etc... :lol:

Partilhar Post #15 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 24 Maio 2008 - 18:00

Olá, boas

Curiosa comparação, mas creio que lhe falta um teste importante: se um ciclista pedalar o mesmo em ambas não irá notar nenhuma diferença entre as duas bicicletas? :humm: :humm:

Quanto às lentes, creio que o autor do tópico, embora diga que guarda a resposta para mais tarde, já deu uma indicação muitíssimo importante, ao afirmar que

(...)Até tenho acesso a outras lentes, melhores, mais caras, etc. Mas 90% das fotografias que fiz com ela foi mesmo com esta lente. Estou satisfeito com ela porque é barata, se a estragar não me faz muita diferenças pois compro outra igual. Em exteriores não tem grandes limitações, em interiores não é muito luminosa, mas safa!
(...)

Depois de ler isto, podemos continuar uma discussão que já é um clássico nos fóruns, mas não invalida que a questão colocada no título do tópico possa, com toda a pertinência, ser repetida e respondida por si própria: porque não?!!  :sim: :sim:

Boas fotos  :photo: :photo:

Partilhar Post #16 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 24 Maio 2008 - 18:41

Como ja alguem aqui disse, pra andar de SLR com a lente de KIT mais vale comprar uma bridge!!

Poupa-se dinheiro e tira-se no geral melhores fotos!

Partilhar Post #17 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 24 Maio 2008 - 19:29

Como ja alguem aqui disse, pra andar de SLR com a lente de KIT mais vale comprar uma bridge!!

Desculpa mas dizer isso por dizer é bocado parvoíce.
Nenhuma bridge tem a rapidez de focagem e de disparo de uma SLR(mesmo com uma lente de kit) e os sensores são o que são.. e por isso em ISOs altos e não só é o que é.

Agora vais dizer que uma fuji 5800 ou mesmo a 5600 é melhor que uma Nikon D80 com a 18-70 do kit, ou mesmo a 400d que com a famosa 18-55??  Duvido MUITO.

Mas numa coisa essa afirmação pode estar certa. Uma bridge bem usada vai ter melhores resultados do que uma SLR mal usada

IT Partilhar Post #18 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 24 Maio 2008 - 22:00

Hmmm... então explica-me lá porquê!

Partilhar Post #19 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 24 Maio 2008 - 22:29

Olá, boas

Está bem que poupes dinheiro, mas isto é como no resto pois não se pode ter tudo, como diz o ditado popular acerca dos que querem ter Sol na eira e chuva no nabal...ou o outro que reza que quando o milagre é grande até o santo desconfia.

Não há nada que impeça uma bridge de ter uma objectiva muito boa e fazer fotos de grande qualidade ( aí duvido que poupes algum...olha que, ao preço a que estão as gamas de entrada das DSLR, se calhar até arriscas o contrário), mas as vantagens de uma reflex vão muito para lá disso...começando pelas dimensões do sensor o que, à partida, acaba com o argumento da lente e ainda deixa de fora todos os outros aspectos.

No entanto, não duvido que haja quem consiga, em geral, tirar melhores fotos com a bridge do que com a reflex, mas ("mal acomparado") esses devem ser parecidos com os que são capazes de conduzir melhor um Panda do que um Ferrari.

Para enquadrar melhor o que disse sobre o tamanho do sensor, comparando esse com os formatos de filme, fica aqui uma citação interessante, que podes ver no artigo cujo link também deixo e cuja leitura recomendo:

"Within any format (35mm, DSLR, 120, 4x5, etc.), the sharpness of any image is limited mostly by the format. No matter how sharp your 35mm Leica might be, even a crummy medium format camera is much sharper."

http://www.kenrockwe...s-sharpness.htm

Boas fotos  :photo: :photo:

Partilhar Post #20 John

John

• Membro

Publicado 24 Maio 2008 - 22:30

Se formos ver as coisas dessa forma acho que ninguem concorda, mas também acho que toda a gente percebe o que ele quer dizer....

http://www.pixmania....m=13#tech-specs

http://www.pixmania....m=15#tech-specs

http://www.pixmania....m=52#tech-specs

http://www.pixmania....m=28#tech-specs

ou também vão dizer que aqui não ha maquinas capazes de produzir nas condições ideais melhores fotos que o kit da 350d/400d?