Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Objectiva 50mm

• Por favor inicie sessão para responder
27 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 proprio

proprio

• Membro
  • Registo: 02/02/2009
    • Local: Tomar

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:08

Boas pessoal, estou aqui para pedir uma ajudinha, tenho andado afastado do mundo da fotografia mas está na altura da reaproximação, tenho aqui uma duvida, desde que comecei nisto sempre desejei ter uma 50mm, e agora que começo a olhar para os meus retratos e os vejo sem sharpen nenhum e como não gosto de PP gostaria de saber o que me podem aconselhar, andam por aqui alguma pelo fórum a venda, e não me importo que sejam manuais, por isso venham de lá essas dicas!

Estão a valer um café!!  :D

Abraço

Anúncios

Partilhar Post #2 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:15

Tens 50mm, para as seguintes marcas:
Leica,
nikon,
canon,
pentax,
sony@
etc etc
A 50mm corresponde mais ao menos a nossa visão, e num sensor de corte fica (dependendo da marca) entre os 75 e 80mm o que é o minimo requerido para o retrato.
As 50 mm em norma são lentes rapidas e de grandes aberturas, e dependendo do modelo e da marca do aparelho, pode ser aconselhado por exemplo a sigma 50mm.
Algumas marcas podem ser adaptadas noutras através de um adaptador.

IT Partilhar Post #3 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:25

Ora já há concorrente para beber o café!!  :lol:

Muito obrigado, a maquina é uma D40, sem motor interno, logo por isso é que ia optar por lentes sem motor, porque são mais baratas e o orçamento é limitado, eu gostaria de saber se alguém me aconselha alguma das 50mm que andam por aqui pelo fórum, ou se aconselham outras, por mim pode ser mesmo em segunda mão terceira mão......desde que estejam estimadas e sem fungos nem pós, cá no stock já conto com 18-55 e com 70-300, agora quem algo que me dê resultados mais vivos e com mais sharpen nos retractos.

Desde já um muito obrigado.

Partilhar Post #4 j.cravo

j.cravo

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:35

A mais  barata que podes encontrar nova deve ser a nikon 50mm f1.8D
agora podes ver aqui um testde algumas 50mm e tirares a tua opinião.
http://www.pbase.com...ing_the_best_50

Partilhar Post #5 j.cravo

j.cravo

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:36

Ora já há concorrente para beber o café!!  :lol:

Sem açucar  :P

Partilhar Post #6 MatosMario

MatosMario

• Membro
  • Registo: 16/05/2010
    • Local: Parede

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:39

Boas!

A minha preferida para retrato é uma Takumar 55/1.8. Com o adaptador adequado funciona numa Canon. E, pormenor nada dispiciendo, encontram-se no eBay a uns 30-40 euros...

IT Partilhar Post #7 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 14:49

Essa takumar não é radioactiva? Olha que não quero ter filhos com 3 braços.... :D

Muito obrigado pelas respostas, quanto ao café na Figueira só se for na Gala.

A questão também é outra, f 1.8?? ou 1.4 ou 1.2??

Estou destreinado, que importância pode ter nestas lentes de distancia fixa?

Partilhar Post #8 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:01

:lol:

Sim, as primeiras (não SMC) têm tório nas lentes e por isso estas amarelecem com o tempo. O que se resolve com uma exposição ao sol por algumas horas. De qualquer forma, o tom ligeiramente amarelado é por vezes um bónus (e estou a falar a sério)!

Mas a radioactividade da lente é seguramente muito inferior à carga de radiação que levas quando atendes o telemóvel... Se tiveres filhos com três braços não culpes a objectiva: desliga o telemóvel!  ;)

Quanto à questão da abertura, é uma opção secundária, quanto a mim. 1.8 (no caso da Takumar) é mais do que suficiente para a maioria das situações -- e aliás, no meu caso, raramente a uso na abertura máixma. Geralmente, 2.8, ou por aí... As aberturas máximas são úteis em situações extremas, mas não dão o máximo de que as objectivas são capazes, como sabes.

PS. -- Café, só sem açucar, também. Quem gosta de café não estraga com isso!

Abraço.

Partilhar Post #9 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:14

Sim, claro que estamos a falar de radiações diferentes...

Mas as Takumar são M42, servem perfeitamente nas Canon, com o adaptador. Ou estou a ver mal?

http://galactinus.ne..._takumar55.html

IT Partilhar Post #10 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:23

Esses cafés podem ser cobrados ou cá por Tomar ou dia 27 no Pavilhão dos Lombos em Carcavelos no Aniversario da Associação Portuguesa de Didgeridoo. É perguntar pelo Próprio toda a gente deve saber quem sou.

Então parece-te que 1.8 é suficiente?

Eu já estive a ver essas Takumar no Ebay e se calhar até marcham, mas só o facto de ter que comprar mais o adaptador ara Nikon já é mais um chatice.

Há por aqui umas quantas objectivas o caso da nikkor 50mm AI e AI-S, que já agora gostaria de saber a diferença uma vez que na lista das siglas não me aparece info sobre essas siglas.

Já agora para que é que alguém quer uma 28mm?

Abraço

Partilhar Post #11 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:30

Carcavelos, para mim, está óptimo!  :th_up:

Quanto à Takumar, um adaptador desses made in China fica aí por 10 euros, transporte incluído... Vale a pena. O meu chegou em poucos dias de Hong Kong e não tenho nada a apontar (embora seja para Pentax).

Já agora, também tenho uma 28mm (SMC-A Pentax), e uso bastante. A perspectiva, com o crop factor, é muito semelhante à de uma 50mm em analógico. É uma boa objectiva para andar sempre na máquina.

Partilhar Post #12 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:36

OOPS!

Meti o pé na poça! Pensei que estavas a falar de uma Canon... Para Nikon a coisa é diferente e o Tanegashima tem razão: Pentax/Takumar não dá... por causa da distância de registo (ou seja: dar, dá, mas ou perdes o foco no infinito ou tens de usar um adaptador com lente incluída e lá se vai a qualidade da objectiva).

As minhas desculpas!

IT Partilhar Post #13 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:49

Olha então pronto agora que está tudo esclarecido não mereces o café!  :mad:

Brincadeira, passa por la na mesma, o café pago eu ou mais alguma coisa estou por lá todo o dia, e se lá passares pode ser que me ajudes com mais algumas duvidas.

Ora vamos recapitular, pentax|takumar está fora de questão.

28mm é um possível bom investimento, certo?

Agora as condições, quero uma lente bastante luminosa, sem preferência por nova ou usada, se é manual ou auto tanto faz, e estou limitado a pouco menos de 100€.

Cumprimentos

Partilhar Post #14 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 15:56

Para me redimir do erro, pago eu o café! Por acaso, não deve dar nessa data, porque estou em mudança de casa este fim de semana, mas fica para uma próxima.

Quanto à 28mm, acho que é um bom investimento, sim. Como disse, eu uso bastante a minha.  No fundo, é como nos velhos tempos, em que com uma analógica se andava com uma 50mm. Dá para tudo, só que a gente tem de se mexer para aproximar ou afastar.  :D No caso da minha, a Pentax, permite focar a 25 ou 30 cm (agora de repente nem me lembro), o que também é óptimo.

Estando a F5.6/F8, tem uma nitidez e recorte excepcionais!

Mas como estamos a falar de Nikon, não sei aconselhar grande coisa. Ainda tenho uma Nikon, mas é analógica...

IT Partilhar Post #15 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 16:02

Vê lá isso e se quiseres manda pm que eu passo-te o meu numero, aquilo vai ter exposições sobre a Austrália, workshops de didgeridoo e concertos noite dentro esperamos nós.

É que sinceramente não sei, esta até estava capaz de investir para ver como é, acho que não é pelo preço que perco grande coisa, mas preciso da opinião do pessoal, o que vos parece?

http://www.forumfoto...p?topic=48501.0

Partilhar Post #16 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 16:17

Não conheço, mas uma rápida pesquisa na Net deu-me, por exemplo, estes exemplos de fotos com ela, que me parecem bastante boas (em termos de definição, contraste, etc.):

http://manwithcam.bl...-ai-manual.html

Pelo preço, se estiver em boas condições, não perdes nada em experimentar...

Quanto ao encontro, já verei e depois mando PM, se der. É capaz de ser bem interessante!

IT Partilhar Post #17 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 16:22

Então Tanegashima, está visto que tudo o que for MF não me serve é isso?

Eu sei qual é a importância da exposição, não estou assim tão ferrugento, apenas nunca percebi nada sobre lentes nem de como as escolher.

Mas também umas fotos por tentativa erro não são assim tão más.

Vê lá então o que recomendas.

Mario se quiseres passa por lá, sempre é mais um bocado de cultura que um gajo absorve.

Essas fotos estão fixes pois, é algo quase assim que ando a procura, mas pronto a D40 também me limita

Cumprimentos

Partilhar Post #18 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 16:23

Com essa lente, tens de usar o modo manual, e adivinhar a exposição, não sei se tens noção da importância ou não disso, mas pronto...

Pois, lá está: numa Pentax, mesmo com as objectivas mais antigas (M42, pode trabalhar-se em AV, o que é óptimo; nas série M, pode usar-se o «botãozinho verde» para fazer uma leitura de exposição (nem sempre fiável, diga-se de passagem...).

Já nas Nikon não sei, mas creio que realmente perdem todas as possibilidades de usar a medição de exposição.

Pergunta para o Tanegashima: a Nikon não permite trabalhar em modo AV com as objectivas manuais?

É que convém ter isso em conta. Senão, eu cá largava a Nikon e comprava uma Pentax...  :D

Partilhar Post #19 MatosMario

MatosMario

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 16:24

PS - Vou fazer os possíveis por passar lá, juro!  :th_up:

IT Partilhar Post #20 proprio

proprio

• Membro

Publicado 24 Novembro 2010 - 17:56

Tanegashima tambem mereces um café.

Contudo olha lá posso compensar a falta de medidor de exposição com um fotometro não?

E Mario acho que estas não tem mesmo esse modo AV pelo menos esta D40.

Cumprimentos