Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

TOKINA 11-16 f2.8

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 03 Janeiro 2012 - 10:41

Não é bem, porque mesmo com 10-12mm e com algum jeitinho consegues usar filtros de 85mm, caso o diametro frontal seja os 77mm. se for 82mm já não dá

Ok .. o jeitinho que falas é serrar o porta-filtros ou usar distâncias focais acima dos 13mm, certo ?!

É que pela minha experiência e pelo que li, os suportes de 85mm são inutilizáveis se quiseres usufruir da distância focal total e usares 2 filtros stacked (que é bastante comum).

Anúncios

Partilhar Post #22 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010

Publicado 03 Janeiro 2012 - 10:58

Dizer que polarizadores não funcionam com UGA's é muito redutor. Tens é de perceber o que funciona e o que não funciona.
:th_up:

João, como dizes, e muito bem, o polarizador funciona consoante o ângulo de incidência da luz.
Em teoria, de facto poderias utilizar um polarizador nestas distâncias focais abaixo de 24mm, isto é se conseguisses ter todos os ângulos de incidência de luz concentrados num ângulo mais fechado.
Estas situações são tão raras que o uso efectivo do polarizador é praticamente nulo nestas distâncias focais.

Em situações onde não tens áreas tão grandes com os mesmos tons (tipicamente não tens céu) o polarizador sofre dos mesmos problemas a questão é que não são tão evidentes as suas falhas porque se misturam mais facilmente com os restantes elementos da fotografia (tipicamente dentro de matas a fotografar ribeiros como referes). Agora o problema está lá!

Para o bocanegra que desconhecia esta limitação fica aqui o link http://www.luminous-...olarizers.shtml que aflora esta questão.
Vê o capítulo "Polarization and Wide Angle Lenses"

Partilhar Post #23 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 03 Janeiro 2012 - 11:01

Ok .. o jeitinho que falas é serrar o porta-filtros ou usar distâncias focais acima dos 13mm, certo ?!

Sim, algo desse género ;)

Nas canon acaba por se aproveitar mais um pouco na dist. focal, por causa do crop 1.6x em vez dos 1.5x da Nikon/Sony/Pentax (claro que se "aproveitam" uns mm, mas o angulo de visão vai dar ao mesmo...)

De qualquer forma, os suportes de 85mm têm 3 slots e os de 100mm só têm 2. se serrares um, o numero de filtros que vais poder usar é o mesmo :D

Partilhar Post #24 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 03 Janeiro 2012 - 11:08

Eu vou destoar. Nunca encontrei grande utilidade a uma objectiva deste género - uma UGA que funciona quase como uma prime dado o pequeno intervalo de distâncias focais que apresenta. Claro que esse intervalo pequeno se deve à abertura f/2.8 - mas, mais uma vez, não encontro grande utilidade numa abertura f/2.8 numa UGA.

Mas olha que há bastante utilidade numa abertura de f/2.8 numa UGA, nomeadamente nos nocturnos para efeitos de céu estrelado estático.

Partilhar Post #25 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 03 Janeiro 2012 - 11:40

Possível é... mas na maior parte dos casos já estás utilizar isos de 1600, tendo em consideração que uma tokina 11-16 é o equivalente a 18mm - 26mm em 35mm, numa exposição nocturna a 11mm não podes exceder os 30s e tens de considerar que o ruído num sensor crop não é o mesmo que num FF, aqui os f/2.8 são uma clara mais valia.

Contudo, claro está que este é um caso muito particular... e concordo contigo quando a utilização é maioritariamente para paisagem "diurna" os f/2.8 não faz sentido até porque nunca os vai utilizar... 

Partilhar Post #26 Adolfo Usier

Adolfo Usier

• Novo Membro
  • Registo: 22/06/2012
    • Local: Coimbra
    • https://www.adolfousier.com

Publicado 02 Agosto 2012 - 17:27

E para fotografos de desporto? seria util?  obrigado

Partilhar Post #27 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 02 Agosto 2012 - 17:55

Eu vou destoar. Nunca encontrei grande utilidade a uma objectiva deste género - uma UGA que funciona quase como uma prime dado o pequeno intervalo de distâncias focais que apresenta. Claro que esse intervalo pequeno se deve à abertura f/2.8 - mas, mais uma vez, não encontro grande utilidade numa abertura f/2.8 numa UGA. Neste caso, qualquer velocidade de obturação superior a 1/20 de segundo será suficiente, em princípio, para obter uma imagem não tremida e, nesse caso, parece-me que ter mais um f-stop e entrarmos em tempos de obturação para os quais seria mais adequado o uso de um tripé não justifica a perda de versatilidade em termos de distâncias focais.

Claro que é a minha opinião, mas para mim é muito mais útil um zoom 12-24/4 do que um zoom 11-16/2.8, principalmente quando se fica sem qualquer objectiva entre os 16mm e os 50mm!

Isto tudo faz muito sentido.  :mestre:

E realmente o desenrolar da conversa com o hdborges vem mais ou menos confirmar que a opção pela 11-16 parece favorecer apenas cenários muito específicos e limitados, porque em termos gerais a abertura a f/2.8 praticamente não é usada/não serve para nada.

Uma das minhas reservas iniciais em relação à Sigma 8-16mm era a questão da abertura inicial ser de f/4.5 (a mais "fechada" de todo o segmento de UGAs), mas com a experiência de uso da Samyang 8mm fico com a ideia de que se já raríssimo abrir a lente a f/5.6, quanto mais acima disso. É que nem sequer alguma ver senti essa necessidade, mesmo hand-held e com pouca claridade.

Partilhar Post #28 Adolfo Usier

Adolfo Usier

• Novo Membro
  • Registo: 22/06/2012
    • Local: Coimbra
    • https://www.adolfousier.com

Publicado 04 Agosto 2012 - 22:29

boas pessoal, eu recebi minha Tokina 11-16 na sexta feira...

minha primeira impressao foi brutal, construcao muito solida e resistente, mas, acho que disto ja falam aki no forum, sai para fotografar notei todas fotos linda, uma profundidade de campo impecavel, ate chegar a casa, vi logo que muitas estavam desfocadas no motivo onde fiz o AF (Foco Automatico), entao fui a net pesquisar, Tokina 11-16 F2.8 AF issues... encontrei alguns topicos com pessoal com o mesmo problema, entao decidi sair outra vez e provarla com MF (Manual Focus), logo vi que todas ficaram perfeitas, entao notei que era mesmo problema do AF que logo ja mandei mensagem a loga Fotoboom.com que foram muito rapidos na resposta e me disseram para utilizarla ate segunda feira e se o problema persistir que mandam a empresa que faz envios NACEX buscar a objetiva para troca... entao tive a fazer varias provas desde entao, notei que quando foco em automatico um motivo que esta a 3metros, da confirmacao de foco e vou ver ao anel de focagem e esta escrito 70cm ou seja, algo esta mal, ja fiz outras provas do genero e notei que  isto e mesmo real, o autofocus da tokina 11-16 nao funciona em perfeitas condicoes mas o manual focus sim, entao vi que isso e problema que acontecem somente com algumas pessoas nao sao todas as tokinas 11-16 que tem este problema, tambem vi que acontece o mesmo a Tokina 12-24 F4 como podem ver voces mesmo metendo no google.. Tokina 12-24 F4 AF issues ou Problem...

mas minha conclusao final sobre imagem e definicao é dizer que esta um espetaculo tal e qual podem ver nestas duas imagens que deixo aki postadas

https://www.facebook...3&type=1&ref=nf

https://www.facebook...63888382&type=3

https://www.facebook...&type=3

espero que tenha ajudado, um abraço a todos

cumps

Adolfo Usier

Partilhar Post #29 tubarao_2000

tubarao_2000

• Novo Membro
  • Registo: 27/06/2008

Publicado 03 Outubro 2012 - 14:31

Também estou a pensar em comprar a Tokina 11-26.

Qual é o diâmetro da lente?

Tenho um conjunto de filtros hitech no sistema de 85 mm. É compatível? O meu suporte é uma novidade na Hitech. Posso remover "slots" do suporte sem ter que o serrar.