Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Revelação filme PB

• Por favor inicie sessão para responder
32 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lfp

lfp

• Novo Membro
  • Registo: 19/02/2011

Publicado 11 Dezembro 2011 - 22:07

Gostaria de saber quais as empresas para revelação de filme p&b recomendam, de preferência na região de Lisboa.

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: L.A.

Publicado 15 Dezembro 2011 - 17:17

http://www.jvalles.com/loja/

IT Partilhar Post #3 lfp

lfp

• Novo Membro

Publicado 15 Dezembro 2011 - 17:30

ok, obrigado!

mas 7€ é um pouco caro...  :D

Partilhar Post #4 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: L.A.

Publicado 15 Dezembro 2011 - 17:44

o que é bom paga-se!

se queres barato mais vale começares a revelar em casa

IT Partilhar Post #5 lfp

lfp

• Novo Membro

Publicado 15 Dezembro 2011 - 18:31

é uma hipotese, mas espero por mais resposta... :wacko:

Partilhar Post #6 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 15 Dezembro 2011 - 19:47

Para revelação a PB o ideal é fazeres em casa como disse o Alexandre, PB não é tão barato para uma loja de fazer como o C-41.
Cumps e boas  :photo:

Partilhar Post #7 Pando

Pando

• Membro
  • Registo: 14/10/2009

Publicado 16 Dezembro 2011 - 23:01

Revelar um rolo P&B demora em media uma hora de trabalho + químicos, se fizermos contas 7€ não é um preço muito elevado e mesmo em casa não se consegue nada muito mais barato.

Partilhar Post #8 codewizpt

codewizpt

• Membro
  • Registo: 26/03/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Janeiro 2012 - 23:28

5€ na Instanta das Amoreiras

Partilhar Post #9 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Janeiro 2012 - 00:22

Oi?

Cm rodinal é bastante barato...

X2  ;)

Partilhar Post #10 demosphoto

demosphoto

• Membro
  • Registo: 22/09/2008
    • Local: Povoa de St Iria

Publicado 14 Janeiro 2012 - 16:51

7€ so para o ver sem ter o gozo de o revelar, para mim, é uma fortuna.
Mas como só paguei para revelar um pb e correu bastante mal...

Pessoalmente prefiro revelar em casa, o revelador banho de paragem e fixador sao caros, mas duram bastante, o tanque arranja.se por 10 ou 15€(oferecido), perde-se (ou nãO) 30 minutos de revelação(com rolos puxados) mas dá um gozo enorme poder controlar tudo, desde grão a contraste, eu prefiro ser  eu a faze-lo, pois quem vai revelar pensa sempre de outra forma, pode não compreender a tua espreçãartistica.

Partilhar Post #11 caasols

caasols

• Membro
  • Registo: 25/06/2010

Publicado 14 Janeiro 2012 - 19:34

O Neves Digital Lab faz mais barato e muito bem. :)

IT Partilhar Post #12 lfp

lfp

• Novo Membro

Publicado 14 Janeiro 2012 - 21:37

O Neves Digital Lab faz mais barato e muito bem. :)

Qual é o preço deles ?

Partilhar Post #13 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 01 Abril 2012 - 16:29

Bom a revelação do preto e branco é cara porque é artesenal, as vezes a qualidade deixa a desejar. O melhor mesmo é comprares um tanque de revelação e a quimica, e começares a fazer esse trabalho que é facil apenas precisas um pouco de método. Um bom revelador e barato é o Rodinal da Agfa, revelador de grão fino muito concentrado e que se conserva durante anos! Banho de paragem, usa vinagre!! Sim tem ácido acético, e não incomoda tanto o nariz, uns 5 centilitros chegam. Fixador pode ser um comum. Coloca todos os banhos em banho-maria e tenta manter tudo a cerca de 20 graus, usa o tempo de revelação que vem no folheto do revelador, esse tempo é indicativo, podes prolongar mais um pouco ou diminuir, com a experiençia chegaras a um bom resultado. É importante elegeres um filme, se andares sempre a mudar, nunca chegas a aprimorar a tua revelação. Basicamente isto é o principal. Boas revelações!

Partilhar Post #14 Luisf

Luisf

• Membro
  • Registo: 03/07/2011
    • Local: Palmela

Publicado 19 Maio 2012 - 15:26

Bom a revelação do preto e branco é cara porque é artesenal, as vezes a qualidade deixa a desejar. O melhor mesmo é comprares um tanque de revelação e a quimica, e começares a fazer esse trabalho que é facil apenas precisas um pouco de método. Um bom revelador e barato é o Rodinal da Agfa, revelador de grão fino muito concentrado e que se conserva durante anos! Banho de paragem, usa vinagre!! Sim tem ácido acético, e não incomoda tanto o nariz, uns 5 centilitros chegam. Fixador pode ser um comum. Coloca todos os banhos em banho-maria e tenta manter tudo a cerca de 20 graus, usa o tempo de revelação que vem no folheto do revelador, esse tempo é indicativo, podes prolongar mais um pouco ou diminuir, com a experiençia chegaras a um bom resultado. É importante elegeres um filme, se andares sempre a mudar, nunca chegas a aprimorar a tua revelação. Basicamente isto é o principal. Boas revelações!

Concordo, ontem fiz com 10% de vinagre no banho de paragem e é mesmo muito bom, eu faço as minhas revelações e estraguei só 2 rolos, não fica caro, pelo contrário, só se gasta mais é com o rodinal, mas tambem podes poupar nas revelações, fazendo 2 rolos de cada vez e menos quantidade de revelador, só por dizer que vais estar mais tempo a revelar. Um RODINAL R09 custa apenas 5€ e dá para muito, o banho de paragem está ai dito VINAGRE, o Fixador podes guardar até começar a mudar a cor, só custa o primeiro investimento, mas vais ver que vale a pena, é um trabalho todo feito por ti.

Partilhar Post #15 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 19 Maio 2012 - 15:53

Um bom revelador e barato é o Rodinal da Agfa, revelador de grão fino muito concentrado e que se conserva durante anos!

A minha experiência é que não dura anos, quando muito ano/ano e meio depois de aberto... E guardado longe do calor.

o Fixador podes guardar até começar a mudar a cor, só custa o primeiro investimento, mas vais ver que vale a pena, é um trabalho todo feito por ti.

Os banhos de paragem é que costumam mudar de cor. A reação de revelação é em meio alcalino, o banho de paragem tem de ser ácido, para parar a reação (daí poder ser o vinagre (acido acético), mas também o ácido cítrico do limão, entre outros). Normalmente têm um indicador de pH, quando começam a ficar gastos, o pH sobe, e o indicador muda de cor. Nos fixadores não tenho conhecimento. Os que uso não mudam de cor.
Se formos rápidos (e para revelações de mais de 10 minutos) o banho de paragem até pode ser dispensável, mas aconselho a passar primeiro com água antes de ir ao fixador, para o poupar para mais uns rolos.

Eu uso o fixador para 7/8 rolos, depois vai fora, senão os negativos começam a sair esbranquiçados, o que obriga a manter durante mais tempo no fixador.

Quanto a preços, o P&B em casa é bastante barato, todo o processo. O mais caro é mesmo a película...

IT Partilhar Post #16 lfp

lfp

• Novo Membro

Publicado 19 Maio 2012 - 17:14

Boas,

Tenho o material para revelação há já alguns anos mas por receio de estragar os negativos não me tenho aventurado na revelação.

Gostaria de frequentar algum workshop que de desse segurança para avançar, e que de preferência que pudesse usar o material que tenho em casa.

Alguém tem conhecimento da realização deste workshops (revelação a P&B) ?

Obgs

Partilhar Post #17 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 19 Maio 2012 - 17:52

Formação é sempre importante, e para aperfeiçoar conhecimentos não há melhor, mas o que conheço, para valer a pena, são relativamente caros. Há alguns, dependendo da zona que pretendes.

Mas se o teu receio é esse, queima um rolo com fotografias que não tenhas receio de comprometer as fotos, e depois avança. Se usares as concentrações e tempos certos, sai sempre bem.

Não tenhas receio, força com isso...

IT Partilhar Post #18 lfp

lfp

• Novo Membro

Publicado 19 Maio 2012 - 17:57

Sou da zona de Lisboa.

Mas sim essa é sempre uma possibilidade, mas como fotografo pouco, custa-me estragar rolos TMax ou TriX apenas para esse efeito... :???:

Partilhar Post #19 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 19 Maio 2012 - 18:15

Compra mais baratos. A partir de 2 euros tens muita coisa. Tens os AGFA, Rollei, etc. E apesar de ser mais em conta, têm qualidade, eu gosto deles.
Procura os de ISO 100 que também são mais em conta que os de 400. E agora está também a chegar o tempo de sol, não vais ter problemas...

Partilhar Post #20 nikonfan

nikonfan

• Novo Membro
  • Registo: 27/08/2008
    • Local: Portugal

Publicado 14 Junho 2012 - 22:50

bem vou desenterrar este topico... :P
em casa é que é....só custa é começar...eu que o diga..que ando a tentar recomeçar outra vez....e nunca mais.... :lol:
So gastas primeiro algum dinheiro mas depois compensa e se compensa....nao metas isso na mao de qualquer um.... :D

Ao fim de algumas revelações tá o investimento pago! E o gozo esse nao tem preço!
Aquele cheirinho inconfundivel...do banho de paragem....ou será do revelador..ou fixador...já nem me lembro qual deles cheira melhor!!! :P
Mas essa do vinagre realmente funciona pessoal? Quero dizer, eu acredito porque já li mas ainda nao experimentei! E na realidade quanto mais ecologico e saudavel for para mim melhor! ::)
Depois ainda há a cena do café...mas aquilo é preciso carbonato de sodio que eu nao arranjo em lado nenhum!!! alguem sabe?

Boas revelações! :P :P