Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Turismo do Algarve

• Por favor inicie sessão para responder
15 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nuno.m.sousa

nuno.m.sousa

• Membro
  • Registo: 06/07/2011
    • Local: Algarve

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:12

http://www.turismodo...fotografia.html

Anúncios

Partilhar Post #2 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:20

Encalhei no artigo 9º do regulamento  :ph34r:

Partilhar Post #3 petefotografia

petefotografia

• Membro
  • Registo: 12/07/2010
    • Local: Loulé

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:33

Realmente o Art.º 9º é muito pouco esclarecedor. Se eu lhes concedo todos os direitos sobre as fotos, como é que eu posso ser responsabilizado pelo uso que eles lhes dão? Ou será que eles entendem que eu nunca posso mais usar as fotos :lol:?

E em relação à menção do autor também não identificam a obrigatoriedade de ela constar na divulgação e no uso que eles dêem às fotos.

Partilhar Post #4 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:36

Realmente o Art.º 9º é muito pouco esclarecedor. Se eu lhes concedo todos os direitos sobre as fotos, como é que eu posso ser responsabilizado pelo uso que eles lhes dão? Ou será que eles entendem que eu nunca posso mais usar as fotos :lol:?

E em relação à menção do autor também não identificam a obrigatoriedade de ela constar na divulgação e no uso que eles dêem às fotos.

É mais do que evidente, querem trabalho à borla e ainda querem que o escravo seja o responsável supondo que alguém protesta pelo uso de alguma das fotos.

Partilhar Post #5 petefotografia

petefotografia

• Membro
  • Registo: 12/07/2010
    • Local: Loulé

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:43

Para além dessa reserva e da não clarificação quanto à identificação do autor, tenho reservas em relação ao que eles possam vir a fazer com as fotos. Passo a explicar: há locais de enorme beleza, que só o continuam a ser pela facto de serem o que eles chamam de "Segredos Naturais", pois se passarem a ser conhecidos e de fácil acesso o homem tratará de destruir.

Temos o exemplo maior disso com o Pego do Inferno em Tavira (não sei como era antes mas agora está lastimável).

Por outro lado há locais como a queda de água do Barbelote em Monchique que é um dos belos paraísos que ainda existem.

Partilhar Post #6 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:45

Para além dessa reserva e da não clarificação quanto à identificação do autor, tenho reservas em relação ao que eles possam vir a fazer com as fotos. Passo a explicar: há locais de enorme beleza, que só o continuam a ser pela facto de serem o que eles chamam de "Segredos Naturais", pois se passarem a ser conhecidos e de fácil acesso o homem tratará de destruir.

Temos o exemplo maior disso com o Pego do Inferno em Tavira (não sei como era antes mas agora está lastimável).

Por outro lado há locais como a queda de água do Barbelote em Monchique que é um dos belos paraísos que ainda existem.

Bem visto! Isso mesmo, matar a galinha dos ovos de ouro é sempre um perigo com esta gente.

Partilhar Post #7 pedrocorreia

pedrocorreia

• Membro
  • Registo: 01/12/2010

Publicado 06 Dezembro 2011 - 18:55

(Artigo 9º - Direitos de autor
a)  O  participante  garante  ser  o  detentor  de  todos  os  direitos  de  autor  e  conexos  associados  à(s)  fotografia(s)
submetida(s).  Nessa  qualidade,  o  participante  cede  os  seus  direitos  de  autor,  bem  como  quaisquer  outros  direitos
eventualmente existentes, para que o Turismo do Algarve a(s) possa utilizar livremente e para os fins que entender
convenientes, sem que lhe possa ser exigida qualquer contrapartida, a título de remuneração, compensação ou outro,
não lhe sendo imputável qualquer tipo de responsabilidade por esse facto.
B) O participante responsabiliza-se perante o Turismo do Algarve, bem como, perante quaisquer terceiros por todos os
eventuais danos causados pela divulgação da(s) sua(s) fotografias(s).)

acho optomo este incentivos á fotografia e que os apoio a 100% mas isto isto é de partir o caco a rir...trabalhar de borla e ainda podendo ser responsabilizado por danos causados pela divulgação das mesmas...LOL
só mesmo cá...

Partilhar Post #8 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 06 Dezembro 2011 - 19:07

O pego do inferno está interdito ao público agora, foram postas tábuas a bloquear a entrada pela GNR.

Mas o proprietário do terreno(um privado, nem sequer é da câmara, foi tudo feito sem o consentimento do mesmo...) quer voltar a abrir se for possível, mas a segurança das escadas está má...

IT Partilhar Post #9 nuno.m.sousa

nuno.m.sousa

• Membro

Publicado 06 Dezembro 2011 - 21:05

Já não é o primeiro evento sobre fotografia que vejo que tem a mesma clausula.

Acho que é normal ter.

Partilhar Post #10 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 06 Dezembro 2011 - 21:22

Já não é o primeiro evento sobre fotografia que vejo que tem a mesma clausula.

Acho que é normal ter.

Pois o problema está aí mesmo, em se achar normal uma cláusula destas. Qualquer dia o pessoal começa a achar normal ter que trabalhar à borla e ainda se responsabilizar pelos danos causados nas máquinas que opere.  :ph34r:

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Dezembro 2011 - 20:49

Ceder o direito de utilização é uma coisa... Ceder os direitos de autor?  Vão roubar pa Via do Infante.... Xiça...

IT Partilhar Post #12 nuno.m.sousa

nuno.m.sousa

• Membro

Publicado 09 Dezembro 2011 - 12:34

Provavelmente não sabem redigir contratos.

Partilhar Post #13 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 09 Dezembro 2011 - 12:36

Ou provavelmente sabem. Isso é que é preocupante.

Partilhar Post #14 al-Farrob

al-Farrob

• Membro

Publicado 09 Dezembro 2011 - 13:41

Ou provavelmente sabem. Isso é que é preocupante.

Sabem, sabem. Sabem é mais do que a mãe lhes ensinou  :ph34r:

Partilhar Post #15 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 09 Dezembro 2011 - 19:10

Sabem e até bem demais

Partilhar Post #16 hugo j. reis

hugo j. reis

• Membro
  • Registo: 08/09/2010
    • Local: Seixal
    • coiso e tal

Publicado 10 Dezembro 2011 - 14:43

Realmente, já não é a primeira vez que me deparo com cláusilas destas em "eventos" desta natureza.
Vão desde a cedência dos direitos de autor (como referiu e bem o deim, é totalmente diferente da cedência dos direitos de utilização), a desobrigação de toda e qualquer responsabilidade seja no que for, imputando-a ao fotógrafo que realizou a imagem (mesmo já não tendo este qualquer direito sobre a foto, consoante o ponto anterior)... enfim.  :s

O engraçado (sem graça nenhuma) no meio disto é que, supondo que existe algum problema legal e o fotógrafo se veja em Tribunal por intermédio deste contrato, o mais certo era a acção morrer logo por nulidade do contrato, dado que contém cláusulas abusivas e algumas que se contradizem.

Quem redigiu este contrato será alguém que "acha" que sabe muito e que é muito esperto, mas no fundo criou foi uma aberração a todos os níveis.