Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Problemas em conseguir uma nitidez consistente em D200 + 10-20

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Arrakis_Dune

Arrakis_Dune

• Membro
  • Registo: 20/08/2008

Publicado 19 Novembro 2010 - 18:50

1o sem duvida que o switch between language input do Windows irrita qualquer um, logo antes de reiniciar vou escrever sem acentos se me permitirem e depois corrigir o post. De notar que coloquei o mm post na Zwame para ajuda adicional. Acaba por ser um dos meus 1os posts aqui mas venho diversas vezes ao forum procurar informacao logo considero uma fonte de conhecimentos e espero conseguir ajuda especializada. Obgigado desde j]a.

Sai para tirar algumas fotos, e mais uma vez o sharpness que obtive coma 10-20 foi tudo menos aceitavel. Logo questionei se o problema seria eu, a lente ou a maquina. Vim entao para casa extremamente chateado. Sei que o tempo esta nublado e com vento, mas sinceramente j]a nao percebo. Admito que o calcular o Depth of Field n\ao ]e a minha especialidade, e preciso de ajuda nesse ponto mas acabo por saber fazer testes ao ultimate sharpness de uma lente e por exemplo a Sigma trabalha bem entre F 9 e 11, acima disso come;a a existir difracao.

Como tal uso F11 na maior parte das fotos. Acabo por tentar hoje em dia varias formas, quer medicao pontual, atraves de calcular sensivelmente o DOF a mais ou menos 3 metros, logo coloco sensivelmente o ponto a 0.4 metros na escala. Ja coloco tb em infinito, ja testei tudo. Em casa, no tripe com a Sigma acabo por conseguir um sharpness aceitavel em testes, o problema ]e consegui/los no terreno e isso esta a dar comigo em maluco.

Sera do tripe que nao ]e estavel? Apertei as pernas recentemente, tento usar o minimo de vibracao possivel, e uso actualmente uma cabe;a de aperto no tripe de a;o com a certeza que nao mexe.. NO entanto as fotos acabam por ficar sem a nitidez que pretendo. Dass, tou a dar em maluco. E que de vez em quando consigo mas nao ]e sempre. De notar que ja testei imensas vezes com e sem filtros. Comeco a pensar que ]e nabice minha mas sem ninguem no porto que fa;a o mm tipo de fotografia e que eu conheca nao consigo testar noutra NIkon a nao ser na D80. E se o problema for eu (ate pk nao tenho cable release logo acima de 30 segundos chapeu..) fico na mesma.

Estou mesmo a desesperar, como ja se percebeu o material nem ]e mau de todo, mas acaba por ser o meu tipo favorito de fotografia e comeco mesmo a ficar naquela..

PS: Se precisarem de mais inforacao coloquem. Alguns exemplos de imagem que eu acho minimamente aceitaveis.

http://arrakisdune.s...090277911_p3SuY

http://arrakisdune.s...090332460_rhqS2 *no entanto nao esta sharp como pretendia...

um exmeplo da falta de definicao que falo

http://arrakisdune.s...090573614_BFAQE

Ja agora, algumas fotos acabam por ter um tempo de exposicao consideravel, devido ao B&W de 10 stops, mas nao consigo perceber..

Anúncios