
O laboratório fotográfico
IT
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Publicado 19 Novembro 2010 - 02:00
Picacuca
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Partilhar Post #2
Publicado 19 Dezembro 2010 - 02:45

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Publicado 05 Janeiro 2011 - 18:35
http://www.atelierfe...prestation.html
(a narração é em francês, mas até sem som é interessante para quem não perceber)
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Publicado 06 Janeiro 2011 - 01:35
Partilhar Post #5
Publicado 19 Março 2011 - 00:28

Apaixonei me!
acho que ultrapassa bastante a fotografia digital!
IT
Partilhar Post #6
Publicado 19 Março 2011 - 20:58
meus deus
Apaixonei me!
acho que ultrapassa bastante a fotografia digital!
Com a fotografia digital não faz mais que o que já se fazia antes, apenas o trabalho é mais "limpo", mais acessível, e dá para ser feito sentado à secretária.

Picacuca
Partilhar Post #7
Publicado 20 Março 2011 - 00:02
Com a fotografia digital não faz mais que o que já se fazia antes, apenas o trabalho é mais "limpo", mais acessível, e dá para ser feito sentado à secretária.
Picacuca
Certo,
Mas repara, na digital fazes um disparo e se não gostares ou se não sair como gostarias, tens o possibilidade de ver o resultado no momento e voltar a disparar de novo, numa a film já não é tudo bem manual, já exige um esforço e um conhecimento diferente!
Depois a revelação ai sim é a mesma, mas não sei depois de ver aquele video deu me outra "luz" deve ser aquela cena "Vintage" tem outro toque..
Não sei se deu para entender a ideia, mas acho que é isso..
IT
Partilhar Post #8
Publicado 20 Março 2011 - 12:01
Certo,
Mas repara, na digital fazes um disparo e se não gostares ou se não sair como gostarias, tens o possibilidade de ver o resultado no momento e voltar a disparar de novo, numa a film já não é tudo bem manual, já exige um esforço e um conhecimento diferente!
Pois, por isso eu afirmei que a fotografia digital é apenas mais acessível...
Depois a revelação ai sim é a mesma, mas não sei depois de ver aquele video deu me outra "luz" deve ser aquela cena "Vintage" tem outro toque..
Não sei se deu para entender a ideia, mas acho que é isso..
Deu para entender sim. Quem se interessa verdadeiramente por fotografia, acaba, mais tarde ou mais cedo, por ir parar aos primórdios. Eu ando a estudar processos antigos. Como por exemplo: albumina (processo de impressão em papel que produz as imagens sépia), colódio húmido (para negativos em vidro) e goma bicromatada (processo que usa pigmentos em vez de prata, e dá para fazer fotografias a cores que parecem pinturas).
Tudo isso se pode simular no photoshop, mas uma coisa é a simulação, outra bem diferente, é o original!

Picacuca
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Publicado 20 Março 2011 - 18:17

Essa cena da "goma bicromatada" fez me lembrar um documentario que vi aqui á tempos de um grande fotografo (não me lembro agora o nome) que ele pintava por cima das fotos para dar esse ar de "pintura" é diferente mas achei uma boa tecnica!
IT
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Publicado 22 Março 2011 - 11:50
Completamente!
Essa cena da "goma bicromatada" fez me lembrar um documentario que vi aqui á tempos de um grande fotografo (não me lembro agora o nome) que ele pintava por cima das fotos para dar esse ar de "pintura" é diferente mas achei uma boa tecnica!
É verdade, no seu resultado final, esta técnica assemelha-se muito à da fotografia pintada, mas pode ser feita unindo o melhor de dois (na verdade três) mundos: o da fotografia artesanal, o da fotografia digital e o das artes plásticas.
Esta técnica consiste, grosso modo, numa impressão por contacto de um negativo. Esse negativo tanto pode ser feito com uma câmara analógica, como a partir de uma imagem digital impressa numa transparência. Para isso, qualquer impressora caseira (e acetato para impressão) servem, mas os melhores resultados obtêm-se com um acetato especial, por exemplo este e com uma impressora de jato de tinta.
Vê só aqui algumas coisas sobre isso...
Picacuca
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Publicado 22 Março 2011 - 12:23
ÉEsta técnica consiste, grosso modo, numa impressão por contacto de um negativo. Esse negativo tanto pode ser feito com uma câmara analógica, como a partir de uma imagem digital impressa numa transparência. Para isso, qualquer impressora caseira (e acetato para impressão) servem, mas os melhores resultados obtêm-se com um acetato especial, por exemplo este e com uma impressora de jato de tinta.
Picacuca
Já não se usa nitrato? :boxed3:

IT
Partilhar Post #12
Publicado 22 Março 2011 - 13:57
Já não se usa nitrato? :boxed3:
Neste processo não, usa-se aguarela.
Grosso modo, a coisa funciona da seguinte forma: junta-se Goma Arábica com Dicromato de Sódio (50% de cada componente) e essa mistura fica sensível à luz.
Mas não escurece, fica antes dura onde apanha mais luz e mole onde não apanha. As zonas onde apanha pouca luz ficam como que semi-moles, efeito que permite a retenção de pigmentos em diversas concentrações dependendo da dureza com que fica essa mistura.
Ora, se, antes de a misturarmos a Goma Arábica com o Dicromato, lhe juntarmos um pigmento de uma determinada cor (convém que seja aguarela em tubo, mas podem-se adicionar outros pigmentos) podemos ter na nossa prova final, uma gama de densidades dessa mesma cor. Com essa técnica, podemos fazer uma prova com diversas camadas e das cores que quisermos. E para fazer fotografia a cores, basta fazer a prova com três camadas em RGB a partir de três negativos digitais com as gamas de cinzento separadas por cada um desses canais... Simples: fotografia a cores do séc: XIX...

Mas há ainda outros processos que permitem fazer isso e também não usam prata (sob forma de nitrato). Por exemplo, a impressão a carvão também permite esse tipo de imagens, mas ainda não sei dizer mais nada sobre esse processo...

PS: a goma bicromatada também pode ser denominada de goma dicromatada.
Picacuca
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Publicado 22 Março 2011 - 18:05
É verdade, no seu resultado final, esta técnica assemelha-se muito à da fotografia pintada, mas pode ser feita unindo o melhor de dois (na verdade três) mundos: o da fotografia artesanal, o da fotografia digital e o das artes plásticas.
Esta técnica consiste, grosso modo, numa impressão por contacto de um negativo. Esse negativo tanto pode ser feito com uma câmara analógica, como a partir de uma imagem digital impressa numa transparência. Para isso, qualquer impressora caseira (e acetato para impressão) servem, mas os melhores resultados obtêm-se com um acetato especial, por exemplo este e com uma impressora de jato de tinta.
Vê só aqui algumas coisas sobre isso...
Picacuca
Bem isto fez me pensar que os grandes pintores afinal não são pintores e sim grandes fotógrafos com grandes técnicas! eheh brincadeira:P
O tal fotografo que eu falei anteriormente apenas pintava por cima com um pincel!
Gostava de me lembrar do nome ate porque foi um grande documentário que vi..
Lembro me vagamente que ele fazia fotografia erótica um pouco bizarra (não é Jan Saudek)mas é do estilo e mais antigo.
Penso que na altura tirei dai o documentário, mas estive a pesquisar e não encontrei nada!:/
http://ellenfazevedo...fotografia.html
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Publicado 22 Março 2011 - 18:08

IT
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Publicado 22 Março 2011 - 22:21
Afinal é Jan Saudek, vi uma foto dele e reconheci o!
Não conhecia, mas pelo que vi, tem um trabalho interessante. Obrigado pela partilha.
E já agora, fica aqui o link para o site.
Picacuca
Partilhar Post #17
Publicado 22 Março 2011 - 22:46
Não conhecia, mas pelo que vi, tem um trabalho interessante. Obrigado pela partilha.
E já agora, fica aqui o link para o site.
Picacuca
é isso, não conhecia o site,
entretanto encontrei um trailer e documentário

[url=http://www.youtube.com/watch?v=apk-C5d7y1o#ws]http://www.youtube.com/watch?v=apk-C5d7y1o#ws[/url]
Documentario: [LINK REMOVIDO]
IT
Partilhar Post #18
Publicado 22 Março 2011 - 23:05
é isso, não conhecia o site,
entretanto encontrei um trailer e documentário
Muito fora. A figura e o trabalho dele, fez-me lembrar o Araki, se bem que este último ainda consegue ser mais arrojado.
E ainda a propósito da goma dicromatada:Stephen Livick.
Quando for grande, também gostava de fazer impressões em goma daquela qualidade.

Picacuca
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Publicado 22 Março 2011 - 23:32
Fico á espera por ver uma impressão da tua parte
