Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

[Ajuda] - declaração de cedência de direitos de autor

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 07 Novembro 2011 - 18:05

Boa noite...
Alguém me pode ajudar onde posso encontrar uma declaração destas, por favor?

Só preciso de mencionar que cedo os direitos da imagem em questão.

Envolve muita coisa?

Pergunto porque nunca fiz nada do género. Por isso agradecia muito a vossa ajuda!
Cumprimentos

Anúncios

Partilhar Post #2 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 07 Novembro 2011 - 18:45

Acho que tens neste tópico:

http://www.forumfoto...php?topic=305.0

(verifica as ultimas paginas)

Partilhar Post #3 JorgeSantos

JorgeSantos

• Membro
  • Registo: 05/05/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Novembro 2011 - 21:01

Rafael, não leve o que vou dizer a mal...
Para um membro com tantos posts e principalmente muito tempo de "casa" a pesquisa do fórum não deveria ser um mistério.
E isto para não falar que é um dos assuntos afixados.

IT Partilhar Post #4 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 07 Novembro 2011 - 21:05

Rafael, não leve o que vou dizer a mal...
Para um membro com tantos posts e principalmente muito tempo de "casa" a pesquisa do fórum não deveria ser um mistério.
E isto para não falar que é um dos assuntos afixados.

'Anda Rafael, toma, leva nas orelhas, anda lá!'
:lol: :lol: :lol: :lol:

A sério que uso a pesquisa, mas neste caso dei-me à perguiça, até porque era uma coisa urgente, tinha que enviar logo  ;)

Partilhar Post #5 JorgeSantos

JorgeSantos

• Membro
  • Registo: 05/05/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Novembro 2011 - 21:21

'Anda Rafael, toma, leva nas orelhas, anda lá!'

A sério que uso a pesquisa, mas neste caso dei-me à perguiça, até porque era uma coisa urgente, tinha que enviar logo  ;)

Como foste sincero estás desculpado. :th_up:

IT Partilhar Post #6 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 08 Novembro 2011 - 18:55

Acho que tens neste tópico:

http://www.forumfoto...php?topic=305.0

(verifica as ultimas paginas)

Pode ser um criado pessoalmente?

Por exemplo:

Eu, ____________________NOME________________________, representante e sucessor do bem com a descrição: ___________________TITULO DA FOTO____________________, dou liberdade a _____________________________ para agirem  pela  sua permissão, permissão esta ilimitada de usar e/ou publicar e/ou assegurar através de direitos de imagens fotográficas de que sou proprietário

Assinatura do fotografo: _____________________________________________

Pode ser assim?  :th_up:
É que vi, mas não tinha o que queria, que era mesmo dar permissão para usarem as fotos.

Abraços

IT Partilhar Post #7 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 09 Novembro 2011 - 21:21

Alguém me pode ajudar ao dizer se posso ou nao enviar assim?  ;)

Partilhar Post #8 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 09 Novembro 2011 - 23:20

Pois só agora vi com mais atenção que o topico é mais orientado ao "modelo autorização de "modelos".

Julgo que já vi por aí qualquer coisa, deixa-me procurar :D

IT Partilhar Post #9 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 10 Novembro 2011 - 08:37

Pois só agora vi com mais atenção que o topico é mais orientado ao "modelo autorização de "modelos".

Julgo que já vi por aí qualquer coisa, deixa-me procurar :D

Já agora o que quer dizer então os 'modelos'?

Também procurei mas não encontrei!

Partilhar Post #10 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 10 Novembro 2011 - 11:19

Já agora o que quer dizer então os 'modelos'?

Também procurei mas não encontrei!

Modelos =  Pessoas fotografadas.  A declaração acaba por ser uma autorização por parte da(s) pessoa(s) fotografadas, para cedência da imagem das próprias para determinado efeito.

Os de "propriedade" é a autorização dos proprietários de um determinado edificio/estructura.

Por isso a declaração para usarem a tua imagem não deve fugir muito disto, mas penso que há um texto próprio, e deve ( ou aconselho a ser restrictivo ).

Da maneira que tens o texto, imagina: ele agarram na tua imagem e fazem uma colecção de objectos impressos e vendem. Desde que tenha os teus créditos, eles podem fazê-lo e pelo descrito no texto não têm que te pagar um centimo.

IT Partilhar Post #11 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 10 Novembro 2011 - 11:24

Modelos =  Pessoas fotografadas.  A declaração acaba por ser uma autorização por parte da(s) pessoa(s) fotografadas, para cedência da imagem das próprias para determinado efeito.

Os de "propriedade" é a autorização dos proprietários de um determinado edificio/estructura.

Por isso a declaração para usarem a tua imagem não deve fugir muito disto, mas penso que há um texto próprio, e deve ( ou aconselho a ser restrictivo ).

Da maneira que tens o texto, imagina: ele agarram na tua imagem e fazem uma colecção de objectos impressos e vendem. Desde que tenha os teus créditos, eles podem fazê-lo e pelo descrito no texto não têm que te pagar um centimo.

A foto é para um concurso, por isso de que forma deveria colocar?  ;)
Podes-me ajudar?

Sou.te sincero, disto, não percebo patavina  :lol:

Partilhar Post #12 CarlosRodrigues1368133373

CarlosRodrigues1368133373

• Membro
  • Registo: 28/01/2007
    • Local: Portela da Azóia

Publicado 10 Novembro 2011 - 11:54

Olá Rafael podes usar algo do género mas deves acrescentar que dás autorização para uso apenas no concurso, todos os direitos comerciais da foto continuam a ser pertença do fotografo e não pode ser usada para tais fins sem a autorização do mesmo.

Elaboras o texto como achares melhor mas algo desse género só para prevenir usarem a tua foto para ganharem dinheiro como é habito em alguns concursos.

Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 10 Novembro 2011 - 11:54

Não existe um "modelo" pré-definido, mas basicamente tem que ser algo assim:

Pelo presente documento, "Tu" ( dados pessoais ) - de ora em diante abreviadamente designado por “AUTOR”, autorizo ( dados pessoais ) , de ora em diante abreviadamente designado por “CLIENTE/UTILIZADOR”, a utilização da foto X, no evento Y, no seguintes termos:

1- O UTILIZADOR compromete-se  a assegurar através de direitos de imagens fotográficas de que "Autor" é proprietário.

2-  Qualquer outra utilização da foto, impressão, ou cópia, fica extrictamente proibida, e carecendo nesse caso da autorização expressa do "AUTOR".

3...

Assinaturas, Data, Testemunha...
---------------------------------

Tipo, deves organizar os termos de forma a assegurar que "não abusam" :D

IT Partilhar Post #14 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 10 Novembro 2011 - 12:09

Olá Rafael podes usar algo do género mas deves acrescentar que dás autorização para uso apenas no concurso, todos os direitos comerciais da foto continuam a ser pertença do fotografo e não pode ser usada para tais fins sem a autorização do mesmo.

Elaboras o texto como achares melhor mas algo desse género só para prevenir usarem a tua foto para ganharem dinheiro como é habito em alguns concursos.

Ok. Assim de fato é bastante melhor.

Não existe um "modelo" pré-definido, mas basicamente tem que ser algo assim:

Pelo presente documento, "Tu" ( dados pessoais ) - de ora em diante abreviadamente designado por “AUTOR”, autorizo ( dados pessoais ) , de ora em diante abreviadamente designado por “CLIENTE/UTILIZADOR”, a utilização da foto X, no evento Y, no seguintes termos:

1- O UTILIZADOR compromete-se  a assegurar através de direitos de imagens fotográficas de que "Autor" é proprietário.

2-  Qualquer outra utilização da foto, impressão, ou cópia, fica extrictamente proibida, e carecendo nesse caso da autorização expressa do "AUTOR".

3...

Assinaturas, Data, Testemunha...
---------------------------------

Tipo, deves organizar os termos de forma a assegurar que "não abusam" :D

Estou a entender. Neste caso tem que ser impresso, assinado e depois digitalizado?  ;)

Partilhar Post #15 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 10 Novembro 2011 - 15:25

Ok. Assim de fato é bastante melhor.

Estou a entender. Neste caso tem que ser impresso, assinado e depois digitalizado?  ;)

Sim, e eles devolverem assinado.

Mas dissestes que era para um concurso... eles costumam a fornecer a declaração para esses efeitos, acho.

Partilhar Post #16 CarlosRodrigues1368133373

• Membro

Publicado 10 Novembro 2011 - 15:31

Para concursos normalmente eles tem a autorização deles tenta saber junto deles se existe ou não, senao fazes a tua.

IT Partilhar Post #17 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 10 Novembro 2011 - 16:43

Para concursos normalmente eles tem a autorização deles tenta saber junto deles se existe ou não, senao fazes a tua.

Ok, vou ver isso e já vos digo ;)

IT Partilhar Post #18 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 11 Novembro 2011 - 13:44

Boas ...

A declaração tem que ser feita por mim. Tem que constar uma declaração de cedência de direitos de autor, autorizando a participação em exposição e a reprodução da fotografia.

;)

Podem então ajudarem-me?;)

Partilhar Post #19 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 11 Novembro 2011 - 14:34

Boas ...

A declaração tem que ser feita por mim. Tem que constar uma declaração de cedência de direitos de autor, autorizando a participação em exposição e a reprodução da fotografia.

;)

Podem então ajudarem-me?;)

Cedência de direitos de autor é tu declarares que cedes o copyright da tua foto a eles!

Vê esta situação:

http://www.forumfoto...p?topic=87906.0

Ao fazeres essa declaração eles podem fazer o que bem entenderem com a foto, sem te pagar um tostão. Aliás, até te podem impedir que tu a uses ou vendas a terceiros.

Partilhar Post #20 CarlosRodrigues1368133373

• Membro

Publicado 11 Novembro 2011 - 16:41

Não necessariamente, se ficar escrito que apenas é para uso no concurso não podendo ser usada em fins comerciais e que os direitos são partilhados e não cedidos na sua totalidade, ficas um pouco salvaguardado, o importante é escreveres o que estas disposto a deixar que façam com a tua fotografia e o que não podem fazer assinas se eles assinarem tambem fica resolvida a questão