Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

o que é necessario para ter um laboratorio em casa?

• Por favor inicie sessão para responder
77 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 soncan

soncan

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: povoa de varzim

Publicado 20 Abril 2008 - 23:24

se eu quizer revelar as minhas fotos de rolo em casa de que equipamento necessito?
eu já li os outros tópicos mas nao percebo de que falam (desculpem a ignorância)

Anúncios

Partilhar Post #2 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 21 Abril 2008 - 22:38

A Preto e Branco: (negativos a cores e diapositivos é melhor ir ao laboratório, não compensa revelar em casa!)

No mínimo vais precisar:

1 Tanque de revelação para filmes com uma ou mais espirais

1 Ampliador e objectivas (melhor o que dá para 6x9, ou só para 35mm se quizeres) Eu tenho um Meopta 6x9, (um robusto dos anos 60) que adaptei para 9x12 :)

1 Marginador

1 Relógio ( se não comprares, contas e bates com o pé: e...um...e dois...(e...um é 1 segundo) :)

1 Lâmpada de segurança (filtro vermelho)

4 Tinas (revelador/paragem/fixador/lavagem) ou 3,a lavagem pode ser efectuada num local onde exista àgua corrente! (existem de vários tamanhos)

2 pinças ( 1 para revelador/ 1 fixador) eu uso as mãos,porque gosto de "chafurdar", mas não aconselho! :)

1 termómetro (-10oC a 60oC)

1 Copo medidor de volume

1 Funil

1 Pincel para limpar

1 Frasco de Revelador para filme
                                (ou universal)
1 Frasco de Revelador para papel

1 Frasco de Banho de Paragem (também pode ser feito com uma gotas de vinagre na àgua), eu faço a olho :)

1 Frasco de Fixador (dá para o filme e papel)

1 Frasco de "agente de secagem para o filme" (se não comprares podes usar umas gotas de liquido para a loiça, agitas até fazer espuma e pronto..também serve) :)

Papel de vários graus / (de extra suave a extra duro)

Ou papel de contaste variável ( para se usar este, tem de se comprar o kit de filtros)

Acho que não falta nada, a não ser...:

Muita paciência...com muito "feeling" e uma música à mistura, experiências e muito papel rasgado até se conseguir os melhores resultados!

Boas Fotos

Cump
RB

Partilhar Post #3 phrenytz

phrenytz

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Abril 2008 - 23:54

Filtros multigrade também dão jeito para manipulares o contraste. Assim ficas mais livre do papel de contraste variavel

Partilhar Post #4 nscampos

nscampos

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Viseu

Publicado 29 Abril 2008 - 00:44

Melhor do que filtos multigrade são as cabeças de cor. Eu só faço P&B e optei por comprar uma cabeça de cor (Dunco 6x6).
Os filtros são internos, muito mais duráveis e de melhor qualidade.

Compra a melhor lentes que possas, que agora estão baratas.
Uma Schneider, Rodenstock ou Nikkor de 6 elementos. Qualquer uma é boa. As Rokkor (Minolta) também são boas (serviam para o Eugene Smith, servem para nós, não?).

Usadas no Ebay consegues uma, com calma, por 20/30€.

Partilhar Post #5 Stieglitz

Stieglitz

• Membro
  • Registo: 12/10/2004
    • Local: Algueirão - Sintra

Publicado 01 Junho 2008 - 09:00

Agora, não te esqueças que, revelação em casa, apenas em proceço preto e branco. Revelação côr é demasiado complicado e dispendioso. :th_up:

Partilhar Post #6 cesarfaria

cesarfaria

• Membro
  • Registo: 28/07/2008

Publicado 27 Agosto 2008 - 22:26

só fiz uma vez revelação manual num clube de fotografia na escola... e adorei...
mas nunca tive oportunidade de arranjar os equipamentos para mim.
E agora... tarde de mais... :( já so uso digital

Partilhar Post #7 Stieglitz

Stieglitz

• Membro
  • Registo: 12/10/2004
    • Local: Algueirão - Sintra

Publicado 27 Agosto 2008 - 23:44

só fiz uma vez revelação manual num clube de fotografia na escola... e adorei...
mas nunca tive oportunidade de arranjar os equipamentos para mim.
E agora... tarde de mais... :( já so uso digital

Nunca é tarde de mais. Cada vez se vêem mais laboratórios de P/B à venda. Podes sempre usar o P/B como alternativa criativa ao digital. Da muito mais gozo. :th_up:

Partilhar Post #8 Niiinhas

Niiinhas

• Novo Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 09 Agosto 2011 - 11:51

E onde posso comprar o equipamento?
Tenho uma máquina antiga da minha tia(acho que é o "ampliador" onde meto o negativo e tem a luz por cima e depois amplia para o papel),mas está nos Açores e acho que ela não me deixa levar para Lisboa onde vou morar agora...

Alguém sabe onde se pode arranjar? E preços?

Obrigada!

Partilhar Post #9 jagc

jagc

• Membro
  • Registo: 12/11/2008
    • Local: Margem Sul
    • memoriar.org - Criar, fazer memórias.

Publicado 19 Agosto 2011 - 18:25

Um ampliador é super barato, eu tenho um em casa mas não uso nem posso porque me falta o apoio...deve ter-se perdido nas mudanças  :(
Eu também gostava de saber/poder revelar em casa, mas é muito complicado aprender isso sozinho. Além disso ainda tenho de adquirir aquela lista lá de cima, enfim há de haver qualquer dia quem me dá para isto. Agora uma coisa concordo, fotografar em analógico dá-me muito mais gozo do que o digital, e se revelasse em casa acho que ficava caido no chao de tao contente ahahah!  :lol:

Partilhar Post #10 ivo vladimiro

ivo vladimiro

• Membro
  • Registo: 14/03/2011

Publicado 02 Setembro 2011 - 18:48

Revelar em casa é a coisa mais simples que pode existir. kase tão banal como ligar uma maquina digital ao pc e executar todos os paremetros para que a foto fique em condiçoes.

ah varios videos sobre revelação de filme e ate de papel.

em relação a sitios onde comprar material todas as lojas vendem.

deixo alguns liks

http://www.estudiopt...category_id=285

http://www.colorfoto.pt/

Partilhar Post #11 Crazy_kiko

Crazy_kiko

• Membro
  • Registo: 09/06/2008

Publicado 03 Setembro 2011 - 20:52

O problema de revelar em casa muitas vezes não passa por adquirir o material mas sim o resto:

- Espaço ( que tem de ser um local escuro, onde se possa revelar o filme e depois de revelar um local onde se o possa deixar a secar... Mais tarde o local onde tem o ampliador com todas as tinas( revelação, banho de paragem e fixador )... Finalmente e na minha opinião a parte mais complicada a parte onde após deixar fixar deixar passar as imagens por agua corrente...

Ter em conta estes aspectos é o que na minha opinião leva muito ppl a deixar de revelar o seu material...

Pelo menos para mim o espaço com agua corrente e espaço suf. para trabalhar á vontade foram as razões pela qual não ctn a revelar a P&B.

Partilhar Post #12 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 01 Abril 2012 - 16:19

Boas! tenho para venda 2 laboratorios completos com ampliador paterson e todo o material de revelação (tudo a estrear) Ficaram de fora porque eu fazia workshops de laboratorio e deixei de os fazer, pelo que ficaram na loja. Vendo por 300 euros que é um preço abaixo do valor real. Tel. 960 140 690 envio fotos por mail a quem solicitar          mail:    vcfoto@gmail.com

Partilhar Post #13 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 09 Abril 2012 - 19:01

Quanto é que se gasta aproximadamente para se revelar (desde o filme 120 até ao papel)?

Gostava de começar a revelar em casa os filmes P&B que tenho da RZ67, mas sou completamente novato em revelação e em tudo o que é filme!

Partilhar Post #14 salprata

salprata

• Membro
  • Registo: 18/07/2010

Publicado 09 Abril 2012 - 21:05

Bem...

se não percebes nada

não compres já tudo

Começa por revelar os negativos

- 3 copos graduados de 1 litro, podes comprar no chinês

- 1 tanque de revelação de filmes com 2 espirais
(arranja um rolo velho para perceberes como se coloca o filme nas espirais às escuras, se for preciso estraga um rolo virgem)
depois totalmente ás escuras, terás que colocar os rolos na espirais e fecha-los no tanque com a 1 tampa e só depois deves acender a luz

agora ás claras

se o tanque de revelação for 500ml:
em cada copo graduado:

Revelador
normalmente 100ml de revelador com 400ml de agua
Com o revelador a 20Cº 4 minutos agitar de 30 em 30s

-termómetro

Paragem
umas gotas de acido acético em 5ooml
1 minuto

Fixador
100ml de Fixador com 400ml de agua
10 minutos agitar em cada minuto

Lavagem, meia hora em agua corrente,
(mangueira do chuveiro direccionada para o interior do tanque)

se agua tiver muito calcário, passar os filmes por agua destilada antes de colocar a secar

retirar os rolos das espirais deixar secar ao ar, sem secadores de ar quente

e voilá

nota
o copo do revelador deve ser sempre o copo do revelador, não trocar os copos

Partilhar Post #15 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro

Publicado 09 Abril 2012 - 21:14

Obrigado Salprata! estive ainda agora a ver um brasileiro no youtube a fazer todo o processo, que por acaso explicou bastante bem :) não me parece ser difícil (pelo menos a parte da revelação).
Acho que me vou aventurar!

Partilhar Post #16 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro

Publicado 09 Abril 2012 - 22:32

Desculpa a pergunta parva e o double post, mas como é que mantenho o revelador a 20ºC? se tiver a uma temp. inferior, aqueço no microondas?  :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #17 Rodinal

Rodinal

• Em Validação
  • Registo: 08/02/2008

Publicado 09 Abril 2012 - 23:31

Podes fazê-lo, mas depois tens um problema maior...arrefecer o banho.
Usas uma resistência de aquário, que a forma mais económica e fácil.

Partilhar Post #18 salprata

salprata

• Membro

Publicado 10 Abril 2012 - 06:55

Agua do esquentador, temperada

Se a temperatura for mais elevada que o recomendado aumentas o contraste do filme, se for mais baixa diminuis o contraste, o mesmo com o tempo de revelação, se aumentares o tempo de revelação aumentas o contraste...

no mercado existe ou existia vários tipos de revelador, cada tipo ou marca tem uma diluição e e temperatura e o tempo de revelação, tens que ver no frasco

E existe revelador para filme, papel, universal (PAPEL E FILME),
ESTES É USAR E DEITAR FORA

Depois existe um revelador que vais regenerando, por cada rolo que revelas acrescenta uma certa quantidade de revelador novo (usado em escolas, mais complicado para quem começa)

Partilhar Post #19 pedrobsmarques

pedrobsmarques

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Almada - Seixal - Póvoa de Varzim

Publicado 10 Abril 2012 - 09:09

Desculpa a pergunta parva e o double post, mas como é que mantenho o revelador a 20ºC? se tiver a uma temp. inferior, aqueço no microondas?  :lol: :lol: :lol:

nao precisas de te preocupar muito com a temperatura...
se estiver acima ou abaixo compensas no tempo.

Partilhar Post #20 salprata

salprata

• Membro

Publicado 10 Abril 2012 - 09:24

:D

Convém fixar a temperatura ou 20ºc ou 24ºc depende da marca do revelador ver no rotulo

e só mexer no tempo entre 4 minutos a 8minutos no máximo

mas antes perceber o que está em causa, nos 3 primeiros minutos de revelação são reveladas as sombras, e só depois começa a revelação da alta luz, logo se começares a ter céus muito contrastados, negativos chatos de imprimir, com pouca gama de cinzentos,  começa a reduzir o tempo de revelação que é recomendado pela marca...

se pelo contrario, se o objectivo for ter negativos de alto contraste da-lhe uns 7 minutos revelação

com o tempo acertas o teu tempo de revelação conforme o que mais te agrada