Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Película ou Digital ?

• Por favor inicie sessão para responder
108 respostas a este tópico

Votação: Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #81 portellini

portellini

• Membro
  • Registo: 16/06/2008

Publicado 16 Outubro 2014 - 13:45

É que nem tem comparação possível. Ou será que todos os profissionais que passaram para o digital estão enganados e continuam a gastar mais dinheiro porque sim?

No caso da fotografia de natureza, que é o que mais faço, posso confirmar que a diferença é radical. Uma saída para fotografar aves em vôo (marítimas por exemplo), e porque as aves não vão posar para nós num ambiente de luz controlada, pode significar facilmente 1000-1500 fotos, para conseguires aproveitar umas 100 boas. Experimenta fazer isso com filme.

E não é uma saída apenas, fazer isso várias vezes por mês já seria um descalabro de custos em filme.

É verdade, dragon. Esqueci-me de ressalvar certas áreas em que há muita fotografia que é necessariamente para o lixo. Refiro-me àquelas em que se aproveita a esmagadora maioria das imagens. Se usar 10 rolos de 120 em 6x6 num casamento (120 fotografias), garantidamente tenho 90-100 boas fotografias.

Anúncios

Partilhar Post #82 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 16 Outubro 2014 - 13:59

É verdade, dragon. Esqueci-me de ressalvar certas áreas em que há muita fotografia que é necessariamente para o lixo. Refiro-me àquelas em que se aproveita a esmagadora maioria das imagens. Se usar 10 rolos de 120 em 6x6 num casamento (120 fotografias), garantidamente tenho 90-100 boas fotografias.

Bom gostyo

Partilhar Post #83 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 16 Outubro 2014 - 14:15

Tanta gente a dizer que fotografa com filme e ninguém "posta" resultados!  :bleh: 

Prefiro o filme, porque sou alto hipster por todos os motivos e mais alguns. Não sai assim tão mais caro se se souber onde comprar as coisas e se fizer as revelações em casa. Senão: bebe-se menos 1 café, menos uma imperial, e fuma-se menos ou não se fuma de todo - opções. 

Película 135 pela ergonomia, e "rapidez de disparo".

Película de 120 pela qualidade. 

Não tenho nada contra o digital, de momento só o utilizo em concertos e uma ou outra vez em viagem ou férias/festas com amigos. Na minha última viagem só levei analógico e não me arrependo nem um bocadinho. 

PS: Verdade seja dita que minto quando digo que só uso analógico, não digitalizasse eu os negativos. 

Editado por ricardoA, 16 Outubro 2014 - 14:34 .

Partilhar Post #84 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 17 Outubro 2014 - 09:47

eu bem que queria fazer mais pelicula mas não tendo um scanner fico dependente das digitalizações que se fazem por aí e depois de fazer umas quantas fiquei bastante desiludido com os resultados, para não escrever outra coisa.

Revelações em casa também está fora de questão.

O "problema" da película na minha opinião é que cada elo da cadeia é importante...não basta ter uma maquina razoavel, uma boa lente, um bom rolo...ainda há a revelação e a digitalização (se for caso disso) e cada um contribui para o resultado final.

Partilhar Post #85 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 14:35

Partilhar Post #86 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 17:43

eu bem que queria fazer mais pelicula mas não tendo um scanner fico dependente das digitalizações que se fazem por aí e depois de fazer umas quantas fiquei bastante desiludido com os resultados, para não escrever outra coisa.
Revelações em casa também está fora de questão.
O "problema" da película na minha opinião é que cada elo da cadeia é importante...não basta ter uma maquina razoavel, uma boa lente, um bom rolo...ainda há a revelação e a digitalização (se for caso disso) e cada um contribui para o resultado final.

Compreendo o que dizes e posso dizer-te que a digitalização é o elemento mais fraco do processo. Se virmos que ainda ha muita gente a revelar bem e muito bem rolos - Tricolor, Fotosport do Vasco, Colorfoto etc. Na digitalização encontram-se resultados bons e maus no mesmo local entre rolos diferentes. na tricolor assumem logo o erro e arranjam perfeitinho, maa nao deixa de ser chato ter de la voltar. A mim nao me custa..

Entretanto encontrei quem digitaliza em scanner de tambor. 4,5 sem limpeza de po e 9 com limpeza. Nao faço ideia do que isto é. Deascubro em breve :-)

Partilhar Post #87 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 17 Outubro 2014 - 18:01

Compreendo o que dizes e posso dizer-te que a digitalização é o elemento mais fraco do processo. Se virmos que ainda ha muita gente a revelar bem e muito bem rolos - Tricolor, Fotosport do Vasco, Colorfoto etc. Na digitalização encontram-se resultados bons e maus no mesmo local entre rolos diferentes. na tricolor assumem logo o erro e arranjam perfeitinho, maa nao deixa de ser chato ter de la voltar. A mim nao me custa..

Entretanto encontrei quem digitaliza em scanner de tambor. 4,5 sem limpeza de po e 9 com limpeza. Nao faço ideia do que isto é. Deascubro em breve :-)

Custa-me a acreditar nesse preços para esse processo. Scanner de tambor não se coaduna bem com 35mm e além disso o trabalho que dá montar cada frame num tambor é demasiada para esse preços. No states há serviços a cobrar 200 dolares por chapa de 4x5 (se bem que oferecem também tratamento da imagem no preço). Os preços nos laboratórios alemães começam nos 60 euros para cima por chapa de 4x5. 

Partilhar Post #88 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 18:01

Hoje liguei para Tricolor depois de ter visto algumas fotos tuas e têm uns preços porreiros mas fica-me completamente fora de mão...

Partilhar Post #89 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 18:17

Jvalles e Cameras & Companhia digitalizam bem. Pelo que vejo és de Almada, bem combinado eu digitalizava-te isso de borla. 

Partilhar Post #90 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 18:35

Jvalles e Cameras & Companhia digitalizam bem. Pelo que vejo és de Almada, bem combinado eu digitalizava-te isso de borla.

Na...nao gosto de dar trabalho a ninguem mas agradeço-te imenso à mesma.
Cameras e companhia? Mas isso nao é no Porto?

Partilhar Post #91 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 18:48

Sim, conheço quem mande os negativos de propósito para o Porto. Mas o Jvalles, em Lisboa, é muito bom também - só que a qualidade paga-se. 

Revelações a cores faço-as no LX Factory, na Print Factory, pela qualidade da revelação, rapidez (30 min - 1 h), e localização. Só não gosto da maneira como devolvem os negativos - num saco de plástico, sem micas nem nada - mas para a próxima já os chamo à atenção. 

Editado por ricardoA, 17 Outubro 2014 - 18:49 .

Partilhar Post #92 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:22

Sim, conheço quem mande os negativos de propósito para o Porto. Mas o Jvalles, em Lisboa, é muito bom também - só que a qualidade paga-se.

Revelações a cores faço-as no LX Factory, na Print Factory, pela qualidade da revelação, rapidez (30 min - 1 h), e localização. Só não gosto da maneira como devolvem os negativos - num saco de plástico, sem micas nem nada - mas para a próxima já os chamo à atenção.

É só pedires para cortarem o negativo. Se não pedires não fazem.

Partilhar Post #93 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:31

Custa-me a acreditar nesse preços para esse processo. Scanner de tambor não se coaduna bem com 35mm e além disso o trabalho que dá montar cada frame num tambor é demasiada para esse preços. No states há serviços a cobrar 200 dolares por chapa de 4x5 (se bem que oferecem também tratamento da imagem no preço). Os preços nos laboratórios alemães começam nos 60 euros para cima por chapa de 4x5.

Esta malta jovem nao se informa. É normal os valores serem inferiores. Nao deve haver muito movimento

Partilhar Post #94 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:55

É só pedires para cortarem o negativo. Se não pedires não fazem.

E cortam e colocam-no numa mica, ou qualquer coisa do género, de modo a protege-lo do pó, ou nem por isso?

Editado por ricardoA, 17 Outubro 2014 - 19:56 .

Partilhar Post #95 resteves

resteves

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 20:06

E cortam e colocam-no numa mica, ou qualquer coisa do género, de modo a protege-lo do pó, ou nem por isso?

Exacto, cortam e colocam numa espécie de.arquivador a.metro.

Partilhar Post #96 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 20:18

Exacto, cortam e colocam numa espécie de.arquivador a.metro.

E paga-se mais por isso?

Partilhar Post #97 resteves

resteves

• Membro

Publicado 17 Outubro 2014 - 20:26

E paga-se mais por isso?

Não.

É mesmo só dizer que queres

Partilhar Post #98 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 17 Outubro 2014 - 20:44

Cuidado com as "micas", protegem do pó, mas estão sujeitas a aranhões (pelo "tirar e pôr") e a outros processos de degradação, pelo que convém que seja de qualidade, por exemplo poliester ou então, é meio caminha andado para o um negativo ir ao ar...

Partilhar Post #99 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Janeiro 2015 - 12:01

Mais um que começou na película (35mm), passei para o digital onde me mantenho e, recentemente e paralelamente, passei a dedicar-me à fotografia em película mas desta vez em médio formato.

E é como disseram anteriormente, a magia e romantismo da coisa é completamente diferente. A foto é muito mais pensada, muito mais ponderada.

Neste momento só ando com a indecisão do(s) sitio(s) onde revelar os negativos 120 e digitalizar.

De qualquer modo, em digital, faço cada vez menos fotos a cada saída. Li em algum lado que quanto mais evoluimos como fotógrafos, menos fotografias tiramos. Ficamos mais críticos talvez.

A minha especie de proporção é fazer 1 rolo de 120 (10 fotos) a cada mês. No meu caso, acaba por ser um custo suportável.

Partilhar Post #100 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 14 Janeiro 2015 - 16:05

Mais um que começou na película (35mm), passei para o digital onde me mantenho e, recentemente e paralelamente, passei a dedicar-me à fotografia em película mas desta vez em médio formato.
E é como disseram anteriormente, a magia e romantismo da coisa é completamente diferente. A foto é muito mais pensada, muito mais ponderada.
Neste momento só ando com a indecisão do(s) sitio(s) onde revelar os negativos 120 e digitalizar.

De qualquer modo, em digital, faço cada vez menos fotos a cada saída. Li em algum lado que quanto mais evoluimos como fotógrafos, menos fotografias tiramos. Ficamos mais críticos talvez.

A minha especie de proporção é fazer 1 rolo de 120 (10 fotos) a cada mês. No meu caso, acaba por ser um custo suportável.

Cores Suaves: 1.75e lol a revelacao