Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Película ou Digital ?

• Por favor inicie sessão para responder
108 respostas a este tópico

Votação: Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #61 alexacherry

alexacherry

• Membro
  • Registo: 14/09/2009

Publicado 17 Junho 2010 - 19:44

Maioritariamente digital, mas uso ambos...

Anúncios

Partilhar Post #62 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Junho 2010 - 21:35

Mais digital que filme, mas só agora é que estou a começar a usar filme :P

Partilhar Post #63 nupema

nupema

• Novo Membro
  • Registo: 25/07/2011
    • Local: Margem Sul

Publicado 05 Agosto 2011 - 13:45

Passei do 35mm para o digital há um par de anos.

Partilhar Post #64 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 05 Agosto 2011 - 13:54

Uso digital, mas nao me importava de aprender a fotografar em filme tambem  ;)

Partilhar Post #65 COZETO

COZETO

• Membro
  • Registo: 15/08/2008
    • Local: Área Metropolitana de Lisboa

Publicado 11 Fevereiro 2014 - 14:02

Para um amante de vintage , prefiro película , mas uso tambem digital.

Partilhar Post #66 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 11 Fevereiro 2014 - 19:42

Um tópico bem antigo...

Contudo deixo a minha opinião que vale o que vale. Fotografei durante mais de 30 anos com película, nomeadamente com Kodak Tri-X e depois Ilford HP4 e 5, em preto e branco, e, em cores diapositivo em Agfa CT18 e Kodachrome . Negativo depois disso.

Felizmente veio o digital! 

Não no início, claro, mas depois, a partir de 2004-2005. 

A qualidade, a facilidade, a economia, a fiabilidade nada têm a ver.

Fotografar em película nos dias de hoje, em pequeno formato, só por piada, por graça.

O digital ultrapassou há muito o que se pode obter em película. Nem vale a pena discutir isso. Apenas há um problema que é a preservação. Os filmes, bem preservados, duram centenas de anos, os ficheiros digitais nem pensar. Mas isso é museologia.

Ah, esquecia outro problema - a massificação. Há 30 ou 40 anos poucos fotografavam. Agora todos o fazem.

Boa noite para todos e um abraço.

Partilhar Post #67 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 11 Fevereiro 2014 - 20:57

Um tópico bem antigo...

Contudo deixo a minha opinião que vale o que vale. Fotografei durante mais de 30 anos com película, nomeadamente com Kodak Tri-X e depois Ilford HP4 e 5, em preto e branco, e, em cores diapositivo em Agfa CT18 e Kodachrome . Negativo depois disso.

Felizmente veio o digital! 

Não no início, claro, mas depois, a partir de 2004-2005. 

A qualidade, a facilidade, a economia, a fiabilidade nada têm a ver.

Fotografar em película nos dias de hoje, em pequeno formato, só por piada, por graça.

O digital ultrapassou há muito o que se pode obter em película. Nem vale a pena discutir isso. Apenas há um problema que é a preservação. Os filmes, bem preservados, duram centenas de anos, os ficheiros digitais nem pensar. Mas isso é museologia.

Ah, esquecia outro problema - a massificação. Há 30 ou 40 anos poucos fotografavam. Agora todos o fazem.

Boa noite para todos e um abraço.

Vou ter de responder :)

Em primeiro lugar é uma pena ter deixado de fotografar filme. Esses conhecimentos deviam ser muito úteis, inclusive, a mim. Além de que a quimica será sempre superior aos sensores de luz :)

A massificação não traz qualidade. Traz democratização. Fotografa-se mais, mas também se fotografa pior

Preservação do que foi tirado ontem. Basta um virus e a foto morre. Não é por acaso que a maior parte dos grandes fotógrafos tem dois, três servidores com informação repetida... Têm medo de perder a informação... É necessário mais dinheiro hoje para se fazer o mesmo que se fazia com uma maquina barata há duas décadas

Editado por Iloper, 11 Fevereiro 2014 - 20:58 .

Partilhar Post #68 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 11 Fevereiro 2014 - 21:28

Lloper, no que diz respeito à tomada de vistas, fotografar em digital ou em película parece-me ser o mesmo. Isto se utilizarmos um meio idêntico já que nos tempos do filme não existiam essas maquinetas sem visor que hoje proliferam por aí.

Agora na revelação ou tratamento do que se capta é que a diferença é enorme. Da câmara escura para o Lightroom vai cá uma diferença!

Depois há um acréscimo de qualidade muito grande. Fotografar à noite com qualidade só passou a ser possível com o digital, por exemplo.

Durante algum tempo ainda pensei que o filme teria uma vantagem no preto e branco mas actualmente nem isso.

E quanto aos custos o melhor é nem falar. É incomparavelmente menos caro. E eu imprimo as fotos que gosto, mas hoje faço-o com um controlo total quanto à cor e em A4 quando dantes tinha de mandar revelar e ampliar em 10X15 tudo e só depois escolhia as melhores. Isto para não falar no preço de fazer uma foto em papel a partir de um diapositivo.

Para mim o digital foi um grande progresso na fotografia dos amadores.

Editado por Ruinog, 11 Fevereiro 2014 - 21:28 .

Partilhar Post #69 COZETO

COZETO

• Membro

Publicado 12 Fevereiro 2014 - 07:34

A industria fotográfica está feita para o consumismo , hoje como o Ruinog diz , existe muitos "fotógrafos" , claro geralmente ,uma maquina digital faz tudo , é só clicar e sai a foto depois o tratamento da adição , se não gostar , apaga .
Nao venho aqui discutir as potencialidades do digital, mas uma coisa sei , tenho varias maquinas fotograficas com 40, 50 , 60 anos , a trabalhar perfeitamente , coloco de vez enquando um rolo e as fotos que saem não ficam nada a dever a uma maquina digital.
Ainda aproveitando a parte de se referir ao museu , uma coisa sei , nenhuma maquina digital consegue sobreviver a trabalhar mais de uma vintena de anos , graças a limitação das baterias , que são limitadas na sua durabilidade e tenho a certeza que daqui a uns vinte e cinco anos muitas maquinas digitais , serão simples pisa-papeis e muitas maquinas analógicas que eu tenho vão continuar a trabalhar .
mas tudo isto é discutível , mas deixei a minha opinião e vale o que vale .

Partilhar Post #70 Bezos

Bezos

• Membro
  • Registo: 05/07/2013
    • Local: Lisboa - Portugal
    • Corrija o sábio e o fará mais sábio... Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Publicado 12 Fevereiro 2014 - 07:51

A industria fotográfica está feita para o consumismo , hoje como o Ruinog diz , existe muitos "fotógrafos" , claro geralmente ,uma maquina digital faz tudo , é só clicar e sai a foto depois o tratamento da adição , se não gostar , apaga .
Nao venho aqui discutir as potencialidades do digital, mas uma coisa sei , tenho varias maquinas fotograficas com 40, 50 , 60 anos , a trabalhar perfeitamente , coloco de vez enquando um rolo e as fotos que saem não ficam nada a dever a uma maquina digital.
Ainda aproveitando a parte de se referir ao museu , uma coisa sei , nenhuma maquina digital consegue sobreviver a trabalhar mais de uma vintena de anos , graças a limitação das baterias , que são limitadas na sua durabilidade e tenho a certeza que daqui a uns vinte e cinco anos muitas maquinas digitais , serão simples pisa-papeis e muitas maquinas analógicas que eu tenho vão continuar a trabalhar .
mas tudo isto é discutível , mas deixei a minha opinião e vale o que vale .

Hoje em dia a principal limitação quanto à vida útil de um equipamento electrónico portátil é, como bem referiste, a sua bateria (apesar dos avanços dos últimos anos e mesmo que sejam utilizadas de forma correcta, uma bateria não se aguenta mais do que 4 ou 5 anos), no entanto, as baterias podem ser substituídas, portanto, desde que esteja disponível uma bateria compatível com o modelo em questão, uma câmera fotográfica digital tem tanto ou mais durabilidade do que uma câmera mecânica analógica.

No entanto, não estou a ver alguma empresa daqui há 60 anos a fabricar uma bateria compatível com algum modelo digital dos nossos tempos!! :) Até pq, a contar pela velocidade com a qual a tecnologia avança, daqui há 60 anos muito provavelmente a era das baterias químicas (cuja produção é tremendamente poluente) já terá chegado ao fim.

Portanto, a não ser por conta de um ou outro grande entusiasta, daqui há 60 penso que 99,999% das máquinas digitais de hoje não deverão estar mais operacionais, e com as campanhas de reciclagem de material electrónico, provavelmente já nem sequer existirão!

Partilhar Post #71 COZETO

COZETO

• Membro

Publicado 12 Fevereiro 2014 - 08:10

Concordo com explicação .

Hoje em dia a principal limitação quanto à vida útil de um equipamento electrónico portátil é, como bem referiste, a sua bateria (apesar dos avanços dos últimos anos e mesmo que sejam utilizadas de forma correcta, uma bateria não se aguenta mais do que 4 ou 5 anos), no entanto, as baterias podem ser substituídas, portanto, desde que esteja disponível uma bateria compatível com o modelo em questão, uma câmera fotográfica digital tem tanto ou mais durabilidade do que uma câmera mecânica analógica.

No entanto, não estou a ver alguma empresa daqui há 60 anos a fabricar uma bateria compatível com algum modelo digital dos nossos tempos!! :) Até pq, a contar pela velocidade com a qual a tecnologia avança, daqui há 60 anos muito provavelmente a era das baterias químicas (cuja produção é tremendamente poluente) já terá chegado ao fim.

Portanto, a não ser por conta de um ou outro grande entusiasta, daqui há 60 penso que 99,999% das máquinas digitais de hoje não deverão estar mais operacionais, e com as campanhas de reciclagem de material electrónico, provavelmente já nem sequer existirão!

Partilhar Post #72 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 12 Fevereiro 2014 - 08:55

Recentemente comecei a descobrir o filme de 35mm.

Para mim a fotografia é um passatempo apenas e como tal posso-me deixar levar pelo romanticismo de fotografar em filme.

Romanticismo poderá não ser a melhor palavra, mas realmente há algo único em pegar numa máquina totalmente (ou quase) mecânica e carregar no obturador. Os resultados são perfeitos na sua imperfeição.

Claro que o digital apresenta bastante vantagens. É mais pratico, produz resultados mais fidedignos e rápidos, acaba por ser mais barato a médio e longo prazo.

Eu uso os dois.

Partilhar Post #73 torralvo

torralvo

• Novo Membro
  • Registo: 15/10/2014
    • Local: porto

Publicado 15 Outubro 2014 - 14:48

Digital 

Partilhar Post #74 Bruno Gil

Bruno Gil

• Membro
  • Registo: 30/11/2011
    • Local: Oeiras

Publicado 15 Outubro 2014 - 15:40

35mm digital e filme
Médio Formato 6x7 filme
Médio Formato 4x5 digital
Grande Formato filme
Não votei 😄

Sent from my iPhone using Tapatalk

Partilhar Post #75 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 15 Outubro 2014 - 15:57

Digital e com muito muito custo.

À muito muito tempo...tipo 15 anos, vá...saquei umas em pelicula numa velinha canon A-1 mas que entretanto, o tempo encarregou-se de a fazer desaparecer :(

Partilhar Post #76 sofiamoreira

sofiamoreira

• Novo Membro
  • Registo: 15/10/2014
    • Local: Porto

Publicado 15 Outubro 2014 - 20:19

digital claro

Partilhar Post #77 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 15 Outubro 2014 - 20:30

Não li o que escreveram mas a minha opinião é:

É fácil hoje em dia a quem aprendeu com digital, passar para a pelicula e defender as suas vantagens.

Eu aprendi por conta própria com uma máquina totalmente manual de película e a pagar revelações e revelações para deitar fora.

Por isso defendo o digital para aprender e depois de saber a técnica de fotografar, cada um dedica-se ao que lhe der mais prazer.

Eu evoluí mais em 1 ano de digital do que em 10 de película.

Partilhar Post #78 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 16 Outubro 2014 - 08:56

https://flic.kr/p/pnkmf8

Partilhar Post #79 portellini

portellini

• Membro
  • Registo: 16/06/2008

Publicado 16 Outubro 2014 - 10:08

É incrível como passado tantos anos sobre o aparecimento de máquinas digitais com capacidades profissionais (+ de 10), ainda haja tanta gente a achar que fotografar digital é mais barato.

É fazer as contas ao custo já enterrado em corpos, computadores e seus upgrades, em actualizações de software, etc. É claramente superior (falando em corpos profissionais e dos necessários upgrades para que uma pessoa se mantenha competitivamente no mercado) ao custo em revelações.

Profissionalmente, uso ambos os suportes. No entanto, o digital ganha apenas pela conveniência. No entanto, por prazer e para alguns clientes mais requintados, não há dúvida que a película é a primeira escolha.

Claro que na película os erros custam dinheiro. E esse é o principal problema para a maioria dos fotógrafos amadores menos experientes. Mas ao contrário do digital, cada fotografia conta; cada fotografia tem um propósito em si.

Partilhar Post #80 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 16 Outubro 2014 - 11:38

É incrível como passado tantos anos sobre o aparecimento de máquinas digitais com capacidades profissionais (+ de 10), ainda haja tanta gente a achar que fotografar digital é mais barato.

É que nem tem comparação possível. Ou será que todos os profissionais que passaram para o digital estão enganados e continuam a gastar mais dinheiro porque sim?

No caso da fotografia de natureza, que é o que mais faço, posso confirmar que a diferença é radical. Uma saída para fotografar aves em vôo (marítimas por exemplo), e porque as aves não vão posar para nós num ambiente de luz controlada, pode significar facilmente 1000-1500 fotos, para conseguires aproveitar umas 100 boas. Experimenta fazer isso com filme.

E não é uma saída apenas, fazer isso várias vezes por mês já seria um descalabro de custos em filme.