Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Película ou Digital ?

• Por favor inicie sessão para responder
108 respostas a este tópico

Votação: Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #41 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 07 Junho 2009 - 01:00

Eu disse isso por mim, pela minha forma de aprender, e que penso que foi uma boa forma de aprender rápido. Não é a questão de tirar 415345461 fotos. É o facto de tirar uma foto com um determinado f, uma determinada v e um ISO especifico e ver o resultado. Depois estudar o DOF, o efeito da velocidade, o que acontece se alterarmos um e não compensar com o outro. Não é tirar um número louco de fotos, mas sim de poder estudar até a exaustão todas essas variáveis, e ver os resultados logo no momento a seguir.
(...)

Tudo bem, admito que num caso ou noutro (como o teu, por exemplo) poderá ser mais fácil essa aprendizagem no digital. Mas isso acontece quando se é metódico, e nesses casos, tanto aprendias com o digital, como com o analógico... Só que, concordo, gastas menos dinheiro ao fazê-lo em digital. :D

Mas o que referiste no teu anterior post...

Numa saída com digital tirava montes de fotografias, e dava por mim em casa a observar pequenos pormenores da paisagem que ficou na fotografia que no momento nem sequer reparei.

É o que mais acontece... No digital, normalmente dispara-se primeiro, e vê-se depois. :D Só que, depois pode ser tarde demais... E como temos o Photoshop logo ali à mão para "corrigir" os erros, a tentação de "aldrabar" aquilo que nasceu torto, é muito grande...

Enquanto que, a diferença para o analógico...

Na minha primeira saída com analógico dei por mim com atenção a todos os pormenores, muito mais atenção à paisagem, as pessoas, via muito mais com os olhos, do que com a máquina pronta a disparar... e cheguei a casa sem as 36 exposições completas!

É precisamente esta que referes...  ;)

Saber olhar antes de disparar, é só por si meia fotografia. No analógico, olha-se e pensa-se: será que vale a pena o dinheiro?
E então começamos a ser mais exigentes, não só com os enquadramentos, mas também com os assuntos. Em resumo, pensamos antes de carregar no botão. E isso não se resume à técnica, também terá a haver com a criação de um estilo pessoal.

Mas claro que, mais uma vez, não estou a afirmar isto de modo taxativo (embora talvez parecesse na minha primeira opinião sobre o assunto)... Apenas digo que, é mais fácil sermos metódicos e criativos (porque temos mesmo que ser) se começarmos pelo analógico. Por isso muitas escolas de fotografia, começam a ensinar por aí...

E agora, que temos o digital como termo de comparação, sentimos ainda mais isso... ;) É que, quando não sabíamos que era possível "carregar no botão" sem estar sempre a desembolsar, também fazíamos muitos "disparates", mas agora não... Agora, com o analógico, pensamos mais ainda que antes. Eu vejo isso por mim.

No entanto, por outro lado (e para desconstruir os meus próprios argumentos) o digital presta-se muito mais à experimentação despreocupada, o que também pode dar os seus frutos criativos. Quantas das grandes descobertas, não foram feitas por puro acaso?

Mas lá está, (e dando mais uma volta) algo que aconteça o acaso, só por si, não constitui inovação... Terá que haver também quem saiba observar e ver nesse acontecimento fortuito, algo de inovador, para depois tirar partido desenvolvendo...

Enfim, depois de des-desconstruir todos os argumentos possíveis à volta destas questões, quanto a mim só se pode chegar à conclusão que, seja com que equipamento for, o importante é que não nos deixemos "enebriar" pela aparente facilidade e aparente "magia" que a fotografia (e principalmente o digital) nos proporciona.    

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

Anúncios

Partilhar Post #42 Two

Two

• Membro
    • Local: Maia

Publicado 07 Junho 2009 - 10:30

Eu concordo exactamente com o nuunno. Eu tinha uma EOS 300 que sempre usei em "full auto" passei para uma compacta e deixei a EOS 300. À cerca de 1 ano e meio comprei uma 400D que me permitiu, por motivos económicos, compreender determinados conceitos que eu jamais tinha compreendido na analógica, ou seja quase tudo. Isto permitiu-me repescar a EOS 300, com a qual ando agora todo contente. As duas têm o seu lugar não digo que prefiro uma ou outra. Se vou tirar fotografias no futebol dos miúdos, prefiro mil vezes a 400D, mas se vou tirar fotografias de rua a 300 com um T-Max e uma lente 50 é imbatível.
Na minha opinião não é melhor o digital ou o analógico, são os dois bons e proporcionam diferentes modos de vivermos a fotografia e diferentes resultados. O tomar partido leva frequentemente a que se radicalizem posições (que infelizmente têm aparacido por aqui no forum mais do que o desejável) absolutamente desnecessárias.

Quanto à quantidade de fotos, de facto no digital tira-se 5.397.412 fotos em cada saída, mas o tempo vai-nos ensinando que se calhar 50 chegavam. E uma pessoa interessada (presumo que quem frequenta este forum seja sempre uma pessoa interessada) acaba por apreender isso mesmo, sem retirar a vantagem que se calhar as 5.397.412 fotografias lhe deram para apreender qualquer coisita.

Outra coisa que me agrada no digital, são as máquinas. Chamem-me masturbador de equipamentos se quiserem, mas gosto de ver as máquinas os botões, ver os menus, a velocidade de focagem, como reagem a ISO's altos, etc. Gosto de ir ao Media Market e de experimetar as máquinas, Nikon, Canon etc., ver como são, tirar uma ou duas fotos. Se calhar isto é uma parvoice pegada, mas eu gosto, e como não vivo da fotografia eu faço o que gosto.

Uma observação, o Picacuca, referiu acima que que não gostava do termo analógico, eu já vi algures chamar a "fotografia química" por contraposição a fotografia digital. Na altura o termo pareceu-me adequado, porque no fundo é um processo químico que se desenvolver no filme quando exposto à luz.

Partilhar Post #43 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 07 Junho 2009 - 12:52

No entanto, por outro lado (e para desconstruir os meus próprios argumentos) o digital presta-se muito mais à experimentação despreocupada, o que também pode dar os seus frutos criativos. Quantas das grandes descobertas, não foram feitas por puro acaso?

Mas lá está, (e dando mais uma volta) algo que aconteça o acaso, só por si, não constitui inovação... Terá que haver também quem saiba observar e ver nesse acontecimento fortuito, algo de inovador, para depois tirar partido desenvolvendo...

Para mim isso também é inovar, a observação de um caso fortuito e reflectir sobre ele e desenvolver um estudo sobre esse mesmo caso, com o objectivo de o compreender e melhora-lo. Se esse acontecimento fortuito foi simplesmente obra do acaso não tira mérito a quem o trouxe à luz do dia, pois o mais "inocente" nem sequer teria reparado nele, e acabaria no esquecimento e insignificância, portanto, podemos inovar com o acaso!

E relativamente ao que disse sobre o digital ser a rampa de lançamento para o analógico, temos aqui o Two a concordar comigo. E muitos outros users daqui do fórum que confessaram noutros tópicos que ganharam o bichinho da fotografia no digital e depois passaram para o analógico. O digital democratizou a fotografia! Temos de dar graças a isso!

Chamem-me masturbador de equipamentos se quiserem, mas gosto de ver as máquinas os botões, ver os menus, a velocidade de focagem, como reagem a ISO's altos, etc.

Two, foi a melhor expressão que já li neste fórum, e já cá ando à quase um ano!  :mestre: :mestre: :mestre:
Já descobriste o "botão G"  :lol: :lol: :lol:

Uma observação, o Picacuca, referiu acima que que não gostava do termo analógico, eu já vi algures chamar a "fotografia química" por contraposição a fotografia digital. Na altura o termo pareceu-me adequado, porque no fundo é um processo químico que se desenvolver no filme quando exposto à luz.

Pois, o nome fotografia de analógica apenas se usa em contraposição com a digital, pois penso que antes de haver o digital ninguém lhe chamava analógica, pois na verdade não faz grande sentido. Apesar de já ter ouvido muitas vezes o termo fotografia química, também já ouvi referências a fotografia argentida (embora soe um pouco mal) em referência directa à aplicação dos sais de prata!

Partilhar Post #44 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 07 Junho 2009 - 14:39

(...)

A definição mais correcta será até, processo físico-químico. Porque, a alteração dos sais de prata sob acção da luz (sensibilização do negativo durante o click) é um fenómeno físico, e a posterior revelação, um fenómeno químico.

Como o nuunno sugere, (sem no entanto especificar) os franceses também lhe chamam "photographie argentique" http://fr.wikipedia....phie_argentique

Soa melhor em Francês... :lol:

Para mim isso também é inovar, a observação de um caso fortuito e reflectir sobre ele e desenvolver um estudo sobre esse mesmo caso, com o objectivo de o compreender e melhora-lo. Se esse acontecimento fortuito foi simplesmente obra do acaso não tira mérito a quem o trouxe à luz do dia, pois o mais "inocente" nem sequer teria reparado nele, e acabaria no esquecimento e insignificância, portanto, podemos inovar com o acaso!

Totalmente de acordo. Aliás, foi precisamente isso que eu disse... :D Mas, como também disse, para saber tirar partido do acaso, será necessário que saibamos ter o espírito alerta, e cultura visual para isso. Caso contrário, ou deixamos essas imagens no limbo dos megabites, ou simplesmente deitamo-las fora e continuamos alegremente, a fazer 7948473098 imagens (já repararam que o número vem vindo a aumentar? :lol:), sempre iguais a tantas outras.

Two, foi a melhor expressão que já li neste fórum, e já cá ando à quase um ano!  :mestre: :mestre: :mestre:
Já descobriste o "botão G"  :lol: :lol: :lol:

Esse termo tem a haver com isto: http://www.kenrockwe...om/tech/7pt.htm
Um artigo "delicioso" :lol: :lol: E numa "escavação arqueológica" :D também encontrei um tópico onde coloquei esse link no fórum. Se alguém quiser ainda comentá-lo, cá vai: http://www.forumfoto...hp?topic=3590.0

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

Partilhar Post #45 auroranaaldeia

auroranaaldeia

• Novo Membro
  • Registo: 30/10/2009
    • Local: melo, gouveia

Publicado 30 Outubro 2009 - 19:55

a sondagem está mal feita, eu uso digital e pelicula 35mm  e 120  :unsure:

Partilhar Post #46 pedrobsmarques

pedrobsmarques

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Almada - Seixal - Póvoa de Varzim

Publicado 30 Outubro 2009 - 20:49

35mm, digital e agora, ambos.

Partilhar Post #47 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: Albarraque/Sintra

Publicado 01 Dezembro 2009 - 12:29

Falta a opção ambos na qual me incluo. Tive que votar digital porque é o que usei mais tempo.

Partilhar Post #48 sergiorac

sergiorac

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Porto

Publicado 16 Março 2010 - 22:19

Digital... mas ainda sou do tempo das películas..

Partilhar Post #49 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 31 Março 2010 - 16:48

Assim a olho:
- 80-90% das fotos que tiro são em suporte digital
- 80-90% do tempo relacionado com fotografia (desde tirar a processar e imprimir) é em torno de suporte em película.

O digital é impecável para encher um álbum de memórias, ou rir com os amigos. Até para fazer umas fotos de vez em quando ;)

Partilhar Post #50 3.1415

3.1415

• Novo Membro
  • Registo: 14/04/2010

Publicado 14 Abril 2010 - 14:30

discordo em parte desta votação, porque não ambos ?

ambos têm as suas características, ambas têm vantagens e desvantagens.

Partilhar Post #51 luissilver

luissilver

• Membro
  • Registo: 06/10/2008
    • Local: Sintra

Publicado 14 Abril 2010 - 15:28

99% digital 1% pelicula. Gostava de me poder dedicar mais ao filme mas os custos torna a coisa complicada!

Partilhar Post #52 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 14 Abril 2010 - 15:46

Actualmente uso o digital em 99,9% devido ao factor económico, mas até há dois anos só usava 35mm em slide. - Slide... que paixão!!!
O problema é que um gajo vai (ia) de férias para um país fixolas, levava uma cisterna de rolos de slide (Fuji 400F = nota preta) e o entusiasmo levava a ter que comprar mais uns quantos rolos por lá. Depois, já em terras lusas, a revelação era mais uma "pancada" a juntar ao "coito fotográfico". :D
Com o digital, tudo mudou. Tira-se milhares de fotografias, faz-se "photoshopadas baris", achamo-nos um espetáculo e nada acaba por ser impresso no papel. Mas se não fosse o factor económico, continuaria a fotografar muito em 35mm (mas ainda mantenho a minha menina!).
Também não escondo que adoraria fotografar em 120mm, mas isso implicaria gastar dinheiro noutra máquina + lentes + isto e aquilo... Não pode ser! Isto leva-nos à ruina!
;)

Partilhar Post #53 3.1415

3.1415

• Novo Membro

Publicado 14 Abril 2010 - 16:44

as máquinas médio formato nunca estiveram a preços tão bons.

basta dar uma vista de olhos no ebay.

Partilhar Post #54 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 14 Abril 2010 - 22:21

as máquinas médio formato nunca estiveram a preços tão bons.

Já agora, e aproveitando a deixa, sugere algo porreiro. Mas cuidado, que não me posso esticar!
Obrigado
:th_up:

Partilhar Post #55 3.1415

3.1415

• Novo Membro

Publicado 15 Abril 2010 - 17:27

pá não estou assim com muito tempo.

mas dá uma vista de olhos

http://cgi.ebay.co.u...=item3a59acd10b

;)

Partilhar Post #56 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 15 Abril 2010 - 18:11

As próprias Hasselblad nunca estiveram tão baratas.

Comprei ontem mais uma 500CM, desta vez toda preta e com uma 150mm f/4 para retrato.

O filme anda a renascer das cinzas por mais que o tentem enterrar.

Eu divido-me entre o filme e digital. Ambos me dão prazer mas aqueles minutos (horas) em que tenho os negativos a digitalizar são de uma ansiedade extrema pois queremos ver quais os resultados obtidos!

Partilhar Post #57 pedrobsmarques

pedrobsmarques

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Almada - Seixal - Póvoa de Varzim

Publicado 15 Abril 2010 - 22:04

As próprias Hasselblad nunca estiveram tão baratas.

Comprei ontem mais uma 500CM, desta vez toda preta e com uma 150mm f/4 para retrato.

O filme anda a renascer das cinzas por mais que o tentem enterrar.

Eu divido-me entre o filme e digital. Ambos me dão prazer mas aqueles minutos (horas) em que tenho os negativos a digitalizar são de uma ansiedade extrema pois queremos ver quais os resultados obtidos!

parece contraditório.
o formato analógico está a renascer das cinzas, certamente o material antigo vai inflaccionar.
penso que foi o Herzitel que comentou isso mesmo sobre as lentes PK.

Partilhar Post #58 Dai

Dai

• Novo Membro
  • Registo: 14/05/2010

Publicado 14 Maio 2010 - 14:24

Atualmente só digital.

Partilhar Post #59 UDL77

UDL77

• Novo Membro
  • Registo: 11/05/2010

Publicado 07 Junho 2010 - 09:21

Digital

Partilhar Post #60 Blackened Justice

Blackened Justice

• Novo Membro
  • Registo: 09/06/2010

Publicado 17 Junho 2010 - 19:15

Neste momento só filme, daqui a uns tempos talvez digital, mas prioritariamente filme ;)