Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Película ou Digital ?

• Por favor inicie sessão para responder
108 respostas a este tópico

Votação: Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Qual o suporte que utiliza para fotografar ?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #21 burang

burang

• Novo Membro
  • Registo: 22/04/2008

Publicado 13 Agosto 2008 - 13:33

digital

Anúncios

Partilhar Post #22 Barata

Barata

• Membro
  • Registo: 05/05/2008
    • Local: Maputo, Moçambique

Publicado 02 Setembro 2008 - 11:32

Digital  8)

Partilhar Post #23 AndreVicenteGoncalves

AndreVicenteGoncalves

• Membro
  • Registo: 12/10/2005
    • Local: Évora
    • https://www.andrevicentegoncalves.com/

Publicado 02 Setembro 2008 - 11:47

Digital aqui também. Ando a olhar para os preços no ebay com a ideia de comprar uma Olympus OM-1 ou uma Canon AE-1 para matar as saudades do p&b analógico... aquele grão  ::)

Partilhar Post #24 AndreVicenteGoncalves

AndreVicenteGoncalves

• Membro
  • Registo: 12/10/2005
    • Local: Évora
    • https://www.andrevicentegoncalves.com/

Publicado 02 Setembro 2008 - 12:10

Também já pensei nisso mas tenho uma paixão por essas duas máquinas. Gosto do estilo clássico metalizado, já agora aqui fica uma foto que tirei com ela(infelizmente não era minha)

Imagem Colocada

Mas já agora que corpos EOS aconselhas?

Partilhar Post #25 Xavier

Xavier

• Novo Membro
  • Registo: 31/08/2008
    • Local: Porto

Publicado 03 Setembro 2008 - 02:17

Digital--apesar de achar pelicula muito mais desafiadora!!!!!

Partilhar Post #26 SFCMiguel

SFCMiguel

• Membro
  • Registo: 06/09/2008
    • Local: Caldas da Rainha

Publicado 07 Setembro 2008 - 14:17

Digital de grandes resoluções xD

Partilhar Post #27 jtiagodias

jtiagodias

• Membro
  • Registo: 11/09/2008
    • Local: Almada

Publicado 13 Setembro 2008 - 17:49

digital

Partilhar Post #28 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008

Publicado 23 Setembro 2008 - 13:46

Digital (95%) e 35mm (5%).

O filme dá outra sensação, todo o lado mais mecânico e menos electrónico é fascinante. Ensina-nos a pensar "fotograficamente" antes de disparar o obturador. O digital é, muitas vezes, só clique e mais clique.

Um dos motivos pelos quais a maior divulgação actual da fotografia (devida ao advento do digital) não trouxe muitos melhores fotógrafos é precisamente o facto de as pessoas pegarem numa digital e começarem a disparar quase aleatoriamente, sem pensar no que fazem. Como o utilizador Picacuca disse noutro tópico uma vez, e disse muito bem, não foi a fotografia que se tornou banal, foi o banal que se tornou fotografia.

Além disso, usar a minha velhinha Zenith 12XP dá-me ainda mais gozo do que usar a D80  :)

Partilhar Post #29 minimaldesire

minimaldesire

• Membro
  • Registo: 10/02/2008
    • Local: Bristol, UK

Publicado 14 Outubro 2008 - 11:09

Uso mto 120 e 110, algum digital e 35 para urgencias...

Partilhar Post #30 Duque

Duque

• Membro
  • Registo: 08/11/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 21:28

Só tive uma experiencia na pelicula e foi na parte de revelação (acho que umas maquinas analogicas partidas quando era puto não conta) uma experiencia que me deixou vontade de repetir... mas desde que começou a era digital que ando mais nestas coisas e nem por isso aprendi alguma coisa  :blush:

Partilhar Post #31 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 11 Novembro 2008 - 01:08

Só tive uma experiencia na pelicula e foi na parte de revelação (acho que umas maquinas analogicas partidas quando era puto não conta) uma experiencia que me deixou vontade de repetir... mas desde que começou a era digital que ando mais nestas coisas e nem por isso aprendi alguma coisa  :blush:

O digital, quanto a mim, tem um problema para quem começa a fotografar: é que, quando começamos, fácilmente podemos caír na tentação de pensar que, quanto mais fotos fizermos, melhor, porque asasim aumentam as nossas hipóteses de alguma ficar bem. Ora, se isto é relativamente verdade, também tem o seu lado perverso... Que, no processo químico, será o dispêndio de dinheiro. Mas com o digital, como esse problema não se coloca, então vai disso...
Isso mesmo me disse há poucos dias um fotógrafo amador que se "apaixonou" pela fotografia há pouco tempo. Mas, mais uma vez, esse é um raciocínio enganoso...

O problema, é que, quem não sabe pensar nas imagens, enquadrar, decidir o melhor ângulo e melhor momento, não é por carregar muitas vezes no botão, que as fotografias ficarão melhor por milagre. Talvez lá saia uma... Mas isso é como jogar no euromilhões e a não ser que essa fotografia seja da Angelina Jolie em top-less, isso não deixará ninguém rico... :lol:

E depois ainda há a seca de ter 4.568.759.234 imagens para ver no computador cada vez que levamos a câmara a passear... Se agimos assim, torna-se fácil perder, logo à partida, o gosto pela fotografia.

Mas, por outro lado, quem aproveitar a facilidade que o digital nos dá, para experimentar de forma mais livre e despreocupada situações e temas que não experimentaria na fotografia química (por falta por exemplo de sorte no euromilhões) então aí, e se não abusar demasiado da quantidade que carrega no botão e se, paralelamente a isso, procurar encontrar o seu caminho estético pela via dessa experimentação, então aí o digital pode ser uma ferramenta muito útil. É por esse  caminho que eu pretendo seguir, e embora não tenha abandonado a fotografia de película (não gosto do termo analógico) para mim, o digital está a abrir possibilidades, que seriam impossíveis de alcançar sem essa técnica.

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

Partilhar Post #32 José Miguel Costa

José Miguel Costa

• Membro
  • Registo: 30/12/2008

Publicado 17 Fevereiro 2009 - 00:18

Uso apenas digital. Estou a pensar comprar uma máquina de película mas ainda é muito cedo. Tenho que treinar mais. :th_up:

Partilhar Post #33 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 17 Fevereiro 2009 - 01:16

Uso apenas digital. Estou a pensar comprar uma máquina de película mas ainda é muito cedo. Tenho que treinar mais. :th_up:

Sabes como se treina para fotografar em película em três tempos?

1- Agarras num bocado de cartolina preta e fita-cola, e tapas o ecrã digital.

2- Antes de saíres de casa, recortas também uns papelinhos do tamanho de notas, e escreves em cada um: 5€

3- Metes-te ao caminho, e cada vez que te der um nervoso miudinho de carregar no botão disparador mais que duas vezes para o mesmo motivo, rasgas e deitas fora um dos papelinhos do ponto anterior.

Este método é infalível. Mas se mesmo assim não resultar, podes sempre passar ao treino mais intensivo, com notas verdadeiras. :D Mas esse treino já necessita de acompanhamento, de preferência, de alguém munido de um bom rolo de fita-cola. Por exemplo  eu... :lol: :lol:

Picacuca

Partilhar Post #34 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro

Publicado 17 Fevereiro 2009 - 10:55

e tá sempre um gajo a apagar e a tirar novas, assim perde um bocado da piada

Isso é algo que eu detesto no digital. Muita gente passou a encarar as fotografias de "momento" quase como uma forma de auto-promoção sexual e não como uma forma de registar um momento/situação. Faz-se fotografias para colocar no "Hi5" e outros sites de auto-promoção sexual que tais, por isso há que tirar 17 fotografias até que a pessoa fique "mesmo bem" para depois mostrar "na net"  ::)

Partilhar Post #35 mundano

mundano

• Novo Membro
    • Local: Lamego

Publicado 17 Fevereiro 2009 - 13:04

Isso é algo que eu detesto no digital. Muita gente passou a encarar as fotografias de "momento" quase como uma forma de auto-promoção sexual e não como uma forma de registar um momento/situação. Faz-se fotografias para colocar no "Hi5" e outros sites de auto-promoção sexual que tais, por isso há que tirar 17 fotografias até que a pessoa fique "mesmo bem" para depois mostrar "na net"  ::)

Não vejo o porque de detestar isso...

Antigamente havia quem gastasse kilometros de rolo em fotografia para depois escolher uma ou duas, só que isso só era possivel no mundo profissional por causa dos custos.. Actualmente qualquer um pode faze-lo.. Não vejo qual é o mal de democratizar e massificar o acesso às coisas..

Agora, isto é como tudo.. Lá porque é possivel ligar o modo de disparo continuo e andar ai feito maluco a disparar para tudo o que mexe, não quer dizer que TU tenhas que faze-lo.. Lá porque algumas pitas compram máquinas só para tirarem fotos aos decotes, não quer dizer que tu tenhas que o fazer.. Fazes se quiseres, As máquinas digitais permitem que cada um encare a fotografia como bem entende e fotografe da maneira que acha mais adequada.

Tu podes muito bem continuar a fotografar como se fotografava no inicio do século, se achares que isso te dá prazer. Compras um fotometro, ou pegas simplesmente numa tabela de referencia de valores de exposição, vais para o terreno, metes a tua SLR digital num tripé, ajustas tudo manualmente, desligas o preview no LCD, enquadras e disparas.. E depois vais para casa, e revelas o teu RAW no lightroom, e surpresa... Podes ter uma fotografia espectacular, ou uma porcaria.. O contrario é que não é possivel..

Partilhar Post #36 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro

Publicado 17 Fevereiro 2009 - 14:07

Ok.

Partilhar Post #37 ruicnog

ruicnog

• Membro
  • Registo: 13/05/2009

Publicado 05 Junho 2009 - 17:18

Digital desde 2005.

Partilhar Post #38 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 06 Junho 2009 - 17:29

Comecei com o digital, mas a aprendizagem levou-me a entrar pelo caminho do analógico e acabou por me apaixonar. Aquelas "tretas" que pareciam balelas do pessoal a dizer que "sentia" a máquina, agora compreendo o que querem dizer.
Comprei recentemente uma analógica, e sair com ela, pensar muito bem no enquadramento, esperar pelo momento (que no digital é tirar 1000 fotografias até o momento acontecer) acaba por nos dar outro entusiasmo.
Numa saída com digital tirava montes de fotografias, e dava por mim em casa a observar pequenos pormenores da paisagem que ficou na fotografia que no momento nem sequer reparei. Na minha primeira saída com analógico dei por mim com atenção a todos os pormenores, muito mais atenção à paisagem, as pessoas, via muito mais com os olhos, do que com a máquina pronta a disparar... e cheguei a casa sem as 36 exposições completas!

Acho que da próxima vez que sair com o digital vou sair com um cartão de 256Mb e quando chegar a casa ainda vai sobrar espaço.

Resumindo, fotografo com o digital, começando agora com o analógico. E se não entrar mais pelo analógico será efectivamente pelo custo. Mas confesso que para aprender, para testar, o digital simplifica muito a vida. Vejo o digital como o modo de aprendizagem para o analógico.

P.S. Acho que só uma opção de votar acaba por falsear um pouco os resultados da votação. Tenho notado que muita gente aqui do fórum está no analógico, mas usa o digital pela sua versatilidade a baixo custo. E a ter entrado pelo analógico através do digital. Na minha opinião, por incrível que pareça, o analógico sobrevive à custa do digital.

Partilhar Post #39 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 06 Junho 2009 - 21:23

Comecei com o digital, mas a aprendizagem levou-me a entrar pelo caminho do analógico e acabou por me apaixonar. Aquelas "tretas" que pareciam balelas do pessoal a dizer que "sentia" a máquina, agora compreendo o que querem dizer.
Comprei recentemente uma analógica, e sair com ela, pensar muito bem no enquadramento, esperar pelo momento (que no digital é tirar 1000 fotografias até o momento acontecer) acaba por nos dar outro entusiasmo.
Numa saída com digital tirava montes de fotografias, e dava por mim em casa a observar pequenos pormenores da paisagem que ficou na fotografia que no momento nem sequer reparei. Na minha primeira saída com analógico dei por mim com atenção a todos os pormenores, muito mais atenção à paisagem, as pessoas, via muito mais com os olhos, do que com a máquina pronta a disparar... e cheguei a casa sem as 36 exposições completas!

Ora aí está. Definiste muito bem as diferenças na sensação de fotografar. Essas diferenças serão ainda mais notórias, se fotografares em analógico de médio formato. E já não falo do grande formato, porque isso realmente, é outro "campeonato", com a respectiva atitude totalmente diferente. Mas há uma coisa com a qual não concordo... Mais abaixo...

Vejo o digital como o modo de aprendizagem para o analógico.

Aqui está a opinião com a qual não concordo: para mim, é precisamente o contrário. Não digo isto, apenas por ter aprendido em analógico (não havia digital :P), mas essencialmente, porque é esse o método usado na maioria das escolas de fotografia ainda hoje. Isto apesar do digital estar já mais que suficientemente implantado e nem as mais conservadoras de entre essas escolas poderem ignorá-lo.

Porque, aprender sem método, é não aprender.
Fazer 28392784 fotografias :D a um mesmo motivo, correndo todas as variantes que os menus permitem, pode ser uma forma segura de obter uma imagem de qualidade, mas certamente que não será a melhor forma de ficarmos a saber como fazê-la, caso não tenhamos mais que uma ou duas oportunidades para isso e as condições não sejam favoráveis a automatismos.

Sofre-se mais na aprendizagem com analógico? Claro que se sofre! Principalmente, quando vamos ao fotógrafo buscar os resultados de um fim-de-semana de grandes aventuras, e ele nos diz: o rolo não tinha fotografias... :wallbash: :lol: 

P.S. Acho que só uma opção de votar acaba por falsear um pouco os resultados da votação. Tenho notado que muita gente aqui do fórum está no analógico, mas usa o digital pela sua versatilidade a baixo custo. E a ter entrado pelo analógico através do digital. Na minha opinião, por incrível que pareça, o analógico sobrevive à custa do digital.

Pois, desse "defeito" também me queixei. Eu fotografo tanto em analógco como em digital, sendo que, uso o analógico mais para o P&B (que muitas vezes faço em médio formato) e o digital para a côr (porque posso controlá-la a meu gosto). Portanto, pretendo assim aproveitar o melhor dos dois mundos... ;)

Quanto à sobrevivência do analógico através do digital... Isso é como se faz com as drogas duras... Primeiro dão-se algumas doses para pôr o vício no corpo. Depois, quando essas doses deixarem de "bater" e a pessoa precisa de algo mais forte, começa a "desembolsar". :lol:

Picacuca

Partilhar Post #40 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 07 Junho 2009 - 00:12

Vejo o digital como o modo de aprendizagem para o analógico.

Aqui está a opinião com a qual não concordo: para mim, é precisamente o contrário. Não digo isto, apenas por ter aprendido em analógico (não havia digital :P), mas essencialmente, porque é esse o método usado na maioria das escolas de fotografia ainda hoje. Isto apesar do digital estar já mais que suficientemente implantado e nem as mais conservadoras de entre essas escolas poderem ignorá-lo.

Eu disse isso por mim, pela minha forma de aprender, e que penso que foi uma boa forma de aprender rápido. Não é a questão de tirar 415345461 fotos. É o facto de tirar uma foto com um determinado f, uma determinada v e um ISO especifico e ver o resultado. Depois estudar o DOF, o efeito da velocidade, o que acontece se alterarmos um e não compensar com o outro. Não é tirar um número louco de fotos, mas sim de poder estudar até a exaustão todas essas variáveis, e ver os resultados logo no momento a seguir.

Com a minha nova menina analógica como não há exif digital nem memória cerebral que não aguente, lá ando com o papel e a caneta a anotar o exif das fotos que vou tirando, mas não é a mesma coisa. O digital, pelo seu baixo custo experimental permite que mais gente possa aprender (errando), algo que não era p€rmitido em película. (dei-me ao luxo de experimentar errando no digital, ultrapassando algumas barreiras, experimentando, algo que nunca pod€ria testar na película. E com isso aprendi muito mais. Porque não se aprende só com teoria. Não quero dizer que com isto tenha dobrado o contador de obturação da máquina...