Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Em casamentos, a quem pertencem as fotos? Ao fotógrafo ou aos clientes?

• Por favor inicie sessão para responder
170 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 17 Abril 2008 - 15:48

Ou seja eu contrato um fotografo para fazer o meu casamento (album video etc), ele não me entrega os ficheiros originais apenas umas cópias de fraca resolução...passados 25 Anos, lembrei-me de fazer um Poster com a foto do album que eu tanto gostava, fui ver...já não existe fotografo, loja...nada está lá um Mcdonalds (ando muito imaginativo :lol:)

Yep...concordo 100%...no meu caso usou-se rolos...não me deram os negativos e portanto a PRIMEIRA coisa que fiz foi "scanar" as fotos com o máximo resolução que pude...não é o ideal, mas daqui a 25 anos sempre tenho qq coisa...

E NÃO imprimi nem vendi fotos...mas faço questão de NÃO recomendar o serviço...(não só pelo que aqui refiro...mas também não gostei).
Quase apostava que os fotografos ganhavam mais a oferecer um DVD com as fotos (em termos de imagem e clientela futura) do que com as (poucas) fotos extra que imprimem para os convidados...

Anúncios

Partilhar Post #22 joaquimdonario

joaquimdonario

• Membro
  • Registo: 16/02/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 17 Abril 2008 - 17:02

:humm:
De facto à cada uma!
Compreendo que o fotógrafo tenha "receio" de perder umas quantas revelações!

TODOS os casamentos em que estive lá estava o fotógrafo com as "ditas provas" para que os convidados escolhessem, comprassem e PAGASSEM!

EM TODOS os casamentos concerteza que existe um contrato, baseado num orçamento, e quando se fez esse orçamento previu-se quantas fotos seriam feitas, tendo uma ideia mínima, de quantas poderia vender!

MEUS AMIGOS, o sr das fotografias não faz as contas, desde o orçamento, a TODO o seu trabalho? Não é por entregar TODO o material ao cliente que vai perder dinheiro nem fazer fortuna!

DESCULPEM que o diga, o que falta à face deste planeta é HONESTIDADE!
E lamentávelmente a lei, por vezes, ajuda!  :(

Julgo que, regressando ao ponto essencial do tópico, o que rege a relação será o contrato assinado entre as partes (aqui o que poderá falhar futuramente é a LENTIDÃO do sistema judicial); sendo TODOS homenzinhos TUDO CORRERÁ BEM. SE os noivos entenderem pedir TODO o material devem fazê-lo, atempadamente e redigir isso no contrato, dependerá depois do fotógrafo cobrar mais por isso ou simplesmente recusar fazê-lo!

PENSO EU DE QUE ...!

Partilhar Post #23 Joseph Sousa

Joseph Sousa

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 31 Maio 2008 - 22:11

No caso dos eventos, as imagens pertencem sempre ao cliente. Para tal não acontecer, só mesmo estando descrito num contrato. Se for a tribunal, o cliente ganha sempre porque contratou a prestação de serviços...

Partilhar Post #24 c3l5o

c3l5o

• Membro
  • Registo: 04/04/2008
    • Local: Portalegre

Publicado 02 Junho 2008 - 00:43

Isso não é bem assim, o que tem de ficar escrito é precisamente o contrário...
O que tem de ficar escrito é que o evento fica com totais direitos sobre as fotografias abdicando o fotografo dos mesmos...

Pelo que sei a lei protege sempre o criador e não o contrário! Claro que ninguém faz um contracto sem discutir esta parte do uso das imagens... Mas se tal acontecesse a mim as fotos são do seu autor...

Porque uma coisa é pagarem pelas fotos, outra é pagarem para ir fotografar, duas coisas que convém fazer distinção...

Partilhar Post #25 atelierdeimagem

atelierdeimagem

• Novo Membro
  • Registo: 10/02/2008

Publicado 02 Junho 2008 - 12:19

No caso dos eventos, as imagens pertencem sempre ao cliente. Para tal não acontecer, só mesmo estando descrito num contrato. Se for a tribunal, o cliente ganha sempre porque contratou a prestação de serviços...

correcto, os direitos patrimoniais sobre as imagens pertencem ao cliente (a não ser que seja estipulado em contrário num contrato)

IT Partilhar Post #26 NSF

NSF

• Membro
  • Registo: 17/02/2006
    • Local: S. Maria da Feira/Arouca

Publicado 02 Junho 2008 - 13:27

Um bom artigo para se ler aqui http://www.anif.pt/l...reitoautor.html

Partilhar Post #27 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 02 Junho 2008 - 13:33

(...)
Se contrato alguém para tirar fotografias é porque QUERO AS FOTOGRAFIAS QUE TIROU e não, apenas, o seu serviço!!!
(...)
Para que servem as fotografias (ou o direito sobre elas) ao fotógrafo?
(...)

Eu penso que às vezes se estabelece alguma confusão relativamente ao que é realmente o serviço do fotógrafo.
Para começar: o fotógrafo, não se limita a andar com a máquina a fingir que fotografa, ele fotografa mesmo. Agora, se faz um bom trabalho ou não, isso já é outra questão completamente diferente desta...
Relativamente à questão que aqui realço, o fotógrafo quando entrega as impressões em papel ou em qualquer outro suporte, está a entregar as fotografias que foram compradas. O que não quer dizer que tenha de entregar todas as fotografias que fez. Porque aí, comparando com qualquer outra actividade em que se use outras formas de imagem, ninguém entrega tudo. Um designer gráfico, não entrega todos os estudos que faz. Um arquitecto ou desenhador civil, não vendem ao cliente todos os projectos de casas que esboçam... Um artista plástico, não mostra em exposição todos os esboços que faz... (Bom, aí só os mais famosos o fazem...)
Um fotógrafo, se entregar ficheiros com qualidade para impressão, estará a fazer algo mais que vender as fotografias. Estará a dar ao cliente, a possibilidade de fazer mais fotografias além das que já comprou. É justo que isso custe mais dinheiro.
Pegando no exemplo do canalizador que aqui deu o eye4life, eu penso que será o mesmo que o canalizador dizer o seguinte ao cliente: "pronto, esta torneira já não vai pingar mais, mas se alguma outra voltar a pingar como esta, o senhor pega numa chave inglesa e faz isto, mais aquilo,  depois isola assim, etc, etc...". Ou seja: estará a ensinar o cliente a realizar a mesma tarefa sem voltar a precisar dele... Isso, claro, tem um custo adicional... Porque razão não o poderá ter no caso de se tratar de um fotógrafo?

Na questão das fotografias servirem ao fotógrafo... Eu penso que essa questão é básica. Elas servem para ele mostrar o que sabe fazer.
Porque alguém contrataria um fotógrafo só porque costuma vê-lo com uma máquina fotográfica pendurada ao pescoço? Qualquer um pode andar assim pela rua, e nada nos garante que seja fotógrafo... Até pode-se dar o caso de alguém andar assim, simplesmente porque considera a máquina fotográfica um colar bonito... :lol: E brincadeiras à parte, todos sabemos que há muita gente assim...
Então, quem contrata algum fotógrafo sem ver primeiro algumas imagens que tenha feito? E quanto mais trabalhos o fotógrafo puder apresentar, dentro de um equilíbrio entre quantidade e qualidade, melhor, porque mostra também que é muito solicitado, e quem é solicitado, é porque é bom... Pelo menos em princípio...

Picacuca

http://abllau.blogspot.com/

Partilhar Post #28 mbaptista

mbaptista

• Novo Membro
  • Registo: 14/03/2007

Publicado 03 Junho 2008 - 13:03

nunca fiz casamentos mas na minha opinião tudo depende do contrato que se celebra entre as partes.
Uma coisa é certa, se eu fosse fazer um casamento podem ter a certeza que não entregava um DVD com as fotos aos noivos a não ser que isso tivesse sido negociado inicialmente e se tivesse acordado um preço a condizer. Estamos no país do chico-espertismo e tenho a certeza que o DVD ia ser copiado e distribuido pelos convidados, e lá se ia uma boa parte do negócio por água a baixo.

Dar os originais é dar o exclusivo e tem que ser pago a condizer. Assim como eu tenho de pagar bem se quiser ter o exclusivo de uma imagem ou de uma música para uso numa campanha publicitária (e mesmo assim a propiedade intelectual é sempre do autor da obra), este caso não é diferente.
Na prática, se eu fosse fotografo de casamentos combinava entregar o DVD praí um ano depois da boda. Vai na volta os gajos já estavam divorciados e tudo! :D

Partilhar Post #29 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 03 Junho 2008 - 13:22

(...)
Estamos no país do chico-espertismo e tenho a certeza que o DVD ia ser copiado e distribuido pelos convidados, e lá se ia uma boa parte do negócio por água a baixo.
(...)
Na prática, se eu fosse fotografo de casamentos combinava entregar o DVD praí um ano depois da boda. Vai na volta os gajos já estavam divorciados e tudo! :D

Pois, essa questão do DVD, também é pertinente e por acaso, esqueci-me de a focar no meu post. É que estamos a falar da entrega de negativos ou de ficheiros com qualidade para imprimir, mas não nos podemos esquecer que, hoje em dia, a maioria das pessoas vêm as fotos no PC, no leitor de DVD lá de casa, ou até no telemóvel e na moldura digital... Por isso, essa questão fica vazia de conteúdo logo à partida, assim que se entrega um DVD...
Eu também nunca tinha fotografado um casamento... Até agora... Mas finalmente estreei-me na arte do "foto-casório", e estou um pouco a "nadar" com todas estas questões...
O que se pode fazer em relação a isso? Bom, eu ainda não entreguei o DVD... Talvez faça como aconselha o mbaptista...  :lol:

Picacuca

http://abllau.blogspot.com/

Partilhar Post #30 c3l5o

c3l5o

• Membro
  • Registo: 04/04/2008
    • Local: Portalegre

Publicado 03 Junho 2008 - 14:42

Porque não fazer um vídeo com as fotos e dá-lo? Assim ninguém copia as fotos, não perdes os ficheiros full quality e eles têm um DVD com as fotos que dá em qualquer leitor...

Partilhar Post #31 avf

avf

• Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 15:55

Desculpem lá insistir, mas essa vossa visão de defender os originais é que é chico-espertismo à Portuguesa!

A não ser que os vossos clientes sejam diferentes da maioria, as fotos após casamento são uma fracção do valor contratado...nem a maioria dos noivos vão investir à grande (i.e uma foto para cada convidado), nem a maioria dos convidados pede fotos vários dias depois do casamento.

Ou vcs se esforçam e vendem no próprio casamento...ja vi este tipo de fotografo a vender muito bem...ou não ha de ser grande lucro que têm depois.

E no serviço deveria estar incluido um DVD com as fotos em formato de impressão...porque daqui a 10/20 anos ja ninguem encontra o fotografo/ficheiros...e nessa altura se calhar ja algumas fotos estão danificadas...e é sempre um suporte adicional.

Se quiserem incluir no preço este "serviço" ainda percebo, mas não é coisa para duplicar o preço ou assim...+10% ja me parece muito.

EDIT:
Como eu ja disse acima...eu um dia que volte a precisar de um serviço destes ou me dão os ficheiros ou escolho outro...eventualmente aceito pagar qq coisa por eles...se for preciso prefiro tirar eu (um um amigo meu) as fotos...

Partilhar Post #32 mbaptista

mbaptista

• Novo Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 17:15

quando compras um CD de musica também pedes os originais à banda para na eventualidade de se estragar estares prevenido?

Partilhar Post #33 flash

flash

• Membro
    • Local: Matosinhos

Publicado 03 Junho 2008 - 17:18

No meu casamento, apesar de eu ter falado nisso várias vezes ao fotógrafo, no final não me deu os ficheiros das fotos.

Foi das coisas que mais queria, pois tenho todas as minhas fotos (desde que nasci) no meu PC, mas por incrível que pareça, as fotos do meu casamento não tenho.

Paguei muito bem pelo serviço e o álbum que tenho é daqueles álbuns digitais que se fazem agora.
Quando no final do casamento, já com o álbum digital impresso, ele me diz que não me dava as fotos em ficheiro, eu perguntei-lhe quanto é que queria mais por isso. A resposta foi: " Não pode ser... isso não faço!"

O que mais me chateia é que daqui a uns 10 ou 20 anos, se quiser uma foto do meu casamento para pôr numa moldura, vou-me agarrar ao Totta, porque através do álbum digital não vou conseguir digitalizar foto nenhuma em condições.

Se soubesse o que sei hoje, teria comprado as fotos todas soltas, poupava uns trocos valentes (e ele ganhava bem menos) e depois bastava-me meter as fotos num scanner, como fiz nas fotos do casamento dos meus pais.

Como eu gostava de ter a certeza se ele é ou não obrigado a fornecer-me as fotos...

Partilhar Post #34 flash

flash

• Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 17:20

quando compras um CD de musica também pedes os originais à banda para na eventualidade de se estragar estares prevenido?

Se a banda for minha e eu fizer a gravação num estúdio, será que eu não tenho direito a ficar com tudo?

Ou será que os originais todos pertencem ao estúdio?!

Partilhar Post #35 avf

avf

• Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:01

Pa...tenho uns 100 CDs...mas com sorte só me caso uma vez!

EDIT:
O que eu quero dizer é que os fotografos não dão tanta importância aos originais como isso...fazem é "tentativa" de exploração para fazer mais uns cobres em vez de providenciarem um bom serviço, que é geralmente bem pago, e numa ocasião que é importante para o cliente!

E pego no exemplo americano que dei acima...o meu familiar tem um CONJUNTO de DVDs com os originais com EXIF e tudo! (ate ja la andei a ver o que o fotografo fez)

Partilhar Post #36 mbaptista

mbaptista

• Novo Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:08

Não. É pior. Pertencem à editora ;)

Não é uma comparação boa. O trabalho criativo é do musico e é propriedade intelectual dele. No caso do fotógrafo as imagens são sua propriedade intelectual. As pessoas fotografadas apenas estão presentes no local a fazer a sua vida quotidiana.
Se formos comparar com uma pintura, a Mona Lisa tinha que ter reclamado a propriedade do quadro do da Vinci...

Partilhar Post #37 flash

flash

• Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:24

Se formos comparar com uma pintura, a Mona Lisa tinha que ter reclamado a propriedade do quadro do da Vinci...

Se ela o tivesse pago ou encomendado, não me parece nada mal!!  :D

Partilhar Post #38 mbaptista

mbaptista

• Novo Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:34

Ok. Leva lá a bicicleta.

Como já disse depende do que se contratou entre as partes.

Partilhar Post #39 flash

flash

• Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:37

Ok. Leva lá a bicicleta.

Como já disse depende do que se contratou entre as partes.

Espero que não tenhas levado a mal, porque eu só estava mesmo a tentar demonstrar as duas partes.

Esta é sem dúvida uma questão muito complexa.

E concordo com o que dizes, tudo vai depender do que se contratou (mas adiciono mais esta parte) e se isso está escrito ou não. Pelo menos a julgar pela minha experiência...

O pessoal que se vai casar já vai pelo menos avisado...

Partilhar Post #40 mbaptista

mbaptista

• Novo Membro

Publicado 03 Junho 2008 - 18:49

N levei a mal. ;)

O pessoal que se vai casar já vai pelo menos avisado...

Pelo menos em relação a problemas com fotógrafos. :D