Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Em casamentos, a quem pertencem as fotos? Ao fotógrafo ou aos clientes?

• Por favor inicie sessão para responder
170 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 NSF

NSF

• Membro
  • Registo: 17/02/2006
    • Local: S. Maria da Feira/Arouca

Publicado 15 Abril 2008 - 16:45

[MOD]Este tópico foi dividido, tópico original: aqui

Fugindo um pouco ao tópico coloco uma questão que penso, que no geral acaba por se enquadrar dentro do mesmo tema.
Estamos a falar em trabalhos jornalísticos. E no caso de eventos, como casamentos, a quem pertencem as fotos? Ao fotógrafo ou aos clientes que contrataram e pagaram pelo serviço?

Anúncios

Partilhar Post #2 c3l5o

c3l5o

• Membro
  • Registo: 04/04/2008
    • Local: Portalegre

Publicado 15 Abril 2008 - 19:17

Isso normalmente não vem descrito no contracto celebrado entre fotógrafo e futuros enforcados?

Partilhar Post #3 eye4life

eye4life

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Carregal do Sal / Tábua

Publicado 16 Abril 2008 - 11:29

A lei não é omissa nessa questão. A não ser que faças uma libertação dos direitos totais das imagens, elas são SEMPRE tua propriedade.

IT Partilhar Post #4 NSF

NSF

• Membro

Publicado 16 Abril 2008 - 13:11

A lei não é omissa nessa questão. A não ser que faças uma libertação dos direitos totais das imagens, elas são SEMPRE tua propriedade.

Então, sendo assim, tanto o negativo como ficheiro digital é sempre pertença do fotógrafo. Ou seja, sem a tal libertação o fotografo não tem qualquer obrigação de ceder um cd (no caso do digital) com todas as fotos tiradas nos referidos eventos, como muitos fazem. Acho que foi isto que percebi. Correcto?

Partilhar Post #5 joelsantos

joelsantos

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 16 Abril 2008 - 13:25

No meu ponto de vista, eu paguei um serviço, logo tenho direito sobre tudo. (...ficheiros...)

No entanto acho que é uma questão de ética profissional.
O meu fotógrafo ainda quis utilizar uma foto do meu casamento numa feira, no entanto pediu autorização para o fazer.(Acho correcto)

Para além de me ter dado DVD's com fotos e vídeo, ainda me deu as tapes (mini DV e a outra maior). Só não me deu os Cartões de memória  :P

Realmente já ouvi falar de fotógrafos que não facultam os ficheiros... Tb posso afirmar que dinheiro meu não vêm de certeza.

E depois o que fazem com as imagens? fazem outro álbum e vendem a quem?

Realmente, agora qd quiser fotos do casamento para oferecer à família não necessito do meu fotógrafo; Ele é de Braga (muito longe para 1 foto);
mas quando precisar de uma reportagem ou alguem que necessite de uma, podem ter a certeza que lhes falo dele... Foi um espectáculo. O serviço dele está à vista....

Partilhar Post #6 nuttcraker

nuttcraker

• Membro
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Abril 2008 - 13:36

Viva! As fotografia serão sempre do fotografo, a não ser que quem o contratou tenha pago por estes direitos. O fotografo só poderá usar imagens que contenham pessoas (cara, ou marcas visiveis que possas identificar a pessoa) objectos com direitos e outros se lhe for concedida autorização para tal.

Espero que tenha ajudado

Pedro Luiz

IT Partilhar Post #7 NSF

NSF

• Membro

Publicado 16 Abril 2008 - 16:56

Não estou a por em causa se as fotos serão utilizadas para outra coisa para além do álbum. São tiradas com esse objectivo e é unicamente para isso, ponto final.
A minha dúvida reside nos ficheiros. A quem pertencem? Se foi o fotografo que as tirou e são de sua autoria, por um lado acho que lhe pertence pois é o resultado do seu trabalho. Contratam um serviço não a compra de imagens, no entanto, e na sequência do tópico original acho que lá foi mencionado que se uma imagem for feita na sequência de um contrato pertence à entidade empregadora. A minha dúvida é essa. O facto de um fotografo realizar um casamento, por exemplo, (pago) dá aos noivos o direito sobre as fotografias.

Partilhar Post #8 Weasel

Weasel

• Moderador
  • Registo: 28/01/2006

Publicado 16 Abril 2008 - 17:32

Viva! As fotografia serão sempre do fotografo, a não ser que quem o contratou tenha pago por estes direitos. O fotografo só poderá usar imagens que contenham pessoas (cara, ou marcas visiveis que possas identificar a pessoa) objectos com direitos e outros se lhe for concedida autorização para tal.

Espero que tenha ajudado

Pedro Luiz

Pode expor desde que não seja para fins comerciais...

Partilhar Post #9 pdsluis

pdsluis

• Novo Membro

Publicado 16 Abril 2008 - 18:01

muito se diz aqui que as fotos são do fotografo. mas porquê? só por que são em formato digital? então e na época do analógico não se entregavam as fotos e os negativos ao cliente? ficava o fotografo com o direito de reter os negativos? não me parece. fui a N casamentos e em todos, os fotografos entregaram os negativos aos noivos.

vejam bem isso sobre a questão legal pois penso não ser bem assim toda essa liberdade/flexibilidade, a não ser que existam clausulas contratuais onde o cliente abdique de todo e qualquer direito sobre os ficheiros e sua imagem, têm isso no contrato?

Partilhar Post #10 eye4life

eye4life

• Membro

Publicado 16 Abril 2008 - 22:09

então e na época do analógico não se entregavam as fotos e os negativos ao cliente? ficava o fotografo com o direito de reter os negativos? não me parece. fui a N casamentos e em todos, os fotografos entregaram os negativos aos noivos.

Bem, não posso falar da realidade de Cascais, mas posso falar da que conheço: Interior do país.

Que eu conheça, não há aqui nenhum fotógrafo que tenha algums vez OFERECIDO os negativos de um casamento ou baptizado, senão em troca de uma soma bastante elevada.

Não nos podemos esquecer que o trabalho que fazemos, enquanto profisionais, é um serviço, regido (em muitos casos) por contratos.

Se o profissional, na sua opção comercial, quiser desfazer-se dos ficheiros, entregando-os aos clientes, cabe-lhe apenas a ele decidir. Eu não dou os negativos: Vendo-os. Tal como os fotógrafos de eventos mais cotados do país fazem.

Quando contratas um canalizador, também lhe pedes para te deixar as ferramentas? Não sei se é a melhor analogia, mas penso que exprime o pensamento...

Partilhar Post #11 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 16 Abril 2008 - 22:23

Eu posso falar de Cascais :)
E seja em Cascais...ou no Interior do País...é exactamente como escreves eye4life!

Só fiz um trabalho que tive de ceder os negativos e dar os rolos porque o trabalho tinha de ser revelado para serem feitas as ampliações fora de Portugal!

Não preciso de dizer que levei muito dinheiro...

Os negativos fazem parte do espólio e arquivo de um fotógrafo!

Partilhar Post #12 joaquimdonario

joaquimdonario

• Membro
  • Registo: 16/02/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 16 Abril 2008 - 22:31

Quando contratas um canalizador, também lhe pedes para te deixar as ferramentas? Não sei se é a melhor analogia, mas penso que exprime o pensamento...

Não vou pedir ao fotógrafo para deixar a máquina fotográfica, o flash, o tripé, ...!
Tal como não pago ao canalizador para ir fazer o serviço e levar o material com ele!

Que lógica tem contratar um fotógrafo para ir tirar fotografias e levá-las (ou ficar com elas, para ele)? O que me interessa são AS FOTOGRAFIAS e não ter uma pessoa a tirar fotografias, ou com uma máquina a fingir que as tira!

Se contrato alguém para tirar fotografias é porque QUERO AS FOTOGRAFIAS QUE TIROU e não, apenas, o seu serviço!!!

Para que servem as fotografias (ou o direito sobre elas) ao fotógrafo?
SE as quer utilizar, seja para decoração na sala de estar dele, seja para fins promocionais/económicos ENTÃO julgo que deve pedir autorização aos noivos (neste caso debatido) e então os noivos devem dar (ou não) autorização (ou pedir uma contrapartida por isso)!

Mais uma vez: SE CONTRATO um fotógrafo QUERO as fotografias; alguém que se passeie no casamento com uma máquina ao pescoço!  :blush:

Partilhar Post #13 c3l5o

c3l5o

• Membro

Publicado 17 Abril 2008 - 06:56

Mas tu ficas com as fotografias, agora pensa que o facto de o fotografo reter os negativos não é mais do que ter os direitos de impressão das mesmas... Ele arranja-te as fotos todas que estão no contracto, mas também tem de se proteger da concorrência, assim ao reter os negativos ele evita que sejam utilizados serviços iguais aos que ele proporciona por terceiros.

No caso de um designer por exemplo, os trabalhos normalmente vão em pdf ou ficheiros de imagem ou qualquer outro suporte para impressão, mas achas mesmo que eles largam o .PSD (ficheiro de photoshop) com as layers lá para depois se for preciso uma alteração o cliente possa dar o trabalho a outros? Não me parece...

Partilhar Post #14 eye4life

eye4life

• Membro

Publicado 17 Abril 2008 - 08:37

Mas tu ficas com as fotografias, agora pensa que o facto de o fotografo reter os negativos não é mais do que ter os direitos de impressão das mesmas... Ele arranja-te as fotos todas que estão no contracto, mas também tem de se proteger da concorrência, assim ao reter os negativos ele evita que sejam utilizados serviços iguais aos que ele proporciona por terceiros.

No caso de um designer por exemplo, os trabalhos normalmente vão em pdf ou ficheiros de imagem ou qualquer outro suporte para impressão, mas achas mesmo que eles largam o .PSD (ficheiro de photoshop) com as layers lá para depois se for preciso uma alteração o cliente possa dar o trabalho a outros? Não me parece...

Exactamente  :th_up:

Partilhar Post #15 Weasel

Weasel

• Moderador

Publicado 17 Abril 2008 - 09:15

O meu fotografo entregou-me os negativos (em formato digital claro), até em duplicado, a única questão que se colocou, foi se eu queria que ele guardasse o 2º DVD com os negativos ou se eu assumia a responsabilidade de o guardar.

Eu guardei :P

Penso que no que toca a este tipo de eventos (casamentos, batizados, cumunhões...) as fotos devem ser entregues aos clientes, se são fotos de eventos em que fotografa pessoas num ambiente "intimo" a casar, a almoçar etc...qual é o interesse de um fotografo em guardar esses negativos? Para impedir que os seus clientes que já pagaram sei lá 3500 euros por um serviço, ir à loja ao lado fazer uma ampliação de 5 euros?  Normalmente quem tudo quer tudo perde, e comigo perdia logo os 3500 euros pois não iria contratar esse fotografo.

IT Partilhar Post #16 NSF

NSF

• Membro

Publicado 17 Abril 2008 - 11:04

Concordo totalmente com esta opinião, mas como disse acho que apenas têm manifestado opiniões. Quando contratam um serviço destes ficam com as fotos, podem é não ficar com os ficheiros das mesmas. Mas legalmente como é, alguém sabe como funciona?

Partilhar Post #17 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 17 Abril 2008 - 11:11

Num casamento nos EUA foi assim...o fotografo eviou um numero contratado de DVDs com TODOS os ficheiros JPEG...normais e editados, estes ultimos parte de uma apresentação baseada em html que apresentava thumbs divididos pelas diferentes fases da cerimónia.
Os "normais" vinham com EXIF e tudo...e com a resolução toda.
Além disto vinha um album em papel...mais fotos avulso imprimidas.

MAS...os noivos assinam um documento em como não farão cópias A NÃO SER que seja para substituir fotos danificadas ou perdidas.

Sejamos honestos...isto em portugal era um papel "morto" e nos EUA eles levam isto a sério...MAS o que os fotografos ganham com a venda de fotos aos convidados é minimo comparado com o que levam aos noivos...e só lhes ficava bem oferecer/vender um DVD com os ficheiros...porque fotos em papel danificam-se e daqui a 10 anos duvido que o laboratório que me fez o serviço ainda encontre os negativos/ficheiros.

E a alternativa seria o que fizeram num casamento em que estive...o fotografo apresentou as fotos aos convidados num cantinho da cerimónia e fizeram a encomenda já ali...DE CERTEZA que teve muito mais encomendas que os demais e a partir dai poderia entregar os ficheiros aos noivos sem problemas.
(E ja agora...é frequente os fotografos tirarem fotos com os noivos COM A MINHA MAQUINA sem problemas...e aprecio isto...e nunca se importam com a "perda" da venda pois sabem que dificilmente os convidados vão andar atrás da foto...)

Partilhar Post #18 c3l5o

c3l5o

• Membro

Publicado 17 Abril 2008 - 11:20

Concordo totalmente com esta opinião, mas como disse acho que apenas têm manifestado opiniões. Quando contratam um serviço destes ficam com as fotos, podem é não ficar com os ficheiros das mesmas. Mas legalmente como é, alguém sabe como funciona?

Do conhecimento que tenho (baptizados dos filhos de amigos, casamentos de amigos e familiares) alguns ficam com uma cópia digital do mesmo, mas ou vêm capadas em termos de resolução (normalmente dão para passar um slideshow num projector, mas não têm qualidade para impressão) ou trazem marcas de água! Um serviço já muito comum é incluírem um minicd aquando da revelação de rolos nossos o que acho bastante útil e ainda por cima sendo grátis é sem duvida uma mais valia que o cliente agradece.

Partilhar Post #19 Forster

Forster

• Membro
    • Local: São Paulo, Brasil

Publicado 17 Abril 2008 - 11:57

Não tinha lido esse tópico ainda e acabei de ve-lo por inteiro de uma só vez... pelo que li, aparentemente é uma decisão do fotógrafo se ele entrega tudo ou não, certo? Acho bem plausível...

No meu casamento, 2 anos atrás em Campinas, cerca de 100km de São Paulo, eu e minha atual esposa demoramos um pouco a fechar com algum fotógrafo pois estavamos considerando como critério para a contratação, além obviamente da qualidade do trabalho do fotógrafo, se ele iria entregar todas as fotos em alta resoluçao, independente do album impresso. Foi um parto encontrar alguem que aceitasse me entregar um DVD com todas as fotos originais, além daquelas que comporiam o album de casamento, pois a grande totalidade dos fotógrafos que visitamos só aceitava entregar um CD com todas as fotos em baixa resoluçao para a escolha das fotos que seriam colocadas no album.

Particularmente acho isso horrível mesmo que não se tenha interesse em manter todas elas em alta resoluçao, pois é complicado escolher fotos que serão impressas em papel com o lado maior em 30cm, a partir de imagens em baixa resoluçao.. nao se consegue sequer verificar se o foco ficou bom o suficiente para isso.

No final das contas, encontramos essa empresa que aceitou nos enviar para prova todas as imagens na resolução original (mas sem tratamento) de forma que poderiamos escolher direito e manter o DVD conosco.

Acredito que a melhor forma para esses que não querem ceder as fotos em alta resoluçao com medo do cliente fazer ampliações com outro fotógrafo, seria cede-las com marca d'agua, como fazemos no forum. Desta forma o cliente poderia verifica-las na resoluçao original, mas seria obrigado a utilizar o próprio fotógrafo que as fez caso precisasse de mais cópias... Não que eu esteja reclamando do meu fotógrafo :)

Abraços.

Partilhar Post #20 Weasel

Weasel

• Moderador

Publicado 17 Abril 2008 - 15:19

No fundo vocês reclamam da Microsoft pelo seu monopolio, mas querem fazer o mesmo na fotografia, a Microsoft incluia o IE no seu sistema operativo, e obriga as pessoas a usar esse browser para actualizações no sistema operativo, por tal facto já foi várias vezes severamente punida na união europeia. Vocês querem o mesmo mas com as fotos, ou seja o cliente paga pelo serviço e pelas fotos que pretende colocar no album e oferecer aos convidados, mas caso queira mais alguma mais tarde caso se lembre...têm de recorrer aos vossos serviços nem que não queira...

Ou seja eu contrato um fotografo para fazer o meu casamento (album video etc), ele não me entrega os ficheiros originais apenas umas cópias de fraca resolução...passados 25 Anos, lembrei-me de fazer um Poster com a foto do album que eu tanto gostava, fui ver...já não existe fotografo, loja...nada está lá um Mcdonalds (ando muito imaginativo :lol:)